Logo FDSM

Notícias

Ano de Publicação: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2023

Dezembro

Informamos que durante o período de 26/12/2023 a 29/12/2023, a Faculdade de Direito do Sul de Minas operará com horário reduzido: nesses dias, o expediente será encerrado às 18:00 horas.

Ressaltamos que as atividades acadêmicas e administrativas continuarão normalmente dentro do horário estabelecido, priorizando o cumprimento de compromissos e a qualidade no atendimento.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.



Acessar notícia

Mais uma vez a FDSM participou da Campanha Natal dos Correios. A campanha consiste na adoção de cartinhas ao Papai Noel escritas por alunos da rede pública de ensino de Pouso Alegre.


Com a participação de alunos e colaboradores, foram adotadas cartinhas da Escola Estadual Profª Mariana Pereira Fernandes, do Distrito São José do Pantano, Escola Municipal Sabina de Barros Mendonça, do Bairro do Cervo.


A entrega das doações foi realizada pelos Correios nos dias 12 e 13 de dezembro, incluindo também a Escola Municipal São Benedito, do Bairro Maçaranduba.


Agradecemos a todos os alunos e funcionários que colaboraram, ao nosso Núcleo de Extensão, que recebeu e organizou as doações, e à gerente da Agência Central dos Correios em Pouso Alegre, Vanessa Novaes Ribeiro Roberti, pelo convite para participação na campanha.


 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

Os servidores da Prefeitura de Pouso Alegre participaram, nos dias 23 e 24 de novembro, e 1º de dezembro, de um amplo treinamento na FDSM para a conscientização e prevenção ao assédio moral e sexual, bem como outras formas de violência no ambiente de trabalho. Os eventos aconteceram nas dependências da instituição, e reuniram mais de 4 mil servidores municipais.

 

As palestras foram ministradas pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, Desembargador Federal do Trabalho no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região-SP e professor na FDSM, Universidade Anchieta e Faculdade de Direito da USP. O foco do treinamento foi a conscientização dos servidores na perspectiva das legislações aplicáveis, conformidade, governança e comunicação, com o objetivo de construir ambientes afetivos-efetivos nos órgãos e entidades públicas, empoderando os participantes em relação aos seus direitos e responsabilidades no combate ao assédio e violência no trabalho.

 

“O treinamento foi realizado na FDSM com o sentido de mostrar e conscientizar a sociedade e os servidores, de uma maneira geral, de que assédio moral e assédio sexual são problemas que devem ser enfrentados e evitados. Então, tipos de comportamento que podem ser identificados como assédio moral, que se diferenciam de uma simples bronca ou chamada de atenção no trabalho, devem ser comunicados à Ouvidoria da instituição ou à empresa, para que se tomem atitudes”, explicou o professor.

 

Participaram das palestras todas as categorias de colaboradores: chefes, gerentes, gestores, servidores e terceirizados da Prefeitura. Ao final dos eventos, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas com o palestrante. “É muito gratificante poder colaborar, por meio da nossa expertise, com a formação e conscientização dos servidores municipais. O trabalho que eles realizam, em todas as suas funções, é de extrema importância para o bom funcionamento do município. E promover um ambiente de trabalho mais humano e respeitoso se reflete em melhores serviços para a população”, destacou o coordenador financeiro da FDSM, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende.

 

O Procurador Geral do Município e professor na FDSM, Dr. Demétrius Amaral Beltrão, participou do projeto e destacou a importância do trabalho realizado com os servidores. "As palestras e treinamentos realizados pelo Município de Pouso Alegre em cooperação com a FDSM, fazem parte da intensificação das ações de promoção da integridade no serviço público, visando assegurar o melhor e mais saudável ambiente de trabalho para os servidores públicos municipais. Esse é um momento de restabelecimento da confiança da sociedade no Estado, e a FDSM e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre deram um importante passo nessa direção", concluiu.

 

FDSM IN COMPANY

 

A FDSM oferece treinamentos, para empresas e órgãos públicos, sobre temas relacionados ao Direito nas mais diversas áreas jurídicas: Trabalho, Tributário, Digital etc. As palestras podem ser realizadas nas dependências da faculdade ou na empresa/órgão solicitante.

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato com o nosso setor Comercial: WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

Treinamento realizado no dia 23 de novembro

 

 

 

 

Treinamento realizado no dia 24 de novembro

 

 

 

 

Treinamento realizado no dia 01º de dezembro

 

 

 

 

FOTOS: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

 



Acessar notícia

Novembro

A Faculdade de Direito do Sul de Minas sediou, no dia 29 de novembro, o Grande Debate de 2023, promovido pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho. O evento, que conta com a participação dos vereadores mirins da Câmara Municipal de Pouso Alegre, acontece desde 2008, e fecha os trabalhos do ano com os estudantes.

 

O objetivo principal do Grande Debate é que os estudantes desenvolvam habilidades importantes para suas carreiras, como o senso crítico, a argumentação, a oratória e o poder de persuasão.

 

O tema do evento realizado na FDSM foi Exportação do Agronegócio no Brasil, e os grupos debatedores se dividiram entre os que apoiam a livre exportação e os que defendem a exportação com restrições.

 

O evento foi conduzido pela diretora da Escola do Legislativo, jornalista Emanuela Barretto, e a egressa Mônica Fonseca Franco. Os avaliadores dos alunos foram a escritora, ex-diretora da Escola do Legislativo e idealizadora do projeto, Madu Macedo, a gestora do Núcleo de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM, Profª Ma. Ana Carolina F. Silvestre Jeziorowski, coordenadora de língua portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Profª Edna Santos, a gestora da Assessoria de Comunicação da FDSM, jornalista Cristiane Moraes, e o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

 

Todos os alunos alcançaram ótimo desempenho, e a equipe vencedora foi a que defendeu a ideia da livre exportação do agronegócio. Os estudantes foram agraciados com certificados de participação da Escola do Legislativo.

 

A FDSM parabeniza a Escola do Legislativo e todos os participantes do projeto!

 

Jurados e alunos participantes do Grande Debate de 2023.

 

A equipe que defendeu a exportação do agronegócio com restrições.

 

Os alunos qaue defenderam a livre exportação do agronegócio.

 

A diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barretto (ao centro) e demais jurados que avaliaram as equipes.



Acessar notícia

Um grupo de alunos do 2º período da graduação realizou mais uma entrega de doações ao Asilo Betânia da Providência, de Pouso Alegre, no dia 21 de novembro. Foram doados mantimentos e 1.000 litros de leite.

 

A expressiva doação de leite, item essencial para a manutenção do Asilo, foi realizada pela Igreja Assembleia de Deus Sul de Minas, por intermédio da aluna Jéssica Lemos.

 

“Somos um grupo pequeno, mas temos muita fé e vontade de fazer a diferença. Unimos as nossas forças e conseguimos esses leites. Cada um levou um pouquinho, tiveram até crianças que abriu o cofrinho para comprar o leite. O importante é que todos nós temos a consciência da necessidade de ajudar o próximo. Agradeço ao meu pastor Osvaldo Lino de Almeida, que abriu espaço para a realização desse projeto”, destacou a acadêmica.

 

Registramos nossa especial gratidão a todos que contribuíram com a campanha. E parabenizamos os alunos do 2º Período, os mestrandos que participaram das ações, e o Prof. Edson Vieira da Silva Filho, idealizador do projeto.

 

 

Entrega das doações de leite no Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre.

 

A aluna Jéssica Lemos durante na entrega das doações.

 

Alunas do 2º Período realizando mais entregas de doações.

 

Alunos do 2º Período na entrega das doações ao Asilo. 

 



Acessar notícia

Nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, aconteceu o evento acadêmico de encerramento das atividades extensionistas da FDSM realizadas em 2023. O objetivo das diversas ações realizadas durante o ano foi unir ensino, pesquisa e extensão em projetos em benefício da sociedade. As três instituições beneficiadas foram o Asilo Bethânia da Providência, Clube do Menor e Casa de São Rafael.


De acordo com o coordenador das ações, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, a integração de alunos da graduação e mestrado com as instituições formou o eixo principal das ações. “Nestes eventos realizamos o fechamento da questão material das campanhas. A extensão tem que ter o lado acadêmico, e os eventos promoveram a academia, aproximando pesquisa com a participação dos alunos do mestrado, ensino com os alunos da graduação, e extensão com representantes das instituições, que puderam falar das suas carências e necessidades e ter um contato com os alunos”, explicou.


A presidente da Casa de São Rafael, Mônica Maria Mendes, esteve presente e falou da parceria com a FDSM. “A Casa de São Rafael tem só a agradecer a FDSM pela parceria, porque ela vem somar com a propaganda que os alunos estão fazendo da nossa instituição e de todo o trabalho que realizamos para pacientes oncológicos”, disse.


A egressa Camila Vilela, representante do Asilo Bethânia da Providência, também agradeceu aos alunos. “Esse apoio é de suma importância, porque as instituições filantrópicas dependem muito da ajuda dos voluntários, das doações, enfim... E tendo a FDSM como parceira, sem dúvidas é de muita valia para nós. Porque além das doações, tem a participação dos alunos com os idosos, e isso é de um valor inestimável para eles”, concluiu.


A FDSM agradece a participação de todos os alunos da graduação e mestrado, e o apoio e receptividade do Asilo Bethânia da Providência, Clube do Menor e Casa de São Rafael para a execução dos projetos.


 


Evento com o 2º Período D



 



 


Evento com o 2º Período A



 



 


Evento com o 2º Período B



 



 


Doações arrecadadadas na Campanha Natal Solidário



 



Acessar notícia

Vivenciar a prática do Direito em atividades extraclasse é uma das principais formas de aprendizado no curso de Direito da FDSM. E os Júris e Audiências Simuladas são os eventos que proporcionam essas experiências aos alunos.

Nesta 2ª feira, dia 13 de novembro, as turmas do 8º Período A, B e D participarem de Audiências Simuladas Cíveis sob a coordenação do Prof. José Augusto de Carvalho Neto. Os eventos aconteceram no Salão do Tribunal do Júri, seguindo todo o rito dos júris oficiais.

Para trazer mais realidade, experiências e aprendizado, as audiências foram conduzidas pelos magistrados Dr. Ediberto Benedito Reis, Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Santa Rita do Sapucaí e egresso da FDSM, e Dr. Daniel Teodoro Matias da Silva, Juiz do 2º Juizado Especial Vível da Comarca de Pouso Alegre.

"Nosso objetivo principal é prover sempre as melhores e mais completas formas de aprendizado aos nossos alunos. E graças à alta credibilidade da FDSM, sempre somos prestigiados por magistrados da região, egressos, enfim, é a construção conjunta de um mercado jurídico com profissionais de excelência para o futuro", concluiu o Prof. José Augusto de Carvalho Neto.

 

Audiência Simulada do 8º Período D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Audiência Simulada do 8º Período B

 

 

 

 

 

 

 

 

Audiência Simulada do 8º Período A

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Um grupo de alunos da graduação da FDSM realizou na manhã de sábado, 11 de novembro, uma ação de conscientização junto à população sobre o trabalho realizado pela Casa de São Rafael, instituição beneficente de apoio a pessoas com câncer. A atividade aconteceu nas imediações do centro de Pouso Alegre, e incluiu a entrega de um pequeno informativo sobre a campanha Novembro Azul, de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, além de mais informações sobre o trabalho realizado pela instituição.


O apoio à Casa de São Rafael é parte integrante das atividades extensionistas realizadas pela FDSM, que visam envolver os alunos ativamente em questões sociais da comunidade, por meio da participação em projetos e eventos. Os trabalhos estão sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. “São atividades que estamos desenvolvendo ao longo do ano, cujo objetivo é promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de conhecimentos e experiências entre os alunos e demais envolvidos”, disse.


Os alunos relataram de forma positiva a experiência. “Participar da atividade de sábado foi incrível, gostei muito da experiência e achei enriquecedor. Sem dúvidas foi um momento especial e agradável ao lado dos meus colegas, que me proporcionou muito aprendizado. Além disso, saber que essa ação é para uma causa essencial na vida de muitas pessoas tornou a experiência ainda mais significativa”, disse a aluna Ágatha Reis Silva.


“Caminhamos conversando com as pessoas nas ruas, visitamos alguns pontos de comércio e deixamos o informativo, enfim, a experiência foi muito boa! Desempenhamos uma atividade para ajudar uma instituição séria, de pessoas guerreiras que lutam pela vida. É muito bom poder ajudar de alguma forma, e espero fazer mais”, disse o acadêmico Aislan Mariosa.


“Foi muito gratificante, pois quando nós abordávamos as pessoas, a princípio ela ficavam relutantes imaginando que seria propaganda de algum comércio ou algo do tipo. Mas quando começávamos a explicar que se tratava da Casa de São Rafael, as pessoas davam mais atenção e se interessavam em saber como poderiam ajudar a instituição. Isso me deixou feliz, perceber o interesse da população em ouvir e contribuir de alguma forma”, concluiu o aluno Bruno Vilhena.


A coordenadora da Casa de São Rafael, Fernanda Célia Ribeiro de Oliveira, agradeceu a FDSM pela iniciativa. “Para nós, da Associação São Rafael, é um prazer enorme acolher essa parceria com a FDSM. Quando fomos procurados pelo professor Édson, achamos incrível a ideia de inserir os alunos nesse projeto social tão humanizado, pois aqui eles vão vivenciar momentos marcantes que irão agregar valores únicos para o resto de suas vidas. Muito obrigada a todos”, concluiu.


 



Alunos da graduação que participaram da ação de apoio à Casa de São Rafael.


 



A coordenadora da instituição, Fernanda Oliveira, falou sobre o trabalho realizado pela instituição.


 



O coordenador do projeto, Prof. Edson Vieira, no momento da distribuição dos materiais.  



Acessar notícia

A FDSM realizou nos dias 09 e 10 de novembro o Júri Simulado com as turmas do 10º Período. Os eventos aconteceram nos períodos da manhã e noite, e contaram com a ilustre presença do diretor do Foro da Comarca de Pouso Alegre, Dr. Túlio Márcio Lemos Mota Chaves.

O Júri Simulado é uma tradicional atividade prática dos cursos de Direito, e tem por objetivo proporcionar a experiência de atuação em um Tribunal do Júri, com a análise de um caso real e a efetiva participação dos acadêmicos.

Os eventos foram organizados pela Profª Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa, e também foram prestigiados por alunos, vestibulandos e ingressantes de 2024. Confira as fotos!

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Outubro

Com grande presença de público, o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Dr. Rogério Greco, abriu o Congresso Jurídico do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. O tema da palestra foi “Violência Urbana e Facções Criminosas”.

 

Dr. Rogério Greco é considerado um dos maiores juristas na área de Direito Penal da atualidade. Foi procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por 30 anos. É professor e autor de mais de 20 obras jurídicas, muitas ligadas ao Direito Penal. Durante o evento, ele compartilhou suas experiências profissionais e falou sobre o cenário atual da segurança pública no Brasil e em Minas Gerais.

 

A abertura do Congresso Jurídico do D.A. foi prestigiada pelo diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, pelo coordenador da graduação, Prof. Elias Kallás Filho, além de diversos professores, autoridades, egressos e alunos, lotando o Salão Nobre da FDSM.

 

O Congresso, cujo tema central é “Tendências jurídicas em foco: debates plurais e multidisciplinares em evidência”, vai até essa sexta-feira, 27, e conta com uma programação de palestras e um minicurso. Saiba mais.

 

Fotos: William Castro 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM recebeu nesta terça-feira, 17 de outubro, cerca de 100 alunos do ensino médio de Santa Rita do Sapucaí para uma palestra sobre os impactos da inteligência artificial no Direito e na vida em sociedade. A palestra foi realizada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, e reuniu estudantes das escolas estaduais Sanico Teles, Sinhá Moreira e Dr. Delfim Moreira.

 

 Durante a palestra, o Prof. Conti falou aos alunos sobre os desafios e oportunidades que a inteligência artificial trouxe para o mercado de trabalho, enfatizando que ‘as novas tecnologias vêm como ferramentas para aprimorar os processos, mas não substituem o talento e capacidade analítica do ser humano’. “E no Direito, novas oportunidades estão surgindo e irão surgir para quem busca uma formação de qualidade”, destacou.

 

Ao final os alunos receberam um lanche, e também realizaram um tour por alguns setores da FDSM. A professora Fernanda Guerra, da Escola Estadual Sanico Teles, elogiou a iniciativa da FDSM. “Acho muito bacana a parceria da FDSM com as escolas, pois isso proporciona aos alunos uma perspectiva do que eles podem ser na vida ao se formar. Na nossa escola, a maioria são de zona rural e muitos não possuem a possibilidade de conhecer faculdades. E hoje eles estão tendo a oportunidade de aprender e conhecer as possibilidades que podem ter no futuro. A área do direito é muito ampla, e pode ser uma excelente alternativa para um bom futuro”, disse.

 

Para o aluno Adrian Micael Bonifácio Nogueira, da Escola Estadual Sinhá Moreira, o evento provocou uma reflexão sobre o uso da inteligência artificial. “A palestra de hoje contribuiu muito no sentido de destacar a importância de tomar minhas próprias decisões, e não deixar a inteligência artificial fazer isso por mim. Além disso, também me fez refletir sobre essa tecnologia vir para ajudar, e não extinguir cargos na área do Direito. Foi muito produtivo”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM é uma das patrocinadoras do XIII Congreso Internacional de Pedagogía Universitaria Y Didáctica del Derecho. O evento híbrido será nos dias 16, 17 e 18 de outubro, sob a organização geral da Faculdade de Direito da Universidade do Chile.

 

O Congresso está sendo organizado pela Universidade do Chile em parceria com pesquisadores e instituições da Rede Internacional de Pedagogia Universitária e Didática do Direito, formada por grandes universidades dos seguintes países, entre elas a FDSM: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Espanha, Portugal, Equador, México, Peru, Venezuela, Uruguay, Cuba e El Salvador.

 

Durante os três dias do evento, pesquisadores de todo o mundo discutirão temas atuais e de extrema relevância para a construção do conhecimento e pedagogia universitária dos cursos de Direito. A FDSM é a responsável pela organização da palestra de abertura e de diversos paineis do evento. 

 

“A FDSM é uma instituição que valoriza sobremaneira a internacionalização, que abre as portas para experiências internacionais de seus alunos. Experiências internacionais aumentam a empregabilidade dos discentes e possibilitam o contato com docentes e discentes de IES estrangeiras. Em um mundo globalizado, estar conectado é fundamental”, destacou a gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Jeziorowski.

 

Os alunos da graduação poderão participar e receber certificados.

 

Para mais informações e inscrição de participação, acesse https://derecho.uchile.cl/agenda/207982/xiii-congreso-internacional-pudd-2023 .

 

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Jeziorowski na Faculdade de Direito da Universidade do Chile. 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou no sábado, dia 30 de setembro, o seu XII Seminário de Iniciação Científica. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa, sob a coordenação do Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, e contou com a apresentação de pôsteres e artigos científicos.

 

Os alunos pesquisadores apresentaram os resultados de suas pesquisas. Todos são integrantes do Programa de Iniciação Científica da FDSM, para o qual recebem uma bolsa de incentivo à pesquisa.

 

As alunas Ana Clara Resende, Lívia Gonçalves, Maiara Martins e Maria Fernanda Rosa apresentaram suas pesquisas sob o formato de pôsteres. Já os alunos Bruno Dias, Davi Rezende, David Salomé e Luan Freitas apresentaram artigos científicos, e foram avaliados pelos professores Ma. Ana Carolina F. S. Jeziorowski, Dr. Ricardo Lima e Dr. Rafael Simioni.

 

Os trabalhos apresentados foram os seguintes:

 

  • “A aplicação dos tratados de direitos humanos: uma visão histórica” - Ana Clara Maritan Resende;
  • “Lei geral de proteção de dados e privacidade” - Lívia Maria Ribeiro Gonçalves;
  • “Análise quantitativa na aplicação de tratados de direitos humanos no Brasil” - Maiara Silva Martins; 
  • Vinculação contextual do direito de imagem” - Maria Fernanda Pereira Rosa;
  • “Antígona: a construção da imagem da mulher como resistência” - Bruno Grillo Faria Dias;
  • “A eficácia do direito à liberdade de expressão na atualidade: considerações e limitações legais e jurisprudenciais” - Davi Bessa Rezende;
  • “Evolução histórica do direito do trabalho brasileiro sobre um paradigma crítico do liberalismo” - David Arantes Salomé; 
  • “Hermenêutica no constitucionalismo contemporâneo: entre ativismos e aplicação de princípios no contexto brasileiro” - Luan Ribeiro do Valle Freitas. 

 

Os trabalhos que ganharam como destaques do evento foram o pôster sobre “Lei geral de proteção de dados e privacidade”, da aluna Lívia Gonçalves, e os artigos Evolução histórica do direito do trabalho brasileiro sobre um paradigma crítico do liberalismo”, do aluno Davi Salomé, e “Hermenêutica no constitucionalismo contemporâneo: entre ativismos e aplicação de princípios no contexto brasileiro”, do acadêmico Luan Freitas.

 

Parabéns a todos os participantes!

 

 

Os alunos Luan Freitas, Maiara Martins, Davi Salomé, Davi Bessa, Ana Clara Resende, o Prof. Cícero Krupp e as alunas Livia Gonçalves e Maria Fernanda Rosa. 

 

 

Apresentação da aluna Maria Fernanda Rosa.

 

 

Apresentação da aluna Ana Clara Maritan.

 

 

Apresentação da aluna Maiara Martins.

 

 

Apresentação da aluna Livia Gonçalves.

 

 

Apresentação do aluno Luan Freitas.

 

 

Premiação da aluna Livia Gonçalves como pôster destaque do evento.

 

 

Premiação dos alunos Luan Freitas e Davi Salomé como artigos destaques do evento. Eles foram avaliados pelos professores Ricardo Lima, Ana Carolina Jeziorowski e Rafael Simioni.

 

 

As alunas Maria Fernanda, Livia, Maiara e Ana Clara.

 

 

Os alunos Luan, Davi Salomé e Davi Resende.

 

 

A aluna Maria Fernanda Rosa.

 

 

A aluna Livia Gonçalves.

 

 

A aluna Ana Clara Resende.

 

 

A aluna Maiara Martins.

 

 



Acessar notícia

Setembro

A FDSM encerrou nos dias 28 e 29 de setembro a sua Semana de Responsabilidade Social 2023, com grande participação de estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e diversas cidades do sul de Minas. O objetivo do evento, que já é tradição da faculdade, é oferecer uma preparação gratuita para o Enem e Vestibulares com professores da FDSM e convidados.

 

Na noite de 5ª feira, 28, foi realizada mais uma Oficina de Atualidades com o Prof. Adriano Barreiro. O tema abordado foi "Charges falam mais que palavras". Estiveram presentes alunos da Escola Estadual Cristiano Machado e Escola Estadual Iolanda Ferreira Franco, de Ipuiuna, Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, de Turvolândia, e Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, de Heliodora.

 

Já na 6ª feira, 29, foi realizado o Aulão de Direitos Humanos com o Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira. Participaram os alunos do Colégio SESI/SENAI de Pouso Alegre. Para o aluno Tiago Souza, do SESI/SENAI, o evento irá ajudar de forma significativa em performance no Enem. "A aula vai contribuir muito para a minha redação do ENEM, para que eu tenha um bom desempenho e consiga uma boa vaga em uma universidade. Achei extremamente interessante, o professor Rafael Alem contribuiu bastante para as nossas reflexões relacionadas à redação. A oratória do professor também é muito boa", destacou.

 

A professora Aline Fernandes Pereira, do SESI, também elogiou o evento. "Achei a aula muito interessante e esclarecedora para os alunos, eles terão muitos argumentos para a redação. Mesmo que esse ano ainda não seja o Enem decisivo para eles, já é um excelente embasamento para o ano que vem. Foi muito produtivo e didático", concluiu.

 

 

OFICINA DE ATUALIDADES - 28 DE SETEMBRO (NOITE)

 

 

 

 

 

AULÃO DE DIREITOS HUMANOS - 29 DE SETEMBRO

 

 

 



Acessar notícia

Nesta quinta-feira, 28, a FDSM realizou mais um evento preparatório gratuito para o Enem e Vestibular: a Oficina de Atualidades com o Prof. Adriano Barreiro, que abordou o tema "Charges falam mais que palavras". O evento integra a Semana de Responsabilidade Social 2023.


Estiveram presentes alunos da Escola Estadual Dom Francisco Silva, de Espírito Santo do Dourado, Escola Estadual Eulália Gomes de Oliveira, de Paraisópolis, Colégio Tecnológico, de Santa Rita do Sapucaí, Escola Estadual Mendes de Oliveira, de Congonhal, e Escola estadual Vereador Joaquim Borges da Costa, de Careaçu.


O Prof. Carlos Alberto Conti Pereira recepcionou os alunos, juntamente com o Prof. Adriano Barreiro. Ao final do evento, os estudantes participaram de sorteios de brindes e fizeram um tour por alguns setores da faculdade. Também foi oferecido um lanche a todos.


Professores e alunos elogiaram a Oficina. "Achei muito interessante, pois tenho bastante dificuldade com análise de charge, e isso ajuda muito para quem quer fazer Enem, porque costuma cair muito na prova e em outros vestibulares. Gostei bastante da forma como o professor explicou", disse a aluna Hannah Sheron, do Colégio Técnico Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí.


A aluna Thais Souza, também do Colégio Técnico Delfim Moreira, destacou a relevância do evento para ajudá-la na preparação para o vestibular. "É muito importante analisar cada detalhe da charge, e a oficina de hoje ajudou a esclarecer muitos pontos para nós. Tenho a certeza de que o conteúdo vai nos ajudar muito em todos os vestibulares”, disse.


"A oficina foi muito produtiva, pois os alunos receberam informações complementares ao que já estão vendo na escola. É sempre importante para agregar o conhecimento cultural e socioeconômico de um aspecto geral, em qualquer das áreas que eles estão estudando e ainda vão estudar, ao longo das suas formações", concluiu o professor Paulo Marques do Nascimento de Souza, da Escola Estadual Vereador Joaquim Borges Da Costa, de Careaçu.



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 


 


 



Acessar notícia

Os alunos da FDSM participaram de uma Oficina de Prática Trabalhista no sábado, dia 23 de setembro, simulando uma situação real que encontrarão como futuros advogados. A atividade foi ministrada pelo Prof. Me. Edmar de Souza Salgado, Juiz Federal do Trabalho e docente na graduação.

 

O objetivo da Oficina foi proporcionar aos estudantes uma experiência prática, desenvolvendo e estimulando habilidades e potencialidades para identificar a solução jurídica mais adequada a cada caso, explorando as possíveis alternativas.

 

Os eventos e atividades práticas realizadas por professores renomados e de diversas carreiras jurídicas são diferenciais que agregam ainda mais excelência à formação oferecida pela FDSM. Alinhados com o conteúdo ministrado em sala de aula, eles proporcionam aos alunos as melhores experiências de aprendizado aos acadêmicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nesta terça-feira, dia 19 de setembro, aconteceu o terceiro evento da Semana de Responsabilidade Social 2023 da FDSM. A palestra Inteligência Artificial e Direito: como isso impacta a minha vida foi ministrada pelo Prof. Carlos Aberto Conti Pereira, e reuniu cerca de 130 estudantes.


As escolas participantes de Pouso Alegre foram o SESI/SENAI e Escola Estadual Presidente Bernardes. E da cidade de Heliodora participaram os estudantes da Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela. 


Ao final do evento os alunos participaram de sorteios de brindes e puderam conhecer alguns setores da faculdade. Também foi oferecido um lanche aos participantes.


Para a aluna Gabriela Teodoro, da Escola Estadual Presidente Bernardes, a palestra foi ‘reveladora’. “Eu nunca havia pensado na inteligência artificial como parte do Direito. E agora estou muito reflexiva com a visão mostrada pelo professor Conti. O evento foi muito interessante pois houveram pautas e argumentações que eu não esperava que fossem abordadas. Achei muito produtiva a palestra, e quero muito ter a oportunidade de participar de outras no futuro”, disse.


O professor Frederico César Gonçalves Fernandes, supervisor da Escola Estadual Prefeito Celso Viera Vilela, elogiou o evento. “A palestra trouxe um tema muito relevante e atual referente à inteligência artificial, visto que nós, da educação, estamos todos os dias expostos a essa nova realidade e temos que refletir constantemente sobre os limites entre o que é virtual e o que é real, sempre lembrando de que o que é mais importante é a realidade. Então todas essas questões foram tratadas pelo professor Conti de uma forma muito dinâmica, e os nossos alunos gostaram muito”, concluiu.


O objetivo da Semana de Responsabilidade Social da FDSM é oferecer, de forma gratuita, uma série de eventos preparatórios gratuitos para o Enem e Vestibulares. As palestras e oficinas são ministradas por professores da FDSM e convidados. Os próximos eventos serão nos dias 28 e 29 de setembro. Clique aqui e confira a programação completa.


 



Alunos do SESI/SENAI, de Pouso Alegre.


 



Alunos da Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, de Heliodora.


 



Alunos da Escola Estadual Presidente Bernardes.


 



O Prof. Conti em sua palestra sobre Inteligência Artificial e Direito.


 



 



 



Prof. Conti e alunos ganhadores dos sorteios de brindes.


 



Visita ao Laboratório de Informática.


 



Visita ao Salão Nobre.


 



Visita à Biblioteca.



Acessar notícia

Alunos e egressos da FDSM lotaram a sala de aula no primeiro dia do curso de extensão “Execução Trabalhista: Aspectos Práticos Relevantes e Casos Complexos Atuais”. O curso foi aberto com uma super aula do Juiz Federal do Trabalho e egresso da FDSM, Prof. Me. Murillo Franco Camargo.

 

A formação está sendo oferecida gratuitamente, e também contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, Desembargador Federal do Trabalho e docente na FDSM.

 

Para os alunos da graduação, a aula de sábado superou todas as expectativas. “Foi espetacular, Dr. Murillo, como sempre nos passando um conhecimento ímpar. O tema sobre execução trabalhista é de suma importância para quem quer levar o direito do trabalho para o seguimento na carreira jurídica”, disse o aluno Luiz Felipe Fagundes Rezende.

 

“A aula foi muito produtiva, o Dr. Murillo é um ótimo professor e tem uma dinâmica muito boa com a turma. Foram abordados vários aspectos, tanto teóricos quanto práticos, e isso é muito importante. Os cursos de extensão, principalmente quando tratam da execução, que são muito importantes para a nossa formação”, afirmou o aluno Davi Bessa Rezende.

 

Para o advogado e egresso João Vitor Silva, ‘a chance em retornar à sala de aula e se especializar na prática trabalhista é o diferencial que a FDSM sempre teve’. “A primeira aula do curso foi incrível. Ter um magistrado ensinando o aperfeiçoamento da prática trabalhista e mais ainda, da execução, é uma chance de aprimoramento que eleva a nossa formação e garante uma execução mais efetiva”, destacou.

 

 

O curso foi iniciado com aula do Dr. Murillo Franco Camargo, Juiz Federal do Trabalho.

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM recebeu nos dias 13 e 15 de setembro, cerca de 220 estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e região para as Oficinas de Redação para o Enem, realizadas na Semana de Responsabilidade Social 2023. Os eventos foram ministrados pela Profª Claudia Rosa. 

 

As escolas participantes de Pouso Alegre foram o Colégio Tiradentes, Colégio Foch e Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente). Também marcaram presença os estudantes da Escola Estadual Cristiano Machado, de Ipuiúna, Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade, de Bom Repouso, e Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista. Ao final das Oficinas, os alunos participaram de sorteios e a FDSM ofereceu um lanche a todos.

 

Para o professor César Augusto Pereira, da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente), os conhecimentos transmitidos nos eventos irão agregar muito conteúdo às aulas. "Foi muito proveitosa essa experiência. Alguns aspectos da redação, como, por exemplo, a preocupação com o tópico frasal, eu não sabia que era tão importante hoje em dia. Outra coisa que achei bastante interessante foi a preocupação em rever as redações passadas para relacioná-las com as propostas atuais, e que agregou para que eu possa trabalhar com eles ao longo dessas próximas semanas, de modo que eles tenham excelentes resultados no Enem", disse.

 

Os alunos também elogiaram o evento. "A palestra foi muito importante para nós, que pretendemos fazer o Enem. Agregou muito conhecimento, e tenho certeza que vai ser muito importante para alcançarmos uma nota boa, e, assim aumentar a nossa média final. Realmente foi um privilégio participar da Oficina da Profª Claudia Rosa na FDSM", disse a estudante Ana Lívia Beraldo Fernandes.

 

"Quando fiquei sabendo da Oficina de Redação, não poderia perder a chance de participar, principalmente porque a redação tem um grande peso na nota final do Enem. Como a palestra agregou muito conhecimentos, me sinto mais confiante para os vestibulares desse ano e para aumentar a minha média do ano passado. Foi uma honra participar do evento com a Professora Claudia", completou o aluno Gustavo Henrique Andrade Lima.

 

O objetivo da Semana de Responsabilidade Social da FDSM é oferecer, de forma gratuita, uma série de eventos preparatórios gratuitos para o Enem e Vestibulares. As palestras e oficinas são ministradas por professores da FDSM e convidados. Os próximos eventos serão nos dias 19, 28 e 29 de setembro. Clique aqui e confira a programação completa.

 

OFICINA DE REDAÇÃO NO DIA 13 DE SETEMBRO

A Profª Claudia Rosa e o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira na Oficina de Redação que abriu a Semana de Responsabilidade Social 2023 da FDSM.

 

 

Cerca de 150 estudantes de PA e região pretsigiraram o evento.

 

 

 

 

 

 

Profª Claudia com a aluna Juliane Vitoria Ramos Lopes.

 

 

Profª Claudia com a aluna Julia Fraga E. Barros.

 

 

Profª Claudia com o aluno Samuel dos Santos Ferreira.

 

 

OFICINA DE REDAÇÃO NO DIA 15 DE SETEMBRO

 

Participaram alunos da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente), de Pouso Alegre, e Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Os alunos da graduação Yago Vinícius Pereira Andrade, Lívia Maria Ribeiro Gonçalves, Maria Fernanda Pereira Rosa e Maria Alice Ponce, juntamente com o mestrando José Luis Ferreira dos Santos, se apresentaram, de forma on-line, no dia 08 de setembro, no III Congreso Internacional Estudantil da REDALC (RED de Derecho América Latina y el Caribe), da qual a FDSM é parceira institucional. Eles foram coordenados pela Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Jeziorowski, Gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM. 

 

A REDALC é um espaço de encontro para a construção e concretização de iniciativas e ideias, de abordagens humanas, científicas e profissionais de docentes, pesquisadores e estudantes de ciências jurídicas.

 

O Congresso Estudantil teve como objetivo ouvir as opiniões dos alunos de Direito de todo o mundo, promovendo uma reflexão crítica e proposital sobre os desafios e transformações da educação jurídica na atualidade.

 

Os trabalhos apresentados foram os seguintes:

 

  • O Papel Transformador da Educação Jurídica de Advogados na Busca por uma Sociedade Mais Justa e Equitativa - Yago Pereira Andrade;
  • Um novo olhar sobre a carreira Jurídica - Lívia Maria Ribeiro Gonçalves;
  • Vinculação contextual do uso de imagem - Maria Fernanda Pereira Rosa;
  • Análise discente do currículo acadêmico - Maria Alice Ponce;
  • Direito notarial e registral e o fenômeno da desjudicialização - José Luis Ferreira dos Santos.

 

A FDSM parabeniza a professora pela iniciativa, e os alunos pelas excelentes apresentações!

 

A Profª Ana Carolina (ao centro), com as alunas Maria Fernanda Pereira Rosa, Maria Alice Ponce, o aluno Yago Pereira e a aluna Lívia Gonçalves.  



Acessar notícia

Os alunos do 1º período se reuniram nos dias 25 e 28 de agosto para o início de uma nova etapa das atividades extensionistas na FDSM. De acordo com o Prof. Dr. Edson Vieira, coordenador dos trabalhos, o objetivo foi definir um calendário para o primeiro contato pessoal entre os estudantes e as instituições para a definição de demandas e de possíveis ações voltadas para atender algumas delas. “Além disso, os novos alunos foram inseridos em grupos e houve algumas relocações, dentro dos subgrupos de cada sala, de acordo com as afinidades e interesses de nossos acadêmicos”, explicou.


As instituições escolhidas pelos alunos para o desenvolvimento dos projetos de extensão são a Casa de São Rafael, o Clube do Menor e o Asilo Betânia da Providência, todas de Pouso Alegre. As visitas institucionais acontecerão em setembro, e a partir delas as ações passam do planejamento para a efetivação, segundo o professor. “A partir das visitas, os projetos em andamento desde o primeiro semestre de 2023 passam para a etapa de materialização de ações voltadas ao suporte material e de cunho acadêmico”, concluiu.


 



Reunião dos alunos do Diurno.


 



Reunião dos alunos do Noturno.



Acessar notícia

A Biblioteca e o Mestrado da FDSM, por meio de seu Projeto de Inserção Social, iniciaram uma campanha literária infantil em prol do setor de pediatria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, de Pouso Alegre/MG.

 

Poderão ser doados livros ou gibis, novos ou em bom estado de conservação, durante o período de 05 de setembro a 25 de outubro.

 

Os postos de arrecadação são o Mestrado (5º andar do prédio anexo) e a Biblioteca (para registro de horas complementares).

 

Mais informações na Biblioteca: WhatsApp 35 3449-8117.

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM, promoveu no dia 1º de setembro o evento “Carreira Diplomática: mulheres na Diplomacia e África”, com a embaixadora Irene Vida Gala.

De acordo com o Diretório Acadêmico, o objetivo foi apresentar a toda comunidade o funcionamento e os caminhos da carreira de um diplomata no Brasil, como pensar no concurso de admissão à carreira diplomática.

Durante a palestra, a embaixadora Irene Vida Gala, que trabalhou por anos em países da África representando o Itamaraty, falou sobre as discussões que abrangem a diplomacia, as mulheres diplomatas e todo o trabalho da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB) na atualidade.

O acadêmico Lucas Coldibelli foi o grande idealizador do evento, e falou sobre a emoção de receber a embaixadora Irene Vida Gala na FDSM. “Realizar essa palestra ao lado da Embaixadora Irene Vida Gala foi simplesmente maravilhoso, um dia que jamais esquecerei. Tive o privilégio de conhecer, aprender e ouvir uma pessoa extremamente admirável, e que me inspira a cada dia continuar lutando pelo meu sonho. Só tenho a agradecer a tudo e a todos que estiveram comigo na realização desse evento”, concluiu.

 

O acadêmico Lucas Coldibelli fez a abertura do evento.

 

Alunos prestigiaram a palestra promovida pelo Diretório Acadêmico com o apoio da FDSM.

 

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela acadêmica Mayara Turchetti, a Profª Ma. Ana Carolina F. Silvestre Jeziorowski e o idealizador do evento, acadêmico Lucas Coldibelli. Na tribuna, a embaixadora Irene Vida Gala.

 



Acessar notícia

A FDSM recebeu nos dias 29 e 30 de agosto as visitas dos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Skema 10 e Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, de Pouso Alegre. Eles participaram de palestras sobre Direito com o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

Durante a conversa com os alunos, o professor falou sobre o Direito e as diversas possibilidades de carreiras jurídicas, além da escolha consciente sobre qual profissão irão seguir. Dentro desse aspecto, fez uma referência ao universo jurídico no mercado de trabalho, seus desafios e os conceitos dentro do cotidiano. Ao final foram realizados sorteios de brindes.

Os alunos ficaram satisfeitos com os eventos. "Gostei muito da palestra, avleu muito a pena. Eu tenho interesse em fazer Direito, e consegui entender mais sobre o curso em si e as formas de ingressar na FDSM", disse a aluna Júlia Machado, do Colégio Skema 10.

O estudante Gabriel Freitas Nascimento, da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, também gostou da experiência na FDSM. “Achei a palestra muito interessante, deu para se ter uma boa noção de como é o Direito e como ele está encaixado em nosso cotidiano e em toda a sociedade. Achei muito importante, pois esclareceu diversas dúvidas que eu tinha", destacou.

Os alunos da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foram acompanhados pela professora Hariane Aparecida Vieira Nogueira, que elogiou o evento. “A palestra do Prof. Conti foi muito gratificante e importante para os nossos alunos. Foi nítido perceber como eles estavam interessados e atentos ao conteúdo e dicas transmitidas pelo professor. Gostei bastante", concluiu.

A FDSM agradece a participação das escolas, e está à disposição da comunidade para eventos com os estudantes do ensino médio. Mais informações: 35 3449-8124.

 

Visita dos alunos do Colégio Skema 10, no dia 29 de agosto.

 

 

 

Visita dos alunos da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, no dia 30 de agosto.

 

 



Acessar notícia

Agosto

Nos dias 13, 15, 19, 28 e 29 de setembro acontecerá na FDSM a Semana de Responsabilidade Social 2023, com uma série de palestras e oficinas preparatórias gratuitas para o Enem!


Os eventos serão ministrados por professores da FDSM e convidados, e acontecerão no Salão do Tribunal do Júri, com uma programação super especial e sorteios de brindes todos os dias.


A programação contará com Oficinas de Redação da Profª Cláudia Rosa, Oficinas de Atualidades com o Prof. Adriano Neném, Aulão de Direitos Humanos com o Prof. Rafael Alem e uma palestra super especial sobre Inteligência Artificial e Direito, com o Prof. Carlos Conti.


Os eventos são gratuitos, e as vagas são limitadas. Para conferir a programação completa, clique aqui.


 


Semana de Responsabilidade Social 2022



Palestra com o Prof. Conti.


 



 



 



Oficina de Redação com a Profª Cláudia Rosa.


 



 



Aulão de Direitos Humanos com o Prof. Rafael Alem.


 



 



Palestra com o Prof. Conti.


 



 



Oficina de Atualidades com o Prof. Adriano Neném.


 



 




Acessar notícia

A Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), por meio de seu Escritório Seccional em Pouso Alegre, realizou durante o mês de agosto a 1ª Gincana do Saber, destinada a estagiários da unidade e que envolve a participação de procuradores do estado e servidores do administrativo.


A Gincana do Saber teve como temática a “Advocacia e gestão pública em Minas Gerais – conhecimento e ações”. Segundo a AGE, o objetivo foi ampliar o conhecimento e as ações práticas do órgão, fomentando conceitos e atribuições na advocacia e na gestão pública.


Os três grandes vencedores da competição são alunos da FDSM: em 1º lugar a aluna Gabriela Kauane de Lima Simões, do 6º Período; em 2º lugar, a aluna Brenda Larissa de Freitas, do 10º Período; e em 3º lugar, o aluno Matheus da Rosa Pereira, do 4° período. Todos foram premiados com méritos!


Segundo a AGE, os estagiários demonstraram muito conhecimento nas atividades desenvolvidas na área da Advocacia Pública. A FDSM orgulhosamente parabeniza os alunos!



Os alunos Brenda, Gabriela e Matheus, vencedores da Gincana do Saber da AGE-MG e, Pouso Alegre.



Acessar notícia

A FDSM recebeu nesta 2ª feira, dia 21 de agosto, nos períodos da manhã e noite, cerca de 180 alunos do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, de Pouso Alegre, para uma palestra sobre Direito com o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

 

Durante o evento, o professor falou sobre a fase pré-vestibular e os desafios do momento da escolha profissional. Também informou sobre o Direito, as oportunidades de carreiras jurídicas, mercado de trabalho, e apresentou a FDSM e seus diferenciais de qualidade.

 

Ao final foram realizados sorteios de brindes, e também foi oferecido um lanche aos participantes. Os alunos aprovaram a experiência na FDSM.

 

"A FDSM contribuiu para que eu pudesse entender mais sobre as áreas profissionais do Direito, porque eu achava que era só advocacia. E são muitas áreas, o que é muito interessante. Também gostei bastante de saber que aqui tem um bom foco em esportes, porque gosto muito. E também pude perceber que a faculdade tem qualidade, pois possui o Selo OAB Recomenda e a nota máxima no MEC", destacou o aluno Marcus Vinicius.

 

"O professor Conti foi muito bom, esclareceu várias dúvidas e questionamentos, e acho que agregou muito para nós. Creio que muitos dos meus colegas tiveram e ainda terão ainda mais interesse em estudar na FDSM, e viram que aqui é um excelente lugar para ter um futuro de sucesso”, concluiu a estudante Beatriz.

 

“Ficamos muito felizes de receber os alunos do Monsenhor, nosso já tradicional parceiro. Deixo meu agradecimento à direção da Escola e dou as boas–vindas, para que eles voltem sempre que quiserem e possamos discutir sobre o Direito e outras questões relevantes da atualidade”, concluiu o Prof. Conti.

 

Palestra no período da manhã.

 

 

 

 

 

 

Palestra no período da noite.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Comissão de Ações Sociais dos Alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas (CAS FDSM) realizou a entrega das doações arrecadadas no Simpósio "A Democracia deixa alguém de fora? Em busca da efetividade do Direito Antidiscriminatório", ocorrido no dia 10 de agosto.


O evento contou com palestras dos Promotores de Justiça do Estado de Minas Gerais Dr. Allender Barreto Lima da Silva (Coordenador da Coordenadoria de Combate ao Racismo e todas as outras formas de Discriminação - CCRAD/MPMG) e Dr. Elkio Uehara. O MPMG também contribuiu com a campanha.


Os alimentos doados pelos participantes durante o evento foram destinados à Pastoral de Rua e ao bairro São Geraldo, de Pouso Alegre-MG. A entrega aconteceu na sexta-feira, 18 de agosto, e foi realizada pelos acadêmicos que integram a comissão, sob a coordenação do Prof. Francisco José de Oliveira.


A FDSM parabeniza o CAS pela iniciativa, reiterando o apoio a todos que compõem a Comissão.  


 



Entrega para a Pastoral de Rua de Pouso Alegre.



Entrega que será destinada ao bairro São Geraldo, sob o encaminhamento do Coletivo Da Ponte Pra Cá.



Acessar notícia

No dia 10 de agosto a FDSM, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, realizou o CCVII Simpósio "A Democracia deixa alguém de fora? Em busca da efetividade do Direito Antidiscriminatório”. O evento foi ministrado pelos Promotores de Justiça Dr. Allender Barreto Lima da Silva (Coordenador da Coordenadoria de Combate ao Racismo e todas as outras formas de Discriminação-CCRAD/MPMG) e Dr. Elkio Uehara.


Foram discutidos importantes temas jurídicos, tais como Democracia e Estado de Direito, Direitos Fundamentais, Garantias Constitucionais, Formas de Discriminação e Políticas Públicas Antidiscriminatórias. Representando a FDSM estiveram presentes os professores da graduação Esp. Amauri Ludovico dos Santos e Me. Francisco José de Oliveira.


Além de levar conhecimento e informações atuais aos alunos, o CCVII Simpósio promoveu uma importante ação de responsabilidade social por meio do CAS FDSM (Comissão de Ações Sociais dos Alunos da FDSM). Foi sugerida aos alunos participantes a doação de 02 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à Pastoral de Rua de Pouso Alegre. O MPMG também contribuiu com a campanha.


O evento foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa Sapere Aude, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.


 



O Promotor de Justiça Dr. Allender Barreto Lima da Silva (Coordenador da Coordenadoria de Combate ao Racismo e todas as outras formas de Discriminação-CCRAD/MPMG) em sua apresentação. 


 



O Prof. Amauri Ludovico dos Santos.


 



O Promotor de Justiça Dr. Elkio Uehara.


 



Evento lotou o Salão do Júri.


 



Integrantes da Comissão de Ações Sociais da FDSM, entre eles o Prof. Francisco José de Oliveira, e os promotores de Justiça do MPMG Dr. Allender Barreto Lima da Silva e Dr. Elkio Uehara.


 




Acessar notícia


Os acadêmicos Yago e Andressa.


 


Os acadêmicos da graduação Andressa Thainá Moraes Resende e Yago Vinícius Pereira Andrade, juntamente com o aluno Gabriel Macedo Rezende, do curso de administração da UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), e o professor pesquisador Isaías Pascoal, doutor em ciências sociais pela UNICAMP, publicaram o artigo intitulado "Democracies in retraction", na International Journal of Human Sciences Research, revista internacional de ciências humanas (ISSN 2764-0558).


O artigo analisa a crise democrática da última década e as propostas populistas, que se apoiam nos pontos cegos do regime democrático e prometem mudanças radicais no sistema, com base no estudo de importantes autores dedicados ao entendimento do fenômeno. É fruto dos trabalhos do Grupo de Estudos "Tendências da Política Internacional Hoje", iniciado em 2021 no IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas) e liderado pelo Prof. Isaías Pascoal, ex-professor da instituição.


“Esta jornada de pesquisa foi marcada por aprendizado intenso, inúmeras horas de dedicação e a busca incansável por um ótimo resultado. Agradeço à Andressa e Gabriel pela parceria e ao professor Isaías pela orientação e confiança - que, além de parceiros de pesquisa e estudo, são grandes amigos que levarei por toda a vida”, destacou Yago.


“Publicar um artigo internacional é um marco tão especial em minha jornada acadêmica e pessoal que me sinto radiante de satisfação por todo o processo. Agradeço à FDSM e ao IFSULDEMINAS Pouso Alegre de forma muito especial. Ao Instituto Federal, onde o professor Isaías acreditou em mim e me deu a oportunidade de trabalharmos juntos. E à FDSM, que sendo excelente instituição, está alicerçando meus conhecimentos. Por fim, minha gratidão aos meus pais e a Deus que me ampara e capacita”, concluiu a Andressa.



Acessar notícia

Julho

Novamente a FDSM irá oferecer aos seus alunos e egressos o curso presencial gratuito Intensivo de Direito e Processo do Trabalho para a OAB, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.

 

O curso será realizado entre 18 de agosto e 24 de novembro, sempre às sextas-feiras, das 15h às 18h. “Serão 10 aulas ministradas de forma presencial, sendo que a primeira parte será teórica e a segunda prática, com a resolução de provas da OAB com questões sobre os temas tratados na aula”, explicou o coordenador do curso.

 

A ementa do curso é composta pelos seguintes módulos: Reforço de Direito e Processo do Trabalho para OAB; Preparação Exame de Ordem; Resolução de Provas da OAB; Reforma Trabalhista. As aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto; 15 e 29 de setembro; 06, 20, 27 de outubro; e 10, 17 e 24 de novembro de 2023.

 

As vagas são limitadas. Inscrições: clique aqui.

 

 

Edição 2022 do Curso Reforço de Direito e Processo do Trabalho para a OAB.

 



Acessar notícia

Com profunda tristeza comunicamos o falecimento do caríssimo Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende, uma das lideranças mais importantes e queridas da história da Faculdade de Direito do Sul de Minas.

 

Natural de Pouso Alegre, Dr. Carlos ingressou na FDSM em 1965, como aluno e funcionário. Na instituição exerceu diversas funções, tendo colaborado efetivamente com seu desenvolvimento e progresso.

 

Sob o lema “Evoluir Sempre”, trabalhou de forma extremamente dedicada e comprometida nas áreas administrativa e pedagógica da faculdade. Além de professor, foi tesoureiro, presidente do Colegiado Superior, membro da Fundação Sul Mineira de Ensino (mantenedora da FDSM), presidente do Conselho Departamental, Vice-Diretor, e Diretor por dois mandatos – de 2000 a 2008.

 

Como advogado, escolheu o Direito do Trabalho como área de especialização, sendo o fundador do Escritório de Advocacia Guersoni Rezende & Simões Advogados Associados. Atuou como assessor jurídico de diversas empresas nacionais e multinacionais, destacando-se como um dos nomes mais representativos e de maior credibilidade na advocacia trabalhista do sul de Minas.

 

Na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais – 24ª Subseção de Pouso Alegre, foi Secretário Geral no período de 2000 a 2003, e presidente no triênio 1998, 1999 e 2000.

 

Também prestou relevantes serviços na Universidade do Vale do Sapucaí, tendo atuado como Assessor Jurídico por várias décadas.

 

Evoluir sempre, este é o grande legado do nosso querido mestre para toda a equipe FDSM. Evoluir não somente como profissional, mas, sobretudo, como ser humano. Dr. Carlos estará para sempre em nossos corações por todo o exemplo de caráter, honestidade e um coração sempre acolhedor às necessidades daqueles que o solicitavam como profissional e amigo.

 

A evolução da educação jurídica do sul de Minas e milhares de sonhos realizados comprovam a brilhante trajetória como educador, e marcam seu nome pra sempre em nossas memórias. Dr. Carlos, muito obrigado por tudo! 

 

Dr. Carlos faleceu aos 77 anos, deixando a esposa, Sra. Marilena, os filhos Prof. Leonardo e Prof. Luiz Otávio, diretor e coordenador financeiro da FDSM respectivamente, as noras Sra. Ana Maria e Sra. Luana, e os netos Luiz Felipe, Eduardo e Davi.

 

Por motivo de luto, não haverá expediente na FDSM na data de hoje, 20/07.

 



Acessar notícia

A FDSM recebeu nesta 5ª feira, dia 6 de julho, a ilustre visita dos ex-alunos Dra. Stela Pires Boczar e Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra. A dupla de delegados, que atualmente integra o alto escalão da Polícia Civil de Minas Gerais, foi recepcionada pelo diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, e pelo presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Edson Vieira da Silva Filho.


Como delegado-geral, Dr. Pedro assumiu neste ano a chefia do 17º Departamento de Polícia Civil de Pouso Alegre. Atualmente está no comando de três delegacias regionais que são responsáveis pela coordenação da polícia investigativa mineira em 72 municípios: as delegacias regionais de Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço. Já Dra. Stela é a 1ª mulher à frente da Delegacia Regional de Polícia Civil em Pouso Alegre, sendo a delegada responsável pela gestão de 35 municípios da região.


Eles falaram sobre a alegria de retornar à FDSM e ver a grande evolução da instituição. ”Estou muito feliz em retornar para Pouso Alegre, e coincidentemente em 2023 completaram-se 30 anos do meu ingresso na FDSM.  Fiz questão de vir aqui visitar, conhecer os professores e ver o quão bem cuidada a faculdade está. Inúmeros profissionais saíram daqui, e a gente leva esse sentimento de pertencimento da faculdade para todo lugar que vamos. É uma alegria muito grande, e volto mais rejuvenescido ainda com esse ambiente escolar, levando o nome da FDSM. Ela faz parte da história de Pouso Alegre e Minas Gerais”, destacou Dr. Pedro.


“A FDSM é um ícone de Pouso Alegre. E a gente vê o impacto que ela causa na sociedade desde da formação dos profissionais, das atuações desses profissionais nas áreas públicas, nas áreas sociais. Então, é uma honra ter feito parte dessa história. Tenho muita gratidão pela FDSM”, concluiu Dra. Stela.


 



Os egressos Dr. Pedro Bezerra e Dra. Stela Boczar, e os professores Dr. Leonardo de Oliveira Rezende (diretor) e Dr. Edson Vieira da Silva Filho (presidente da FSME).



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) mais uma vez marcou presença na Gincana do Sabe Jovem, promovida pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, de Pouso Alegre. A grande final da competição aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 5 de julho, no Plenário da Câmara de Pouso Alegre, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. A faculdade foi representada pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

 

Na grande final competiram as seguintes instituições: Escola Estadual Monsenhor José Paulino, representada pelas alunas Ana Laura e Giovanna com o Professor Thomas Pacheco; Colégio Sesi Senai, representado pelos alunos Isaac e Álvaro, orientados pelo Professor Jean Lucas; Colégio Apogeu, representado pelos estudantes Isabelle e Rodrigo, com orientação do Professor Thiago Andrade; Colégio Europa, representado pelos alunos Maria Eduarda e Lucas, orientados pelo Professor Jonatha Ramos; e Instituto Federal, representado pelos estudantes Ana Julia e Nathan orientados pela professora Emanuelle Kopanyshyn.

 

A escola campeã da Gincana do Saber Jovem foi o Colégio Apogeu, que somou 15 pontos com a brilhante participação dos alunos Isabelle e Rodrigo, sob a orientação do Professor Thiago Andrade. Os vencedores foram presenteados pela FDSM com uma cesta de chocolates da Cacau Show e livros. A faculdade também sorteou brindes entre os alunos das torcidas.

 

Gincana do Saber e FDSM

 

A Gincana do Saber acontece desde 2008, e em todas as suas edições é apoiada pela FDSM. É uma competição entre estudantes sobre o estudo da Constituição Federal, tendo como base a obra Constituição em Miúdos, idealizada e escrita pela jornalista Madu Macedo. A obra é uma publicação do Senado Federal, promovida em parceria entre Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre e ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo). Anualmente acontecem a Gincana Mirim, Jovem e Universitária, envolvendo todos os níveis da educação.

 

Vale destacar ainda a representatividade da FDSM no evento, que teve como um dos seus apresentadores o aluno Nelson Fraga Campos, colaborador da Escola do Legislativo. E as ilustres presenças dos egressos e vereadores Leandro Morais e Igor Tavares. O melhor Direito é o nosso!

 

 

Os alunos vencedores da Gincana, Rodrigo e Isabelle, orientados pelo Prof. Thiago, do Colégio Apogeu, com a equipe da Escola do Legislativo, professores, vereadores e representantes da FDSM.

 

Os vencedores foram presenteados pela FDSM com livros e cestas da Cacau Show.

 

Os alunos Nathan e Ana Júlia, orientados pela Profª Emanuelle, do IFSul Minas.

 

Os alunos Álvaro e Isaac, do Colégio Sesi Senai, orientados pelo Prof. Jean Lucas.

 

Os alunos Lucas e Maria Eduarda, do Colégio Europa, orientados pelo Prof. Jonathan.

 

Vencedores do sorteio da FDSM.

 

Os vencedores da Gincana, presenteados também com um livro do Prof. Hamilton da Cunha Iribure Júnior. 

 

Evento lotou o Plenário da Câmara Municipal.

 

 

As cinco duplas finalistas.

 

O Prof. Hamilton em entrevista para a TV Câmara.

 

As colaboradoras do setor comercial da FDSM, Patrícia e Carla.



Acessar notícia

Junho

A FDSM está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Disciplinas Isoladas do Mestrado para o segundo semestre de 2023. Serão disponibilizadas dez vagas para alunos especiais, divididas entre as disciplinas Estado e Administração (Linha de Pesquisa 1 - Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais), e Constituição, Soberania e Administração (Linha de Pesquisa 2 - Relações Sociais e Democracia).

 

O Mestrado da FDSM é reconhecido com nota 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estando entre os melhores Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil. Conta com corpo docente de alto nível, formado por doutores e pós-doutores com ampla experiência acadêmica e de pesquisas no Brasil e exterior, além de diversos convênios internacionais.

 

Durante o curso os alunos vivenciam diversas experiências de aprendizado, networking e aprimoramento intelectual, através da participação em eventos nacionais e internacionais, oportunidade de publicação na Revista Científica da FDSM, entre outras atividades de produção de conhecimento.

 

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, as Disciplinas Isoladas são uma excelente oportunidade para profissionais de todas as carreiras jurídicas, já que proporcionam o contato com  pesquisas científicas do mais alto nível.  "São pesquisas que exploram os temas mais atuais do Direito, tanto em nível nacional quanto global. E é uma forma também do aluno que tem interesse em cursar o mestrado já ir cumprindo alguns créditos, porque as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas no curso regular", explicou.

 

Além de cursar as Disciplinas escolhidas, o aluno tem acesso a todas as atividades extraclasse do Mestrado, tais como eventos, congressos, grupos de pesquisa, entre outros. As aulas são em sistema híbrido, com um encontro presencial ao mês referente à disciplina cursada.

 

As inscrições para o Processso Seletivo devem ser realizadas pelo site https://www.fdsm.edu.br/mestrado/  até o dia 25 de julho de 2023.

 

Mais informações: WhatsApp 35 3449-8106 / ppgd@fdsm.edu.br

 

Sala de aula do Mestrado da FDSM.



Acessar notícia

Novamente a FDSM está apoiando a campanha Lencinho com Carinho, que visa arrecadar toucas e lenços para crianças e adultos carentes que fazem tratamento oncológico em Pouso Alegre e região. A ação é realizada pelo GAC-SOL (Grupo de Apoio à Causa Solidária) de Pouso Alegre, e desde 2014 conta com a colaboração de alunos e colaboradores da faculdade.

 

Neste ano a campanha será apoiada pela Comissão de Ações Sociais de Alunos da FDSM, coordenada pelo professor Francisco José de Oliveira com a participação de um grupo de estudantes. "Vamos divulgar amplamente a ação junto aos alunos, para que eles contribuam e se envolvam nesta importante causa, que é o apoio aos pacientes oncológicos", explicou.

 

De acordo com Nilza Domeneguetti, coordenadora do Projeto Lencinho com Carinho e ex-aluna da FDSM, o apoio e a participação da faculdade é sempre muito importante. “A participação da FDSM sempre fortalece muito a campanha, as contribuições dos alunos, ex-alunos, e funcionários são muito significativas para nós. Agradecemos mais uma vez pelo apoio, e lembrando que o Projeto Lencinho com Carinho também recebe doações de lenços e toucas durante o ano todo”, disse. 

 

As doações de toucas e lenços poderão ser feitas no Núcleo de Extensão (2º piso do prédio sede).

 

Os alunos que fizerem a doação ganharão 5 horas de Atividades Complementares.

 



Acessar notícia

Com foco na inserção social dos alunos junto à comunidade, e dando continuidade às atividades extensionistas, as turmas do 1º período da graduação definiram, no dia 15 de junho, as três instituições de Pouso Alegre que serão beneficiadas pelos projetos, que serão coordenados pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

Os alunos do 1º Período A escolheram a Casa de São Rafael como tema do trabalho, entidade beneficente de apoio às pessoas com câncer. Já os acadêmicos da Turma B escolheram o Clube do Menor, instituição filantrópica de educação infantil que cuida de crianças do bairro São Geraldo. E a Turma D optou pelo Asilo Betânia da Providência, que presta assistência a idosos do município.

 

De acordo com o Prof. Edson, o próximo passo será o contato dos alunos com as instituições. “Os alunos farão contato com as instituições, comunicando que elas foram selecionadas para o projeto, e apresentando as nossas intenções. Caso seja de interesse, vamos estabelecer uma parceria onde a FDSM buscará atender, na medida do possível, as demandas apresentadas por elas” explicou.

 

O que é a Curricularização da Extensão

 

A curricularização da Extensão, obrigação legal das instituições de ensino superior estabelecida no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, vem se consolidando na FDSM por meio de ações efetivas junto aos alunos ingressantes de 2023. O objetivo é não apenas estender o conhecimento acadêmico à sociedade, mas promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de experiências entre os agentes envolvidos.

 

O projeto teve início neste ano, e segue sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. Nas fotos abaixo, alguns dos alunos que integram os projetos. 

 

 

 



Acessar notícia

Na manhã de sexta-feira, 23, um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, em Pouso Alegre, visitou a FDSM. Eles estavam acompanhados pela vice-diretora Priscila Fraga, e foram recebidos pelo setor comercial da instituição.

 

Durante a visita os alunos participaram de uma palestra sobre Direito com o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira. Em tom descontraído e com muito conteúdo, o professor transmitiu aos alunos informações atualizadas sobre as carreiras jurídicas, e também falou um pouco sobre o curso de direito da FDSM.

 

Ao final os alunos participaram de um sorteio e conheceram alguns setores da faculdade. Também foi oferecido um lanche a todos. O estudante Lucas Souza aprovou a experiência. “Foi uma experiência muito imersiva participar da palestra aqui na FDSM, pois abriu meus horizontes sobre o curso de Direito, e despertou muito mais o meu interesse em um dia estar aqui como aluno da instituição”, concluiu.

 

Projeto FDSM na Escola

 

O Projeto FDSM na Escola tem por objetivo levar a estudantes do ensino público e privado do sul de Minas o conhecimento de temas relacionados ao universo jurídico e atualidades. As palestras são gratuitas, e podem acontecer na escola ou na própria faculdade.

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Biblioteca da FDSM realizou na 6ª feira, 17 de junho, a entrega dos livros recebidos na campanha “A Literatura Liberta” para a unidade feminina da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Pouso Alegre. A campanha aconteceu de 10 de abril a 02 de junho, e arrecadou cerca de 250 obras literárias, que foram entregues pessoalmente pela bibliotecária Jaqueline Faria Martins e a gestora da Biblioteca, Vera Barone. As doações foram realizadas por alunos e colaboradores da FDSM.

 

A APAC é apoiada pelo Programa Novos Rumos na Execução Penal, do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), no qual as recuperandas têm a oportunidade de participar da Remissão da pena pela leitura - a cada livro lido e resenhado, acompanhado por um professor responsável, elas terão sua pena remida de acordo com a análise do magistrado.

 

“Foi uma satisfação enorme realizar a campanha e poder contribuir com este trabalho maravilhoso que a APAC desenvolve. Temos a certeza de que a literatura é o caminho para a libertação da mente, proporcionando educação e cultura às pessoas. As obras arrecadadas serão destinadas às recuperandas que participam do Programa de Remição da pena pela leitura, do Projeto Novos Rumos na Execução Penal, do TJMG”, destacou a bibliotecária da FDSM, Jaqueline Faria Martins.

 

A FDSM agradece a participação de todos que contribuíram com a campanha.

 

A gestora da Biblioteca, Vera Barone, e a bibliotecária Jaqueline Faria Martins.

 

 

 



Acessar notícia

Os mestrandos João Paulo Fonseca, Cynara Carvalho, Frederico Braga, Júlia Sales, Kíria Miranda e Wendell Murad realizaram no último sábado, dia 17 de junho, uma atividade de inserção social focada nos Direitos da Pessoa Idosa, em Pouso Alegre. O projeto intitulado “Os direitos da pessoa idosa: orientação e estímulo junto aos idosos assistidos pela Secretaria de Políticas Sociais de Pouso Alegre" foi integrado a um dos eventos da Prefeitura Municipal ligados ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra o idoso.

 

O evento aconteceu na Estação Cidadania/Praça Ceu, e foram realizadas diversas ações, tais como palestra sobre como evitar a violência financeira, orientações sobre a Carteirinha do Idoso, além de atividade física e lanche para o público presente.

 

Os projetos de inserção do Mestrado da FDSM, coordenados pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, são um dos componentes da grade curricular do mestrado. As ações têm por objetivo a transformação do conhecimento científico em práticas sociais relevantes para a região de atuação da FDSM.

 

“Na oportunidade, nós promovemos uma manhã de orientação jurídica aos idosos, envolvendo temas como direitos previdenciários, assistência social, direitos relativos à convivência familiar e sobre a violência contra mulher. Também distribuímos uma cartilha com orientações que foi elaborada pelo grupo”, explicou o mestrado João Paulo.

 

Segundo o grupo, a cartilha também foi disponibilizada em formato digital à Secretaria Municipal de Políticas Sociais para a utilização e distribuição posteriores em seus próprios eventos. Clique aqui e lei a cartilha.

 

 

Fotos: ASCOM PMPA

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Com grande satisfação a Fculdade de Direito do Sul de Minas parabeniza os alunos e egressos aprovados no XXXVII Exame Unificado da OAB.

 

No total, 144 alunos e egressos da FDSM realizaram a prova em Pouso Alegre, sendo 68 alunos e 76 ex-alunos. E 84 foram aprovados, sendo 49 alunos do 9º período e 35 ex-alunos. Os números apontam mais de 70% de aprovação entre os alunos da FDSM - dos 68 que fizeram a prova, 49 obtiveram êxito. 

 

“Mais um excelente resultado que evidencia a dedicação e comprometimento dos nossos alunos e egressos, e a excelência em ensino da FDSM. Desejamos muito sucesso a todos”, destacou o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

Abaixo a lista nominal, em ordem alfabética, dos alunos e egressos aprovados: 

 

1.    Alecsey Victor Mosca Siécola
2.    Aline Reis Silva de Siqueira
3.    Ana Beatriz Barbosa Rodrigues
4.    Ana Carolina de Oliveira
5.    Ana Clara de Andrade Ferreira
6.    Ana Elisa Machado Monteiro
7.    Ana Flávia Pivoto Baldoni Puebla Trigo
8.    Anna Carolina Vieira
9.    Arthur Moura Gomes Santos
10.    Artur Garcia Monteiro
11.    Blenda Sthephany Figueiredo Messias
12.    Carla Tardioli Cipriano
13.    Davi de Andrade Leite
14.    Eduarda Rogeria Silva Nepomuceno
15.    Eduardo Duarte Beraldo Mendes
16.    Ellen Cristina Faria
17.    Eloisa de Almeida Mariosa
18.    Eloísa Júlia da Silva
19.    Estéfani Aparecida de Souza
20.    Ewerson Ribeiro Brandina
21.    Fernanda Toledo de Castro Medeiros
22.    Flavia Mayra da Silva
23.    Florindo de Almeida Souza
24.    Francisco Alberto Pelissari Filho
25.    Gabriel Batista Vilela
26.    Gabriela Muniz Teixeira
27.    Gabriela Spagola Domingues
28.    Gabriela Vaz
29.    Geovana Almeida Lambert
30.    Giovana Paola de Faria
31.    Giovanna Silva Ribeiro
32.    Guilherme de Sousa Carvalho
33.    Guilherme Ferreira Teixeira
34.    Guilherme Henrique de Pádua Morais
35.    Gustavo Henrique Pereira de Freitas
36.    Igor Recieri Albinati Carvalho
37.    Isabela Fernandes Rodrigues
38.    Jéssica Cristina Santiago Flabes
39.    João Pedro Barbosa Silva
40.    João Pedro dos Santos Oliveira
41.    Karina Costa E Silva Ferreira
42.    Kimberly Pamplona Casagrande da Silva
43.    Larissa Gabrielle de Andrade
44.    Laura Stephanie Figueiredo
45.    Leonardo Eleuterio Rios Aniceto
46.    Leticia Gabrieli Viana
47.    Letícia Maria de Miranda Andrade
48.    Letícia Maria Souza Silva
49.    Luana de Cássia Lima Souza
50.    Lucas Antonio Costa
51.    Lucas Virgilio Gomes dos Santos
52.    Luighi Gabriel dos Santos
53.    Luiz Felipe Silva Fernandes
54.    Luiz Fernando Franceli
55.    Mabelle Karoline da Costa Sousa
56.    Maiara Ferreira da Silva Paiva Melo
57.    Marcela Jorge Silva
58.    Marco Leite Fernandes
59.    Maria Eliza dos Reis Pereira Moreira
60.    Maria Laura Megale Barros
61.    Mariana Duarte Monteiro de Souza
62.    Mariana Telles Cavalcanti
63.    Matheus Santos Bruno
64.    Matthews Teixeira Coutinho Devai
65.    Patricia Faria Dias
66.    Patrick Robert da Rosa Silva
67.    Paulo Otávio Santos da Silva
68.    Pedro Henrique Finamor
69.    Poliana Andressa Rodrigues Melo
70.    Rafael Magalhães Costa
71.    Raiany Alves dos Santos
72.    Rosangela Candida Andrade
73.    Sabrina Lopes de Oliveira
74.    Thaís Andrade Martins
75.    Thales da Motta Camargo
76.    Thiago Murilo Madureira Liduário
77.    Valdinei Aparecido Ferreira
78.    Victor Guilherme Abolafio Rosa
79.    Vinicius Silveira Suero
80.    Vitória Regina Silveira Junho
81.    Wander Oliveira Souza
82.    Wolney Lima dos Santos
83.    Yago Toledo Dutra
84.    Ylgnner Ribeiro Del Carmen Moreira Silva



Acessar notícia

A FDSM marcou presença na abertura oficial dos Jogos Escolares de Minas Gerais - Etapa Microrregional Pouso Alegre. O evento aconteceu no dia 12 de junho, no Ginásio Poliesportivo do Colégio São José, em Pouso Alegre.


Os Jogos Escolares receberão cerca de 1.500 atletas de escolas públicas e particulares de 23 cidades, que irão competir em cinco modalidades. As competições acontecerão em diversas escolas do município.


A realização do evento é da Prefeitura de Pouso Alegre, Superintendência de Esportes, Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre.


A FDSM apoia o esporte, e deseja muito sucesso aos atletas!


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

O Projeto Social Se Amar, que integra o Programa de Inserção Social do Mestrado, foi tema do FDSM na Praça realizado no último sábado, 3 de junho. O evento aconteceu na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, e contou com a participação de alunos da graduação e mestrado, além de membros do CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e do Programa CEAPA (Central de Acompanhamento de Alternativas Penais). O Prof. Francisco José de Oliveira, gestor do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), também esteve presente.

 

O Projeto Se Amar tem por objetivo auxiliar o combate à violência contra a mulher em Pouso Alegre e região. É composto pelas mestrandas Ana Carolina Cunha, Mariana Goulart Vilela, Marcela Modesto Fermino, os mestrandos Guilherme Martins Freire e Matheus Henrique Sasseron, e o aluno da graduação João Maciel Netto. O grupo está sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, responsável pelos Programas de Inserção Social do Mestrado.

 

Durante a manhã na praça, dezenas de pessoas puderam tirar dúvidas e se informar sobre os trabalhos de assistência social realizados pelo CIAMPAR e CREAS junto às vítimas de violência doméstica em Pouso Alegre e região. E também as formas de buscar auxílio ou ajudar pessoas em situação de violência doméstica.

 

ONDE SOLICITAR AJUDA: 

 

CIAMPAR: R. Afonso Pena, 304 - Centro, Pouso Alegre - Telefone(35) 3422-0007

 

CREAS:  Av. Pinto Cobra, 2085 - Santa Cecilia, Pouso Alegre - Telefone(35) 3449-4247

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER – LIGUE 180

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

 

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?

 

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. (Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/denuncie-violencia-contra-a-mulher/violencia-contra-a-mulher )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Como parte integrante das atividades do novo modelo de extensão universitária, no dia 2 de junho foi realizada com os alunos ingressantes uma aula on-line sobre o tema Gestão Estratégica de Mídias Sociais. A aula foi ministrada pela gestora da Assessoria de Comunicação da FDSM, jornalista Cristiane Moraes.

 

O objetivo da curricularização da extensão é não apenas estender o conhecimento acadêmico à sociedade, mas promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de experiências entre os agentes envolvidos. Durante o ano os alunos, divididos em grupos, irão desenvolver diversos trabalhos, e, ao final, haverá um evento de encerramento.

 

De acordo com o Prof. Edson Vieira da Silva Filho, que está coordenando as ações dentro do novo modelo de extensão universitária, a ideia é colocar o aluno no protagonismo das atividades. “Nesse processo, decidimos que uma das atividades seria unir o administrativo ao acadêmico, e por isso a ideia de falar sobre gestão de redes sociais, já que eles terão que dar visibilidade às ações que iremos desenvolver ao longo do ano. É um conhecimento que eles utilizarão na faculdade e levarão para a vida profissional e pessoal”, explicou.

 

Para a aula sobre Gestão de Mídias Sociais foi convocado um grupo de seis alunos entre as turmas do 1º Período. A aula abordou diversos aspectos relevantes sobre a utilização das mídias sociais, tais como a geração de conteúdo, estratégias de comunicação e marketing, padrão visual e de comunicação, entre outras informações.

 

“Foi uma grande honra e satisfação atender ao pedido do Prof. Edson e compartilhar um pouco do meu conhecimento com os alunos. Desejo que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela FDSM para darem visibilidade às suas trajetórias acadêmicas e profissionais, e alcançarem o sucesso que almejam”, destacou a jornalista Cristiane Moraes, que ministrou a aula.

 

As alunas elogiaram a aula. “A apresentação foi excelente, totalmente explícita”, destacou Ana Carolina Ribeiro. “Excelente aula, ajudou muito”, completou a aluna Ana Carolina Maciel.

 

Para o mês de junho está programada uma nova atividade sobre o tema, cuja data será divulgada em breve.

 

 

Os alunos João Gabriel Marques, Ana Carolina Alves Maciel e Ana Carolina dos Passos Ribeiro, convocados para a atividade. 

 

As alunas Alice Monteiro e Ana Clara Almeida, convocadas para a atividade.



Acessar notícia

O Projeto Social Se Amar, que integra o Programa de Inserção Social do Mestrado da FDSM, é o tema do próximo FDSM na Praça. O evento acontecerá neste sábado, dia 3 de junho, com a participação de professores e alunos da graduação e mestrado da instituição.

 

O Projeto Se Amar tem por objetivo auxiliar o combate à violência contra a mulher em Pouso Alegre e região. É composto pelas mestrandas Ana Carolina Cunha, Mariana Goulart Vilela, Marcela Modesto Fermino, os mestrandos Guilherme Martins Freire e Matheus Henrique Sasseron, e o aluno da graduação João Maciel Netto. O grupo está sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, responsável pelos Programas de Inserção Social do Mestrado.

 

Além dos alunos e professores da FDSM, o evento contará com a participação de membros do CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), explica a mestranda Marcela Modesto Fermino. “Nosso intuito é levar informações úteis à população, que auxiliem no combate à violência doméstica. E, principalmente, orientar sobre os locais e meios de assistência que as mulheres vítimas de violência doméstica podem procurar para receberem o auxílio necessário”, explicou.

 

O FDSM na Praça acontecerá neste sábado, dia 3 de junho, das 9h às 11h30, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Durante o evento, haverá também a divulgação da Campanha do Agasalho da Comissão de Ações Sociais da instituição, coordenada pelo Prof. Francisco José de Oliveira. Mais informações: 35 3449-8122. 

 

Alguns dos integrantes do Projeto Se Amar.

 

Evento do Projeto Se Amar.



Acessar notícia

Maio

A FDSM encerrou na sexta-feira, 26 de maio, com grande sucesso, o XXIII Congresso Jurídico.  O evento abordou como tema central os Novos Direitos, com palestras sobre diversos assuntos relacionados à temática: Direito Animal, Judicialização da Saúde, Marketing Jurídico, Direito Desportivo, Direito dos Pacientes, Crise no Federalismo Brasileiro diante da Pandemia da COVID-19: o Supremo Tribunal Federal como garantidor do direito à saúde, Reflexos da Desinformação nas Eleições, entre outros assuntos.

 

Durante os três dias de evento aconteceram seis palestras e dois minicursos. A programação do último dia de evento contou com as palestras “Derechos de los pacientes al final de la vida: ¿indemnización por prolongación médica de la vida?”, com o jurista Dr. Markus Finn, o minicurso sobre Direito Desportivo, com o egresso Euler Márcio Lelis Barbosa, e o encerramento com a temática “Os Reflexos da Desinformação nas Eleições”, abordada pela Dra. Patrícia Henriques Ribeiro.

 

Ao final, os alunos participaram de um animado coquetel. 

 

Palestra de encerramento com a Dra. Patrícia Henriques Ribeiro, sobre o tema "Reflexos da desinformação nas Eleições".

 

A cerimônia foi conduzida pelo Prof. Francisco José de Oliveira.

 

 

 

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre no momento de entrega da placa à palestrante.

 

O Prof. Ricardo no momento de entrega da placa de homenagem ao egresso Euler Márcio Barbosa, que ministrou o minicurso sobre Direito Desportivo.

 

 

O Prof. Dr. Elias Kallás Filho, responsável pelo Painel 4, com a palestra on-line “Derechos de los pacientes al final de la vida: ¿indemnización por prolongación médica de la vida?”, ministrada pelo jurista Dr. Markus Finn. 

 

O Prof. Dr. Cristiano Elias, a gestora do Núcleo de Extensão e Relações Interinstitucionais, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, a palestrante Dra. Patrícia Ribeiro, o diretor da FDSM, Prof. Leonardo de O. Rezende, o Prof. Me. Francisco José de Oliveira e o Prof. Me. Júlio Tavares.  

 

Coquetel de Encerramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No sábado, dia 27 de maio, a FDSM esteve presente na Feira de Profissões do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Itajubá. O evento reuniu instituições de ensino superior de várias cidades da região, com o objetivo de apresentar aos alunos as oportunidades de carreira nos mais diversos segmentos.

 

A equipe da FDSM falou com os estudantes sobre o curso de Direito e a estrutura oferecida pela instituição. Também foi sorteada uma cesta de chocolates entre os alunos participantes.

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nesta quinta-feira, 25 de maio, aconteceu o segundo dia de atividades do XXIII Congresso Jurídico da FDSM. Foram realizados três paineis e um minicurso, com intensa participação dos alunos.

 

No período da manhã aconteceu a palestra on-line “Ética Ambiental e Ética Animal: aproximações e tensionamentos”, com o jurista Dr. Daniel Braga Lourenço. E no período da tarde, o minicurso “Judicialização da Saúde”, com a egressa Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza.

 

Já no período da noite foram realizadas as palestras “Protagonismo da advocacia na solução dos conflitos”, com o presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais), Dr. Gustavo Chalfun.  E também a palestra “Visual Law e Legal Design na prática: como o Design pode auxiliar na compreensão do Direito”, com a Dra. Camila Martins.

 

O encerramento do evento acontecerá nesta sexta-feira, com o minicurso sobre Direito Desportivo, com o egresso Euler Márcio Lelis Barbosa, e as palestras "Derechos de los pacientes al final de la vida: ¿indemnización por prolongación médica de la vida?", com o Dr. Markus Finn, e “Os Reflexos da Desinformação nas Eleições”, com a Dra. Patrícia Henriques Ribeiro.

 

 

Painel 1 (on-line): “Ética Ambiental e Ética Animal: aproximações e tensionamentos”, com o jurista Dr. Daniel Braga Lourenço - coordenação do Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira.

 

 

 

 

Painel 2: “Protagonismo da advocacia na solução dos conflitos”, com o presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais), Dr. Gustavo Chalfun. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Painel 3: “Visual Law e Legal Design na prática: como o Design pode auxiliar na compreensão do Direito”, com a Dra. Camila Martins.

 

 

 

 

 

 

 

 

Minicurso “Judicialização da Saúde”, com a egressa Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Cerca de 60 alunos do ensino médio da Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, de Cachoeira de Minas, visitaram a FDSM na tarde desta quarta-feira, 24 de maio. Eles participaram da palestra com o tema “Direito e Tecnologia: como isso afeta o meu futuro”, ministrada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

 

Após a palestra, os estudantes fizeram um tour, acompanhados pelo setor Comercial, e puderam conhecer os diferentes ambientes de aprendizado oferecidos pela faculdade. Também foi oferecido um lanche aos participantes.

 

Os estudantes elogiaram o evento proporcionado pela FDSM. “Foi bastante divertido, o professor que apresentou a palestra é muito legal. Ele abordou questões importantes sobre tecnologia, e tudo mais. Eu não tinha nenhum interesse por direito, mas pelas falas dele, deu até uma curiosidade e vontade de saber mais”, destacou a aluna Bianca Vitória Leal. “Gostei muito da palestra e do professor Conti, achei muito interessante os assuntos que foram abordados, e pude aprender um pouco sobre a área de direito e tecnologia”, concluiu o aluno André Felipe Ferreira.

 

Traga sua turma para a FDSM

 

O Projeto FDSM nas Escolas é gratuito e atende a toda a região do sul de Minas. São realizadas palestras sobre o Direito e temas atuais do universo jurídico que envolvam o cotidiano dos alunos. 

 

Para participar, ou trazer a sua escola para eventos na FDSM, basta entrar em contato pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM iniciou, com grande sucesso, o seu XXIII Congresso Jurídico na noite desta quarta-feira, 24 de maio. O evento foi aberto pelo jurista Peter Panutto, com a palestra “Crise no Federalismo Brasileiro diante da Pandemia da COVID-19: o Supremo Tribunal Federal como garantidor do direito à saúde.

 

A abertura do Congresso foi prestigiada por alunos, professores, egressos e autoridades do sul de Minas. O evento continua com palestras e minicursos na quinta e sexta-feira – veja programação completa.   

 

 

O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, o coordenador da graduação, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, o jurista Peter Panutto, o diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, a gestora do Núcleo e Extensão e Relações Interinstitucionais, Profª Ana Carolina F. Silvestre, o gestor do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Francisco José de Oliveira, a gerente jurídica da FUVS (Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí), Alyne Fernandes Franco Titonele, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

 

 

A gestora do Núcleo e Extensão e Relações Interinstitucionais, Profª Ana Carolina F. Silvestre, a gerente jurídica da FUVS (Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí), Alyne Fernandes Franco Titonele, a presidente da 24ª Subseção da OAB/MG em Pouso Alegre, Graziela Brianezi, e a Profª Ma. Suzana Ribeiro. 

 

 

O Prof. Francisco conduziu o evento, que contou com a presença de alunos, egressos e autoridades.

 

 

 

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, em seu discurso.

 

 

O jurista Peter Panutto em sua palestra.

 

 

A gestora do Núcleo e Extensão e Relações Interinstitucionais, Profª Ana Carolina F. Silvestre, no momento de entrega da placa de homenagem ao palestrante.

 

 

Alguns dos alunos que prestigiaram o evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Os alunos do 9º Período da graduação participaram, nos dias 22 e 23 de maio, de audiências simuladas cíveis. As atividades práticas integram o conteúdo da disciplina Prática Forense Cível, e foram coordenadas pelo advogado e Prof. Me. José Augusto de Carvalho Neto.


Na 2ª feira, 22 de maio, a atividade foi realizada com os alunos do diurno, e contou com a participação do MM. Juiz de Direito Dr. Daniel Teodoro Mattos da Silva, do Juizado Especial da Comarca de Pouso Alegre.


Já na 3ª feira, 23, foi a vez das turmas A e B participarem das audiências, que contaram com a presença da MM. Juíza de Direito Dra. Juliana Mendes Pedroso, da 3ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre.


Nas audiências simuladas, os acadêmicos vivem uma experiência bem próxima da realidade jurídica, simulando em um ambiente real, sob o direcionamento de um magistrado e coordenados pelo professor, os mesmos procedimentos dos atos oficiais. As atividades foram acompanhadas pelos alunos do 7º período, proporcionando a eles também uma oportunidade de aprendizado prático do Direito.


A atuação dos acadêmicos do 9º período foi elogiada pelos magistrados e pelo Prof. Augusto, responsável pelas atividades. “A audiência simulada é uma das experiências práticas que a FDSM oferece na graduação, para que os alunos saiam com uma preparação do mais alto nível para o mercado de trabalho, seguindo o padrão de excelência da instituição. Tivemos uma ótima adesão e participação das turmas, e estou muito satisfeito com o resultado das atividades”, concluiu o professor.


 


Audiência Simulada Cível dos alunos do Noturno.



 



 



 



 




 


Audiência Simulada Cível dos alunos do Diurno.



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

O advogado, professor e ex-diretor da FDSM, Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende, foi homenageado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, por indicação do vereador e egresso Igor Tavares, com a Comenda de Insígnia Tiradentes.

Uma das mais tradicionais honrarias concedidas pela Câmara, a Comenda de Insígnia Tiradentes outorga o título para personalidades de destaque, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.

No dia 19 de maio, os filhos do homenageado, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, diretor, e Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, coordenador financeiro da FDSM, receberam a Comenda representando o Dr. Carlos Abel, figura fundamental na história de sucesso da FDSM. Também estiveram presentes o Prof. José Augusto de Carvalho Neto, o empresário e profissional de educação física Hiromi Matsumoto e a assessora legislativa e advogada Ana Flávia Coutinho.



O Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o vereador e egresso Igor Tavares e o Prof. Leonardo de Oliveira Rezende. 


 



Professores no momento da exibição do vídeo em homenagem ao Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende.


 



O empresário Hiromi Matsumoto, o Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o vereador e egresso Igor Tavares, o Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o Prof. José Augusto de Carvalho Neto e a assessora legislativa Ana Flávia Coutinho. 



Acessar notícia

Qual deve ser o meu senso de responsabilidade ao utilizar as redes sociais? O que são os crimes de ódio e quais as suas consequências legais? É preciso ter sorte para ter sucesso? Como a educação pode transformar a minha vida? Estes são alguns dos temas abordados pelo Projeto FDSM nas Escolas, realizado com estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e região. Mais do que falar sobre o Direito, o objetivo é colaborar para a formação cidadã dos alunos, levando conhecimento e orientação sobre os direitos e deveres em sociedade.

 

Além de conscientização e conhecimento jurídico, o projeto leva aos alunos informações sobre o curso de Direito e as possibilidades de carreiras jurídicas, apresentando mais uma opção de escolha profissional. As palestras são realizadas, em sua maioria, pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, idealizador do projeto. “Nosso objetivo maior é o de responsabilidade social com as escolas, colaborando com a formação humana desses estudantes. Independente da escolha de carreira que eles irão fazer, quando falamos sobre direitos e deveres, cidadania, respeito, enfim, conceitos que valem para todas as áreas da nossa vida”, destacou o professor.

 

Somente neste ano o Projeto FDSM nas Escolas já realizou palestras em dezenas de escolas públicas e particulares de Pouso Alegre, Itajubá, São Sebastião da Bela Vista, Pedralva, Camanducaia, Bom Repouso, Ouro Fino, Jacutinga, Silvianópolis e Espírito Santo do Dourado. Além de ir até as escolas, a FDSM também recebe os alunos para eventos na faculdade, e neste ano já aconteceram diversas palestras para estudantes de Pouso Alegre e região.

 

O FDSM nas Escolas é gratuito, e aberto à comunidade. Para receber palestras ou visitar a faculdade com sua escola, entre em contato pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

Palestra no Colégio Anglo, em Pouso Alegre.

 

Palestra no Colégio Apogeu, em Pouso Alegre.

 

Palestra no Colégio São José, em Pouso Alegre.

 

Palestra na Escola Estadual Júlio Brandão, em Jacutinga.

 

Palestra na Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis.

 

Palestra no Colégio RH, em Pedralva.

 

Palestra na Escola Estadual Mário Goulart Santiago, em Pedralva.

 

Palestra na Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, em Ouro Fino.

 

Palestra na Escola Estadual Dom Francisco Silva, em Espírito Santo do Dourado.

 

 



Acessar notícia

A curricularização da extensão, obrigação legal das instituições de ensino superior estabelecida no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, vem se consolidando na FDSM por meio de ações efetivas junto aos alunos. O objetivo é não apenas estender o conhecimento acadêmico à sociedade, mas promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de experiências entre os agentes envolvidos.


Para que os alunos ingressantes da graduação estejam engajados e conscientes dessa nova realidade, o Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho realizou, no dia 3 de maio, uma apresentação para as turmas do 1º período sobre as estratégias, diretrizes e novos formatos de ações de extensão universitária, que agora devem compor 10% da carga horária total do curso.


Entre as ações planejadas, e que já vêm acontecendo em diversos momentos, estão intervenções na comunidade, junto a instituições beneficentes, promovendo orientação jurídica, conscientização sobre direitos e deveres em diversas matérias jurídicas, entre outras atividades. A ideia é potencializar os trabalhos para, não somente cumprir uma exigência legal, mas também contribuir com ações que visem a transformação social por meio da troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, bem como a participação do aluno como protagonista, e de todos os envolvidos.


Na apresentação aos acadêmicos, o professor ressaltou que ‘é uma demanda contemporânea fazer com que a formação acadêmica transponha as barreiras institucionais, chegando à comunidade’. “Além de uma sólida base teórica, é dever das instituições de ensino superior promover transformações sociais, mostrando que teoria e prática podem e devem andar lado a lado, partindo do princípio de que a teoria sem prática é vazia. E a prática sem a teoria é pouco eficiente. O ‘compreender o que se faz e por que se faz’ é essencial para que se faça bem feito, e é isso o que estamos fazendo. Estou certo de que os resultados serão muito positivos para todos”, disse.


 


Prof. Edson Vieira da Silva Filho em apresentação a alunos ingressantes da graduação.



 



 



 



Acessar notícia

Nos dias 24, 25 e 26 de maio a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizará o seu tradicional Congresso Jurídico, maior evento científico da instituição e um dos principais eventos acadêmicos de Direito do sul de Minas. Em sua 23ª edição, o Congresso abordará a temática “Novos Direitos: Desafios Contemporâneos”, com a participação de grandes juristas do Brasil e exterior.

 

O XXIII Congresso Jurídico contará com 06 palestras e 02 minicursos sobre os mais variados temas. A abertura do evento será com o jurista Peter Panutto, que ministrará a palestra “Crise no Federalismo Brasileiro diante da Pandemia da COVID-19: o Supremo Tribunal Federal como garantidor do direito à saúde”.

 

No dia 25 acontecerão três paineis: “Ética Ambiental e Ética Animal: aproximações e tensionamentos”, com o jurista Daniel Braga Lourenço, “Protagonismo da advocacia na solução dos conflitos”, com o jurista e presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de MG), Gustavo Chalfun, e “Visual Law e Legal Design na prática: Como o Design pode auxiliar na compreensão do Direito”, com a jurista Camila Martins. Também será realizado o minicurso “Judicialização da Saúde”, com a jurista Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza, egressa da instituição.

 

Para o último dia do evento a FDSM preparou uma palestra internacional online com o jurista Markus Finn, sobre o tema “Derechos de los pacientes al final de la vida: ¿indemnización por prolongación médica de la vida?”. Também acontecerá o minicurso “Direito Desportivo”, com o jurista e egresso Euler Márcio Lelis Barbosa. E a noite de encerramento será com a jurista Patrícia Henriques Ribeiro, que falará sobre o tema “Reflexos da Desinformação nas Eleições”. Após os trabalhos, a FDSM irá oferecer aos participantes um Cocktail Party, com muita música e um amplo espaço para networking.

 

O XXIII Congresso Jurídico da FDSM conta com o apoio da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais), Unimed Sul Mineira e Editora Dialética. O evento é aberto à participação da comunidade, e as vagas são limitadas.

 

Mais informações e inscrições: clique aqui.

 

 

Palestra do Congresso Jurídico em 2019.

 

Palestra do Congresso Jurídico em 2019.

 

Palestra do Congresso Jurídico em 2022.

 

Coquetel do Congresso Jurídico em 2022 - evento nesse ano será no pátio do prédio sede, com música e muita animação.



Acessar notícia

O que são os crimes de ódio? Quais as consequências legais de práticas como o racismo, homofobia, tendências neonazistas, entre outros?

 

Para tratar de assuntos tão relevantes, e que afetam diretamente a boa convivência em sociedade, a FDSM recebeu um grupo de alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Europa na manhã de 2ª feira, dia 15 de maio.

 

O tema do evento foi “Os meios punitivos acerca da intolerância”, e foi ministrada pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira, docente da graduação e gestor do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM.

 

Os alunos assistiram a palestra, e ao final puderam conhecer um pouco das instalações da faculdade.

 

Quer trazer sua escola para o Melhor Direito? Entre em contato pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Mais uma vez os alunos e professores da FDSM saíram a campo para esclarecer dúvidas jurídicas da comunidade, em Pouso Alegre. O evento FDSM na Praça aconteceu na manhã de sábado, dia 06 de maio, com a temática Direito do Trabalho, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana. 


Sob a coordenação do Prof. Me. Francisco José de Oliveira, gestor do Núcleo de Prática Jurídica, o evento contou com o apoio e participação do Prof. Me. José Augusto de Carvalho Neto e a presença de alunos da graduação. Foi o segundo evento do ano realizado pelo NPJ – no dia 11 de março, os alunos realizaram a mesma ação com a temática Direitos do Consumidor, com o apoio do Procon Municipal.


Cerca de 30 pessoas puderam esclarecer dúvidas e receber informações básicas sobre os primeiros passos para o encaminhamento de suas questões jurídicas trabalhistas, seja por meio da Defensoria Pública, Escritório Modelo da FDSM ou advogado particular. Os alunos que participaram da atividade foram Mariana Telles Cavalcanti, Maria Fernanda Pereira Rosa, Eduarda Rogéria Nepomuceno, Simone Maria Borges, Ruann Franco Fernandes, Maria Alice Ponce, Lívia Maria Ribeiro Gonçalves, Yan Lucas Gonçalves da Rocha, Regiane das Graças Soares do Nascimento e Ellen Cristina Faria.


De acordo com o coordenador da atividade e gestor do NPJ, Prof. Francisco José de Oliveira, o objetivo foi proporcionar aos acadêmicos a experiência de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuir com a comunidade. “Foi uma experiência enriquecedora de aprendizado para os alunos, e uma forma de homenagem da FDSM ao Dia do Trabalhador, beneficiando a comunidade com o conhecimento produzido na instituição. E isso é sempre muito gratificante para nós, professores, para os alunos e toda a comunidade acadêmica”, concluiu.


O próximo FDSM na Praça acontecerá no dia 03 de junho – mais informações em breve.


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

A FDSM realizou na manhã de sábado, dia 29 de maio, o Seminário com o tema “Nova Previdência? O que esperar?". O evento foi uma atividade da disciplina Constituição e Relações Econômicas do Mestrado, lecionada pelo Prof. Dr. Elias Kallás Filho, e contou com a participação de alunos e profissionais do Direito.

 

A programação foi composta por uma palestra do Prof. Amauri Ludovico dos Santos e a exposição de pôsteres dos mestrandos da turma de 2023-2025, sob a coordenação do Prof. Dr. Elias Kallás Filho. "Foi uma atividade ligada à linha de pesquisa Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais, com o objetivo de discutir as principais controvérsias que hoje existem no Direito Previdenciário. Esse evento proporcionou aos nossos mestrandos apresentarem os resultados de suas pesquisas, cumprindo um papel de integração com os alunos da graduação e a comunidade", detsacou.

 

"Constantemente nos deparamos com avanços e retrocessos do Direito Previdenciário, e refletir sobre essas questões é de suma importância para os estudantes e futuros operadores do Direito. Neste sentido, contamos com a brilhante participação dos mestrandos da FDSM, grupo ao qual faço parte, para compartilharem seus conhecimentos por meio da apresentação de pôsteres sobre os mais variados assuntos relacionados ao direito previdenciário na atualidade. Foi um evento muito produtivo e enriquecedor para todos”, completou o Prof. Amauri.

 

A exposição de pôsteres dos mestrandos abordou os seguintes temas: “Pagamentos de contribuições previdenciárias em atraso: validade na contagem de tempo e carência”, com Gustavo Callegari Peraro e Luiz Filipe Requejo do Amaral; “Aposentaria Especial: rol taxativo ou exemplificativo?”, com Luís Gustavo de Castro e Thaís Cardoso Cipriano Castro; “Revisão da vida toda”, com Afonso Marques Padilha Júnior; “Contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade”, com Anne Fonseca Resende Lacerda e Lorena de Souza Azevedo; “Devolução de valores recebidos por tutela antecipada (STJ)”, com Beatriz Porto Lopes e Iago Penha Maciel; “Necessidade do prévio requerimento administrativo (interesse de agir)”, com Elizabeth Rios Quinto de Souza Nascimento e Teresa Cristina da Silva Valias; “Auxílio maternidade na diversidade das famílias”, com Guilherme Gessi Camargo e Gerson Augusto Bizestre Orlato; e “Benefícios previdenciários em casos de transição de gênero”, com Ritieli Aparecida Tavares Lima e Nayara Fernandes Alves Frias.

 

O Prof. Elias Kallás Filho na abertura do Suminário. 

 

O Prof. Amauri Ludovico dos Santos durante sua palestra.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade,

 

Apresentação do trabalho “Devolução de valores recebidos por tutela antecipada (STJ)”, com Beatriz Porto Lopes e Iago Penha Maciel.

 

Apresentação do trabalho “Revisão da vida toda”, com Afonso Marques Padilha Júnior.

 

Apresentação do trabalho “Contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade”, com Anne Fonseca Resende Lacerda e Lorena de Souza Azevedo.

 

Apresentação do trabalho “Concessão de Licença Maternidade na diversidade das famílias”, com Guilherme Gessi Camargo e Gerson Augusto Bizestre Orlato.

 

Apresentação do trabalho “Necessidade do prévio requerimento administrativo (interesse de agir)”, com Elizabeth Rios Quinto de Souza Nascimento e Teresa Cristina da Silva Valias.

 

Apresentação do trabalho “Aposentaria Especial: rol taxativo ou exemplificativo?”, com Luís Gustavo de Castro e Thaís Cardoso Cipriano Castro.

 

Apresentação do trabalho “Benefícios previdenciários em casos de transição de gênero”, com Ritieli Aparecida Tavares Lima e Nayara Fernandes Alves Frias.

 

Apresentação do trabalho “Pagamentos de contribuições previdenciárias em atraso: validade na contagem de tempo e carência”, com Gustavo Callegari Peraro e Luiz Filipe Requejo do Amaral.



Acessar notícia

O Programa de Pós-Graduação da FDSM promoveu, no dia 28 de abril, uma Aula Magna com o jurista Francisco Rezek, uma das personalidades jurídicas mais influentes do Brasil. Duas vezes ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), nas décadas de 80 e 90, e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, sediada em Haia, Dr. Francisco Rezek falou sobre o tema “A partilha do poder e o controle recíproco em tempo de crise”.


Na palestra, Dr. Francisco Rezek falou sobre questões sensíveis que envolvem o STF atualmente, enfatizando a importância do equilíbrio e harmonia entre os três poderes da República. Também destacou a satisfação de estar novamente em um evento acadêmico promovido pela FDSM. Ao final, atendeu o público presente para fotos.


A Aula Magna do Mestrado foi coordenada pelos professores do mestrado, Dr. Elias Kallás Filho e Dr. Leandro Corrêa de OIiveira, e contou com a presença de alunos e egressos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade. Confira as fotos.


 



O Prof. Elias Kallás Filho abriu os trabalhos da noite.


 



Evento foi prestigiado por alunos e egressos da graduação e mestrado, e membros da comunidade.


 



O Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira fez a leitura do currículo resumido do Dr. Francisco Rezek. 


 



Evento foi prestigiado por alunos e egressos da graduação e mestrado, e membros da comunidade.


 



Palestra abordou o tema “A partilha do poder e o controle recíproco em tempo de crise”. 


 



Evento foi prestigiado por alunos e egressos da graduação e mestrado, e membros da comunidade.


 



Evento foi prestigiado por alunos e egressos da graduação e mestrado, e membros da comunidade.


 



Ao final, o jurista atendeu o público para fotos.


 



Ao final, o jurista atendeu o público para fotos.



Acessar notícia

Abril

Desenvolver projetos e campanhas em benefício da sociedade, com a participação de alunos, professores e toda a comunidade acadêmica. Com esse objetivo foi reativada na noite desta quinta-feira a Comissão de Ações Sociais da FDSM!


A Comissão está sob a coordenação do Prof. Francisco José de Oliveira, e conta com o apoio e participação efetiva do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. Os alunos que integram o grupo são Ana Gabriela Onisto Silveira, Anna Júlia Costa Coelho, Giovana dos Santos Vieira, João Maciel Santiago Netto, João Pedro Gouveia Nogueira, Maria Fernanda Pereira Carvalho e Sabrina Ramos Gonçalves.


Durante a reunião, o Prof. Francisco falou sobre os desafios e oportunidades que as ações sociais trazem para a carreira e a vida dos alunos, e que se refletem em benefícios para a comunidade. “As ações sociais exigem compromisso e dedicação, mas ao final é muito gratificante percebermos o bem que podemos fazer para a vida das pessoas. Contamos com o empenho de todos para fazer desse projeto um grande sucesso”, destacou.


A FDSM parabeniza o Diretório Acadêmico, os alunos participantes e todos os envolvidos no projeto!


 



O Prof. Francisco José de Oliveira com os alunos da Comissão de Ações Sociais da FDSM. 


 



Reunião reativação da Comissão.



Acessar notícia

Aprovação com nota máxima na prova discursiva de um dos concursos mais concorridos do país. Foi esse o resultado do aluno Matheus Santos Bruno, do 9º período, aprovado com nota máxima em redação no Concurso para Oficial do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais)! O concurso contou com cerca de 66 mil inscritos, e poucas pessoas obtiveram a nota máxima na prova discursiva. Em depoimento, ele fala sobre a conquista e a formação na FDSM. 

 

“De fato, ser aprovado em um concurso com nota máxima na prova de redação é motivo de muita alegria, notadamente por ser um certame que contou com cerca de 66 mil inscritos. Também é uma imensa alegria ser reconhecido pela FDSM. Nesse contexto, a mim me cumpre fazer do meu depoimento um breve agradecimento, o que não poderia ser de outra forma, pois foram precisamente esses anos na faculdade que me auxiliaram a obter esse resultado. Portanto, tenho muito a agradecer à FDSM – e falo com sinceridade, imbuído, sobretudo, pelo sentimento de estar no último ano. A faculdade, com a sua estrutura física ímpar e com os professores de altíssima qualidade, tem formado juristas, políticos e inúmeros profissionais exemplares em todas as áreas do direito, o que acaba fazendo com que o aluno se sinta motivado a buscar o sucesso profissional. Aproveito a oportunidade para deixar meus expressos agradecimentos a Deus, à Virgem Maria e à São Josemaria Escrivá, eis que sem eles nada seria suportável, sequer possível. Por fim, agradeço aos meus familiares, à minha namorada e aos meus amigos”, concluiu.

 

 

O aluno Matheus Santos Bruno.



Acessar notícia

A 24ª Subseção da OAB MG em Pouso Alegre realizou na quinta-feira, dia 27 de abril, na FDSM, o Seminário de Processo Penal: da Teoria à Prática. O evento contou com uma programação de palestras ministradas por membros da OAB-MG e professores egressos da FDSM, encerrando com palestra do Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Dr. Grégore Moura.

 

Os temas tratados foram “A Lei de Abuso de Autoridade e sua Aplicação na Prática”, com Négis Monteiro Rodarte, presidente da Comissão de Processo Penal da OAB-MG; “Investigação Defensiva, Aplicação, legislação e respeitabilidade por parte das autoridades estatais”, com Neliane Rodrigues, Delegada de Prerrogativas da OAB-MG e Secretária Geral Adjunta da Comissão de Processo Penal da OAB-MG.

 

Entre os egressos que palestraram estavam o mestre em Direito e professor de Direito Penal e Processo Penal, Bruno Henrique Moreira Marques, que falou sobre o tema “Da Soberania do Tribunal do Júri em Sentenças Absolutórias: Possibilidade de Interposição de Recursos de Apelação”. Também palestrou a egressa Débora Borges Prado, professora e especialista em Direito Público, sobre o tema “Teoria garantista do Direito: por um sistema punitivo constitucional democrático”. E o mestre em Direito e professor de Direito Penal e Processo Penal, Moisés Rosa, que falou sobre o tema “A Implantação do Juiz de Garantias no Brasil”.

 

O Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Dr. Grégore Moura, encerrou o evento com o tema Processo Penal e Tecnologia.

 

A FDSM parabeniza a OAB-MG pelo sucesso do Seminário!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O Grupo de Pesquisa Sapere Aude, que tem como pesquisador-líder o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, promoverá nesta sexta e sábado, dias 28 e 29 de abril, o Seminário Educação e Inteligência Artificial.


O objetivo do evento é promover uma ampla reflexão entre educadores, pesquisadores e profissionais das áreas de educação, direito e tecnologia. Serão tratados temas como Plataformas de interação e IA, ChatGPT, Letramento digital, Pedagogia digital, Educação em tempos incertos. entre outros.


As palestras serão ministradas por profissionais das áreas de tecnologia e inteligência artificial da FGV, Universidade Brás Cubas e Instituto Federal de Santa Catarina. A mediação será realizada pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.


O evento acontecerá no Salão do Tribunal do Júri com transmissão ao vivo pela plataforma Webinarjam. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.


Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui.


 



O Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude.



Acessar notícia

A Atlética FDSM mais uma vez mostrou a sua força nos Jogos Universitários Unigames. O evento aconteceu em Alfenas, entre os dias 20 e 23 de abril, e reuniu 16 atléticas de todo o Brasil. Entre as modalidades disputadas, os melhores resultados foram no vôlei de areia (2º lugar masculino e feminino), vôlei masculino (3º lugar), futsal masculino (4º lugar) e vôlei feminino (4º lugar). Na classificação geral, a AAA FDSM ficou em 6ª colocação entre 16 atléticas, subindo quatro posições em relação a 2022.


"Foram resultados excelentes, alcançamos uma ótima colocação em uma competição que reúne grandes atléticas do Brasil. Conseguimos evoluir em relação a 2022, agora é trabalhar ainda mais para os próximos eventos! Orgulho de todos os atletas e comissão técnica", destacou o profissional de educação física Sérgio Castro, membro da diretoria esportiva da FDSM.


"A garra e determinação dos nosso atletas e treinadores trouxeram resultados incríveis! Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história que vem sendo construída. E agora é trabalhar para alçançar resultados ainda melhores", completou a profissional de educação física Geisibel Oliveira, que também integra a diretoria esportiva da FDSM.


A FDSM parabeniza os alunos atletas e toda a comissão técnica pela brilhante participação, bem como o curso de Educação Física da Univás pelo apoio e parceria!  


Classificação geral: 6º posição entre 16 Atléticas


Resultados por modalidade:



  • Vôlei de areia feminino: 2º lugar

  • Vôlei de areia masculino: 2ºlugar

  • Vôlei masculino: 3º lugar

  • Vôlei feminino: 4º lugar

  • Futsal masculino: 4º lugar

  • Tênis de mesa masculino: 4º lugar

  • Peteca feminino: 6º lugar

  • Peteca masculino: 6º lugar

  • Natação: 6º lugar

  • FIFA: 6º lugar

  • Truco: 6º lugar

  • Tênis de mesa feminino: 6º lugar

  • Handebol feminino: 8º lugar

  • Handebol masculino: 8º lugar

  • Futsal feminino: 8º lugar

  • Basquete feminino: 12º lugar

  • Basquete masculino: 12º lugar


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

Sempre buscando promover ações sociais a partir dos eventos organizados em parceria com a FDSM, o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão realizou, durante todo o mês de março, a arrecadação de pacotes de absorventes para mulheres em situação de carência socioeconômica.


Segundo o Diretório Acadêmico, foram arrecadados 140 pacotes de absorventes. As doações foram encaminhadas para a Secretaria de Políticas Sociais do Município de Pouso Alegre, que irá distribuir para os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de bairros com maior necessidade.


A FDSM parabeniza o Diretório Acadêmico pela iniciativa, e agradece as colaborações dos alunos.


 




As alunas Débora Magalhães e Rebeca Oliveira, integrantes da diretoria do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.



Acessar notícia

A FDSM iniciou no sábado, 15 de abril, o Curso de Extensão Introdução ao Direito Tributário. O tema da primeira aula foi Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, com o Prof. Me. German Alejandro San Martin Fernandez.

 

O objetivo do curso é proporcionar aos alunos, a partir do conhecimento técnico e das experiências de grandes especialistas do mercado e do universo acadêmico, uma perspectiva prática e crítica do Direito Tributário, problematizando questões fundamentais desse nicho do Direito.

 

O curso contou com a participação de alunos em modo presencial e online, entre estudantes da FDSM, egressos e profissionais de diversas carreiras jurídicas. A próxima aula acontecerá no dia 29 de abril, sobre o tema “Princípios Constitucionais Tributários”, com a Profª Esp. Lílian Cláudia de Souza.

 

E para quem deseja se especializar e ampliar conhecimentos em uma das áreas jurídicas mais promissoras da atualidade, o Curso de Extensão Introdução ao Direito Tributário ainda está com matrículas abertas, O curso está sendo ministrado em formato híbrido, e por isso oferece a possibilidade de entradas após o início das aulas.

 

Para mais informações, clique aqui ou fale direto com o nosso setor Comercial: WhatsApp 35 3449-8124

 

 

 



Acessar notícia

Comprometida com a missão de propagar conhecimento em benefício da sociedade, a Faculdade de Direito do Sul de Minas segue a todo vapor com o Projeto FDSM nas Escolas, conscientizando estudantes do sul de Minas sobre os mais variados temas do Direito e atualidades.


No dia 13 de abril, o Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima esteve no Colégio São José, em Pouso Alegre, para um bate-papo com os alunos do 7º ano. O tema da palestra foi “Uso Responsável das Redes Sociais”.


O Projeto FDSM nas Escolas é gratuito e aberto à comunidade. Para participar, ou trazer a sua escola para eventos na FDSM, basta entrar em contato pelo 35 3449-8124.   



 



 



 




Acessar notícia

A Biblioteca da FDSM promoverá, entre os meses de abril e junho, a campanha "A literatura liberta, em prol da unidade feminina da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Pouso Alegre. O objetivo é arrecadar livros novos ou em bom estado de conservação.

 

A APAC é apoiada pelo Programa Novos Rumos na Execução Penal, do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), no qual as recuperandas têm a oportunidade de participar da Remissão da pena pela leitura - a cada livro lido e resenhado, acompanhado por um professor responsável, elas terão sua pena remida de acordo com a análise do magistrado.

 

“Sabendo que a APAC atua com o Projeto Remição da Pena pela Leitura, vinculado ao programa Novos Rumos na Execução Penal do TJMG, a Biblioteca da FDSM amplia sua missão, atuando como agente contribuinte da formação integral da pessoa humana, promovendo e incentivando a leitura como forma de desenvolvimento da capacidade intelectual e social do ser humano. Esperamos contar com a colaboração da comunidade acadêmica, para fazer desta campanha mais um grande sucesso”, enfatizou a bibliotecária Jaqueline Faria Martins.

 

A entrega deverá ser realizada na Biblioteca ou Núcleo de Extensão (2º piso do prédio sede). O aluno participante será beneficiado com 7h30 de atividades complementares.

 

Mais informações na Biblioteca: WhatsApp 35 3449-8117 

 

Equipe da Biblioteca da FDSM: Jander, Vera, Héder e a bibliotecária Jaqueline.

 



Acessar notícia

A FDSM deu início à elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2024-2028. O PDI é um documento plurianual, voltado ao futuro, com metas que visam ao funcionamento da instituição nos próximos cinco anos. O documento norteará as ações futuras a serem tomadas no intuito de implementar melhorias no curso.  


Para desenvolver os trabalhos, a direção instituiu um Comitê de Estudos Preliminares, composto pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior representando o corpo docente, e os colaboradores administrativos Lucineia Martins Barros, responsável pelos setores Ouvidoria, CPA, SGQ e Psicopedagogia, e Virginio José Sebba Tosta de Souza, gestor do setor de TI.


Para a construção do Plano, a instituição conta com a colaboração e participação de toda a comunidade acadêmica. “O PDI deve ser elaborado num esforço conjunto, contando com a importante participação dos discentes, docentes e colaboradores da FDSM. Com o lançamento oficial da construção do novo PDI da FDSM, inicia-se um novo capítulo na história dessa magnífica Instituição Superior de Ensino. A participação de todos é fundamental nesse processo”, destacou o professor Dr. Hamilton.


Os questionários do PDI estão disponíveis nos portais do Aluno, Professor e Adm, para serem respondidos pelos alunos, professores e colaboradores administrativos. O prazo para participação vai até 17 de abril.


A FDSM conta com a colaboração de todos!


 




Acessar notícia

Março

A FDSM recebeu nesta 3ª feira, dia 28 de março, um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Objetivo de Pouso Alegre. Eles foram acompanhados pelo professor Adriano Barreiro, que, junto com o advogado e professor Dr. Ricardo Alves de Lima, abordaram o tema Inteligência Artificial.


Durante a palestra, os professores destacaram os pontos positivos e negativos da inteligência artificial para a vida em sociedade, abordando aspectos históricos, sociais e culturais que envolvem o tema. O evento aconteceu no Salão do Júri da FDSM.


O professor Adriano Barreiro agradeceu a oportunidade e receptividade proporcionadas pela FDSM. “Gostaria de agradecer a FDSM por nos receber muito bem, como sempre faz. O professor Ricardo fez uma explanação muito bacana sobre a questão da inteligência artificial, e isso é muito útil para os alunos que estão no ensino médio e cursinho, e que farão o Enem e vestibulares. Foi muito produtivo para todos”, disse.


O aluno Davi Fraga de Sousa elogiou a palestra, e destacou a importância de eventos extraclasse na preparação para o Enem. “A palestra foi importante, porque é um tema que certamente vai cair no Enem. Eu tenho estudado sobre inteligência artificial, é algo que mexe também com a questão do desemprego, de tomar o lugar de um artista ou escritor. Valeu a pena participar da palestra, e especialmente porque eu gosto muito da FDSM”, enfatizou.


“Ficamos muito felizes de receber os alunos do Colégio Objetivo hoje com o professor Adriano. Eles nos honraram com a presença aqui na FDSM, para discutirmos questões que importam tanto para a área de tecnologia como também para a nossa área do Direito, como as novas possibilidades e desafios da inteligência artificial, principalmente com relação ao Chat GPT. Deixo meu agradecimento e dou as boas–vindas, para que eles voltem sempre que quiserem e possamos discutir sobre outras questões relevantes da atualidade”, concluiu o Prof. Ricardo.


 



 



 



 



 




Acessar notícia

No dia 23 de março a Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho deu início aos trabalhos do Projeto Câmara Universitária para 2023, com a participação dos alunos da Câmara Mirim e Câmara Jovem. E os acadêmicos da FDSM, parceira no projeto desde a sua primeira edição, mais uma vez marcaram presença.

 

A reunião foi conduzida pela equipe da Escola do Legislativo, liderada pela diretora, Emanuela Barreto. O tema proposto para reflexão foi Pressão Popular, e o objetivo foi mostrar a importância das pessoas se posicionarem de forma responsável e coerente na proposição de soluções e mudanças, diante dos acontecimentos atuais.

 

Os estudantes foram divididos em grupos para analisarem diversos casos de pressão popular e apresentarem suas conclusões. A atividade proporcionou a eles a oportunidade de desenvolverem ainda mais o senso crítico e habilidades como oratória e argumentação.

 

Os acadêmicos da FDSM participantes da Câmara Universitária são os seguintes: Ana Júlia Gomes, Lívia Ribeiro Clemente, Nathan Fernandes Lopes, Ruann Franco Fernandes, Sofia Cunha Resende Monteiro, Tiago Oliveira da Silva e Yuri Robert de Souza. As reuniões acontecem toda quinta-feira, na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

 

Além da Câmara Universitária, a FDSM participa do Projeto Monitoria do Parlamento Jovem, também desenvolvido pela Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho. Os alunos integrantes são: Eduarda Rogéria Silva Nepomuceno, Geovana Custódio de Souza, Lívia Ribeiro Clemente, Marcela Jorge Silva, Maria Alice Ponce, Maria Fernanda Pereira Rosa, Nathan Fernandes Lopes e Pedro Arthur Matos de Melo.

 

A FDSM parabeniza a todos pelo empenho e participação nos projetos de extensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM sediou nesta 4ª feira, dia 22 de março, o 1º Encontro Regional de 2023 promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG. O evento foi prestigiado por alunos, egressos, servidores do judiciários e autoridades de Pouso Alegre e região.

 

Na ocasião, aconteceu a palestra Lei 14.532/23: Persecução Penal e Racismo, com o Dr. Rogério Sanches Cunha, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

 

A FDSM parabeniza o MPMG por promover o aperfeiçoamento e atualização dos seus servidores e estagiários, bem como proporcionar grandes eventos para os nossos estudantes e toda a comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Direito Tributário. O curso tem por objetivo introduzir os profissionais no âmbito do Direito Tributário a partir de uma perspectiva prática e crítica, abordando matérias atuais desse ramo jurídico que está em alta no mercado atual.

 

Para integrar o corpo docente, a FDSM convocou um time de especialistas em Direito Tributário com ampla experiência, alta titulação acadêmica e forte atuação na área. A coordenação do curso é dos professores Diego Diniz Ribeiro e Ana Carolina de Faria Silvestre.

 

Além da advocacia, a formação é voltada para profissionais das mais diversas carreiras, tais como juízes, procuradores, auditores fiscais, analistas e serventuários da justiça. Também podem participar pesquisadores e estudantes de Direito.

 

O curso terá início em abril, e será em formato híbrido, com transmissão pela plataforma Zoom. As aulas acontecerão na 6ª feira, das 19h às 22h30 (01 aula), e aos sábados, das 8h às 12h30 (demais aulas).

 

Invista na área jurídica mais promissora para 2023

 

A Reforma Tributária é um dos temas de maior peso no cenário político-econômico brasileiro atual. E é por esse motivo que a perspectiva de oportunidades para quem faz um curso de Direito Tributário é excelente, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Diego Diniz Ribeiro. "O Direito Tributário é um dos nichos mais complexos da área jurídica. Além disso, a Reforma Tributária é um dos temas que está em pauta no momento, e que irá perdurar ao longo de 2023. Logo, estar atualizado em Direito Tributário é fundamental para um profissional da área jurídica que pretende ser bem-sucedido".

 

"A maior dificuldade das empresas é a otimização da carga tributária, ou seja, pagar o mínimo possível de forma legal, sem deixar de cumprir nenhuma obrigação imposta pelo Estado. E é esse o desafio do advogado tributarista, orientar e ajudar as empresas a alcançarem esse objetivo. Trata-se de um mercado muito amplo e com poucos especialistas na área. Por isso vale a pena investir no conhecimento desse ramo jurídico", completa a coordenadora do curso e gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre.

 

Atenção: alunos e ex-alunos da FDSM têm valores e condições especiais!

Para mais informações, acesse https://www.fdsm.edu.br/ ou entre em contato pelo WhatsApp 35 3449-8124

 

O Prof. Diego Diego Diniz Ribeiro em edição anterior do curso de Direito Tributário.



Acessar notícia

A edição 2023 do projeto Parlamento Jovem em Pouso Alegre foi iniciada nesta 2ª feira, dia 20 de março. O projeto é executado pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, e conta com a parceria da FDSM, por meio da participação dos alunos da graduação. O objetivo é formar jovens mais conscientes e engajados no cenário político, buscando despertar neles o interesse e o senso crítico em relação aos assuntos públicos.


Neste ano o projeto conta com a participação dos seguintes alunos: Eduarda Rogéria Silva Nepomuceno, Geovana Custódio de Souza, Lívia Ribeiro Clemente, Marcela Jorge Silva, Maria Alice Ponce, Maria Fernanda Pereira Rosa, Nathan Fernandes Lopes e Pedro Arthur Matos de Melo. Em reuniões semanais na Câmara, eles compartilharão suas experiências e conhecimentos que contribuirão para a formação dos jovens parlamentares.


No primeiro encontro, alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares refletiram com os estudantes da FDSM sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho.
Os estudantes analisaram as músicas ‘Supertrabalhador’ de Gabriel, O Pensador e ‘E vamos à luta’ de Gonzaguinha. A ideia foi introduzir a discussão sobre questões que envolvem o trabalho e suas relações com o ser humano, apontando problemas e possíveis soluções.


Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barreto, o Parlamento Jovem é uma continuidade dos esforços da Escola do Legislativo em colocar a educação na vida dos estudantes. “Nosso trabalho é para que eles desenvolvam habilidades para o exercício da cidadania e para a atuação política. A iniciativa conta com o total apoio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que reconhece a importância de incentivar a participação dos jovens na política e na tomada de decisões que afetam a sociedade. E é sempre muito enriquecedora a participação dos alunos da FDSM, agradecemos a instituição pelo apoio e parceria”, destacou.


A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, destaca a importância do projeto para os alunos. “É uma experiência de muito valor para os alunos, pois eles têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos e contribuir com a educação cidadã dos jovens envolvidos no projeto. Com isso, desejamos formar uma geração mais consciente e comprometida com o desenvolvimento do país”, concluiu.


 



A diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barreto, na abertura do Parlamento Jovem 2023.


 



Alunos da FDSM e estudantes do ensino médio participantes do projeto.  


 



 



 




Acessar notícia

Seguindo a sua tradição de incentivar e apoiar o esporte, a FDSM foi uma das empresas parceiras do Campeonato Latino Americano de Jiu Jitsu Esportivo, realizado no dia 19 de março no Colégio São José, em Pouso Alegre.

 

A edição 2023 bateu recorde como o maior evento da história do Jiu Jitsu em Minas Gerais. As competições contaram com a participação de 1.500 atletas, e durante todo o dia prestigiaram o evento cerca de 10 mil pessoas.

 

Além de promover o esporte, o Campeonato Latino Americano de Jiu Jitsu Esportivo 2023 realizou uma importante ação de responsabilidade social, por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram trocados pelo ingresso da competição. Os alimentos serão doados a instituições carentes do município.

 

“Sempre buscamos apoiar o esporte dentro e fora da FDSM, pois entendemos que é uma forma de promover integração social e qualidade de vida à juventude. O Campeonato foi um grande sucesso, movimentou a cidade e os organizadores estão de parabéns”, destacou o coordenador financeiro da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

 Incentivo ao esporte, responsabilidade social e reflexos positivos na economia são os melhores resultados que um evento pode ter, destacou o organizador do Campeonato, o empresário e profissional de educação física Hiromi Matsumoto. “O evento impactou fortemente a economia local, setores de turismo e hotelaria, contando com a participação de 1.500 atletas brasileiros. Além disso, mobilizou a pasta e calendário esportivos, inspirando jovens na adesão ao esporte e consolidando-se definitivamente a sua realização anual em Pouso Alegre”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM, OAB Jovem de Pouso Alegre e o Grupo de Pesquisa Sapere Aude realizaram com grande sucesso, nos dias 16, 17 e 18 de março, o I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira. O evento reuniu importantes nomes do Direito, e contou com a presença de alunos e profissionais das mais diversas instituições e áreas jurídicas do sul de Minas.  

 

O I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira foi aberto pelo Presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, que ministrou a palestra “Desafios da Advocacia Criminal e Direito de Defesa”, com grande participação do público presente.

 

Já na sexta-feira, 17 de março, aconteceu a palestra “Crimes Licitatórios”, com os juristas Rogério Cury e Levy Magno.

 

E finalizando o evento, no sábado os temas abordados foram "A Palavra da Vítima como Prova nos Crimes à Clandestinidade, com o Prof. Me. Marcos Túlio de Souza Bandeira", e “Sucesso na Arte de Advogar”, com o Prof. Dr. Anis Kfouri.

 

 

I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - 5ª feira, dia 16 de março

Mesa diretora dos trabalhos.

 

O presidente da OAB MG, Dr. Sérgio Leonardo.

 

O presidente da OAB Jovem Pouso Alegre, Dr. Paulo Areias.  

 

Alunos e profissionais de Direito do sul de Minas prestigiaram o evento.

 

A presidente da 24ª Subseção da OAB MG/Pouso Alegre, Dra. Graziela Brianezi.

 

O pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude, Dr, Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

 

O presidente da OAB Jovem Pouso Alegre, Dr. Paulo Areias.  

 

 

 

 

 

I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - 6ª feira, dia 17 de março

 

 

 

O jurista Rogério Cury em sua palestra Crimes Licitatórios.

 

O jurista Rogério Cury em sua palestra Crimes Licitatórios.

 

O jurista Levy Magno em sua palestra Crimes Licitatórios.

 

O jurista Levy Magno em sua palestra Crimes Licitatórios.

 

 

I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - sábado, dia 18 de março

 

 

 



Acessar notícia

Um grupo de alunos da graduação participou, na manhã de sábado, dia 11 de março, do evento FDSM na Praça, promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica. O objetivo da atividade, que contou com o apoio do Procon de Pouso Alegre, foi esclarecer dúvidas da população sobre os Direitos do Consumidor, que é celebrado oficialmente no dia 15 de março. 

 

O evento aconteceu na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, e contou com a participação dos seguintes alunos:  Ana Luiza Ferracioli Teobaldo, Cecília Rangel Ribeiro, Eduarda Rogéria Silva Nepomuceno, Lívia Ribeiro Clemente, Matheus da Rosa Pereira, Raphaela Barbosa de Carvalho e Rebeca de Souza Oliveira. Eles foram acompanhados e orientados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira e pelo coordenador do Procon Municipal, o egresso Andrei Ribeiro Simões.

 

Durante o FDSM na Praça, a população teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre questões que envolvem os Direitos do Consumidor, sendo algumas questões já encaminhadas ao Procon. “Tivemos alguns atendimentos, e foi uma experiência diferenciada para os alunos. Nosso objetivo é inseri-los na comunidade de forma orientada, para que eles já comecem a ter essa vivência prática do Direito desde a graduação. Agradeço a participação de todos, e, em especial, ao apoio do Procon de Pouso Alegre, na pessoa do nosso egresso Andrei Simões”, destacou o Prof. Francisco.

 

O evento FDSM na Praça é uma realização do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM. Novas ações no mesmo formato deverão acontecer em 2023, sempre com o objetivo de proporcionar aos alunos as melhores experiências de aprendizado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Integrar os alunos ingressantes a partir das experiências de quem já conhece e faz o ambiente acadêmico da FDSM ser o melhor: os nossos acadêmicos. Foi com esse propósito que a aluna Victória Junqueira apresentou ao Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, no início deste ano, o Projeto Adote Bixos.

 

O projeto consiste em promover a comunicação entre veteranos e calouros como uma forma de mentoria informal no início da faculdade, auxiliando-os com relação a questões do curso, dicas de livros e estudos, incentivo na presença em eventos etc., destaca Vic. “Como representante de sala e membro de comissão de formatura, percebo que muitos alunos sempre aparecem meio perdidos, principalmente os calouros. Com isso, surgiu a ideia de algo capaz de integrar a comunidade acadêmica, propiciar uma troca de informações, dicas e qualquer outra ajuda que o calouro precise para se adaptar ao ambiente da faculdade”, explicou.

 

A aluna Mariana Telles Cavalcanti, secretária geral do D.A., foi quem primeiro recebeu o projeto, e de cara gostou da ideia. “Todo mundo já foi bixo um dia, e sabemos que a sensação de se sentir perdido num ambiente novo é muito comum. Isso pode prejudicar a experiência incrível de estar cursando Direito na FDSM. Foi pensando nisso que a Gestão 2023 do D.A curtiu muito a ideia que a acadêmica Victória nos trouxe, e de cara abraçamos o projeto”, explicou.

 

“Esse projeto é extremamente interessante para os acadêmicos da FDSM, em especial para os calouros. É a primeira oportunidade de fazer com que os discentes mais antigos acolham os mais novos e, consequentemente, haja uma interação e até mesmo uma amizade entre eles. Esse é apenas o primeiro projeto da Gestão 2023, e esperamos que os alunos abracem a ideia”, destacou o presidente do D.A. acadêmico Gustavo Freitas.

 

Com grande adesão de alunos ingressantes e veteranos, o Adote Bixos já deu seu primeiro passo neste mês de março. O Diretório Acadêmico divulgou o resultado do sorteio das duplas, e os alunos já podem iniciar os trabalhos. 

 

Confira como foram formadas as duplas: clique aqui.

 

Todas as novidades e informações sobre o Adote Bixos poderão ser acompanhadas no Instagram do Diretório Acadêmico. A FDSM apoia o projeto e deseja sucesso à Gestão 2023!

 

 

As acadêmicas Mariana Telles Cavalcanti, secretária geral do D.A., e Victória Junqueira, idealizadora do Adote Bixos.



Acessar notícia

O Núcleo de Prática Jurídica da FDSM realizou, nos dias 09 e 10 de março, o treinamento dos novos estagiários do Escritório Modelo e setor de Mediação e Conciliação da FDSM.

 

No dia 9 de março o treinamento foi ministrado pelo Prof. Me. Matheus Garcia, advogado responsável pelo Escritório Modelo, e aconteceu no Laboratório de informática da FDSM. O objetivo foi apresentar e integrar os alunos ao sistema de atendimento e trabalhos do setor com relação à prática de estágio.

 

Já no dia 10 de março o treinamento foi realizado pelo Prof. Me. José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, especificamente com os alunos selecionados para o setor de Mediação e Conciliação.

 

Os alunos selecionados para estágio no Escritório Modelo nesse ano são os seguintes: Isadora Maria dos Santos Gois e João Pedro Gouvêia Nogueira (Área Cível), Bruna de Souza Conceição, Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira e Mariana de Almeida Carneiro Ferreira (Conciliação e Mediação), e Eduardo Ranieri Junkes (Direito Previdenciário).

 

A FDSM deseja sucesso aos novos estagiários!

 

Treinamento para o Escritório Modelo.  

 

 

 

 

Treinamento para Mediação e Conciliação.

 



Acessar notícia

Em uma aula especial, no Laboratório de Informática da FDSM, os alunos do 1º Período tiveram seu primeiro contato com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB). A atividade aconteceu na quarta-feira, dia 8 de março, durante a disciplina Instituições de Direito Privado, do Prof. Adilson Ralf Santos.

 

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro visa regular todas as demais normas e não apenas o Direito Civil, sendo então uma norma de “sobredireito” ou “supradireito”. Ela é composta por 30 artigos que disciplinam vários temas, como: vigência da lei, aplicação da norma jurídica no tempo e no espaço, interpretação, critérios hermenêuticos, normas de direito privado, entre outros.

 

“Após um preparo de leitura de quase 400 páginas e sob minha orientação, os alunos puderam conhecer um pouco da LINDB. Eles aplicaram o conhecimento teórico incorporado com a leitura dos textos doutrinários ao texto normativo, estudando ainda a estrutura da lei, suas regras e exceções e a divisão do texto legal em suas variadas partes”, explicou o professor.

 

A aula sobre LNDB é uma das atividades práticas que compõem o curso de Direito da FDSM. Por meio de metodologias diferenciadas, desde o início do curso os alunos vivem experiências inovadoras de aprendizado, sendo preparados de forma completa para uma alta performance em suas carreiras.

 

O Melhor Direito é o Nosso!

 

Aula com o 1º Período A

 

 

 

Aula com o 1º Período B

 

 

 

Aula com o 1º Período D

 

 

 



Acessar notícia

Para homenagear o Dia do Consumidor, que será celebrado em 15 de março, a FDSM promoverá no próximo sábado, dia 11, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, uma manhã de esclarecimentos jurídicos à população sobre os Direitos do Consumidor.

 

O evento será coordenado pelo Prof. Francisco José de Oliveira, e contará com a presença de alunos da graduação e também do egresso Andrei Ribeiro Simões, coordenador do Procon em Pouso Alegre. Na ocasião, a população poderá tirar dúvidas sobre questões que envolvem o Código de Defesa do Consumidor.

 

“Além de proporcionar uma experiência jurídica diferenciada aos alunos, o objetivo é atuar em benefício da comunidade, esclarecendo dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor. e dando orientações gerais Para isso, contamos com o apoio do Procon Municipal, por meio do nosso ex-aluno Andrei. Convido a população para aproveitar esse momento e tirar suas dúvidas”, destacou o Prof. Francisco.

 

O evento FDSM na Praça é uma realização do Núcleo de Prática Jurídica da instituição. Outras ações no mesmo formato já ocorreram em anos anteriores, sempre com o objetivo de proporcionar aos alunos as melhores experiências de aprendizado. 

 

Evento do NPJ realizado em 2019, na Praça Senador José Bento.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No dia 4 de março, a Atlética FDSM promoveu o Interbixo, uma competição esportiva exclusiva para alunos do primeiro período da graduação. As disputas foram nas modalidades futsal masculino e feminino, e vôlei misto. 

Alunos das três turmas marcaram presença, e as equipes do 1º Período D foram as que mais se destacaram na competição.  

O Interbixo contou com o apoio técnico da diretoria esportiva da FDSM, composta pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro. 

Parabéns à Atlética pela realização do evento, e aos alunos participantes! E fiquem ligados, em breve vai rolar mais evento esportivo aqui na FDSM! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 16, 17 e 18 de março acontecerá na Faculdade de Direito do Sul de Minas o I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira, com o tema central “Novas Perspectivas da Advocacia Criminal”. O evento está sendo realizado por meio de parceria entre a Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB-MG/Pouso Alegre e o Grupo de Pesquisa Sapere Aude, da FDSM, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

 

O I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira contará com palestras do presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, e dos professores convidados Dr. Rogério Cury, Dr. Levy Magno, Dr. Marcos Túlio de Souza Bandeira e Dr. Anis Kfouri. Os temas tratados serão: “Desafios da Advocacia Criminal e Direito de Defesa”, com o Dr. Sérgio Leonardo, “Crimes Licitatórios”, com os professores Me. Rogério Cury e Me. Levy Magno, “A Palavra da Vítima como Prova nos Crimes à Clandestinidade”, com o professor Me. Marcos Túlio de Souza Bandeira, e Sucesso na Arte de Advogar, com o professor Dr. Anis Kfouri.

 

De acordo com o presidente da Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB-MG/Pouso Alegre, o egresso Paulo Henrique Areias de Freitas, o objetivo é promover um espaço para a produção de conhecimento, atualização profissional e integração entre os participantes. “A OAB/MG vive tempos promissores, e busca, por meio da inovação, inclusão e avanço, estar mais ativa em parceria com a sociedade. Em razão disso, a Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção buscou a FDSM, por meio do Grupo de Pesquisa CNPQ Sapere Aude, para promovermos mais um evento de alta qualidade, conseguindo cada vez mais integração entre os advogados do Sul de Minas, além de aproximar a OAB dos estudantes de Direito”, destacou.

 

O evento é gratuito, presencial e acontecerá no Salão do Tribunal do Júri da FDSM. As vagas são limitadas. Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui.

 

O Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior e o advogado Paulo Henrique Areias de Freitas, presidente da Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB MG- Pouso Alegre.

 



Acessar notícia

Fevereiro

No sábado, 24 de fevereiro, a FDSM iniciou a série de eventos sobre carreiras jurídicas com o tema Defensoria Pública. Para falar sobre o tema, os convidados foram os defensores públicos Francisco José de Oliveira, atuante em Minas Gerais e professor da FDSM, e Gabriel de Almeida Prado, formado em 2018 pela FDSM e aprovado em 2022 para atuação na Defensoria Pública do Estado de Goiás.


O evento aconteceu nos formatos presencial e online, com a participação de cerca de 300 alunos (presencial e à distância). A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, fez a mediação entre os dois profissionais.


Em relatos com muito conteúdo sobre suas trajetórias de sucesso, os dois defensores públicos trouxeram importantes conhecimentos a respeito da aprovação em concursos, as atividades desempenhadas, os desafios e a satisfação de exercer essa importante e tão nobre carreira jurídica.


 



Os professores Me. Francisco José de Oliveira, defensor público em Minas Gerais, e Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM.


 



O egresso Gabriel de Almeida Prado, Defensor Público em Goiás.


 



Evento contou com grande presença de público presencial e à distância.


 




Acessar notícia

Para iniciar 2023 com tudo, promovendo a melhor integração no esporte, a Atlética FDSM realizará no sábado, dia 4 de março, o tradicional Interbixo, competição esportiva exclusiva para alunos ingressantes. O evento acontecerá na quadra poliesportiva da faculdade, com competições nas modalidades Vôlei Misto, Futsal Masculino e Futsal Feminino.

 

De acordo com a presidente da Atlética, a acadêmica Isabela Presses, além da prática esportiva e integração dos calouros, o evento resultará também em uma ação de responsabilidade social. “Pretendemos arrecadar 1kg de alimento não-perecível de cada bixo, somando pontos para a sala que mais arrecadar durante a competição. As doações serão encaminhadas a instituições beneficentes que definiremos em breve”, explicou.

 

A realização do Interbixo contará com a organização e o apoio técnico da diretoria esportiva da FDSM, composta pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro.

 

Vale destacar ainda que o melhor jogador de cada modalidade ganhará um brinde exclusivo da Atlética, que acaba lançar uma nova linha de produtos. “Será um momento muito legal, para os alunos se conhecerem e ficarem por dentro do trabalho que estamos realizando na Atlética, com o apoio da Faculdade. E certamente, os destaques dessa competição poderão brilhar no Unigames, representando bem a Atlética e a FDSM. Esperamos toda a galera”, concluiu Isabela.

 

Inscrições até 02 de março: clique aqui.

Regulamento do Interbixo: clique aqui.

 

Alunos em campeonato na quadra da FDSM.

 

Convite da Atlética aos alunos do 1º Período.

 



Acessar notícia

A Atlética FDSM mais uma vez marcará presença no Unigames, um dos maiores eventos esportivos universitários do Brasil. Com uma programação de competições esportivas de diversas modalidades e muita festa, o evento reunirá atléticas de todo o Brasil entre os dias 20 e 23 de abril, no Complexo Federal Fantasy, em Alfenas/MG.

 

A Atlética contará com uma diretoria esportiva exclusiva, proporcionada pela FDSM, para a preparação dos atletas. A equipe é formada pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro. Os alunos participarão nas modalidades coletivas de handebol, basquete, natação, vôlei e futsal, com equipes masculinas e femininas. E no individual, com natação, vôlei de areia, peteca, tênis de mesa, xadrez misto, truco misto e e-games misto, também no feminino e masculino. 

 

Para iniciar os preparativos e integrar os alunos ingressantes às equipes veteranas, buscando novos talentos esportivos, no dia 4 de março será realizado na quadra da FDSM o Interbixo, com competições de futsal masculino e feminino, e vôlei misto - evento exclusivo para alunos do 1º período. No mesmo dia, também será realizada a Recepção dos Bixos, organizada pelo Diretório Acadêmico e Atlética, e que acontecerá no sítio do D.A.

 

“A adesão à prática esportiva constitui um fator relevante para o melhor aproveitamento acadêmico, pois auxilia na concentração, desenvolvimento cognitivo, controle da ansiedade, criatividade, redução do estresse, entre outros aspectos. E acreditando nisso, a FDSM tem o esporte como ferramenta de formação, não medindo esforços para incentivar e investir em seus acadêmicos a fim de uma formação profissional de excelência. Contamos com a participação de todos, para fazermos do Interbixo e da nossa participação no Unigames um grande sucesso”, destacou o Prof. Rodrigo Silva.

 

Mais informações serão divulgadas em breve, nas redes sociais da FDSM e Atlética!

 

 

Alunos da FDSM no Unigames 2022.

 

 

 

 

 

Show da cantora Luísa Sonza no Unigames 2022 (Crédito das fotos: Unigames).

 

 



Acessar notícia

A nova diretoria do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão tomou posse na 5ª feira, dia 9 de fevereiro, sob aplausos e com grande presença de público, entre alunos, familiares e amigos dos acadêmicos.

 

O evento foi prestigiado pelo diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, Prof. Edson Vieira da Silva Filho, e o egresso e presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB Jovem/Pouso Alegre, Paulo Areias, entre outras autoridades. A ex-presidente do Diretório Acadêmico, Isabelle Pimenta, também esteve presente.

 

A nova gestão do Diretório Acadêmico ficou composta da seguinte forma:

 

  • Gustavo Henrique Pereira de Freitas - Presidente
  • Janaína Bernardo Cepelo - Vice-presidente
  • Marcello Yan de Castro - 1º Vice-presidente
  • Mariana Telles Cavalcanti - Secretária geral
  • Rebeca de Souza Oliveira- 1ª Secretaria
  • Suellen Nayra Silva dos Santos - Tesoureira Geral
  • Mayara Turchetti Oliveira - 1ª Tesoureira
  • Nelson de Oliveira Fraga Campos Pereira - 1° Suplente
  • Eduardo Cheung de Lima - 2º Suplente
  • Débora Beatriz Magalhães - 3ª Suplente
  • Eduardo Henrique Franco - Conselheiro Fiscal

 

A FDSM reitera o seu total apoio ao Diretório Acadêmico e deseja muito sucesso à nova gestão!

 

Os alunos que compõem a nova diretoria do Diretório Acadêmiico Prof. Jorge Beltrão.

 

 

A cerimônia de posse foi conduzida pelo egresso e presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB Jovem/Pouso Alegre, Paulo Areias.

 

 

 

 

O evento lotou o Salão do Júri.

 

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, prestigiou o evento e cumprimentou os novos gestores do Diretório. 

 

 

 

 

A ex-presidente do Diretório Acadêmico, egressa Isabelle Pimenta.

 

 

O aluno Gustavo Pereira de Freitas em seu discurso como presidente do Diretório Acadêmico. 

 

 

Gustavo Henrique Pereira de Freitas - Presidente.

 

 

Janaína Bernardo Cepelo - Vice-presidente.

 

 

Marcello Yan de Castro - 1º Vice-presidente.

 

 

Mariana Telles Cavalcanti - Secretária geral.

 

 

Rebeca de Souza Oliveira- 1ª Secretaria.

 

 

Suellen Nayra Silva dos Santos - Tesoureira Geral.

 

 

Mayara Turchetti Oliveira - 1ª Tesoureira.

 

 

Nelson de Oliveira Fraga Campos Pereira - 1° Suplente.

 

 

Eduardo Cheung de Lima - 2º Suplente.

 

 

Débora Beatriz Magalhães - 3ª Suplente.

 

 

Eduardo Henrique Franco - Conselheiro Fiscal.

 

 



Acessar notícia

Dando continuidade à semana de integração dos alunos ingressantes de 2023, as aulas de Direito e Atualidade do dia 6 de fevereiro, lecionadas pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, aconteceram na Biblioteca da FDSM. O objetivo foi apresentar aos alunos as instalações físicas, recursos e forma de utilização do setor, que oferece um amplo e moderno acervo literário, além de salas individuais e coletivas de estudos.   


A bibliotecária Jaqueline Monteiro recepcionou os alunos e informou sobre o acervo físico e as plataformas digitais disponíveis: RT Online, Biblioteca Digital Saraiva e Portal de Periódicos da Capes.  Atualmente, a Biblioteca da FDSM conta com mais de 30 mil exemplares, entre livros, periódicos, teses, trabalhos de curso e dissertações. Mais informações: https://www.fdsm.edu.br/biblioteca .


Confira as fotos.


 


Visita do 1º Período Diurno


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 


Visitas das Turmas do Noturno.


 



 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

Na FDSM, a dedicação aos estudos é reconhecida com a Bolsa Estímulo. A instituição valoriza a dedicação dos seus alunos, e beneficia os seis estudantes com as maiores médias de cada turma, com descontos de até 30% nas mensalidades do semestre. No total, 84 acadêmicos foram contemplados pelo bom desempenho nos estudos no segundo semestre de 2022.   

Segundo o Coordenador Financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, a Bolsa Estímulo é o principal programa de bolsas da instituição. "Temos diversos tipos de bolsas, e a Bolsa Estímulo é a mais tradicional. Nosso objetivo é valorizar o esforço dos alunos, incentivando-os ao aprimoramento constante. Com isso, eles se tornam pessoas comprometidas com a excelência em suas carreiras, oferecendo um serviço melhor à sociedade", destacou.

Clique aqui e saiba quem foram os alunos contemplados pela Bolsa Estímulo.



Acessar notícia

A FDSM realizou nesta 2ª feira, dia 6 de fevereiro, uma recepção especial para os alunos, marcando oficialmente o início do ano letivo. O evento aconteceu no Salão Nobre, durante os intervalos da manhã e noite, e contou com a presença de todas as turmas. Com muita animação, DJ e pipoca, os estudantes foram recebidos pelo Prof. Conti e as equipes do Diretório Acadêmico e Atlética, responsável pela prática esportiva na faculdade.

 

A grande novidade foi o anúncio oficial da Diretoria Esportiva da FDSM, integrada pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro, formados na universidade. A equipe, que já trabalhou com os alunos da FDSM em 2022, dará continuidade às ações com a Atlética para a realização de competições esportivas e participação em grandes eventos regionais e nacionais.

 

“A FDSM quer apoiar cada vez mais a prática esportiva na instituição, como instrumento de integração entre os alunos e também pelo bem-estar e qualidade de vida que isso proporciona ao ambiente acadêmico. Com a Diretoria Esportiva, daremos continuidade ao projeto iniciado em 2022, quando a Atlética FDSM foi prata nos Jogos Jurídicos Mineiros, em Juiz de Fora/MG. E creio que, caminhando juntos, alcançaremos resultados ainda mais positivos”, destacou o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

Confira as fotos do evento.

 

Prof. Conti com os alunos do 1ºPeríodo D.

 

Todas as turmas do diurno participaram do evento.

 

O Prof. Conti conduziu o evento e deu as boas-vindas aos acadêmicos.

 

O Prof. Rodrigo Silva, coordenador do curso de Educação Física da Univás, falou com os alunos sobre o novo projeto da FDSM, voltado ao esporte.

 

A acadêmica Janaína Cepelo falou aos alunos em nome do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 

A acadêmica Isabela Presses, presidente da Atlética FDSM.

 

 

 

O educador físico Sérgio Castro, integrante da diretoria esportiva da FDSM, anunciou o projeto aos alunos do noturno.

 

Apresentação da Atlética para as turmas do noturno.

 

Evento lotou o Salão Nobre.

 

Apresentação dos representantes do Diretório Acadêmico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Janeiro

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na sexta-feira, dia 27 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau da Turma D de 2022. Cerca de 800 pessoas prestigiaram o evento, entre professores, autoridades, familiares e amigos dos formandos.

 

O evento foi conduzido pelo Prof. Francisco José de Oliveira. Compuseram a mesa de trabalhos o diretor da faculdade, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, e os professores homenageados, Elias Kallás Filho (nome da turma), Angelo Junqueira Guersoni (patrono) e Ricardo Alves de Lima (paraninfo).

 

Também receberam homenagens o Prof. José Augusto de Carvalho Neto e os colaboradores João Vieira Machado e Wellington Donizeti da Silva.  Essa foi a 22ª turma do curso diurno de direito formada pela FDSM.  

 

A FDSM parabeniza todos os novos bacharéis em Direito, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras. Confira as fotos!

 

 

O evento foi conduzido pelo Prof. Francisco José de Oliveira.

 

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, na abertura da solenidade.

 

 

A formanda Adriele Alves Silva conduziu a homenagem póstuma.

 

 

O Prof. Ricardo Alves de Lima, paraninfo da turma, em seu discurso aos formandos.

 

 

O formando João Vitor Aparecido Silva foi o orador da turma.

 

 

Evento lotou o Salão Nobre da FDSM.

 

 

O diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, no momento oficial da Colação de Grau. 

 

 

A bacharel Giovana Pereira entregou a placa ao colaborador João Vieira Machado.

 

 

A bacharel Letícia Lima entregou a placa ao Prof. José Augusto de Carvalho Neto.

 

 

A bacharel Íris Caroline Silva entregou a placa ao colaborador Wellington Donizeti da Silva.



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na noite desta 4ª feira, dia 25 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau das Turmas A e B de 2022. O evento lotou o Salão Nobre da instituição, e contou com a presença de professores, autoridades, familiares e amigos dos formandos.

 

A solenidade foi conduzida pelo Prof. Francisco José de Oliveira, e presidida pelo diretor da faculdade, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, acompanhando pelo coordenador de graduação, Prof. Elias Kallás Filho. Também compuseram a mesa os professores homenageados, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (nome da turma), Rafael Alem Mello Ferreira (patrono) e José Augusto de Carvalho Neto (paraninfo).

 

Além dos professores, foram homenageados os colaboradores Fernanda Vilela Wheby, Edilson Adriano Machado e João Vieira Machado. Essa foi a 59ª turma do curso noturno de direito formada pela FDSM.

 

Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, será a vez da 22ª turma do curso diurno colar grau. Os eventos estão sob a coordenação do Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

 

A FDSM parabeniza todos os novos bacharéis em Direito, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras. Confira as fotos!

 

Cerca de mil pessoas prestigiaram a Colação de Grau da 59ª Turma do curso noturno de Direito da FDSM.

 

Evento contou com a presença de professores e autoridades de Pouso Alegre. 

 

O Prof. Francisco José de Oliveira conduziu a solenidade.

 

A aluna Magna Aguiar de Lacerda em seu discurso como oradora da turma.

 

A aluna Jaqueline Lima da Costa conduziu o juramento.

 

O diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, concedeu o grau aos alunos.  

 

A bacharel Maiana Pereira de Almeida entregou a placa de homenagem à Profª Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

 

O bacharel Rafael Teodoro Matias entregou a placa ao Prof. José Augusto de Carvalho Neto. 

 

A bacharel Carla Milena de Godoi entregou a placa ao Prof. Rafael Alem Mello Ferreira.

 

A bacharel Daniela Fernandes entregou a placa de homenagem à colaboradora Fernanda Vilela Wheby. 

 

A bacharel Júlia de Paula Faria entregou a placa de homenagem ao colaborador Edilson Adriano Machado.

 

O bacharel Vitor Alves de Mira entrgou a placa de homenagem ao colaborador João Vieira Machado. 



Acessar notícia

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.