PROJETO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É TEMA DO FDSM NA PRAÇA
05/06/2023 às 11:04O Projeto Social Se Amar, que integra o Programa de Inserção Social do Mestrado, foi tema do FDSM na Praça realizado no último sábado, 3 de junho. O evento aconteceu na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, e contou com a participação de alunos da graduação e mestrado, além de membros do CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e do Programa CEAPA (Central de Acompanhamento de Alternativas Penais). O Prof. Francisco José de Oliveira, gestor do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), também esteve presente.
O Projeto Se Amar tem por objetivo auxiliar o combate à violência contra a mulher em Pouso Alegre e região. É composto pelas mestrandas Ana Carolina Cunha, Mariana Goulart Vilela, Marcela Modesto Fermino, os mestrandos Guilherme Martins Freire e Matheus Henrique Sasseron, e o aluno da graduação João Maciel Netto. O grupo está sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, responsável pelos Programas de Inserção Social do Mestrado.
Durante a manhã na praça, dezenas de pessoas puderam tirar dúvidas e se informar sobre os trabalhos de assistência social realizados pelo CIAMPAR e CREAS junto às vítimas de violência doméstica em Pouso Alegre e região. E também as formas de buscar auxílio ou ajudar pessoas em situação de violência doméstica.
ONDE SOLICITAR AJUDA:
CIAMPAR: R. Afonso Pena, 304 - Centro, Pouso Alegre - Telefone: (35) 3422-0007
CREAS: Av. Pinto Cobra, 2085 - Santa Cecilia, Pouso Alegre - Telefone: (35) 3449-4247
CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER – LIGUE 180
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?
Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. (Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/denuncie-violencia-contra-a-mulher/violencia-contra-a-mulher )
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação
PMPA
Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.