Orientação e atendimento jurídico gratuito a pessoas de baixa renda:

Os alunos do 7º ao 10º período da graduação têm a oportunidade de vivenciar a advocacia ao realizar o estágio no Núcleo de Prática Jurídica da FDSM (NPJ).

Por meio de diversas atividades práticas orientadas por professores e advogados, o Escritório Modelo, onde é realizado o estágio do NPJ, é um dos grandes responsáveis pelas ações de responsabilidade social da FDSM.

Assim, em uma estrutura moderna e completa do Escritório Modelo (salas para atendimento e mediação, recepção com sistema de senhas e TV para transmissão de informações), os alunos podem ter contato direto com o dia-a-dia da profissão prestando orientação e atendimento jurídico a pessoas carentes da comunidade.

Como principais atividades desenvolvidas no Escritório Modelo, podemos citar:

Área Cível – propositura e acompanhamento de processos administrativos e judiciais;

Área Mediação e Conciliação – auxílio às partes para conversar, refletir, entender o conflito e buscar, por elas próprias, a solução. Serviço supervisionado por um psicólogo;

Área Trabalhista – propositura e acompanhamento de reclamações trabalhistas;

Área de Direito Previdenciário – propositura e acompanhamento de demandas judicias em face do Instituto Nacional do Seguro Social.

Além do Escritório Modelo, o NPJ possui convênios com centenas de órgãos jurídicos e escritórios de advocacia de Pouso Alegre e diversas cidades da região e promove visitas a sedes dos tribunais superiores.

Portanto, na FDSM, o aluno vivencia o exercício do Direito no âmbito da IES e durante a graduação.

Os horários de atendimentos do NPJ são:

De segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.

CONTATOS

npj@fdsm.edu.br / (35) 3449-8112 ou (35) 3449-8114.

Francisco José de Oliveira
Professor responsável
Prof. Francisco José de Oliveira
Currículo Lattes

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1993). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná Atualmente é professor contratado da Faculdade de Direito do Sul de Minas, nas matérias de Direito de família e Contratos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cônjuge, meação, regime de bens e sucessão.

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de 90% na mensalidade.