Logo FDSM

Faculdade de Direito do Sul de Minas

Horário de Funcionamento

2ª a 6ª feira das 08h às 12h e das 13h às 22h e sábado das 08h às 12h.

Endereço

Av. Dr. João Beraldo, 1075 - Centro - Pouso Alegre - MG

Contatos

Entre em contato com os setores da FDSM clicando aqui.

 

A Faculdade de Direito do Sul de Minas é um centro de excelência no ensino do Direito em Minas Gerais. Avaliada com nota 5 pelo MEC, oferece cursos de Graduação, Especialização, Extensão e Mestrado. É uma instituição privada, porém sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Sul Mineira de Ensino.

Desde a sua fundação, em 1959, já formou milhares de profissionais, e muitos deles ocupam posição de destaque no cenário jurídico nacional. Focada no ensino jurídico, a FDSM investe continuamente em sua estrutura para oferecer aos alunos uma formação completa e de alto nível. Conta com corpo docente extremamente qualificado, formado por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com ampla experiência acadêmica e de mercado, ocupando as mais diversas carreiras jurídicas. Em 2022 conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo de Qualidade OAB Recomenda – entre 1.255 cursos de Direito avaliados pela OAB, a FDSM ficou entre os 192 melhores do Brasil.

A credibilidade e excelência em ensino da FDSM propiciaram-lhe a efetivação de convênios internacionais com renomadas instituições de ensino internacionais: Universidade de Coimbra e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, ambos em Portugal, Universidade do México, Universidade do Chile, e Instituto Universitário Sudamericano, no Uruguai. As parcerias permitem que os alunos realizem intercâmbios e participem de eventos científicos internacionais, aprimorando suas experiências acadêmicas.

Para oferecer um ambiente de aprendizado de alto nível, a FDSM conta com dois amplos prédios, salas de aula bem equipadas, com lousa interativa, ar condicionado e moderno sistema de som. Possui ainda Biblioteca Física e Digital e moderno Laboratório de Informática. Para a realização de eventos e atividades acadêmicas, conta com um moderno Salão do Júri, com capacidade para 190 pessoas, e o tradicional Salão Nobre, com capacidade para cerca de 1.000 pessoas. A estrutura contempla ainda uma moderna quadra poliesportiva para a prática esportiva e competições entre os alunos.

Um importante diferencial da FDSM é o Núcleo de Prática Jurídica, que possibilita aos alunos a realização do estágio obrigatório na instituição, por meio de processo seletivo. Em uma moderna estrutura, os alunos aprendem o Direito na prática prestando orientação jurídica à comunidade, devidamente orientados por professores. Além do Escritório Modelo, o Núcleo de Prática Jurídica possui convênios com centenas de órgãos jurídicos e escritórios de advocacia de Pouso Alegre e diversas cidades da região.

Com o objetivo de oferecer ensino acessível a todos, a FDSM possui 10 Programas de Bolsas de Estudos, é credenciada ao FIES e conta com a linha de financiamento Credies. Todos estes diferenciais fazem da FDSM a melhor opção para quem quer cursar Direito. O Melhor Direito é o Nosso!

Missão

Oferecer cursos de graduação e de pós-graduação na área do Direito, com a execução de atividades confiáveis de ensino, pesquisa e extensão, perante seus alunos, colaboradores e a sociedade em geral, contribuindo assim para o desenvolvimento social.

Objetivos

- Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

- Formar profissionais aptos para a inserção nos diversos setores profissionais da área das ciências jurídicas que possam participar e contribuir no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua.

- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação e interação.

- Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

- Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

- Incentivar os trabalhos de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

- Promover a formação integral da pessoa humana.

Localização

Atos Autorizativos

Designação do curso:

Bacharelado em Direito

Situação jurídico - institucional:

Decreto de autorização nº 46.699, de 21 de agosto de 1959. Publicado no D.O.U em 21 de agosto de 1959.

Decreto de reconhecimento:

Decreto Federal nº 55.069, de 24 de novembro de 1964. Publicada no D.O.U em 13 de janeiro de 1965.

Renovação de Reconhecimento:

Portaria nº 157 de 04 de abril de 2013.

Recredenciamento:

Portaria nº 1378 de 23 de novembro de 2012 (5 anos).

Diretor:

Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende.

Resultados Obtidos nas Últimas Avaliações Realizado pelo MEC Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.