Ouvidoria da FDSM

O que é a Ouvidoria

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, além de pedir informações sobre as atividades da FDSM. É uma “ponte” entre você e a Direção da FDSM.

A ouvidoria recebe as manifestações da comunidade acadêmica e externa, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração e à Comissão de Análise e responde ao demandante.

O que é uma manifestação ou demanda?

A manifestação ou demanda é uma forma de o participante da ouvidoria expressar seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar a IES no aperfeiçoamento e na melhoria contínua da administração e da prestação de serviços da FDSM.

Quais são os tipos de demanda?

a) Reclamação: manifestação de caráter negativo envolvendo os serviços prestados pela instituição;

b) Sugestão: proposta de melhoria;

c) Elogio: consideração positiva;

d) Solicitação: pedido para realização de uma ação por parte da instituição;

e) Informação: pedido de esclarecimento;

f) Denúncia: ato pelo qual alguém leva ao conhecimento da FDSM um fato contrário às normas ou a algum regulamento da instituição.

Como funciona

1º - A Ouvidoria recebe a informação (enviar e-mail para ouvidoria@fdsm.edu.br).

2º - Identifica e constata sua pertinência.

3º - Envia a área competente.

4º - Comunica a existência da demanda e requisita esclarecimentos, informações podendo sugerir soluções.

5º - Encaminha à Comissão de Análise.

6º - Informa o demandante e o setor demandado sobre a solução adotada.

Fluxograma

ATENDIMENTO

Para garantir maior segurança e tranquilidade quanto aos cuidados para a prevenção da Covid-19, o atendimento da Ouvidoria está sendo de forma digital ou contato telefônico:

Digital:

Por e-mail ouvidoria@fdsm.edu.br.

Pelo site www.fdsm.edu.br, em fale conosco;

Pelo portal do aluno, na aba “ouvidoria”.

Telefone:

(35) 3449-8115 , dentro do horário de atendimento.

FORMULÁRIO

Disponível nas caixas de sugestões localizadas em vários pontos da FDSM.

- Biblioteca
- Cantina do Prédio Anexo
- Cantina do Prédio Sede
- Coordenação do Curso
- Escritório Modelo
- Laboratório de Informática
- Núcleo de Prática Jurídica
- Pós-Graduação

Ao apresentar algum conteúdo à ouvidoria, fique atento ao seu e-mail, pois será o meio principal de resposta.

DÚVIDAS FREQUENTES

Lucinéia Martins Barros

Prof. Elias Kallás Filho – Coordenador da Graduação
Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende – Coordenador Financeiro
Prof. Leonardo de Oliveira Rezende – Diretor

Prédio Sede da Faculdade, 2º Piso (ao lado do Núcleo de Psicopedagogia)

Sim, pois, caso seja necessário obter mais informações e fornecer retorno referente à demanda, precisamos ter contato com o participante. Lembre-se que a Ouvidoria tem o dever ético de resguardar o sigilo de seus dados pessoais.

Não. Demanda apresentada sem qualquer identificação não será registrada, assim como mensagem ofertando serviços ou que trata de situações externas, alheias à ingerência da IES.

Acadêmicos, egressos, colaboradores (corpo docente e técnico administrativo) e membros da sociedade.

A Ouvidoria não possui poder deliberativo, executivo e judicativo. Ela registra as manifestações recebidas e levanta os dados objetivos sobre as mesmas, tendo autonomia para requisitá-los em todos os setores da instituição, e encaminhá-los para a Comissão de Análise.

O prazo de resposta depende da complexidade que a demanda apresenta. Para saber sobre o andamento da sua mensagem, você pode consultá-la enviando um e-mail para a ouvidoria (ouvidoria@fdsm.edu.br). Tenha a certeza de que a ouvidoria não abandonará seu caso.

Os formulários depositados nas Caixas de Sugestões são digitalizados e arquivados em pasta própria em arquivo na Ouvidoria.

Caso o demandante encaminhe uma mensagem para a ouvidoria e demais setores da IES, o conteúdo do texto é registrado como “informação” para acompanhamento da questão levantada, não demandando nenhuma ação da Ouvidoria.

RELATÓRIOS

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de Bolsas e Financiamentos

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Saiba mais
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