Logo FDSM

Notícias

Ano de Publicação: 2023 2022 2021 2020 2019 2018

2023

Março

A FDSM, OAB Jovem de Pouso Alegre e o Grupo de Pesquisa Sapere Aude realizaram com grande sucesso, nos dias 16, 17 e 18 de março, o I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira. O evento reuniu importantes nomes do Direito, e contou com a presença de alunos e profissionais das mais diversas instituições e áreas jurídicas do sul de Minas.  


O I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira foi aberto pelo Presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, que ministrou a palestra “Desafios da Advocacia Criminal e Direito de Defesa”, com grande participação do público presente.


Já na sexta-feira, 17 de março, aconteceu a palestra “Crimes Licitatórios”, com os juristas Rogério Cury e Levy Magno.


E finalizando o evento, no sábado os temas abordados foram "A Palavra da Vítima como Prova nos Crimes à Clandestinidade, com o Prof. Me. Marcos Túlio de Souza Bandeira", e “Sucesso na Arte de Advogar”, com o Prof. Dr. Anis Kfouri.


 


I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - 5ª feira, dia 16 de março



Mesa diretora dos trabalhos.


 



O presidente da OAB MG, Dr. Sérgio Leonardo.


 



O presidente da OAB Jovem Pouso Alegre, Dr. Paulo Areias.  


 



Alunos e profissionais de Direito do sul de Minas prestigiaram o evento.


 



A presidente da 24ª Subseção da OAB MG/Pouso Alegre, Dra. Graziela Brianezi.


 



O pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude, Dr, Hamilton da Cunha Iribure Júnior.


 



O presidente da OAB Jovem Pouso Alegre, Dr. Paulo Areias.  


 



 



 



 



 


I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - 6ª feira, dia 17 de março


 



 



O jurista Rogério Cury em sua palestra Crimes Licitatórios.


 



O jurista Levy Magno em sua palestra Crimes Licitatórios.


 



 


I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira - sábado, dia 18 de março


 



 



 




Acessar notícia

Um grupo de alunos da graduação participou, na manhã de sábado, dia 11 de março, do evento FDSM na Praça, promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica. O objetivo da atividade, que contou com o apoio do Procon de Pouso Alegre, foi esclarecer dúvidas da população sobre os Direitos do Consumidor, que é celebrado oficialmente no dia 15 de março. 

 

O evento aconteceu na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, e contou com a participação dos seguintes alunos:  Ana Luiza Ferracioli Teobaldo, Cecília Rangel Ribeiro, Eduarda Rogéria Silva Nepomuceno, Lívia Ribeiro Clemente, Matheus da Rosa Pereira, Raphaela Barbosa de Carvalho e Rebeca de Souza Oliveira. Eles foram acompanhados e orientados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira e pelo coordenador do Procon Municipal, o egresso Andrei Ribeiro Simões.

 

Durante o FDSM na Praça, a população teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre questões que envolvem os Direitos do Consumidor, sendo algumas questões já encaminhadas ao Procon. “Tivemos alguns atendimentos, e foi uma experiência diferenciada para os alunos. Nosso objetivo é inseri-los na comunidade de forma orientada, para que eles já comecem a ter essa vivência prática do Direito desde a graduação. Agradeço a participação de todos, e, em especial, ao apoio do Procon de Pouso Alegre, na pessoa do nosso egresso Andrei Simões”, destacou o Prof. Francisco.

 

O evento FDSM na Praça é uma realização do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM. Novas ações no mesmo formato deverão acontecer em 2023, sempre com o objetivo de proporcionar aos alunos as melhores experiências de aprendizado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Integrar os alunos ingressantes a partir das experiências de quem já conhece e faz o ambiente acadêmico da FDSM ser o melhor: os nossos acadêmicos. Foi com esse propósito que a aluna Victória Junqueira apresentou ao Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, no início deste ano, o Projeto Adote Bixos.

 

O projeto consiste em promover a comunicação entre veteranos e calouros como uma forma de mentoria informal no início da faculdade, auxiliando-os com relação a questões do curso, dicas de livros e estudos, incentivo na presença em eventos etc., destaca Vic. “Como representante de sala e membro de comissão de formatura, percebo que muitos alunos sempre aparecem meio perdidos, principalmente os calouros. Com isso, surgiu a ideia de algo capaz de integrar a comunidade acadêmica, propiciar uma troca de informações, dicas e qualquer outra ajuda que o calouro precise para se adaptar ao ambiente da faculdade”, explicou.

 

A aluna Mariana Telles Cavalcanti, secretária geral do D.A., foi quem primeiro recebeu o projeto, e de cara gostou da ideia. “Todo mundo já foi bixo um dia, e sabemos que a sensação de se sentir perdido num ambiente novo é muito comum. Isso pode prejudicar a experiência incrível de estar cursando Direito na FDSM. Foi pensando nisso que a Gestão 2023 do D.A curtiu muito a ideia que a acadêmica Victória nos trouxe, e de cara abraçamos o projeto”, explicou.

 

“Esse projeto é extremamente interessante para os acadêmicos da FDSM, em especial para os calouros. É a primeira oportunidade de fazer com que os discentes mais antigos acolham os mais novos e, consequentemente, haja uma interação e até mesmo uma amizade entre eles. Esse é apenas o primeiro projeto da Gestão 2023, e esperamos que os alunos abracem a ideia”, destacou o presidente do D.A. acadêmico Gustavo Freitas.

 

Com grande adesão de alunos ingressantes e veteranos, o Adote Bixos já deu seu primeiro passo neste mês de março. O Diretório Acadêmico divulgou o resultado do sorteio das duplas, e os alunos já podem iniciar os trabalhos. 

 

Confira como foram formadas as duplas: clique aqui.

 

Todas as novidades e informações sobre o Adote Bixos poderão ser acompanhadas no Instagram do Diretório Acadêmico. A FDSM apoia o projeto e deseja sucesso à Gestão 2023!

 

 

As acadêmicas Mariana Telles Cavalcanti, secretária geral do D.A., e Victória Junqueira, idealizadora do Adote Bixos.



Acessar notícia

O Núcleo de Prática Jurídica da FDSM realizou, nos dias 09 e 10 de março, o treinamento dos novos estagiários do Escritório Modelo e setor de Mediação e Conciliação da FDSM.

 

No dia 9 de março o treinamento foi ministrado pelo Prof. Me. Matheus Garcia, advogado responsável pelo Escritório Modelo, e aconteceu no Laboratório de informática da FDSM. O objetivo foi apresentar e integrar os alunos ao sistema de atendimento e trabalhos do setor com relação à prática de estágio.

 

Já no dia 10 de março o treinamento foi realizado pelo Prof. Me. José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, especificamente com os alunos selecionados para o setor de Mediação e Conciliação.

 

Os alunos selecionados para estágio no Escritório Modelo nesse ano são os seguintes: Isadora Maria dos Santos Gois e João Pedro Gouvêia Nogueira (Área Cível), Bruna de Souza Conceição, Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira e Mariana de Almeida Carneiro Ferreira (Conciliação e Mediação), e Eduardo Ranieri Junkes (Direito Previdenciário).

 

A FDSM deseja sucesso aos novos estagiários!

 

Treinamento para o Escritório Modelo.  

 

 

 

 

Treinamento para Mediação e Conciliação.

 



Acessar notícia

Em uma aula especial, no Laboratório de Informática da FDSM, os alunos do 1º Período tiveram seu primeiro contato com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB). A atividade aconteceu na quarta-feira, dia 8 de março, durante a disciplina Instituições de Direito Privado, do Prof. Adilson Ralf Santos.

 

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro visa regular todas as demais normas e não apenas o Direito Civil, sendo então uma norma de “sobredireito” ou “supradireito”. Ela é composta por 30 artigos que disciplinam vários temas, como: vigência da lei, aplicação da norma jurídica no tempo e no espaço, interpretação, critérios hermenêuticos, normas de direito privado, entre outros.

 

“Após um preparo de leitura de quase 400 páginas e sob minha orientação, os alunos puderam conhecer um pouco da LINDB. Eles aplicaram o conhecimento teórico incorporado com a leitura dos textos doutrinários ao texto normativo, estudando ainda a estrutura da lei, suas regras e exceções e a divisão do texto legal em suas variadas partes”, explicou o professor.

 

A aula sobre LNDB é uma das atividades práticas que compõem o curso de Direito da FDSM. Por meio de metodologias diferenciadas, desde o início do curso os alunos vivem experiências inovadoras de aprendizado, sendo preparados de forma completa para uma alta performance em suas carreiras.

 

O Melhor Direito é o Nosso!

 

Aula com o 1º Período A

 

 

 

Aula com o 1º Período B

 

 

 

Aula com o 1º Período D

 

 

 



Acessar notícia

Para homenagear o Dia do Consumidor, que será celebrado em 15 de março, a FDSM promoverá no próximo sábado, dia 11, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, uma manhã de esclarecimentos jurídicos à população sobre os Direitos do Consumidor.

 

O evento será coordenado pelo Prof. Francisco José de Oliveira, e contará com a presença de alunos da graduação e também do egresso Andrei Ribeiro Simões, coordenador do Procon em Pouso Alegre. Na ocasião, a população poderá tirar dúvidas sobre questões que envolvem o Código de Defesa do Consumidor.

 

“Além de proporcionar uma experiência jurídica diferenciada aos alunos, o objetivo é atuar em benefício da comunidade, esclarecendo dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor. e dando orientações gerais Para isso, contamos com o apoio do Procon Municipal, por meio do nosso ex-aluno Andrei. Convido a população para aproveitar esse momento e tirar suas dúvidas”, destacou o Prof. Francisco.

 

O evento FDSM na Praça é uma realização do Núcleo de Prática Jurídica da instituição. Outras ações no mesmo formato já ocorreram em anos anteriores, sempre com o objetivo de proporcionar aos alunos as melhores experiências de aprendizado. 

 

Evento do NPJ realizado em 2019, na Praça Senador José Bento.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No dia 4 de março, a Atlética FDSM promoveu o Interbixo, uma competição esportiva exclusiva para alunos do primeiro período da graduação. As disputas foram nas modalidades futsal masculino e feminino, e vôlei misto. 

Alunos das três turmas marcaram presença, e as equipes do 1º Período D foram as que mais se destacaram na competição.  

O Interbixo contou com o apoio técnico da diretoria esportiva da FDSM, composta pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro. 

Parabéns à Atlética pela realização do evento, e aos alunos participantes! E fiquem ligados, em breve vai rolar mais evento esportivo aqui na FDSM! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 16, 17 e 18 de março acontecerá na Faculdade de Direito do Sul de Minas o I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira, com o tema central “Novas Perspectivas da Advocacia Criminal”. O evento está sendo realizado por meio de parceria entre a Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB-MG/Pouso Alegre e o Grupo de Pesquisa Sapere Aude, da FDSM, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

 

O I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira contará com palestras do presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, e dos professores convidados Dr. Rogério Cury, Dr. Levy Magno, Dr. Marcos Túlio de Souza Bandeira e Dr. Anis Kfouri. Os temas tratados serão: “Desafios da Advocacia Criminal e Direito de Defesa”, com o Dr. Sérgio Leonardo, “Crimes Licitatórios”, com os professores Me. Rogério Cury e Me. Levy Magno, “A Palavra da Vítima como Prova nos Crimes à Clandestinidade”, com o professor Me. Marcos Túlio de Souza Bandeira, e Sucesso na Arte de Advogar, com o professor Dr. Anis Kfouri.

 

De acordo com o presidente da Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB-MG/Pouso Alegre, o egresso Paulo Henrique Areias de Freitas, o objetivo é promover um espaço para a produção de conhecimento, atualização profissional e integração entre os participantes. “A OAB/MG vive tempos promissores, e busca, por meio da inovação, inclusão e avanço, estar mais ativa em parceria com a sociedade. Em razão disso, a Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção buscou a FDSM, por meio do Grupo de Pesquisa CNPQ Sapere Aude, para promovermos mais um evento de alta qualidade, conseguindo cada vez mais integração entre os advogados do Sul de Minas, além de aproximar a OAB dos estudantes de Direito”, destacou.

 

O evento é gratuito, presencial e acontecerá no Salão do Tribunal do Júri da FDSM. As vagas são limitadas. Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui.

 

O Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior e o advogado Paulo Henrique Areias de Freitas, presidente da Comissão dos Jovens Advogados da 24ª Subseção da OAB MG- Pouso Alegre.

 



Acessar notícia

Fevereiro

No sábado, 24 de fevereiro, a FDSM iniciou a série de eventos sobre carreiras jurídicas com o tema Defensoria Pública. Para falar sobre o tema, os convidados foram os defensores públicos Francisco José de Oliveira, atuante em Minas Gerais e professor da FDSM, e Gabriel de Almeida Prado, formado em 2018 pela FDSM e aprovado em 2022 para atuação na Defensoria Pública do Estado de Goiás.


O evento aconteceu nos formatos presencial e online, com a participação de cerca de 300 alunos (presencial e à distância). A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, fez a mediação entre os dois profissionais.


Em relatos com muito conteúdo sobre suas trajetórias de sucesso, os dois defensores públicos trouxeram importantes conhecimentos a respeito da aprovação em concursos, as atividades desempenhadas, os desafios e a satisfação de exercer essa importante e tão nobre carreira jurídica.


 



Os professores Me. Francisco José de Oliveira, defensor público em Minas Gerais, e Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM.


 



O egresso Gabriel de Almeida Prado, Defensor Público em Goiás.


 



Evento contou com grande presença de público presencial e à distância.


 




Acessar notícia

Para iniciar 2023 com tudo, promovendo a melhor integração no esporte, a Atlética FDSM realizará no sábado, dia 4 de março, o tradicional Interbixo, competição esportiva exclusiva para alunos ingressantes. O evento acontecerá na quadra poliesportiva da faculdade, com competições nas modalidades Vôlei Misto, Futsal Masculino e Futsal Feminino.

 

De acordo com a presidente da Atlética, a acadêmica Isabela Presses, além da prática esportiva e integração dos calouros, o evento resultará também em uma ação de responsabilidade social. “Pretendemos arrecadar 1kg de alimento não-perecível de cada bixo, somando pontos para a sala que mais arrecadar durante a competição. As doações serão encaminhadas a instituições beneficentes que definiremos em breve”, explicou.

 

A realização do Interbixo contará com a organização e o apoio técnico da diretoria esportiva da FDSM, composta pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro.

 

Vale destacar ainda que o melhor jogador de cada modalidade ganhará um brinde exclusivo da Atlética, que acaba lançar uma nova linha de produtos. “Será um momento muito legal, para os alunos se conhecerem e ficarem por dentro do trabalho que estamos realizando na Atlética, com o apoio da Faculdade. E certamente, os destaques dessa competição poderão brilhar no Unigames, representando bem a Atlética e a FDSM. Esperamos toda a galera”, concluiu Isabela.

 

Inscrições até 02 de março: clique aqui.

Regulamento do Interbixo: clique aqui.

 

Alunos em campeonato na quadra da FDSM.

 

Convite da Atlética aos alunos do 1º Período.

 



Acessar notícia

A Atlética FDSM mais uma vez marcará presença no Unigames, um dos maiores eventos esportivos universitários do Brasil. Com uma programação de competições esportivas de diversas modalidades e muita festa, o evento reunirá atléticas de todo o Brasil entre os dias 20 e 23 de abril, no Complexo Federal Fantasy, em Alfenas/MG.

 

A Atlética contará com uma diretoria esportiva exclusiva, proporcionada pela FDSM, para a preparação dos atletas. A equipe é formada pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro. Os alunos participarão nas modalidades coletivas de handebol, basquete, natação, vôlei e futsal, com equipes masculinas e femininas. E no individual, com natação, vôlei de areia, peteca, tênis de mesa, xadrez misto, truco misto e e-games misto, também no feminino e masculino. 

 

Para iniciar os preparativos e integrar os alunos ingressantes às equipes veteranas, buscando novos talentos esportivos, no dia 4 de março será realizado na quadra da FDSM o Interbixo, com competições de futsal masculino e feminino, e vôlei misto - evento exclusivo para alunos do 1º período. No mesmo dia, também será realizada a Recepção dos Bixos, organizada pelo Diretório Acadêmico e Atlética, e que acontecerá no sítio do D.A.

 

“A adesão à prática esportiva constitui um fator relevante para o melhor aproveitamento acadêmico, pois auxilia na concentração, desenvolvimento cognitivo, controle da ansiedade, criatividade, redução do estresse, entre outros aspectos. E acreditando nisso, a FDSM tem o esporte como ferramenta de formação, não medindo esforços para incentivar e investir em seus acadêmicos a fim de uma formação profissional de excelência. Contamos com a participação de todos, para fazermos do Interbixo e da nossa participação no Unigames um grande sucesso”, destacou o Prof. Rodrigo Silva.

 

Mais informações serão divulgadas em breve, nas redes sociais da FDSM e Atlética!

 

 

Alunos da FDSM no Unigames 2022.

 

 

 

 

 

Show da cantora Luísa Sonza no Unigames 2022 (Crédito das fotos: Unigames).

 

 



Acessar notícia

A nova diretoria do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão tomou posse na 5ª feira, dia 9 de fevereiro, sob aplausos e com grande presença de público, entre alunos, familiares e amigos dos acadêmicos.

 

O evento foi prestigiado pelo diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, Prof. Edson Vieira da Silva Filho, e o egresso e presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB Jovem/Pouso Alegre, Paulo Areias, entre outras autoridades. A ex-presidente do Diretório Acadêmico, Isabelle Pimenta, também esteve presente.

 

A nova gestão do Diretório Acadêmico ficou composta da seguinte forma:

 

  • Gustavo Henrique Pereira de Freitas - Presidente
  • Janaína Bernardo Cepelo - Vice-presidente
  • Marcello Yan de Castro - 1º Vice-presidente
  • Mariana Telles Cavalcanti - Secretária geral
  • Rebeca de Souza Oliveira- 1ª Secretaria
  • Suellen Nayra Silva dos Santos - Tesoureira Geral
  • Mayara Turchetti Oliveira - 1ª Tesoureira
  • Nelson de Oliveira Fraga Campos Pereira - 1° Suplente
  • Eduardo Cheung de Lima - 2º Suplente
  • Débora Beatriz Magalhães - 3ª Suplente
  • Eduardo Henrique Franco - Conselheiro Fiscal

 

A FDSM reitera o seu total apoio ao Diretório Acadêmico e deseja muito sucesso à nova gestão!

 

Os alunos que compõem a nova diretoria do Diretório Acadêmiico Prof. Jorge Beltrão.

 

 

A cerimônia de posse foi conduzida pelo egresso e presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB Jovem/Pouso Alegre, Paulo Areias.

 

 

 

 

O evento lotou o Salão do Júri.

 

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, prestigiou o evento e cumprimentou os novos gestores do Diretório. 

 

 

 

 

A ex-presidente do Diretório Acadêmico, egressa Isabelle Pimenta.

 

 

O aluno Gustavo Pereira de Freitas em seu discurso como presidente do Diretório Acadêmico. 

 

 

Gustavo Henrique Pereira de Freitas - Presidente.

 

 

Janaína Bernardo Cepelo - Vice-presidente.

 

 

Marcello Yan de Castro - 1º Vice-presidente.

 

 

Mariana Telles Cavalcanti - Secretária geral.

 

 

Rebeca de Souza Oliveira- 1ª Secretaria.

 

 

Suellen Nayra Silva dos Santos - Tesoureira Geral.

 

 

Mayara Turchetti Oliveira - 1ª Tesoureira.

 

 

Nelson de Oliveira Fraga Campos Pereira - 1° Suplente.

 

 

Eduardo Cheung de Lima - 2º Suplente.

 

 

Débora Beatriz Magalhães - 3ª Suplente.

 

 

Eduardo Henrique Franco - Conselheiro Fiscal.

 

 



Acessar notícia

Dando continuidade à semana de integração dos alunos ingressantes de 2023, as aulas de Direito e Atualidade do dia 6 de fevereiro, lecionadas pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, aconteceram na Biblioteca da FDSM. O objetivo foi apresentar aos alunos as instalações físicas, recursos e forma de utilização do setor, que oferece um amplo e moderno acervo literário, além de salas individuais e coletivas de estudos.   


A bibliotecária Jaqueline Monteiro recepcionou os alunos e informou sobre o acervo físico e as plataformas digitais disponíveis: RT Online, Biblioteca Digital Saraiva e Portal de Periódicos da Capes.  Atualmente, a Biblioteca da FDSM conta com mais de 30 mil exemplares, entre livros, periódicos, teses, trabalhos de curso e dissertações. Mais informações: https://www.fdsm.edu.br/biblioteca .


Confira as fotos.


 


Visita do 1º Período Diurno


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 


Visitas das Turmas do Noturno.


 



 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

Na FDSM, a dedicação aos estudos é reconhecida com a Bolsa Estímulo. A instituição valoriza a dedicação dos seus alunos, e beneficia os seis estudantes com as maiores médias de cada turma, com descontos de até 30% nas mensalidades do semestre. No total, 84 acadêmicos foram contemplados pelo bom desempenho nos estudos no segundo semestre de 2022.   


Segundo o Coordenador Financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, a Bolsa Estímulo é o principal programa de bolsas da instituição. "Temos diversos tipos de bolsas, e a Bolsa Estímulo é a mais tradicional. Nosso objetivo é valorizar o esforço dos alunos, incentivando-os ao aprimoramento constante. Com isso, eles se tornam pessoas comprometidas com a excelência em suas carreiras, oferecendo um serviço melhor à sociedade", destacou.


Clique aqui e saiba quem foram os alunos contemplados pela Bolsa Estímulo.



Acessar notícia

A FDSM realizou nesta 2ª feira, dia 6 de fevereiro, uma recepção especial para os alunos, marcando oficialmente o início do ano letivo. O evento aconteceu no Salão Nobre, durante os intervalos da manhã e noite, e contou com a presença de todas as turmas. Com muita animação, DJ e pipoca, os estudantes foram recebidos pelo Prof. Conti e as equipes do Diretório Acadêmico e Atlética, responsável pela prática esportiva na faculdade.

 

A grande novidade foi o anúncio oficial da Diretoria Esportiva da FDSM, integrada pelo coordenador do curso de Educação Física da Univás, Prof. Rodrigo Silva, e os profissionais Geisibel Oliveira e Sérgio Castro, formados na universidade. A equipe, que já trabalhou com os alunos da FDSM em 2022, dará continuidade às ações com a Atlética para a realização de competições esportivas e participação em grandes eventos regionais e nacionais.

 

“A FDSM quer apoiar cada vez mais a prática esportiva na instituição, como instrumento de integração entre os alunos e também pelo bem-estar e qualidade de vida que isso proporciona ao ambiente acadêmico. Com a Diretoria Esportiva, daremos continuidade ao projeto iniciado em 2022, quando a Atlética FDSM foi prata nos Jogos Jurídicos Mineiros, em Juiz de Fora/MG. E creio que, caminhando juntos, alcançaremos resultados ainda mais positivos”, destacou o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

Confira as fotos do evento.

 

Prof. Conti com os alunos do 1ºPeríodo D.

 

Todas as turmas do diurno participaram do evento.

 

O Prof. Conti conduziu o evento e deu as boas-vindas aos acadêmicos.

 

O Prof. Rodrigo Silva, coordenador do curso de Educação Física da Univás, falou com os alunos sobre o novo projeto da FDSM, voltado ao esporte.

 

A acadêmica Janaína Cepelo falou aos alunos em nome do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 

A acadêmica Isabela Presses, presidente da Atlética FDSM.

 

 

 

O educador físico Sérgio Castro, integrante da diretoria esportiva da FDSM, anunciou o projeto aos alunos do noturno.

 

Apresentação da Atlética para as turmas do noturno.

 

Evento lotou o Salão Nobre.

 

Apresentação dos representantes do Diretório Acadêmico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Janeiro

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na sexta-feira, dia 27 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau da Turma D de 2022. Cerca de 800 pessoas prestigiaram o evento, entre professores, autoridades, familiares e amigos dos formandos.

 

O evento foi conduzido pelo Prof. Francisco José de Oliveira. Compuseram a mesa de trabalhos o diretor da faculdade, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, e os professores homenageados, Elias Kallás Filho (nome da turma), Angelo Junqueira Guersoni (patrono) e Ricardo Alves de Lima (paraninfo).

 

Também receberam homenagens o Prof. José Augusto de Carvalho Neto e os colaboradores João Vieira Machado e Wellington Donizeti da Silva.  Essa foi a 22ª turma do curso diurno de direito formada pela FDSM.  

 

A FDSM parabeniza todos os novos bacharéis em Direito, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras. Confira as fotos!

 

 

O evento foi conduzido pelo Prof. Francisco José de Oliveira.

 

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, na abertura da solenidade.

 

 

A formanda Adriele Alves Silva conduziu a homenagem póstuma.

 

 

O Prof. Ricardo Alves de Lima, paraninfo da turma, em seu discurso aos formandos.

 

 

O formando João Vitor Aparecido Silva foi o orador da turma.

 

 

Evento lotou o Salão Nobre da FDSM.

 

 

O diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, no momento oficial da Colação de Grau. 

 

 

A bacharel Giovana Pereira entregou a placa ao colaborador João Vieira Machado.

 

 

A bacharel Letícia Lima entregou a placa ao Prof. José Augusto de Carvalho Neto.

 

 

A bacharel Íris Caroline Silva entregou a placa ao colaborador Wellington Donizeti da Silva.



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na noite desta 4ª feira, dia 25 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau das Turmas A e B de 2022. O evento lotou o Salão Nobre da instituição, e contou com a presença de professores, autoridades, familiares e amigos dos formandos.

 

A solenidade foi conduzida pelo Prof. Francisco José de Oliveira, e presidida pelo diretor da faculdade, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, acompanhando pelo coordenador de graduação, Prof. Elias Kallás Filho. Também compuseram a mesa os professores homenageados, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (nome da turma), Rafael Alem Mello Ferreira (patrono) e José Augusto de Carvalho Neto (paraninfo).

 

Além dos professores, foram homenageados os colaboradores Fernanda Vilela Wheby, Edilson Adriano Machado e João Vieira Machado. Essa foi a 59ª turma do curso noturno de direito formada pela FDSM.

 

Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, será a vez da 22ª turma do curso diurno colar grau. Os eventos estão sob a coordenação do Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

 

A FDSM parabeniza todos os novos bacharéis em Direito, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras. Confira as fotos!

 

Cerca de mil pessoas prestigiaram a Colação de Grau da 59ª Turma do curso noturno de Direito da FDSM.

 

Evento contou com a presença de professores e autoridades de Pouso Alegre. 

 

O Prof. Francisco José de Oliveira conduziu a solenidade.

 

A aluna Magna Aguiar de Lacerda em seu discurso como oradora da turma.

 

A aluna Jaqueline Lima da Costa conduziu o juramento.

 

O diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, concedeu o grau aos alunos.  

 

A bacharel Maiana Pereira de Almeida entregou a placa de homenagem à Profª Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

 

O bacharel Rafael Teodoro Matias entregou a placa ao Prof. José Augusto de Carvalho Neto. 

 

A bacharel Carla Milena de Godoi entregou a placa ao Prof. Rafael Alem Mello Ferreira.

 

A bacharel Daniela Fernandes entregou a placa de homenagem à colaboradora Fernanda Vilela Wheby. 

 

A bacharel Júlia de Paula Faria entregou a placa de homenagem ao colaborador Edilson Adriano Machado.

 

O bacharel Vitor Alves de Mira entrgou a placa de homenagem ao colaborador João Vieira Machado. 



Acessar notícia

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.