Logo FDSM

Notícias

Ano de Publicação: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2022

Dezembro

Os alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas mais uma vez foram destaque no projeto Câmara Universitária, iniciativa da Escola do Legislativo de Pouso Alegre que tem por objetivo promover o envolvimento dos graduandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem. Durante o ano de 2022 participaram os seguintes alunos: Dinara de Souza Viana, Ruann Franco Fernandes, Yago Vinicius Pereira, Luís Carlos Alves Júnior e Marcela Jorge Silva.

 

A acadêmica Marcela, do 8º Período, atuou em diversas atividades da Monitoria do Parlamento Jovem, um programa de formação política em que os estudantes são preparados para, em torno de um tema de abrangência social, formular, debater, votar e eleger sugestões de ações para o público. Em 2022, foi trabalhado o tema Saúde Mental dos Jovens. “Estive presente na Plenária Regional, realizada em Cambui, e na etapa Estadual, em Belo Horizonte. Apresentei aos coordenadores de 121 municípios mineiros os trabalhos realizados pela Escola do Legislativo em Pouso Alegre. Foi uma experiência muito enriquecedora auxiliar na elaboração de propostas de lei ou no entendimento do processo legislativo, estimulando a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio. Sou muito grata à Escola do Legislativo, pela oportunidade, e à FDSM, por essa colaboração com a Câmara. Tenho a oportunidade de estudar em uma das melhores faculdades do Direito do Brasil, cuja comunidade acadêmica é muito participativa na sociedade”, disse.

 

Para o aluno Yago, do 2º Período, ‘a Câmara Mirim e Jovem da Escola do Legislativo de Pouso Alegre apresenta uma oportunidade ímpar para a construção do saber cidadão’. “A fim de auxiliar enquanto monitores dessas atividades, elaborávamos apresentações e discussões pertinentes à ética e princípios norteadores das decisões de governos e autoridades de poder. Pessoalmente, participar deste especial projeto me possibilitou aprender com as crianças participantes, em que, com muita presteza, ofertavam exemplos valiosos a despeito das escolas onde estudavam ou da experiência particular que tinham em suas vidas”, disse.

 

O aluno Ruann, do 2º Período, também destacou a relevância do projeto para a formação de todos os envolvidos. "Minha participação na Escola do Legislativo foi de enorme relevância tanto para os alunos participantes quanto para mim, como monitor. Sendo que os alunos do projeto têm uma ampla variedade de conhecimentos de diversos assuntos e debates que conscientizam os jovens a uma defesa da democracia e dos direitos humanos. Como monitor do projeto, tive o privilégio de estudar e ministrar assuntos com os alunos que aprimoraram meus conhecimentos no ramo da sociologia", destacou.

 

A diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Emanuela Barreto, elogiou a atuação dos alunos. “Contar com a participação dos estudantes da FDSM nas atividades da Escola do Legislativo foi extremamente enriquecedor para nossas ações. A dedicação, envolvimento e preparo dos estudantes de Direito contribui, e muito, com a formação político-cidadã que nós, Escola do Legislativo, objetivamos oferecer a todos os nossos estudantes” destacou.

 

A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, agradeceu a participação dos alunos e destacou a importância da Escola do Legislativo para a comunidade. “A Escola do Legislativo de Pouso Alegre possui projetos de relevância nacional, como a Constituição em Miúdos, Lei Maria da Penha em Miúdos, Parlamento Jovem etc., que visam a construção e solidificação de uma educação cidadã. Este é um dos pilares e fundamento das atividades extensionistas da FDSM, por isso esta parceria, de muitos anos, é tão importante para nós”, concluiu.

 

A acadêmica Marcela Jorge Silva, do 8º Período.

 

A acadêmica Dinara de Souza Viana, do 4º Período.

 

O acadêmico Yago Vinícius Pereira, do 2º Período.

 

O acadêmico Ruann Franco Fernandes, do 2º Período.



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas marcou presença no evento Workshop do Saber, promovido nesta 4ª feira, 21 de dezembro, pelo 14º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) Grupo Fernão Dias. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Grupo, e reuniu diversas instituições de ensino de Pouso Alegre.


O evento aconteceu no Ginásio, e reuniu diversas instituições de ensino de Pouso Alegre para apresentações aos militares presentes. A equipe comercial recebeu a todos e esclareceu dúvidas sobre a instituição e as oportunidades profissionais que o Direito oferece.


Conheça a FDSM


Para saber mais sobre como ingressar na FDSM e conhecer toda a excelência da instituição, agende sua visita pelo WhatsApp 35 3449-8124


 



Os participantes em visita ao estande da FDSM.


 



As colaboradoras Carla Silva e Júlia Rodrigues, do Setor Comercial. 


 



Acessar notícia

Mais uma vez a Faculdade de Direito do Sul de Minas apoiou a campanha Papai Noel dos Correios, que tem por objetivo a adoção de cartinhas escritas por crianças da comunidade. São correspondências recebidas pelos Correios e também encaminhadas por escolas públicas de Pouso Alegre. A campanha existe desde 2010 e acontece em todo o Brasil. Na FDSM, é realizada desde 2015.

 

Os presentes doados por alunos e colaboradores foram entregues na 2ª feira, dia 19 de dezembro, para crianças da Escola Municipal Sabina de Barros Mendonça, bairro do Cervo, em Pouso Alegre. Acompanharam a entrega a gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais, professora Ana Carolina de Faria Silvestre, a mestranda Marcela Modesto Fermino e os colaboradores Luana Dias e Carlos Guido.

 

“A campanha Natal Solidário fecha um ano de ações e projetos de inserção comunitária da FDSM. Nesse ano nós estivemos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro, atuando com os idosos e funcionários, realizamos ações cujo foco foram as crianças, promovemos arrecadação de litros de leite para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, enfim, a FDSM preocupa-se com a formação holística de seus alunos, o que inclui a educação cidadã”, destacou a professora.

 

Para a mestranda Marcela, acompanhar a entrega das doações foi gratificante. “A felicidade e empolgação de cada criança ao receber o presente foi contagiante, fazendo com que todo o esforço de cada envolvido tenha valido a pena. E, com certeza, a maior alegria foi daqueles que puderam presenciar esse momento tão especial. Espero poder acompanhar sempre, para relembrar esse sentimento a cada ano. Agradeço à FDSM pela oportunidade”, disse.

 

A gerente da Agência Central dos Correios em Pouso Alegre, Vanessa Novaes Roberti, agradeceu a colaboração da FDSM na campanha. "A FDSM já é nossa parceira a vários anos, e foi emocionante realizar a entrega dos presentes aos alunos. As crianças ficaram muito felizes. Gratidão a toda a equipe de estudantes e colaboradores que puderam contribuir nesta ação", concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Um grupo de alunos da FDSM, acompanhados pelos professores Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e Dr. Edson Vieira da Silva Filho, visitou na sexta-feira, dia 9 de dezembro, as instalações do Escritório Compartilhado da CAAMG (Caixa de Assistência dos Advogados) em Pouso Alegre/MG. Eles foram recepcionados pela presidente da 24ª Subseção da OAB/MG, Graziela Parreira Brianezi, o delegado da CAAMG – Unidade Pouso Alegre, Edson Raimundo Rosa Júnior, o tesoureiro da 24ª Subseção, Jaime Ribeiro Junior, e o Presidente da OAB Jovem, Paulo Henrique Areias, todos egressos da FDSM.

 

Durante a visita os alunos conheceram as instalações da CAAMG, o espaço físico do Escritório Compartilhado e foram informados sobre os trabalhos realizados pela instituição em benefício dos advogados. Também foi oferecido um café ao grupo.

 

Os alunos que participaram da atividade foram Larissa Silva, Catiana Queiroz, Gabriela Citeli e Bruno Brunhara, todos do 8º Período. A FDSM agradece a presença de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Tecnológico Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí/MG, esteve na Faculdade de Direito do Sul de Minas na quinta-feira, dia 1º de dezembro, para conhecerem a instituição e um pouco mais sobre o Direito e as diversas possibilidades de carreiras proporcionadas nessa área.


Em tom descontraído e sempre interagindo com os estudantes, o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira falou sobre o universo jurídico, apresentou informações sobre mercado de trabalho e os desafios enfrentados no momento de escolha da profissão e faculdade.  Os alunos também puderam conhecer a FDSM e as oportunidades oferecidas pela instituição. Ao final, aconteceram sorteios de brindes e foi oferecido um lanche aos participantes.


A estudante Letícia Borato Riera foi uma das contempladas nos sorteios, e já fez vestibular como treineira na FDSM. “Já fiz o vestibular, e hoje vim conhecer a faculdade. Gostei muito da palestra e ainda ganhei uma camiseta. Foi uma experiência muito boa", disse.


Para o aluno José Francisco, que acredita ter mais aptidão para a área de ciências exatas, a experiência de conhecer a FDSM foi tão boa que ele até já considera a hipótese de mudar de área. “Não pensava em fazer Direito, porque sou mais da área de exatas. Mas agora estou até considerando essa ideia. Gostei muito de conhecer a FDSM, o professor da palestra foi excelente e o espaço físico da faculdade é muito bonito. Valeu a pena", disse.


Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio, Profª Raquel Tibães, as visitas na FDSM são sempre um momento enriquecedor para os alunos.  “Acho muito importante trazer os nossos alunos aqui, isso contribui com a escolha da carreira. E sempre que venho na FDSM sou muito bem recebida, acredito e confio na instituição. Tenho uma sobrinha que está estudando aqui, e diversos ex-alunos também estudam ou estudaram aqui, e hoje possuem uma carreira de sucesso. Agradeço muito a FDSM pela oportunidade que nos foi oferecida”, concluiu.


 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

Novembro

Na manhã de sábado, 26 de novembro, a FDSM realizou mais um Júri Simulado, evento que proporciona aos alunos a experiência prática de aprendizado por meio da atuação em um Tribunal do Júri, analisando um caso real e com a presença de um juiz.  

 

A atividade foi organizada e coordenada pela Prof.ª Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa, com a colaboração do Prof. Me. Francisco José de Oliveira, e contou com a participação dos alunos do 10º Período Diurno. Também estiveram presentes os acadêmicos do 2º Período e alunos ingressantes de 2023.

 

A sessão plenária do Júri foi presidida pelo diretor do foro da Comarca de Pouso Alegre, Dr. Túlio Márcio Lemos Naves. Além dos esclarecimentos quanto ao rito do Júri, o magistrado compartilhou suas experiências profissionais, enriquecendo o aprendizado dos alunos.

 

Durante os intervalos do evento aconteceram sorteios de brindes, e ao final foi oferecido um lanche aos participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Na manhã de sábado, dia 19 de novembro, as turmas do 10º Período Noturno participaram de um Jùri Simulado, evento tradicional na Faculdade de Direito do Sul de Minas, e que proporciona aos alunos a experiência de atuação em um Tribunal do Júri. 

 

A atividade foi coordenada pela Prof.ª Maria Eunice de Oliveira Costa, sendo submetido a julgamento pelo Plenário do Júri, um caso real de homicídio qualificado (art. 121, §2º, incisos II e IV, do Código Penal).

 

A sessão plenária do Júri foi presidida pelo juiz, Dr. Daniel Teodoro Mattos da Silva, da Comarca de Pouso Alegre, que, além dos esclarecimentos quanto ao procedimento, compartilhou suas experiências na magistratura, enriquecendo o aprendizado dos alunos.

 

O Júri Simulado contou com a participação ativa dos acadêmicos, sendo o Ministério Público representado por Caio Pereira, Júlia Faria, Magna Lacerda e Raiany Santos. A defesa foi representada por Ana Carolina de Oliveira, Iago Pova, Isadora Marques e Thiago Costa. O Conselho de Sentença, composto por sete jurados, foi constituído por Adriano Franco, Gabriele Guilhermini, Marco Túlio Simões, Natasha Puga, Pedro Siqueira, Rafaella Silva e Samara Vieira. Participaram ainda Shirley Paula e Arielen Scodeler, como oficiais de justiça; Clara Gontijo como escrevente e Edgar Fontes Júnior, como réu.

 

“Essa experiência é sempre muito enriquecedora para todos, pois conecta a teoria à prática, permitindo aos acadêmicos observar todo o rito do júri, desde sua instalação, com o sorteio dos jurados; a instrução, com o interrogatório do acusado; os debates orais, promovidos pela acusação e defesa; até a votação dos quesitos, pelos jurados, culminando com o veredito final. Quanto aos que participaram ativamente, para além do conhecimento adquirido, fica a satisfação pessoal, por terem aceitado o desafio e pela certeza de terem feito um bom trabalho”, destacou a Professora Maria Eunice.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Arrasando no Direito e nos esportes! Assim pode ser definida a delegação que representou a Faculdade de Direito do Sul de Minas nos Jogos Jurídicos Mineiros, maior competição entre as atléticas de Direito de Minas Gerais! O evento aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, e reuniu estudantes de todo o estado para competições esportivas, festas e muita animação. 

 

A FDSM conquistou o 2º lugar, com 154 pontos. Foram 13 medalhas na colocação geral, sendo 05 de ouro, 06 de prata e 02 de bronze nas seguintes modalidades: futsal masculino, vôlei feminino, handebol masculino, tênis de mesa masculino, atletismo masculino (ouro), tênis de campo, handebol feminino, peteca feminino, atletismo feminino, natação masculino e jiu jitsu (prata) e natação feminino e xadrez (bronze). No individual, foram mais de 50 medalhas.

 

Com o excelente resultado obtido, a Atlética FDSM disputará a Série A dos Jogos Jurídicos Mineiros, se destacando entre os melhores atletas do Direito de Minas Gerais.

 

Nosso agradecimento especial ao Prof. Me. Rodrigo Silva, da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), bem como a todos os treinadores pela parceria e apoio na preparação dos atletas!

 

Parabéns aos alunos, treinadores e toda a organização da Atlética!

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Um trecho do artigo “Educação e pandemia: outras e refinadas formas de exclusão”, produzido pela Profª Pós-Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, docente da graduação e do mestrado da FDSM, foi utilizado na primeira prova do Enem de 2022, realizada no dia 13 de outubro. A questão 77, relacionada à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, faz menção aos problemas sociais evidenciados na educação durante a pandemia. A íntegra do texto pode ser acessada pelo link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25112 .

De acordo com a professora, o objetivo foi analisar discursos proferidos por professores e estudantes no âmbito dos órgãos de gestão democrática educacionais públicos. “Nesse artigo eu procurei enfatizar aspectos excludentes que tendem a destacar perspectivas de inovação, pró-atividade e/ou sucesso. Trabalhei com três categorias analíticas que emergiram desse processo, quais sejam: necessidade, tranquilidade e facilidade. A categoria discursiva de ‘necessidade’, é sustentada tanto a partir de discursos individualistas, como ‘preciso me formar’, quanto coletivistas: ‘importante fazer o que for possível’. Já a categoria de ‘tranquilidade’, vem acompanhada de um discurso que pressupõe familiaridade com as ferramentas das atividades remotas e o modelo remoto: ‘é intuitivo’, ‘é só usar’, ‘sempre existiu a plataforma, todos deveriam usar e saber usar’. E por fim, a categoria da ‘facilidade’, que se pauta na generalização sem conhecimento de causa, traduzida em frases como: ‘mas todo mundo tem um celular hoje em dia’. Conclui questionando a validade desses argumentos que acabam enfatizando fatores de exclusão em lugar de combatê-los”, explicou.

Para Ana Elisa, a citação no Enem foi uma feliz surpresa em sua atual fase profissional. “Em 2022 fiz dez anos de doutorado, assim como me preparo para o concurso de livre docência que marca uma passagem importante na carreira. Um dos elementos para o concurso é escrever um memorial, revisitar tudo o que fizemos ao longo dos últimos anos, a partir do doutoramento... Então, ter um texto meu adaptado para uma questão de uma das provas mais importantes do país, que atinge, no mínimo, 3 milhões de pessoas, é o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação e estudo ao longo desse tempo”, concluiu.

 

A Professora Pós-Doutora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

 



Acessar notícia

Na Faculdade de Direito do Sul de Minas o Direito é aprendido na prática, e no dia 9 de novembro os alunos do 8º período puderam viver essa experiência. Sob a coordenação do Prof. Eduardo Matuk, foram realizadas duas Audiências Simuladas Cíveis, presididas pelo juiz Régis Silva Lopes, titular da Comarca de Silvianópolis. O caso analisado foi a decisão sobre a guarda de um pet após a separação de um casal.

 

As atividades contaram com a participação ativa dos acadêmicos, segundo o Prof. Eduardo Matuk. “Os alunos se envolveram, e a audiência simulada é uma atividade em que eles experimentam, além da questão técnica, a vivência de uma situação em que logo se encontrarão. É uma ocasião em que práticas importantes, como a forma de se vestir, a oratória e o comportamento do juiz, são observados com maior propriedade. É sempre muito enriquecedor”, destacou.

 

Audiência Simulada no período da manhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Audiência Simulada no período da noite.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O sucesso do V Congresso Jurídico de Medicina Legal e Direito Médico, promovido pelos alunos do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão nos dias 28 e 29 de outubro, com o apoio da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), resultou em uma linda ação social em benefício de três instituições de Pouso Alegre.

 

Com grande presença de público, o Congresso lotou o Salão do Júri nos dois dias de evento. Ao todo foram quatro painéis sobre temas relacionados ao Direito e Medicina Legal, abordados por palestrantes da FDSM e da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), parceira do evento por meio do Diretório Acadêmico Prof. Jésus Ribeiro Pires.

 

Para a inscrição solidária dos alunos, o Diretório Acadêmico sugeriu a doação de um litro de leite, e a iniciativa foi prontamente apoiada pela comunidade acadêmica. Foram arrecadados cerca de 450 litros de leite, e as doações foram entregues na terça-feira, dia 08 de novembro. As instituições beneficiadas foram o Asilo Betânia da Providência, Escola Municipal Isabel Coutinho Galvão e APAE.

 

As alunas Ana Júlia Souza e Rebeca Oliveira realizaram as entregas com o apoio da faculdade, e na companhia do Coelho Jorge, mascote do D.A. FDSM. “A experiência de participar da doação dos leites às instituições foi inigualável, um momento único. O rostinho de cada criança interagindo com o Coelhão, cada sorriso e abraço, foi tudo mágico. Foi um trabalho árduo na organização do Congresso para arrecadarmos os litros de leite, mas no final, vendo a felicidade de cada pessoa beneficiada, valeu tudo a pena”, disse Ana Júlia.

 

Para Rebeca, a entrega das doações foi um dia inesquecível. "Ontem foi um dos dias mais lindos que presenciei desde que entrei no Diretório Acadêmico, me emocionei muito nos lugares que passamos fazendo doações. Neste Congresso, pensamos com muito carinho na forma que poderíamos fazer as doações - foram mais de 400 litros de leite. Conseguimos levar alegria numa manhã nublada por onde passamos com o nosso Coelho Jorge. Foram muitos abraços e risos. Tenho orgulho de fazer parte de uma instituição de ensino que pratica tão bem responsabilidade social. Tenho orgulho de ser FDSM”, declarou a aluna.

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, parabenizou a equipe do Diretório Acadêmico pelo sucesso do evento e a ação de responsabilidade social proporcionada à comunidade. “É motivo de imenso orgulho percebermos a consciência de responsabilidade social dos nossos alunos junto à comunidade, e o relevante papel que eles podem desempenhar nesse sentido, por uma sociedade mais humana e solidária. O direito é isso, é lidar com vidas e realidades diversas, sempre trabalhando pelo bem das pessoas. Parabéns aos envolvidos, e muito obrigado a todos que colaboraram, Contem sempre com o nosso apoio”, concluiu.

 

 

Entrega das doações no Asilo Betânia da Providência.

 

Entrega das doações na Escola Municipal Isabel Coutinho Galvão.

 

 

Entrega das doações na APAE.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Os alunos do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM, promoveram na sexta-feira, dia 4 de novembro, a Mesa Redonda Presencial com o tema “Racismo, Esporte e Direito”. O evento foi coordenado pelo Prof. Amauri Ludovico dos Santos, e contou com a presença do ex-goleiro e escritor Mário Lúcio Duarte Costa, o “Aranha”. A mediação foi feita pelo aluno Lucas Emanuel Coldibelli.


Natural de Pouso Alegre, o ex-goleiro é atualmente uma das vozes mais fortes de combate ao racismo no esporte brasileiro. Em 2014, como goleiro do Santos, ele foi vítima de crime de injúria racial pela torcida do Grêmio em um jogo da Copa do Brasil, em Porto Alegre/RS. O caso foi denunciado, e desde então esta vem sendo uma bandeira levantada pelo ex-jogador, que atualmente faz parte da Comissão de Combate ao Racismo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).


Durante o evento, Aranha falou sobre o episódio com o Grêmio e destacou a importância de se discutir o racismo presente no cenário esportivo nacional. “O episódio com o Grêmio foi apenas um dos muitos que aconteceram ao longo da história. Durante muitos anos as pessoas achavam que eram superiores por causa da cor da sua pele, por serem brancas. Então, é necessário combatermos isso, cravarmos na Constituição que isso é crime. Você diminuir a vida de outra pessoa porque, simplesmente, seu tom de pele é mais claro, não é certo, não é honesto, não é humano", destacou.


De acordo com a organização do evento, o objetivo foi apresentar para a comunidade uma conversa sobre o racismo presente no Brasil. O Prof. Amauri explicou aos presentes os conceitos de racismo estrutural e crime de injúria racial. “A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da lei. É preciso falar sobre o tema, e precisamos de uma atuação cada vez mais efetiva do judiciário nesse sentido. Não podemos mais admitir esse crime, e o evento veio levantar a questão junto aos nossos alunos e a comunidade. Foi uma grande honra receber o Aranha e discutir esse problema latente na sociedade brasileira”, concluiu o professor.


 



O ex-goleiro Aranha durante sua apresentação em evento na FDSM, ao lado do Prof. Amauri Ludovico dos Santos e o aluno  aluno Lucas Coldibelli. 


 



Mesa Redonda discutiu a questão do racismo no esporte e o papel do Direito nesse cenário.


 



Durante sua apresentação, o Prof. Amauri explicou os conceitos de racismo estrutural e crime de injúria racial. 



Acessar notícia

Um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual Cônego Francisco Stella, da cidade de Estiva/MG, visitou a FDSM na manhã desta quinta-feira, dia 03 de novembro, para uma palestra com o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira. Os estudantes puderam conhecer a instituição e participar da palestra motivacional “Preciso ter sorte para ter sucesso?”, em um clima bastante divertido e descontraído.

 

Durante o evento, o Prof. Conti falou sobre os desafios do momento pré-vestibular e Enem e a importância da escolha profissional consciente. A palestra também contou com informações sobre o curso de Direito e os diferenciais de qualidade da FDSM. Ao final aconteceu a brincadeira da Roleta Premiada FDSM, com sorteio de brindes personalizados, e oferecido um lanche para o grupo.

 

Para a estudante Isabelli Silva, que já está matriculada na FDSM para 2023, o evento foi positivo. Ela falou sobre sua expectativa com relação a faculdade. “Estou bem ansiosa para vivenciar tudo o que a FDSM irá me proporcionar. Sei que virão algumas dificuldades, o que é natural em tudo na vida. Mas com muita luta e dedicação, creio que irei alcançar meus objetivos, e será uma experiência incrível”, disse.

 

O aluno Leonardo da Silva Cardoso também participou da palestra e é um dos ingressantes de 2023. “Estou com uma grande expectativa para começar a estudar aqui e aprender muito com o curso. A área que mais me interessa é a de direito penal, e estou muito satisfeito por ter escolhido a FDSM”, concluiu.

 

 

Traga sua Escola para a FDSM

A FDSM está de portas abertas para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. Além de informar sobre o Direito, a faculdade realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à comunidade o conhecimento produzido na instituição. 

 

 A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo Whatsapp 35 3449-8124.

 

 O Melhor Direito é o Nosso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão realizou, com grande sucesso, nos dias 28 e 29 de outubro, o V Congresso Jurídico de Medicina Legal e Direito Médico. O evento contou com o apoio da FDSM e a parceria do Diretório Acadêmico Dr. Jésus Ribeiro Pires, da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí).

 

 O Congresso apresentou quatro painéis sobre assuntos relacionado ao Direito e Medicina Legal, que foram expostos com grande maestria por especialistas e profissionais das duas instituições. A programação abordou os seguintes temas: 

 

Painel 1: Responsabilidade Civil Decorrente de Novas Tecnologias, com a Dra. Nida Kallás; O Fato da Técnica: excludente da responsabilidade civil do médico, com o Professor Dr. Elias Kallás Filho; 

Painel 2: A Medicina Legal como meio de prova no Direito Penal - uma abordagem reversa da Medicina em relação ao Direito, com os Professores Dra. Fiorita Gonzales Mundim e Me. Altair Mota Machado;

Painel 3: Provas periciais nos crimes julgados pelo Tribunal do Júri, com os Professores Me. Francisco José de Oliveira e Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior;

Painel 4: Os impactos psíquicos provocados na mulher vítima de violência doméstica: uma análise da efetividade da Lei Maria da Penha, com o Dr. Bruno Amaral Franco e  Professora Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa.

 

Os alunos Isabelle Pimenta da Costa, Lucas Emanuel Coldibelli, Ana Júlia Matheus Aquino Franco de Souza, Rebeca de Souza Oliveira, Janaína Bernardo Cepelo, Davi Andrade Leite e Gustavo Henrique Pereira de Freitas atuaram como mediadores do Congresso.

 

O evento também contou com uma ação de responsabilidade social, por meio da inscrição solidária dos alunos. Os cerca de 400 litros de leite doados serão encaminhados para as seguintes instituições de Pouso Alegre: Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão, APAE e Asilo Betânia da Providência.

 

A Faculdade de Direito do Sul de Minas parabeniza os alunos pelo grande êxito no evento!

 

Painel 1

 

 

 

 

 

Painel 2

 

 

 

 

 

 

Painel 3

 

 

 

 

 

 

Painel 4

 

 

 

 



Acessar notícia

Outubro

Acadêmicos da graduação e mestrado da FDSM, com a participação especial de alunas do curso técnico de enfermagem do Colégio João Paulo II e o apoio da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), realizaram na manhã de sábado, dia 8 de outubro, uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Idoso. A atividade foi idealizada e organizada pelo grupo de Inserção Social FDSM Melhor Idade, composto pelas mestrandas Camila Mendonça, Flávia Alves, Gabriella Carvalho, Jaqueline Nunes, Jéssica Carrozza e Pryscilla Nascimento, com a participação da graduanda Júlia Faria.

 

O objetivo da ação social, que aconteceu no calçadão do Mercado Municipal de Pouso Alegre, foi esclarecer dúvidas da população a respeito do Estatuto da Pessoa Idosa, além de proporcionar gratuitamente a aferição de pressão arterial e o teste de glicemia, por meio de parceria com o Colégio Técnico João Paulo II e Univás. Na ocasião, foram arrecadados itens de higiene pessoal para o Asilo Betânia da Providência, de Pouso Alegre, parceiro e apoiador do projeto.

 

O Prof. Me. Francisco José de Oliveira, gestor do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM, acompanhou os trabalhos. Também participaram os seguintes alunos da graduação: Ana Júlia Souza, Nathália Faria, Catiana Queiroz, Eduarda Nepomuceno, Giovanna Ribeiro, Lívia Gonçalves e Bruno Brunhara.

 

As atividades de inserção social integram o curso de Mestrado da FDSM, e são coordenadas pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. “São projetos que têm por objetivo a transformação do conhecimento científico em práticas sociais relevantes para a região de atuação da FDSM. E esta foi mais uma ação importante realizada pelas nossas alunas, esclarecendo dúvidas da população e orientando sobre a importância do respeito ao Estatuto da Pessoa Idosa. É muito gratificante perceber os frutos da academia para além da sala de aula, se refletindo em ações concretas em benefício da comunidade”, explicou o professor.

 

Para a mestranda Jéssica Carrozza, o projeto de inserção social foi um grande desafio. “Foi desafiador, porém muito gratificante. Enxergar que as ações que o grupo Melhor Idade planejou puderam ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre os direitos da pessoa idosa, e sobre o que fazemos no Mestrado e aqui dentro da FDSM, foi maravilhoso! Só posso agradecer à FDSM pela oportunidade, e a todas as pessoas que abraçaram esse projeto junto conosco”, relatou.

 

A mestranda Camila Mendonça destacou a oportunidade de crescimento profissional e pessoal proporcionada pelo projeto. “Foi uma experiência incrível para o meu crescimento pessoal e profissional. Poder usar todo o conhecimento adquirido na faculdade para ajudar as pessoas é muito gratificante. Gostaria de deixar registrado meu agradecimento à FDSM por todo o apoio ao evento, à Univas pela parceria e às minhas colegas do projeto. Foi uma manhã incrível”, disse.

 

“Foi muito especial e gratificante poder contribuir e devolver para a sociedade um pouco daquilo que aprendemos no Mestrado. Não posso deixar de falar da estrutura que a FDSM proporcionou, nos dando todo o suporte necessário para realização do evento. O grupo de Inserção Social se comprometeu, e, em parceria com a Univás, a qual também agradeço, conseguimos entregar um trabalho lindo. Gratidão é a palavra que define”, concluiu a mestranda Flávia Alves.

 

Alunos da graduação e mestrado na ação de inserção social em comemoração ao Dia Mundial do Idoso.

 

O objetivo foi orientar sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

 

Alunas da Univás participaram da ação fazendo a aferição de pressão arterial e teste de glicemia gratuito. 

 

O gestor do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Me. Francisco José de Oliveira, e alunos da graduação participaram da atividade.

 

As alunas do grupo de inserção social Melhor Idade e o coordenador do projeto, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos meses de agosto e setembro, alunos e colaboradores da Faculdade de Direito do Sul de Minas se uniram em prol de uma causa nobre: ajudar a montar uma Biblioteca para o Centro Educacional Reis Magos, escola filantrópica de Pouso Alegre. A instituição está localizada no bairro São Cristóvão, e conta com mais de 1.000 alunos. Atende crianças do berçário, educação infantil e ensino fundamental.

 

A campanha foi um grande sucesso, e a entrega dos 750 exemplares aconteceu na quinta-feira, dia 6 de outubro. O grupo formado pela gestora da Biblioteca da FDSM, Suely Bertolacini, a bibliotecária Jaqueline Monteiro, os colaboradores Carlos Guido e Luana Dias, a estagiária Beatriz Ribeiro e os alunos Guilherme Silva e Ana Júlia Souza, acompanhou a inauguração da Biblioteca “Cecília Meireles”, um marco comunidade escolar do Centro Educacional Reis Magos.

 

Durante a entrega, a aluna Ana Júlia realizou um momento de “contação de estórias” aos alunos, e também houve a presença especial do Coelhão da FDSM, que interagiu com as crianças. A diretora da escola educadora Maria de Fátima Rodrigues Souza, agradeceu à FDSM e destacou a importância da campanha para a escola. “Ficamos muito felizes e emocionados pelo grande apoio da Faculdade de Direito do Sul de Minas ao realizar essa campanha. Os livros doados são exemplares praticamente novos, e em grande volume, e isso ajudará muito na formação da nossa Biblioteca. O momento com as crianças foi lindo e muito especial. Registro aqui, em nome de toda a escola, a nossa imensa gratidão por tudo”, disse.

 

A gestora da biblioteca da FDSM, Suely Bertolacini, destacou a importância da campanha e o seu principal objetivo: promover o incentivo à leitura. “O hábito da leitura abre um mundo infinito de oportunidades aos estudantes. Quando as crianças são estimuladas desde cedo, desenvolvem sua capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai. E é uma alegria imensa poder contribuir com a formação deles, que são o nosso futuro. Essa foi a terceira edição da Campanha, e certamente continuaremos com o trabalho. Agradecemos a todos os envolvidos, em especial os nossos alunos e funcionários pelas doações, ao Centro Educacional Reis Magos pela oportunidade que nos deram de colaborar, e à direção da FDSM, que nos apoiou na realização do projeto”, disse.

 

A idealizadora do projeto, bibliotecária Jaqueline Monteiro, relatou com emoção os resultados da campanha, e agradeceu o apoio de todos os envolvidos. “Desafios e conquistas marcam a história da FDSM, inovação e evolução escrevem nosso futuro. E nossas crianças fazem parte dele. Cientes da importância e dos benefícios da leitura para o desenvolvimento do ser humano, e com a missão de ampliar e promover o acesso das crianças ao universo encantado da literatura infantil, conseguimos arrecadar 750 exemplares. Em nome da Biblioteca agradeço imensamente a todos os alunos que nos ajudaram a fazer desta campanha um sucesso e, não menos importantes, aos nossos colaboradores, em especial ao setor de Extensão, e ao nosso D.A, que não pouparam esforços. Também, a toda equipe pedagógica da escola beneficiada, por sinal merecedora e competente”, concluiu.

 

Coelhão da FDSM na inauguração da Biblioteca do Centro Educacional Reis Magos, em Pouso Alegre. 

 

A 3ª Campanha Literária Infantil aconteceu nos meses de agosto e setembro, e contou com a participação de alunos e funcionários da FDSM. Foram arrecadados 750 exemplares, entre livros e gibis.

 

A aluna Ana Júlia realizou a "contação de estórias" aos alunos.

 

A escola atende a cerca de 1.000 alunos, do berçário ao ensino fundamental. 

 

A FDSM ofereceu um lanche para as crianças.

 

O Coelhão interagiu com os alunos.

 

 

 

 

A bibliotecária Jaqueline Monteiro, idealizadora da campanha, e a diretora do Centro Educacional Reis Magos, Maria de Fátima Rodrigues Souza.

 

Colaboradores e alunos da FDSM que acompanharam a entrega das doações.

 



Acessar notícia

A FDSM realizou no sábado, dia 1º de outubro, o seu XI Seminário de Iniciação Científica. O evento foi coordenado pelo Núcleo de Pesquisa, sob a gestão do Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, e contou com a participação de alunos da instituição e uma aluna do curso de psicologia da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí). O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho e dos mestrandos Frederico Armando Teixeira Braga, Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira, Jéssica Arantes Konno Carroza e Paloma Pique Dourador como avaliadores.

 

A apresentação de pôsteres contou com os seguintes trabalhos: "O tráfico de pessoas além dos corpos: quando o controle atinge a identidade do traficado", da acadêmica Ana Júlia Matheus A. Franco de Souza; "Fundação constitucional e a ineficiência administrativa da vice-presidência da República no Brasil", do aluno bolsista de iniciação científica FAPEMIG David Arantes Salomé; "Mulheres transgressoras: uma análise social do conglomerado de elementos sociológicos que as cercam e a realidade da sua inserção na sociedade democrática", da aluna bolsista de iniciação científica FAPEMIG Ellen Cristina Faria; "Direito e violência soberana na sagração da primavera de Stravinskiy", da acadêmica Júlia de Paula Faria; e "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial", da aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira.

 

Também houve avaliação dos seguintes trabalhos de pesquisa dos alunos bolsistas de iniciação científica FAPEMIG: "O resgate da ética clássica ao Direito", do acadêmico Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira; "A lesão a direitos da personalidade no mundo cibernético: metaverso e danos morais", da aluna Elisa de Lima Cheberle; "Decisionismo jurídico, proxêmica e princípios", do aluno Fernando Cardenes Hilbert; "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", do aluno João Pedro de Oliveira Barbosa; e "Labeling Approach: a rotulação social no Brasil e a influência da criminologia midiática", do aluno Marcello Yan de Castro.

 

Os trabalhos premiados como destaque foram "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", do aluno João Pedro de Oliveira Barbosa, e  "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial", da aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira, da Univás.

 

O Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz e as mestrandas Paloma Dourador e Jéssica Carrozza.

 

O aluno David Arantes Salomé apresentou o trabalho "Fundação constitucional e a ineficiência administrativa da vice-presidência da República no Brasil".

 

A aluna  Ana Júlia Matheus A. Franco de Souza apresentou o trabalho "O tráfico de pessoas além dos corpos: quando o controle atinge a identidade do traficado".

 

A aluna Ellen Cristina Faria apresentou o trabalho "Mulheres transgressoras: uma análise social do conglomerado de elementos sociológicos que as cercam e a realidade da sua inserção na sociedade democrática".

 

A aluna Júlia de Paula Faria apresentou o trabalho "Direito e violência soberana na sagração da primavera de Stravinskiy". 

 

A aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira, da Univás, foi um dos destaques do XI Seminário com o trabalho "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial".

 

Apresentação do trabalho "O resgate da ética clássica ao Direito", do aluno Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira.

 

A aluna Elisa de Lima Cheberle apresentando o trabalho "A lesão a direitos da personalidade no mundo cibernético: metaverso e danos morais".

 

Apresentação do trabalho "Labeling Approach: a rotulação social no Brasil e a influência da criminologia midiática", do acadêmico Marcello Yan de Castro.

 

Apresentação do trabalho "Decisionismo jurídico, proxêmica e princípios", do aluno Fernando Cardenes Hilbert.

 

O aluno João Pedro de Oliveira Barbosa apresentando o trabalho "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", que foi um dos destaques do Seminário.



Acessar notícia

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na sexta-feira, dia 30 de setembro, o lançamento do livro "Constitucionalismo, Democracia e Inovação - Diálogos sobre o Devir no Direito Contemporâneo". O evento aconteceu no Salão do Júri e contou com a presença de professores e alunos do mestrado. O público foi agraciado com uma linda apresentação musical da aluna Júlia Faria e a violinista Lívia Martins da Silva.

 

A obra "Constitucionalismo, Democracia e Inovação - Diálogos sobre o Devir no Direito Contemporâneo" foi organizada pelo coordenador Científico e de Pós-Graduação, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e conta com a participação de pesquisadores envolvidos no Programa de Pós-Graduação da FDSM e de professores convidados da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), PUC (Pontifícia Universidade Católica), UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UNIVEM (Centro Universitário Eurípedes de Marília).

 

O Coordenador do PPGD e organizador da obra, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

 

Apçresentação da aluina Júlia Faria e a violinista Lívia Silva. 

 

Alunos e professores do Programa de Mestrado prestigiaram o evento.

 

Os professores Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e Dr. Cícero Krupp da Luz.

 

A Profª Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

 

O Prof. Dr. Elias Kallás Filho.

 

O Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

O Prof. Dr. Rafael Allem de Melo Ferreira.

 

O Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão.

 

O Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira.

 



Acessar notícia

Setembro

A Faculdade de Direito do Sul de Minas encerrou com grande sucesso, nesta quinta-feira, 22 de setembro, a Semana de Responsabilidade Social 2022. A palestra "Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber", com o Prof. Adriano Neném, reuniu cerca de 200 estudantes do ensino médio no Salão do Júri da faculdade.

 

O objetivo da Semana de Responsabilidade Social é proporcionar aos alunos, de forma gratuita, um momento de aprendizado e preparação de alto nível para o Enem e Vestibulares, com foco na redação. As palestras e aulas são ministradas por professores da faculdade e convidados especiais.

 

Os temas tratados neste ano foram os seguintes: "Motivação: mandar bem no Enem é sorte?" e "Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso?", com o Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira; "Oficina de Redação para o Enem: rumo à nota 1.000", com a Profª Claudia Rosa; "Aulão de Direitos Humanos", com o Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira; e "Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber", com o Prof. Adriano Neném. 

 

De forma descontraída e interativa, em palestras com muito conteúdo atual, os professores deram dicas e informações importantes para o sucesso nas provas do Enem e Vestibulares. Ao final de cada evento, os alunos participaram da brincadeira da Roleta Premiada da FDSM, para sorteio de brindes personalizados da faculdade. Também foi oferecido um lanche a todos. Os eventos aconteceram nos dias 12, 14, 16, 20 e 22/09, e reuniram centenas de alunos do ensino médio de Pouso Alegre e diversas cidades do sul de Minas.

 

As instituições participantes foram as seguintes: Escola Estadual Vinícius Meyer, Polivalente e Colégio Tiradentes (Pouso Alegre), Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria (Cachoeira de Minas), Escola Estadual Vereador Joaquim Borges da Costa (Careaçu), Escola Estadual Mendes de Oliveira (Congonhal), Escola Estadual Dom Francisco Silva (Espírito Santo do Dourado), Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela (Heliodora), Escola Estadual João Goulart Santiago Brum (Natércia), Escola Estadual Cônego Paulo Monteiro (São João da Mata), Escola Estadual Cel. Gabriel Capistrano (São Sebastião da Bela Vista) e Escola Estadual Profª Maria Vitorino de Souza (Senador Amaral).

 

Traga sua Escola para a FDSM

A Semana de Responsabilidade Social é mais um dos eventos realizados pela FDSM para a comunidade. A instituição está de portas abertas durante todo o ano para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. 

 

Além de informar sobre o Direito, a FDSM realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à população o conhecimento produzido na instituição. 

 

A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

A cobertura fotográfica completa da Semana de Responsabilidade Social 2022 pode ser conferida nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram. O Melhor Direito é o Nosso! 

 

Palestra "Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso?", com o Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira.

 

 

 

 

 

 

 

Aulão "Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber", com o Prof. Adriano Neném. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para Bolsa Estímulo de Iniciação Científica da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Serão ofertadas 08 bolsas com vigência de 12 meses, no valor de R$ 400,00, para os meses efetivamente trabalhados na Iniciação Científica.

 

Podem participar do Processo Seletivo os alunos a partir do 2º período da graduação, e que atendam aos critérios estabelecidos no Edital. As atividades dos alunos bolsistas de Iniciação Científica são leituras, resumos, discussões, reflexões e apresentações de seminários designados pelos professores orientadores.

 

Para se inscrever o aluno deverá preencher a ficha de inscrição presente ao final do Edital. O prazo de inscrições vai até 05 de outubro. 

 

Mais informações no Núcleo de Pesquisa da FDSM: WhatsApp 35 3449-8106pesquisa@fdsm.edu.br

 

 



Acessar notícia

O Aulão de Direitos Humanos para a Redação do Enem, terceiro evento da Semana de Responsabilidade Social da FDSM, aconteceu na sexta-feira, dia 16 de setembro, nos períodos da manhã e noite, e recebeu escolas de Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista e Espírito Santo do Dourado. Os eventos foram ministrados pelo Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira.

 

Em palestras com muito conteúdo, dicas e informações importantes para a formação cidadã dos estudantes, o professor promoveu também uma reflexão sobre a questão dos direitos humanos, sempre tão comentada na atualidade. “Falar de direitos humanos é falar da dignidade da pessoa humana, e esse é um tema não só para o Enem, mas para a vida em sociedade. Todos nós devemos ter a real consciência disso”, explicou Rafael.

 

Ao final, os alunos participaram da brincadeira da Roleta Premiada da FDSM, para sorteio de brindes personalizados da faculdade. Também foi oferecido um lanche a todos. As escolas participantes foram o Polivalente (Pouso Alegre), Escola Estadual Cel. Gabriel Capistrano (São Sebastião da Bela Vista) e Escola Estadual Dom Francisco Silva (Espírito Santo do Dourado).

 

Semana de Responsabilidade Social FDSM

 

A Semana de Responsabilidade Social é mais um evento da FDSM voltado para a comunidade. O objetivo é proporcionar aos alunos do ensino médio de Pouso Alegre e região palestras preparatórias gratuitas para o Enem e Vestibulares, com professores da faculdade e convidados especiais.

Os próximos eventos acontecerão nas seguintes datas e horários: 

 

20/09 (3ª feira) - 8h30 - Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso? - Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira

22/09 (5ª feira) - 8h30 - Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber! - Prof. Adriano Neném

 

Mais informações: WhatsApp 35 3449-8124

 

 

Aulão de Direitos Humanos reuniu alunos de Pouso Alegre e região.

 

O Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira em atividade de responsabilidade social da FDSM.

 

Alunos na brincadeira da Roleta Premiada FDSM.

 

Ao final, foi oferecido um lanche aos participantes.

 



Acessar notícia

A Oficina de Redação para o Enem, realizada na FDSM na noite desta quarta-feira, dia 14 de setembro, foi mais um grande sucesso de público. O segundo evento da Semana de Responsabilidade Social 2022 recebeu cerca de 200 alunos das seguintes escolas: Colégio Tiradentes, de Pouso Alegre, Escola Estadual Cônego Paulo Monteiro, de São João da Mata, Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, de Heliodora, Escola Estadual Profª Maria Vitorino de Souza, de Senador Amaral, e Escola Estadual Cel. Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista.

 

Na oficina, que foi ministrada pela professora Claudia Rosa, os alunos receberam dicas valiosas para o sucesso na elaboração da redação, de acordo com as competências exigidas pelo Enem. As cinco competências são as seguintes:

 

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos.

 

Os alunos puderam esclarecer dúvidas, e participaram da brincadeira da Roleta Premiada da FDSM, para sorteio de brindes personalizados da faculdade. Ao final, foi oferecido um lanche a todos.

 

Semana de Responsabilidade Social FDSM

A Semana de Responsabilidade Social é mais um evento da FDSM voltado para a comunidade. O objetivo é proporcionar aos alunos do ensino médio de Pouso Alegre e região palestras preparatórias gratuitas para o Enem e Vestibulares, com professores da faculdade e convidados especiais.

 

Os próximos eventos acontecerão nas seguintes datas e horários:

16/09 (6ª feira) - 8h30 e 19h30 - Aulão de Direitos Humanos - Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

20/09 (3ª feira) - 8h30 - Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso? - Palestrante: Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira

22/09 (5ª feira) - 8h30 - Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber! - Palestrante: Prof. Adriano Neném

 Mais informações: WhatsApp 35 3449-8124

 

Profª Claudia Rosa na Oficina de Redação da FDSM. 

 

Evento reuniu cerca de 200 alunos de Pouso Alegre e região.

 

Escolas participantes foram das cidades de Pouso Alegre, Senador Amaral, São João da Mata, Heliodora São Sebastião da Bela Vista e Heliodora. 

 

Foram trabalhadas as cinco competências que serão exigidas na redação do Enem.

 

Foram trabalhadas as cinco competências que serão exigidas na redação do Enem.

 

Ao final os alunos receberam um lanche.

 

 

 

 

 

 

Também aconteceu o sorteio de brindes na Roleta Premiada da FDSM.

 

 

 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas iniciou nesta 2ª feira, 12 de setembro, a sua Semana de Responsabilidade Social. O objetivo é proporcionar aos alunos do ensino médio de Pouso Alegre e região palestras preparatórias gratuitas para o Enem e Vestibulares, com professores da faculdade e convidados especiais.

 

O primeiro evento da Semana foi uma palestra motivacional com o Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira, com o tema “Mandar bem no Enem é sorte?”. Aspectos importantes, como planejamento e disciplina na rotina de estudos, além da importância do foco durante a preparação para as provas, foram abordados de forma leve e descontraída, com a interação dos alunos.

 

Os estudantes também participaram da brincadeira da Roleta Premiada da FDSM, para sorteio de brindes personalizados da faculdade. E ao final, foi oferecido um lanche a todos. “É sempre muito gratificante recebermos a comunidade na FDSM, e melhor ainda quando temos a oportunidade de contribuir com a formação dos estudantes em geral. O compromisso com a responsabilidade social por meio da educação está no DNA da FDSM, e agradecemos a todos os alunos e escolas que estão nos prestigiando nestes eventos”, concluiu o Prof. Conti.

 

Programação

A Semana de Responsabilidade Social da FDSM contará com palestras nos dias 14, 16, 20 e 22 de setembro:

- 14/09 (4ª feira) - 19h30 - Oficina de Redação para o Enem - Profª Claudia Rosa

- 16/09 (6ª feira) - 8h30 e 19h30 - Aulão de Direitos Humanos - Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

- 20/09 (3ª feira) - 8h30 - Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso? - Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira

- 22/09 (5ª feira) - 8h30 - Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber! - Prof. Adriano Neném

 

Mais informações: WhatsApp 35 3449-8124

 

Prof. Conti e alunos no primeiro evento da Semana de Responsabilidade Social FDSM 2022.

 

A palestra motivacional foi sobre o tema "Mandar bem no Enem é sorte?".

 

Ao final, os estudantes participaram da brincadeira da Roleta Premiada FDSM.

 

Ao final, os estudantes participaram da brincadeira da Roleta Premiada FDSM.

 



Acessar notícia

Um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Maximus, da cidade de Ouro Fino/MG, visitou a FDSM na sexta-feira, dia 02 de setembro, para uma palestra com o Prof. Carlos Alberto Conti Pereira. Os estudantes puderam conhecer a instituição e saber um pouco mais sobre o Direito e as diversas possibilidades de carreiras jurídicas.

 

Durante o evento, o Prof. Conti falou sobre os desafios do momento pré-vestibular e Enem e a importância da escolha profissional consciente. A palestra também contou com informações sobre o curso de Direito, mercado de trabalho e os diferenciais de qualidade do ensino jurídico da FDSM. Ao final, foi feito um sorteio de brindes e oferecido um café para o grupo.

 

Para os alunos o evento foi positivo, e a estudante Lara Paloma de Oliveira já considera a possibilidade de fazer Direito. “Achei bem legal a palestra, superou bastante as minhas expectativas. Eu não pensava que queria fazer Direito, e achei muito interessante o conteúdo transmitido”, disse.

 

A aluna Bianca Aparecida Pereira da Silva Rosa também aprovou a experiência na FDSM. “O evento foi muito legal. Já tinha interesse na FDSM, e agora que pude conhecer de perto, fiquei encantada com a estrutura e a qualidade da faculdade”, destacou.

 

De acordo com a coordenadora do ensino médio do Colégio Maximus, Dione Maria Andrade Morganti Silva, o objetivo da visita foi alcançado com êxito. “Avalio como excelente a experiência que tivemos aqui na FDSM. O objetivo de trazê-los foi conhecer a faculdade e ter contato com o curso de Direito, trazer informações e abrir novos horizontes para eles. Foi ótimo, estamos muito satisfeitos”, concluiu.

 

Traga sua Escola para a FDSM

 

A FDSM está de portas abertas para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. Além de informar sobre o Direito, a faculdade realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à comunidade o conhecimento produzido na instituição. 

 

A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo Whatsapp 35 3449-8124.

 

O Melhor Direito é o Nosso!

 

Estudantes do Colégio Maximus em evento na FDSM.

 

 

A palestra com o Prof. Conti abordou questões importantes, como carreira, escolha da profissão e os desafios do momento pré-vestibular e Enem. 

 

 

O grupo reunido no Salão do Tribunal do Júri.

 

 

Ao final do evento, foram realizados sorteios de camisetas da FDSM.

 

 

 



Acessar notícia

Com o objetivo de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, um grupo de alunos da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas visitou na 2ª feira, dia 29 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A atividade foi organizada e supervisionada pelo Núcleo de Prática Jurídica da faculdade.

 

Os acadêmicos do 2º, 4º e 10º períodos foram acompanhados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira, e puderam assistir as sessões de julgamento, além de conhecerem um pouco mais sobre a organização e o funcionamento da Justiça do Trabalho.

 

Durante a visita, oito alunos do 10º período participaram de uma audiência simulada, conduzida por um magistrado no Tribunal. O grupo também visitou a Exposição Trabalho & Cidadania, no saguão do edifício-sede do Tribunal, onde conheceram a história do trabalho no Brasil. 

 

A aluna Júlia Rodrigues, do 2º período, participou da visita ao TRT e avaliou de forma positiva a experiência proporcionada pela FDSM. “Foi uma experiência de grande importância. Afinal, através dela tive contato com um Tribunal de uma das grandes áreas jurídicas ainda no primeiro ano. Com isso, pude observar um pouco como é o dia a dia desse local. Assisti uma audiência, a qual me deixou mais próxima da realidade jurídica, fazendo com que eu pudesse criar ‘laços’ com o meio fora da sala de aula. Ademais, ainda houve uma visita guiada por dentro do próprio TRT em um local temático, mostrando as raízes do trabalho, fato extremamente interessante por mostrar a evolução daquilo que hoje vimos e vivemos diariamente, destacou.

 

A aluna Giovanna Bonini Simões, do 4º período, também gostou da atividade extraclasse. “Eu, que nunca tive nenhum contato com o Direito do Trabalho, fiquei encantada com esta área ao visitar o Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região. Assistimos alguns julgamentos da 2º instância, onde foram julgados diversos processos pelos desembargadores, bem como advogados das partes fizeram sustentações orais durante a sessão. Além disso, nos foi apresentado um pouco da história do Direito do Trabalho. Por fim, assistimos uma audiência simulada feita com os alunos do 10° período. Foi uma experiência incrível, tanto para o meu crescimento pessoal e profissional. Muito obrigada FDSM, por essa oportunidade”, disse.

 

Para o aluno Bruno Rezende, do 10º período, a viagem foi super produtiva. "Além de importante, é muito interessante ver como funciona o dia a dia jurídico, principalmente porque nos permite entender, na prática, toda a teoria que vemos nas salas de aula. No Tribunal, tivemos essa oportunidade tanto nas sustentações orais feitas pelos advogados quanto na audiência simulada que realizamos. Acima de tudo, é também muito empolgante e estimulante para nós, estudantes, estarmos inseridos no meio que futuramente vamos atuar", concluiu.

 

As visitas guiadas são parte integrante do projeto pedagógico da FDSM, e visam potencializar o conteúdo ministrado em sala de aula, promovendo experiências diferenciadas de aprendizado, integradas com a realidade prática do Direito.  “Nosso intuito é sempre ir além da sala de aula. E isso passa pelas atividades práticas desde o início do curso. As visitas guiadas permitem aos alunos compreenderem melhor a realidade do Direito, e terem uma noção do universo no qual estarão inseridos em suas vidas profissionais”, concluiu o Prof. Me. Francisco José de Oliveira.

 

A visita guiada ao TRT contou com alunos do 2º, 4º e 10º períodos da graduação, acompanhados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira.  

 

Alunos do 10º período em audiência simulada durante a visita guiada.

 

O grupo também visitou a Exposição Trabalho & Cidadania.

 

 

Os alunos puderam assistir as sessões de julgamento do TRT da 3ª Região.

 

A visita guiada a órgãos jurídicos é um dos componentes do projeto pedagógico da FDSM.       

 



Acessar notícia

Agosto

Equipe da Biblioteca da FDSM.

 

Um Dia das Crianças celebrado de forma diferente, com muitos contos de fadas, alegria e um convite à leitura. Com esta proposta a Biblioteca da Faculdade de Direito do Sul de Minas lançou, no dia 24 de agosto, a 3ª Campanha Literária Infantil FDSM. O objetivo é arrecadar gibis e livros infantis e infanto-juvenis novos ou em bom estado de conservação para doação a crianças carentes do município no mês de outubro. Neste ano a instituição beneficiada será o Centro Educacional Reis Magos, localizado no bairro São Cristóvão, em Pouso Alegre.

De acordo com a idealizadora da campanha, a bibliotecária Jaqueline Martins, o objetivo é envolver a comunidade acadêmica em projetos que valorizem a educação, mostrando o importante papel social do ensino universitário junto à comunidade. “A Campanha Literária Infantil já está se tornando uma tradição na FDSM, e sempre temos bastante adesão dos nossos alunos. Ao engajarmos a comunidade acadêmica em projetos sociais de cunho educacional, estamos potencializando a formação cidadã que a faculdade proporciona aos estudantes”, explicou.

Para a gestora da Biblioteca, a colaboradora Suely Bertolacini, a campanha traz como foco principal o incentivo à leitura. “Sabemos que estas crianças que receberão os livros poderão ser nossos futuros alunos, e queremos, de alguma forma, contribuir com a formação educacional deles. É sempre uma grande satisfação estender o nosso trabalho à sociedade, e não mediremos esforços para que esta campanha seja um grande sucesso”, concluiu.

Alunos e demais pessoas que desejam colaborar com a 3ª Campanha Literária Infantil da FDSM poderão deixar suas doações na Biblioteca da FDSM ou secretaria do Núcleo de Extensão (prédio sede - 2º piso do prédio) até o dia 10 de outubro. E para os acadêmicos que participarem da campanha haverá uma bonificação de 7,5h em atividades complementares.

Mais informações na Biblioteca da FDSM: WhatsApp 35 3449-8117



Acessar notícia

Cumprindo sua agenda de eventos especialmente voltados para a comunidade, a Faculdade de Direito do Sul de Minas promoverá no mês de setembro a Semana de Responsabilidade Social, com oficinas e aulões gratuitos para o Enem e Vestibulares. Os eventos são voltados para alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Pouso Alegre e região, e acontecerão nos dias 12, 14, 16, 20 e 22 de setembro.

 

De acordo com o professor Carlos Alberto Conti Pereira, o objetivo é oferecer um complemento de alta qualidade à preparação dos alunos para o Enem e vestibulares, atualizando-os sobre diversos temas cotados para abordagem nas provas. “O compromisso com a comunidade está no DNA da FDSM, e a Semana de Responsabilidade Social já é uma tradição para nós. Independente da escolha de carreira destes alunos, nosso objetivo é abraçá-los neste momento delicado e desafiador, que é a fase pré Enem e Vestibular. Todos estão convidados”, destacou.

 

Além de professores da FDSM, a Semana de Responsabilidade Social 2022 contará com a participação super especial dos professores Claudia Rosa (Redação) e Adriano Neném (História/Atualidades). A programação contará com os seguintes eventos:

 

12/09 (2ª feira) - 19h30 - TEMA: Mandar bem no Enem é sorte?

Palestrante: Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira

14/09 (4ª feira) - 19h30 - TEMA: Oficina de Redação para o Enem: rumo à nota 1.000!

Palestrante: Profª Claudia Rosa

16/09 (6ª feira) - 8h30 e 19h30 - TEMA: Aulão de Direitos Humanos

Palestrante: Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

20/09 (3ª feira) - 8h30 - TEMA: Sustentabilidade: preciso me preocupar com isso?

Palestrante: Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira

22/09 (5ª feira) - 8h30 - TEMA: Atualidades para o Enem: tudo o que você precisa saber!

Palestrante: Prof. Adriano Neném

Mais informações e inscrições: clique aqui.

 

Professor Conti em palestra para alunos do ensino médio na FDSM.

 

 

 



Acessar notícia

Começa na 5ª feira, dia 1º de setembro, o II Ciclo de Formação de Pesquisadores da Faculdade de Direito do Sul de Minas. O evento tem como realizadores o Núcleo de Pesquisa e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

Ao todo serão cinco palestras transmitidas pela plataforma Zoom, nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de setembro, das 18h às 9h. Todas as formações serão ministradas por professores pesquisadores com ampla experiência no campo científico, e que integram o corpo docente do mestrado.

 

Entre os temas que serão tratados estão as metodologias de apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos e congressos nacionais e internacionais, pôsteres, resumos e resumos expandidos, projetos de pesquisa, submissão de artigos, tabela Qualis e produção de impacto, e escrita e rigor em papers, artigos e dissertação.

 

Os professores que integram o II Ciclo de Formação de Pesquisadores são a Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Dr. Cícero Krupp da Luz, Dr. Edson Vieira da Silva Filho, Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e Dr. Rafael Allem de Mello Ferreira.

 

Link para participação: clique aqui. Não é necessário fazer inscrição prévia.

 

Mais informações: Núcleo de Pesquisa FDSM – WhatsApp 35 3449-8106pesquisa@fdsm.edu.br

 



Acessar notícia

Começou na 6ª feira, dia 19 de agosto, o curso presencial e gratuito sobre o tema "Direito e Arte Fotográfica: inovação e criatividade no Direito", coordenado pelo Professor Doutor Rafael Lazzarotto Simioni.

A aula inaugural foi proferida pela mestra Mariana Pereira Rodrigues e o mestrando em Direito Marc Sallum de Carvalho. As próximas aulas serão nos dias 02, 16 e 30 de setembro, às sextas-feiras, das 17h30 às 18h45.

O conteúdo programático do curso é composto pelos seguintes temas: Domínio dos recursos de câmera e ótica; Composição fotográfica; Gêneros e referências artísticas; Fotografia moderna e fotografia contemporânea; Fotografia como registro, documento e construção; Verdade e desconstrução; e Relação e linguagens fotográficas.

De acordo com o professor, serão aulas práticas e teóricas de fotografia contemporânea, ‘para desenvolver relações entre direito e arte, em especial a arte fotográfica’. "Nosso objetivo é promover estratégias de desinibição, autoconhecimento e mudança nos modos de relação com as problemáticas jurídicas da região e do mundo", concluiu.

Ainda é possível se inscrever para o Curso – clique aqui e saiba mais.

 

O mestrando Marc Sallum de Carvalho na aula inaugural do curso Direito e Arte Fotográfica.

 

A mestra em Direito pela FDSM, Mariana Pereira Rodrigues, também está no corpo docente do curso. 

 

O curso é presencial e gratuito, e vai até 30 de setembro.

 



Acessar notícia

Começou na sexta-feira, 19 de agosto, o curso presencial gratuito de Reforço de Direito e Processo do Trabalho para a 2ª Fase da OAB. O curso está sob a coordenação do Professor Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.


Ao todo serão 12 aulas presenciais, sendo que a primeira parte será teórica e a segunda prática, com a resolução de provas da OAB com questões sobre os temas tratados na aula. O curso acontecerá às sextas-feiras, das 14h às 17h, e tem uma carga horária total de 36 horas. A previsão de término é 02 de dezembro.


Na primeira aula foram abordados os seguintes temas: formação do Direito do Trabalho; princípios do Direito do Trabalho; elementos de caracterização da relação de emprego; conceito de empregado; conceito de empregador; empregador por equiparação; grupo de empresas; e poder de direção do empregador.


Para os alunos da graduação o curso valerá horas de estágio, e ainda há vagas.


Conteúdo programático e inscrições: clique aqui.


Informações: Núcleo de Extensão: WhatsApp 35 3449-8125 / extensao@fdsm.edu.br


 



O Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e alunos na primeira aula do curso de Reforço de Direito e Processo do Trabalho para a 2ª Fase da OAB.


 




Acessar notícia

Nesta 5ª feira, dia 18, cerca de 120 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Marques de Oliveira visitaram a FDSM para uma palestra do Prof. Conti.

 

Durante o evento foram abordados temas como escolha da profissão, os desafios pré-vestibular e Enem e o Direito como opção de carreira. Os estudantes também conheceram um pouco mais sobre a FDSM e o ingresso na instituição.

 

Ao final, foi oferecido um lanche, e também aconteceram sorteios de brindes e a brincadeira da roleta premiada da FDSM.

 

Traga sua Escola para a FDSM

A FDSM está de portas abertas para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. Além de informar sobre o Direito, a faculdade realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à comunidade o conhecimento produzido na instituição. 

 

A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo Whatsapp 35 3449-8124.

 

O Melhor Direito é o Nosso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Cerca de 200 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, de Pouso Akegre/MG, visitaram a FDSM nesta 2ª feira, dia 15 de agosto. Eles participaram de palestras do Prof. Conti sobre o momento da escolha profissional, os desafios pré-vestibular e Enem e o Direito como opção de carreira. Também puderam conhecer um pouco mais sobre a FDSM e o ingresso na instituição.

 

Os eventos aconteceram nos períodos da manhã e noite e, ao final, foi oferecido um lanche aos estudantes. Também aconteceram sorteios de brindes e a brincadeira da roleta premiada da FDSM.

 

A série de eventos para estudantes do ensino médio continua nesta semana, e na 5ª feira a FDSM receberá , com a visita dos alunos da Escola Estadual José Marques de Oliveira, na 5ª feira, dia 18 de agosto. 

 

Traga sua Escola para a FDSM

 

A FDSM está de portas abertas para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. Além de informar sobre o Direito, a faculdade realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à comunidade o conhecimento produzido na instituição. 

 

A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo Whatsapp 35 3449-8124.

 

O Melhor Direito é o Nosso!

 

Visita dos alunos da Escola Estadual Monsenhor José Paulino no período da manhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita dos alunos da Escola Estadual Monsenhor José Paulino no período da noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia


As professoras Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis e Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre.


 


A FDSM iniciou sua agenda internacional para o segundo semestre com dois grandes eventos acadêmicos no Chile, reafirmando o seu prestígio e credibilidade em nível mundial.


No dia 9 de agosto aconteceu a Conferência “El Pluralismo Jurídico como aporte al pensamento jurídico crítico latino-americano”, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (Unisalle y Unesc Brasil). O evento foi promovido pela REDALC (RED de Derecho América Latina y el Caribe), da qual a FDSM é membro efetivo. A instituição foi uma das apoiadoras para a realização da conferência – veja o evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=A_TdqAbWGwQ .


Já nos dias 11 e 12 de outubro a FDSM, junto com importantes instituições latino-americanas, estará no Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática do Direito, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade do Chile. A instituição é uma das patrocinadoras, e será representada pelas professoras Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, docente na graduação e mestrado, e Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, Gestora do Núcleo de Relações Interinstitucionais e docente na graduação.


“Após dois anos de pandemia, a FDSM volta a participar de eventos internacionais presenciais, desta vez no Chile. É muito importante essa internacionalização da instituição, para que possamos abrir novas portas de pesquisa e extensão aos alunos e professores. São ações que agregam conhecimento e enriquecem o aprendizado”, destacou a Profª Ma. Ana Carolina.


“Uma das coisas mais importantes na internacionalização é a manutenção das parcerias. Como os contatos iniciais são bastante trabalhosos, depois de um período de trabalho conjunto, realizar eventos e atividades constantemente, reforça a parceria estabelecida e cria uma relação cada vez mais forte entre as instituições. Com a UChile estamos em um nível mais avançado, em que não somos apenas convidados a participar, mas também a coordenar essas atividades”, concluiu a Profª Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.


Interessados em assistir o Congresso, que será em formato híbrido, deverão encaminhar e-mail para cpudd2@derecho.uchile.cl   



Acessar notícia

Estão abertas as inscrições para o VII Concurso de Arte Fotográfica sobre Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM em parceria com o Fotoclube Pouso Alegre. Neste ano a temática será “As transformações do Direito e das profissões jurídicas hoje”.


De acordo com o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, a temática do concurso tem por objetivo estabelecer uma reflexão crítica, por meio de imagens, das transformações que as novas tecnologias provocaram no estudo do direito e na prática jurídica da advocacia, do trabalho nos tribunais e demais carreiras jurídicas. “As novas tecnologias da informação provocaram profundas transformações na relação que temos com o direito. Não são só novas leis que produziram mudanças importantes nos conceitos de privacidade, Intimidade e liberdade. Os impactos das novas tecnologias transformaram também o modo como estudamos o direito, como fazemos petições judiciais, como fundamentamos as sentenças E como compreendemos nossa própria relação com a lei”, explicou.


O VII Concurso de Arte Fotográfica sobre Direitos Humanos é aberto à comunidade, e as fotografias finalistas participarão das exposições promovidas pela FDSM e pelo Fotoclube Pouso Alegre. As três primeiras colocadas serão premiadas com certificado de Distinção, as 10 melhores receberão certificado de Menção Honrosa e as 20 finalistas receberão certificado de Aceitação.


As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de setembro pelo link https://forms.gle/yfAbqE2brgDt7Rbr6 .


Mais informações no Edital.


Dúvidas: WhatsApp 35 3449-8106 / ppgd@fdsm.edu.br


 



Finalistas da edição 2019 do Concurso de Arte Fotográfica.


 



Edição 2019 do Concurso.


 



Edição 2019 do Concurso.


 



Finalistas da edição 2018 do Concurso de Arte Fotográfica.


 



Edição 2018.


 



Edição 2018.



Acessar notícia

Julho

A FDSM está com inscrições abertas para o curso presencial e gratuito sobre o tema "Direito e Arte Fotográfica: inovação e criatividade no Direito", que ministrado pelo Professor Doutor Rafael Lazzarotto Simioni.

 

De acordo com o professor, o curso contará com aulas práticas e teóricas de fotografia contemporânea, ‘para desenvolver relações entre direito e arte, em especial a arte fotográfica’. "Nosso objetivo é promover estratégias de desinibição, autoconhecimento e mudança nos modos de relação com as problemáticas jurídicas da região e do mundo", destacou.

 

O curso acontecerá nos dias 19/08, 02, 16 e 30/09, 6ª feira, das 17h30 às 18h45. Serão abordados os seguintes temas: Domínio dos recursos de câmera e ótica; Composição fotográfica; Gêneros e referências artísticas; Fotografia moderna e fotografia contemporânea; Fotografia como registro, documento e construção; Verdade e desconstrução; e Relação e linguagens fotográficas.

 

Vagas limitadas. Inscrições, clique aqui.

 

Prof. Rafael Simioni e alunos em curso de Direito e Arte Fotográfica.



Acessar notícia

No dia 12 de julho a Faculdade de Direito do Sul de Minas recebeu os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Objetivo de Pouso Alegre para uma mesa redonda sobre o tema Ética e Moral. O evento aconteceu no Salão do Júri, e foi conduzido pelo Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira, com a participação dos professores Dr. Edson Vieira da Silva Filho e Dr. Ricardo Alves de Lima.

 

De acordo com a orientadora profissional do Colégio, Profª Selma Carrozza, o intuito foi promover uma reflexão entre os estudantes sobre os conceitos de ética e moral na atualidade. “Nós temos um projeto no colégio que aborda a questão da escolha profissional, e um dos temas abordados foi a ética e a moral. E eu gostaria que eles entendessem como isso entra na questão dos Direitos Humanos. Então, como somos parceiros e gostamos muito da FDSM, achei oportuno trazê-los até aqui”, explicou.

 

Os alunos elogiaram o evento. “Achei muito interessante, principalmente essa questão da ética em sociedade. Os professores deram o exemplo do som alto do vizinho, que a gente reclama e muitas vezes faz a mesma coisa. São coisas que devemos rever no nosso dia-a-dia. E através desse evento, que foi muito especial, eu pude compreender um pouco melhor sobre essas questões”, disse a aluna Mariana Cristina Moreira dos Santos.

 

O estudante Eduardo Monteiro de Oliveira Azevedo enfatizou a relação do Direito com a ética e a moral. “Foi muito interessante e gratificante ouvir o que o Direito tem a ver, na sua forma mais pura, com moral e a ética, porque eu não conseguia relacionar de forma correta essa ligação entre os dois. De um modo geral, acho que valeu a muito a pena”, afirmou.

 

O Prof. Carlos Alberto Conti Pereira destacou o papel social da FDSM na promoção de eventos para alunos das redes pública e privada de ensino do Sul de Minas. “A FDSM está aberta para esse tipo de atividade com as escolas. E hoje foi um debate sobre dilemas morais e éticos da sociedade, com a participação dos professores Edson e Ricardo. Esse é o papel da FDSM, é o nosso DNA: prestar serviços para a comunidade, colocando os nossos talentos à disposição da sociedade, principalmente para o debate com a juventude”, concluiu.

 

Os professores Edson, Conti e Ricardo durante o evento.

 

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Objetivo de Pouso Alegre.

 

Ao final do evento, os estudantes puderam realizar perguintas e comentar as questões apresentadas.

 

A Profª Selma Carrozza com seus alunos e os professores Edson, Conti e Ricardo, da FDSM. 

 



Acessar notícia

No dia 16 de julho a Profª Ana Carolina de Faria Silvestre representou a FDSM no Encontro Global sobre Direito e Sociedade (Law and Society - Lisbon meeting). O evento foi realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em Portugal. Foi a 7ª Conferência Global, que acontece a cada cinco anos. O Global Law Society 2022 contou com componentes híbridos, reunindo pesquisadores de diversos países.

 

A Profª Ana Carolina fez sua apresentação em modo online, em um painel com pesquisadores europeus, norte-americanos, da Oceania etc. Única pesquisadora brasileira de seu painel, ela também coordenou o painel ‘Making emotion visible’. “Como pesquisadora, foi uma oportunidade ímpar de representar o Brasil e a FDSM no encontro, conectando o meu trabalho com a vanguarda em Law and emotions, como Susan Bandes, Terry Maroney, Asa Wettergren, Stina Blix, Sharyn Roach Anleu etc. A FDSM não poderia deixar de participar e de expandir as suas fronteiras”, concluiu.

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão da FDSM.



Acessar notícia

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), representada pela gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, realizou na sexta-feira, dia 1º de julho, a entrega de 292 litros de leite ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre. A doação foi arrecadada durante o 22º Congresso Jurídico, realizado de 25 a 27 de maio deste ano, quando os participantes do evento aderiram à campanha solidária em prol do HCSL.

 

De acordo com a diretora administrativa do Hospital Samuel Libânio, Jusselma de Paiva Reis, o leite arrecadado será suficiente para atender a demanda dos paciente por cerca de uma semana. “O Hospital consome bastante leite durante os atendimentos, e essas doações são muito importantes para nós. Além de nos ajudar, isso estimula e motiva outras pessoas a fazerem o mesmo. E conseguimos reverter o que recebemos em doação para outras aquisições. Agradecemos a todos os alunos e demais pessoas que doaram”, disse.

 

A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina reafirmou a parceria da FDSM com o Hospital para campanhas e doações. “O Hospital das Clínicas Samuel Libânio atende toda a região, não só Pouso Alegre, mas diversas cidades do Sul de Minas, sendo um hospital vital para a segurança e saúde de toda a nossa região. Então nós nos sentimos muito felizes por contribuir, pois isso estimula outras instituições a fazerem o mesmo. E isso também incentiva os nossos alunos a perceberem o quanto o conhecimento que eles desenvolvem deve impactar a vida da sociedade. Foi uma experiência muito gratificante e o hospital pode contar conosco em outras campanhas”, disse.

 

Sobre o Hospital das Clínicas Samuel Libânio

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio é um Hospital Universitário, Privado e Filantrópico, cuja Entidade Mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Localizado no Sul de Minas, em Pouso Alegre, considerado Município Pólo de Macrorregional Sul, está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência, reconhecido e classificado como Hospital Polivalente, por prover atenção integral, com equidade e eficiência de gestão e acolhimento. Atende atualmente, a 16 microrregiões do Estado de Minas Gerais, correspondendo a 191 municípios com uma população estimada de em 3.500.000 habitantes, pelo seu elevado grau de resolubilidade, vem tendo sua demanda constantemente aumentada.

 

Possui o único pronto socorro geral da região integrante do sistema de referência aos atendimentos de urgência e emergência e atendimento eletivos, gestante de alto risco nível III, Alta Complexidade em Neurocirurgia nível II, Traumotologia, Ortopedia, Transplantes de Córnea, Rim, UTI Adulto Neonatal e Pediátrico tipo II. Dessa forma, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio tem papel essencial na manutenção da saúde do Estado de Minas Gerais e, encontra-se hoje, em pleno processo de expansão de estrutura e de melhoria nos processos de gestão da qualidade e de pessoas. (Com informações do site https://www.hcsl.edu.br/)

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis, e a nutricionista Thaila Romanelli. 

 

Foto: Ascom FUVS



Acessar notícia

Junho

O Grupo de Pesquisa Direito e Arte, que integra o Núcleo de Pesquisa da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), realizou, no dia 23 de junho, seu primeiro encontro presencial. A atividade aconteceu em um local diferenciado, a Livraria Intelecto/Le Café, em Pouso Alegre, e contou com a presença de alunos da graduação e mestrado. Os professores Dr. Rafael Lazzaroto Simioni e Dr. Cícero Krupp da Luz, pesquisadores líderes do grupo,  também participaram do encontro.

 

Para iniciar os trabalhos, a acadêmica Julia Faria, que é pianista, presenteou o grupo com uma interpretação de Yann Tiersen. Após a apresentação musical, os membros do grupo e demais convidados escolheram imagens para refletir sobre o direito e a cultura jurídica no mundo contemporâneo.

 

“Do mesmo modo que a literatura ajuda a compreender o Direito, as artes visuais também são formas criativas de questionar nossas práticas jurídicas. Pinturas, fotografias, desenhos e esculturas são imagens que conectam medos e desejos, imagem e imaginação, criatividade, história e inovação”, destacou o professor Simioni.

Para a mestranda Larissa Souza, o encontro foi uma experiência diferenciada de vivenciar o Direito. “A FDSM sempre nos proporciona oportunidades incríveis, e participar do grupo Arte e Direito é uma delas. Encerramos um lindo semestre de encontros com um evento encantador realizado na Livraria Intelecto.  Apresentação musical e discussões sobre as mais variadas formas de arte, trazidas pelos membros do grupo, nos permitiram, mais uma vez, enxergar como Arte e Direito se conectam”, enfatizou.

 

O diretor da FDSM, professor Leonardo de Oliveira Rezende, ressaltou a estratégia inovadora de ensino aplicada aos alunos da graduação. “O Grupo de Pesquisa Direito e Arte é mais uma das estratégias inovadoras de ensino jurídico da FDSM, que não se limita ao estudo das leis e dos conteúdos jurídicos trabalhados em sala de aula, mas que ultrapassa os espaços tradicionais do Direito. Os professores Rafael e Cícero estão de parabéns pela iniciativa, ao convocarem a arte e a cultura para auxiliar na formação dos estudantes e futuros profissionais, com criatividade, inovação e pensamento crítico”, concluiu.

 

O encontro presencial aconteceu na Livraria Intelecto/Le Café, em Pouso Alegre.

 

A aluna Júlia Faria abriu a reunião com uma apresentação musical.

 

O Prof. Rafael Lazzarotto Simioni, pesquisador líder do Grupo Direito e Arte.

 

O Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, pesquisador líder do Grupo Direito e Arte.

 

Os alunos escolheram imagens para refletir sobre o direito e a cultura jurídica no mundo contemporâneo.

 

Professores e participantes do primeiro encontro presencial do Grupo de Pesquisa Direito e Arte.



Acessar notícia

Os alunos do 1º Período participaram, nesta 2ª feira, dia 20, de uma aula especial sobre Direito e Atualidade com os professores Me. Carlos Alberto Conti Pereira e Dr. Rafael Alem Mello Ferreira. A ideia foi trabalhar a capacidade de argumentação e oratória por meio da simulação de uma prova oral de concurso público para a magistratura. A questão apresentada para discussão e estudo foi o julgamento de um crime cometido por gêmeo xipófago (situação em que os irmãos estão unidos por uma parte do corpo).

 

“Hoje simulamos uma etapa do concurso da magistratura com uma pergunta que tem por objetivo desenvolver o senso crítico dos alunos e melhorar competências que a aula tradicional tem dificuldade em desenvolver, como por exemplo a fala e a defesa dos argumentos apresentados”, explicou o professor Rafael.

 

Para o aluno Luiz Felipe Fagundes Rezende, a aula foi extremamente positiva. “Foi uma aula excelente, em que adquiri diversos conhecimentos. Fizemos uma atividade que estava em pauta gêmeos xipófagos. Esse respectivo tema encontrou-se presente em uma prova oral no concurso para juiz. Foi uma aula muito interessante”, destacou.

 

A aluna Júlia Rodrigues também elogiou a ação. “Têm sido extremamente importante os fundamentos passados nas aulas de Direito e Atualidade. Desta vez os professores fizeram uma abordagem não só dinâmica, mas também aliaram a temática para que conseguíssemos enxergar o futuro. Um dos principais pontos é a descontração, fazendo-nos enxergar de forma simples um tema mais complexo, como por exemplo, a atitude de um magistrado diante de uma situação complicada. Com isso o aprendizado torna-se mais ágil e enriquecedor”, concluiu.

 

As aulas de Direito e Atualidade são idealizadas e coordenadas pelo Prof. Conti, com a participação de convidados, e visam apresentar aos alunos ingressantes questões atuais do Direito sob uma metodologia diferenciada, prática e dinâmica. O objetivo é que eles tenham uma ideia real de tudo o que o Direito pode lhes proporcionar.

 

 

Aula de Direito e Atualidade para alunos do 1º Período Diurno

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula de Direito e Atualidade para alunos do 1º Período Noturno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas mais uma vez marcou presença na Gincana do Saber,  promovida desde 2008 pela Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre. O objetivo é promover a educação cidadã entre estudantes a partir de uma competição sobre o estudo da Constituição Federal. Anualmente acontecem a Gincana Mirim, Jovem e Universitária, envolvendo todos os níveis da educação.

 

As eliminatórias da 4ª Gincana do Saber Jovem 2022 aconteceram nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Plenário da Câmara Municipal com a participação das seguintes escolas: Escola Estadual Vinicius Meyer, Colégio Anglo, Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, Colégio Europa, Instituto Federal do Sul de Minas, Colégio Objetivo, Escola Estadual Profª Geraldina Tosta, Colégio Intelecto, Colégio Apogeu, Escola Estadual Virgília Paschoal, Colégio Foch e Escola Estadual Presidente Bernardes.

 

A grande final aconteceu no dia 15 de junho, com o Colégio Intelecto (alunos Letícia Santos da Fonseca e André Benedito da Costa, acompanhados pelo diretor e professor Daniel Candeias ), Instituto Federal do Sul de Minas (alunos Breno José e Cauã Prado, acompanhados pela professora Emanuelle Kopanyshyn), Colégio Anglo (alunos Pedro e Jorge Eugênio, acompanhados pelo professor Adriano Barreiro), Colégio Apogeu (alunos Camila Openheimer e Rodrigo Rangel, acompanhados pela professora Franciele) e Colégio Europa (alunos Lucas de Souza e João Paulo Fernandes, acompanhados pelo professor Jonathan Ramos).

 

A FDSM marcou presença em todos os dias do evento, com sorteio de brindes. Na grande final estiveram presentes os professores Carlos Alberto Conti Pereira e Hamilton da Cunha Iribure Júnior. 

 

Os campeões da Gincana foram os estudantes Breno José e Cauã Prado, do Instituto Federal do Sul de Minas. O Colégio Intelecto ficou em 2º lugar, Apogeu em 3º, Anglo em 4º e Europa em 5º lugar. A FDSM parabeniza os participantes, desejando muito sucesso a todos!

 

 

Grande Final da Gincana do Saber

 

Premiação dos alunos do IF Sul Minas, Breno e Cauã, campeões da Gincana do Saber 2022.

 

Premiação dos alunos André e Letícia, do Colégio Intelecto, vice-campeões da competição. 

 

Premiação dos alunos Rodrigo e Camila, do Colégio Apogeu, 3º colocado na Gincana.

 

Premiação dos alunos Pedro e Jorge Eugênio, do Colégio Anglo, 4º lugar na Gincana.

 

Premiação dos alunos Lucas e João Paulo, do Colégio Europa, 5º lugar na competição.

 

 

 

A jornalista Cristiane Moraes e o professor Conti, da FDSM, acompanhados pelo prefeito de Pouso Alegre, Dimas Fonseca.

 

 

Elimantórias realizadas nos dias 8, 9 e 10 de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Com o objetivo de apoiar e prestigiar ações voltadas à educação em Pouso Alegre, a Faculdade de Direito do Sul de Minas apoia, desde 2008, a Gincana do Saber. O evento é promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, e visa promover a educação cidadã entre estudantes a partir de uma competição sobre o estudo da Constituição Federal. Anualmente acontecem a Gincana Mirim, Jovem e Universitária, envolvendo todos os níveis da educação.

 

As eliminatórias da 4ª Gincana do Saber Jovem 2022 aconteceram nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Plenário da Câmara Municipal com a participação das seguintes escolas: Escola Estadual Vinicius Meyer, Colégio Anglo, Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, Colégio Europa, Instituto Federal do Sul de Minas, Colégio Objetivo, Escola Estadual Profª Geraldina Tosta, Colégio Intelecto, Colégio Apogeu, Escola Estadual Virgília Paschoal, Colégio Foch e Escola Estadual Presidente Bernardes.

 

A grande final acontecerá no dia 15 de junho, e as escolas classificadas foram o Colégio Intelecto (alunos Letícia Santos da Fonseca e André Benedito da Costa, acompanhados pelo diretor e professor Daniel Candeias ), Instituto Federal do Sul de Minas (alunos Breno José e Cauã Prado, acompanhados pela professora Emanuelle Kopanyshyn), Colégio Anglo (alunos Pedro e Jorge Eugênio, acompanhados pelo professor Adriano Barreiro), Colégio Apogeu (alunos Camila Openheimer e Rodrigo Rangel, acompanhados pela professora Franciele) e Colégio Europa (alunos Lucas de Souza e João Paulo Fernandes, acompanhados pelo professor Jonathan Ramos).

Parabéns a todos os participantes, e boa sorte aos finalistas!

 

1º Eliminatória, realizada em 08 de junho.

 

 

 

 

2º Eliminatória, realizada em 09 de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Eliminatória, realizada em 10 de junho.

 

 

 

 



Acessar notícia

Nesta 6ª feira, dia 10 de junho, um grupo de estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio do Centro Educacional Vida Nova, da cidade de Camanducaia, estiveram na FDSM para uma palestra sobre o Direito, a rotina da faculdade, as diversas oportunidades de carreiras jurídicas e os desafios do mercado de trabalho atual.

O palestrante, Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira, docente na graduação e mestrado, também compartilhou um pouco de sua trajetória profissional durante a palestra, em um bate-papo descontraído e com muito conteúdo. Ao final, os alunos puderam tirar dúvidas e participaram de um café especial. Também fizeram um tour pela Faculdade, conhecendo diversos setores. 

Traga sua Escola para a FDSM

A FDSM está de portas abertas para receber as escolas de Pouso Alegre e região para palestras. Além de informar sobre o Direito, a faculdade realiza eventos educativos sobre temáticas atuais relacionadas ao universo jurídico e sociedade em geral (violência, drogas, mercado de trabalho, redes sociais, meio ambiente etc.). O objetivo é estender à comunidade o conhecimento produzido na instituição. 

A faculdade também promove eventos nas escolas. Basta agendar pelo Whatsapp 35 3449-8124.

O Melhor Direito é o Nosso!

 

Durante a palestra, o Prof. Rafael Alem, docente na graduação e mestrado, compartilhou um pouco de sua experiência profissional com os alunos. 

 

Estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio estiveram presentes. 

 

 

 

 

Ao final, foi oferecido um café aos alunos.

 

Alunos em visita ao Laboratório de Informática.

 

 

Alunos em visita à Biblioteca.

 

 



Acessar notícia

Com muita satisfação cumprimentamos os nossos alunos e egressos aprovados no XXXIV Exame Unificado da OAB. Parabéns, e muito sucesso a todos!

  • André Rezeck Nunes
  • Amanda Rodrigues Goulart
  • Ana Carolina Guimarães Ribeiro
  • Arielli Moura Caldas Ribeiro
  • Beatriz Porto Lopes
  • Bruno Resende Bernardes
  • Carolaine Aparecida De Almeida
  • Clara Santos Ramos
  • Claudia Maria Raimundo
  • Daniel Ramos Dos Anjos Junior
  • Eduarda Perrone Pena
  • Felipe Novais Piqueira
  • Gabriela De Paula Simioni
  • Gabriele Guilhermini
  • Gustavo Rosa Marini Santos
  • Herivelto Anderson Da Costa
  • Igor César Pereira
  • Isabela Leite Teobaldo
  • Isadora Maria Costa Marques
  • Isaque Salvan
  • João Marcos Lopes Reciati
  • João Vitor Aparecido Silva
  • Júlia Klehm Fermino
  • Júlia Maria Ribeiro Brandão
  • Kaique Ruan Rezende Santos
  • Kalyton Lucas Alves Lemes
  • Karina Silva Rodrigues
  • Laísa Ferreira De Paula
  • Letícia De Oliveira Lima
  • Letícia Moreira Azevedo
  • Lucas Marco Antônio Arão Eleutério
  • Luciana Pereira Souza
  • Márcio Luiz Da Silva
  • Maria Fernanda Justimiano
  • Maria Tereza Moretti Ribeiro Da Silva
  • Mariana Pereira Morais
  • Messias Sousa Goulart
  • Milena Mendes Da Cunha
  • Noely Lopes De Moraes
  • Plínio Domingues
  • Rafaela Schneider Ribeiro
  • Railson Vieira Lima
  • Renato Dos Santos Machado
  • Rodrigo Macedo Furtado Chaves
  • Sabrina De Lima Vieira
  • Tomaz Bernardes Da Silva
  • Wladmir Ferreira Fonseca


Acessar notícia

Os alunos do 9º Período D da graduação participaram, nesta 2ª feira, dia 6, de uma Audiência Trabalhista Simulada. A atividade foi organizada pelos professores de Prática Forense Trabalhista I, o Juiz do Trabalho Me. Edmar de Souza Salgado e o advogado Me. José Augusto de Carvalho Neto, e contou com a presença dos estudantes do 1º Período D.   

 

A audiência simulada tem por objetivo a vivência prática da rotina trabalhista, desde a petição inicial, passando pela condução da audiência de instrução, com inquirição de testemunhas, depoimentos pessoais, debates, até a sentença final. Os alunos que participaram da prática simulada tiveram a oportunidade de vivenciar os atos que compõem a audiência, assim como a participação de cada um dos sujeitos atuantes no processo.

 

A atividade foi conduzida pelo Prof. Edmar, que atua como Juiz Federal do Trabalho em Pouso Alegre. Segundo ele, foi trabalhado um caso em que uma empregada alegava que tinha adquirido uma doença por conta do emprego e pedia uma indenização, além da reintegração à empresa. “Fizemos uma audiência em um rito que se chama sumaríssimo, em que tudo acontece de uma vez só. A defesa é apresentada, a tentativa de conciliação acontece, as provas são colhidas, o juiz encerra o processo e, neste caso, já profere a decisão, para que eles consigam entender a dinâmica sobre como funciona uma audiência”, explicou.

 

O aluno João Vitor Silva, do 9º Período, foi um dos participantes da atividade, e elogiou a iniciativa dos professores. “A importância nas aulas de prática é essa vivência na audiência, no ambiente simulado, em que os profissionais são da vida prática. O Prof. Edmar, que é Juiz do Trabalho, e o Prof. Augusto, que atua como advogado trabalhista. Identificar e estudar casos que são bastante recorrentes, do cotidiano do mundo jurídico, para nós, alunos, é um aprendizado que é inspirador, e também é uma vivência que pode ser reflexo do futuro”, disse.  

 

A audiência simulada aconteceu no Salão do Tribunal do Júri, simulando com fidelidade a prática real da atividade, de acordo com o Prof. Edmar. “Aqui na FDSM temos espaços diferenciados, e profissionais que nos permitem fazer isso. E no contencioso, o momento ápice do advogado é a atuação oral. A audiência é o momento onde se exige maior agilidade mental do advogado, porque ali as coisas acontecem muito rápido. Para que ele entregue o melhor resultado possível para o cliente. E os nossos alunos, ao participarem de atividades assim, saem mais bem preparados para o mercado de trabalho”, concluiu.

 

A atividade com os alunos do 9º Período D foi conduzida pelo Juiz Federal do Trabalho, Prof. Me. Edmar de Souza Salgado.

 

Evento aconteceu no Salão do Tribunal do Júri da FDSM.

 

Os alunos do 1º Período também acompanharam a audiência.

 



Acessar notícia

A FDSM está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência para o 2º semestre de 2022. As inscrições deverão ser realizadas pelo site até o dia 30 de julho - clique aqui. Estão sendo disponibilizadas vagas nos 2º, 4º, 6º e 8º Períodos (diurno e noturno).

 

Para participar do Processo Seletivo, além da inscrição no site o aluno deverá enviar o histórico escolar da faculdade de origem, juntamente com o período que deseja concorrer. O envio dos documentos deverá ser feito para o e-mail secretaria@fdsm.edu.br .

 

Para mais informações, leia o Edital e entre em contato com o Setor Comercial FDSM: Whatsapp 35 3449-8124.

 

Sobre a FDSM

A FDSM é reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil no campo do Direito. Possui nota 5 no MEC (Ministério da Educação), conceito máximo de qualidade na Graduação. E na Pós-Graduação Stricto Sensu foi avaliada com nota 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), estando entre os melhores Programas de Mestrado do país.

 

Outro diferencial é o Selo de Qualidade OAB Recomenda, recebido nos anos de 2019 e 2022. Combinando o desempenho no ENADE e o índice de aprovação no Exame de Ordem, o Selo é o reconhecimento público da qualidade das graduações em Direito no Brasil.

 

A instituição conta ainda com um amplo e moderno Núcleo de Prática Jurídica, além de convênios internacionais para intercâmbios. Tais diferenciais destacam a FDSM como um completo centro de produção de conhecimento e formação de profissionais do Direito do mais alto nível, mantendo-a no patamar mais elevado da educação jurídica do Brasil.

 



Acessar notícia

O Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Faculdade de Direito do Sul de Minas está com inscrições abertas para Disciplinas Isoladas do Mestrado em Constitucionalismo e Democracia. Para o 2º semestre desse ano estão sendo ofertadas as seguintes disciplinas: Estado e Administração; Constituição e Relações Econômicas; Constituição, Soberania e Globalização; e Teoria Crítica e Democracia (5 vagas em cada disciplina).

 

De acordo com o coordenador do PPGD, Prof. Pós-Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, as Disciplinas Isoladas são uma excelente oportunidade para o aluno ter contato com pesquisas em nível de pós-graduação, e o primeiro passo para iniciar o mestrado.  "São pesquisas que exploram os temas mais atuais do Direito, tanto em nível nacional quanto global. E é uma forma também do aluno que tem interesse em cursar o mestrado já ir cumprindo alguns créditos, porque as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas no curso regular", explicou.

 

Além de cursar as Disciplinas escolhidas, o aluno tem acesso a todas as atividades extraclasse do Mestrado, tais como eventos, congressos, grupos de pesquisa etc. As aulas são em sistema híbrido, com um encontro presencial ao mês referente à disciplina cursada.

 

A excelência em qualidade reconhecida com nota 4 na Capes, alta empregabilidade e a possibilidade de ampliar networking com grandes juristas do Brasil e do mundo são fatores que destacam o Mestrado da FDSM como um dos melhores do Brasil, destacou Rafael.  "O mestrado tem um resultado muito importante na vida dos alunos. Fazemos pesquisas para saber como a vida deles mudou depois do curso, e 70% dos nossos egressos são professores que ocupam cargos de liderança em suas instituições. Muito também fazem doutorado nas instituições mais importantes do Brasil e do mundo. Ficamos muito felizes em dar essa oportunidade, aqui no sul de Minas, para pessoas que têm a intenção de seguir uma carreira de liderança no Direito, tanto no meio acadêmico quanto profissional", concluiu.

 

As inscrições para as Disciplinas Isoladas do Mestrado devem ser realizadas pelo site. Mais informações: Setor Comercial FDSM - WhatsApp 35 3449-8124.

 

Aula presencial do Mestrado da FDSM.

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Prof. Pós-Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.



Acessar notícia

Maio

Com grande sucesso de público a FDSM encerrou na 6ª feira, dia 27 de maio, o seu 22º Congresso Jurídico. O evento, cuja temática central foi "Diálogos entre o Direito e a Economia", contou com seis palestras e dois minicursos, e foi prestigiado por alunos, professores e egressos da FDSM, além de membros da comunidade.

No período da manhã aconteceu a palestra internacional "A Economia Digital e os Impostos: que desafios?", com a jurista portuguesa Profª Dra. Cidália Mota Lopes.  E no período da tarde aconteveu o minicurso "O papel dos programas de compliance nas relações entre Direito e Economia", com o Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima.   

A palestra de encerramento, sobre o tema "Diálogo entre Processo e Economia: técnicas de otimização do tempo, do custo e da efetividade da prestação jurisdicional", foi ministrada pelo jurista Bernardo Ribeiro Câmara. 

Ao final, a FDSM ofereceu um coquetel aos participantes. Confira as fotos.

 

O Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima no minicurso "O papel dos programas de compliance ns relações entre Direito e Economia".

 

Cerca de 150 alunos participaram do minicurso.

 

 

O Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima.

 

 Professores e autoridades no encerramento do 22º Congresso Jurídico da FDSM. 

 

A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, e o palestrante, Dr. Bernardo Ribeiro Câmara.  

 

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento.

 

A Profª Ana Carolina abriu o evento.

 

A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, Prof. Pós-Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, a presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, Isabele Pimenta, e a presidente da 24ª Subseção da OAB/MG - Pouso Alegre, Graziela Brianezi.  

 

O palestrante, Prof. Dr. Bernardo Ribeiro Câmara.

 

 

 

 

 

 

O Prof. Pós-Dr. Rafael Lazzarotto Simioni entrega placa de homenagem ao palestrante, Porf. Dr. Bernardo Ribeiro Câmara. 

 

Professores e autoridades no encerramento do 22º Congresso Jurídico.

 

Coquetel de encerramento.

 

 

 

As professoras Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão, e Dra. Cidália Mota Lopes, que proferiu a palestra "A Economia Digital e os Impostos: que desafios?".

 

 



Acessar notícia

Com grande sucesso de público, o segundo dia do Congresso Jurídico da FDSM foi marcado por três palestras, sobre os seguintes temas: "Política Econômica Brasileira e o Futuro do Capitalismo", com Fabiano Dolenc Del Masso; "A Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência", com Fábio Bellote Gomes, e "Análise Econômica do Direito", com Aclibes Burgarelli. Também foi realizado um minicurso sobre o tema "Aspectos jurídicos das criptomoedas, regulação e sua vinculação com a soberania dos Estados", com o Prof. Rafael Alem Mello Ferreira.

 

E nesta 6ª feira acontecerão duas palestras, sobre os temas "A Economia Digital e os Impostos: que desafios?", com a jurista portuguesa Cidália Mota Lopes; e "Diálogo entre Processo e Economia: técnicas de otimização do ‘tempo’, do ‘custo’ e da ‘efetividade’ da prestação jurisdicional", com Bernardo Ribeiro Câmara. E o minicurso "O papel dos programas de compliance nas relações entre Direito e Economia", com o Prof. Ricardo Alves de Lima.

 

Mais informações, acesse https://www.fdsm.edu.br/congresso-juridico .  

 

 

O Prof. Dr. Rafael Alem durante a realização do minicurso "Aspectos jurídicos das criptomoedas, regulação e sua vinculação com a soberania dos Estados".

 

Cerca de 100 alunos prestigiaram o evento.

 

 

 

Prof. Dr. Rafael Alem recebe placa de homenagem pela participação no 22º Congresso Jurídico da FDSM.  

 

Palestra com o Prof. Dr. Fabiano Dolenc Del Masso sobre o tema "Política Econômica Brasileira e o Futuro do Capitalismo" - painel coordenado pelo Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão, 

 

O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Pós-Dr. Edson Vieira da Silva Filho, o Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias, o palestrante Prof. Dr. Fábio Belotte Gomes, o coordenador da Graduação, Prof. Pós-Dr. Elias Kallás Filho, e a gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre. 

 

O palestrante Prof. Dr. Fábio Belotte Gomes, e o coordenador da Graduação, Prof. Pós-Dr. Elias Kallás Filho,

 

O Prof. Dr. Fábio Belotte Gomes em sua palestra sobre "A reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência". 

 

Cerca de 180 alunos prestigiaram o evento.

 

 

O palestrante Prof. Dr. Aclibes Burgarelli e o Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa.

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, o Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e o palestrante Prof. Dr. Aclibes Burgarelli, que falou sobre o tema "Análise Econômica do Direito".

 

Cerca de 180 alunos prestigiaram o evento.

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, o palestrante Prof. Dr. Aclibes Burgarelli e o Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa.

 



Acessar notícia

A FDSM iniciou nesta 4ª feira, dia 25 de maio, o seu 22º Congresso Jurídico, com o tema central "Diálogos entre o Direito e a Economia". A palestra de abertura foi ministrada pela jurista Natália Chaves, sobre o tema "Sistema de Insolvência Brasileiro e a Economia". Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento, entre alunos, egressos, professores e membros da comunidade.

 

"O Direito tem vivenciado diversos desafios ao longo dos últimos anos, devido à rápida e intensa transformação da sociedade. Ao mesmo tempo estamos passando por profundas e contínuas mudanças na economia mundial. E é inegável que Direito e Economia convergem em relação aos interesses econômicos individuais, corporativos e governamentais, tornando-se intrínseca a relação entre as duas áreas. Neste sentido, é indispensável discutir, no ambiente acadêmico, esta relação sob a ótica das normas jurídicas", destacou o diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende.

 

Nesta 5ª feira, 26, acontecerão três palestras, sobre os seguintes temas: "Política Econômica Brasileira e o Futuro do Capitalismo", com Fabiano Dolenc Del Masso; "A Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência", com Fábio Bellote Gomes, e "Análise Econômica do Direito", com Aclibes Burgarelli. Também será realizado um minicurso sobre oo tema "Aspectos jurídicos das criptomoedas, regulação e sua vinculação com a soberania dos Estados", com o Prof. Rafael Alem Mello Ferreira.

 

Já na 6ª feira acontecerão duas palestras, sobre os temas "A Economia Digital e os Impostos: que desafios?", com a jurista portuguesa Cidália Mota Lopes; e "Diálogo entre Processo e Economia: técnicas de otimização do ‘tempo’, do ‘custo’ e da ‘efetividade’ da prestação jurisdicional", com Bernardo Ribeiro Câmara. E o minicurso "O papel dos programas de compliance nas relações entre Direito e Economia", com o Prof. Ricardo Alves de Lima.

 

Mais informações, acesse https://www.fdsm.edu.br/congresso-juridico .  

 

A acadêmica Isabelle Pimenta, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, a Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão, o diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, e o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, Prof. Edson Vieira da Silva Filho.  

 

O diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, a jurista Natália Chaves e a Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão.

 

Professores e autoridades no 22º Congresso Jurídico.

 

A jurista Natália Chaves em sua palestra.

 

Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento.

 

A Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora do Núcleo de Extensão, entrega placa de homenagem à jurista Natália Chaves.

 



Acessar notícia

Como serão os novos campos de trabalho para a advocacia do futuro? Esse foi o tema de pesquisa proposto pelo Prof. Pós Dr. Rafael Lazzarotto Simioni para os alunos do 3º período da graduação, na disciplina Sociologia Jurídica. As apresentações ocorreram durante o mês de maio, e o grupo formado pelos alunos Arthur Faria dos Santos, Caio Henrique Coimbra e Souza, Guilherme Ralf Pereira Santos, Mateus Vilela Gomes e Vinicius Nunes Rosa escolheu falar sobre startups, seus modelos de negócios, problemas jurídicos comuns, barreiras e escalabilidade do setor.  


De acordo com o professor, eles elaboraram e apresentaram um estudo inovador sobre as novas oportunidades abertas para a advocacia no ramo das startups. “Eu propus um desafio para os alunos: pesquisar e apresentar para os colegas da faculdade novos campos de trabalho para a advocacia do futuro, e que vão repercutir também na magistratura, ministério público e demais carreiras jurídicas. Sob minha orientação eles elaboraram a pesquisa, e pudemos mostrar para os estudantes como a advocacia tem grandes oportunidades ainda inexploradas, e que estão se descortinando para o futuro”, disse.


Para os alunos, a realização do trabalho foi extremamente positiva. “Foi uma ótima experiência de aprendizado, porque as startups jurídicas estão cada vez mais em alta na advocacia. E nesse trabalho pudemos aprender muito”, destacou Guilherme.  “Foi muito bom, porque com as novas tecnologias, as startups estão em uma crescente absurda. E com isso, surgem startups jurídicas também. E tanto o nosso grupo quanto a turma puderam ter uma boa noção desse novo ramo que está surgindo no nicho jurídico”, completou Caio.


A atividade realizada pela turma, que incluiu outras temáticas como metaverso, e-commerce e empreendedorismo social, integra o modelo inovador de ensino do curso de Direito da FDSM, explicou o Prof. Rafael. “Estamos preparando nossos alunos para o futuro do direito. Há muitas coisas novas surgindo no mundo, e nossa matéria possui um espaço privilegiado para estudar as novas questões jurídicas das startups, indústria 4.0, metaverso, e-commerce, mercado de ações, empreendedorismo social, agronegócio e outras. São campos inovadores do direito, e nossos alunos estão estudando as oportunidades que, com eles, se abrem para o futuro com segurança e consistência”, concluiu.


O que é uma startup jurídica


É uma empresa jovem, com modelo de negócios escalável e inovador, que desenvolve produtos e serviços para o setor jurídico. Suas soluções utilizam da tecnologia para aprimorar e facilitar processos de trabalho de advogados e outros operadores do Direito. Pode ser chamada também de “lawtech” ou “legaltech”.



Os alunos Caio, Vinícius, Guilherme, Arthur e Matheus.



Acessar notícia

O incentivo à pesquisa científica é um dos pilares do ensino de excelência oferecido pela FDSM, e a produção de conhecimento segue em ritmo acelerado na instituição. O Grupo de Pesquisa de Sapere Aude, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, programou uma intensa agenda de trabalhos para este ano. Com o retorno 100% presencial das atividades, novos projetos já estão programados, inclusive a participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

O Grupo de Pesquisa Sapere Aude existe desde 2015, e tem por objetivo realizar investigações científicas na grande área dos Direitos Fundamentais e das Garantias Constitucionais. É composto por alunos da graduação, mestrado, egressos e docentes, totalizando 18 membros ativos. Desde o início de suas atividades, já publicou dois livros e artigos científicos em diversos periódicos nacionais. Em 2018, ganhou projeção nacional quando um artigo de um integrante ficou entre os 20 melhores trabalhos de pesquisa do Brasil, sendo o único trabalho de Direito selecionado no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado anualmente em São Paulo.

De acordo com o Prof. Dr. Hamilton, o atual projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Multiculturalismo na Sociedade Globalizada”, visa identificar e analisar as diversas diretrizes que norteiam o constitucionalismo contemporâneo. “Essa análise se dará a partir das distintas concepções culturais que levam em conta a inclusão social, a igualdade e as diversas formas de expressão das liberdades individuais, tendo em vista os anseios individuais e coletivos que são observados na sociedade contemporânea, extremamente tecnológica e que exige uma interação célere entre seus indivíduos”, explicou.

Ainda segundo o professor, para 2022 estão previstas as seguintes ações: apresentação de artigos científicos em eventos de pesquisa nacional no Brasil; elaboração de uma nova edição do livro com os resultados de pesquisa do ano vigente; realização da IV Semana de Direitos e Garantias Fundamentais do SAPERE AUDE; apresentação de uma exposição no Seminário da Luta Antimanicomial no Brasil; participação no I Simpósio Internacional da Rede de Pesquisa “Estado Democrático e Políticas Públicas, Trabalho e Tecnologia” (rede da qual o SAPERE AUDE integra desde o segundo semestre de 2021); realização de minicursos sobre constitucionalismo brasileiro, dentre outras importantes ações.

O Grupo Sapere Aude é aberto alunos, egressos e comunidade. As reuniões são presenciais, com transmissão ao vivo e online, e geralmente com a participação de convidados docentes externos. As notícias sobre o grupo podem ser acompanhadas pelos canais de comunicação da FDSM e do grupo (site www.gruposapereaude.com / Instagram @gruposapereaude). Para integrar o Sapere Aude, o interessado deve fazer um cadastro pelo site www.gruposapereaude.com e aguardar contato.

 

Integrantes do Grupo Sapere Aude.



Acessar notícia

Nos dias 21 a 24 de abril, a acadêmica do 7º período Eduarda Nepomuceno, e o mestrando Douglas de Morais Silva, estiveram na cidade de Barbacena, em visita técnica para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa com a temática "Direito, Loucura, Cárcere e Tortura". 

 

O Hospital Colônia de Barbacena ficou nacionalmente conhecido após a publicação do livro "Os porões da Loucura", de Hiram Firmino, do documentário "Em nome da Razão" e da obra jornalística "Holocausto Brasileiro", de Daniela Arbex. Os alunos pesquisadores visitaram o Museu da Loucura, os pavilhões desativados do Hospital Colônia e outros locais interessantes para a construção do trabalho.

 

A aluna Eduarda Nepomuceno ressaltou a perspectiva científica despertada pela FDSM sobre o assunto e a contribuição que o trabalho pretende trazer para a sociedade. "A intenção da pesquisa é contribuir através da reflexão e contextualização de como nós, enquanto sociedade, podemos evoluir as políticas psiquiátricas, evitando os abusos que ocorreram no passado e facilitando um tratamento eficaz a quem necessita", disse.

 

O mestrando Douglas de Morais Silva falou sobre a experiência e o incentivo da FDSM à pesquisa científica. "A FDSM me encanta por conta do espaço que é dado para a pesquisa científica. Desde 2017, quando ingressei na graduação, estou ligado a Grupos de Pesquisa e às atividades científicas da Instituição. A primeira vez que trabalhei com o tema foi em 2019, com o Prof. Dr. Hamilton Jr. Desde então a pesquisa vem avançando e a equipe vem evoluindo. A visita in loco de Barbacena transformou os rumos da nossa pesquisa e permite anunciarmos, ainda em breve, novidades científicas para nossa instituição", concluiu.

 

Um relato sobre a visita será apresentado no Simpósio "A Era das Trevas dos Direitos Fundamentais", que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, na FDSM. O evento será coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude. "A Semana da Luta Antimanicomial faz parte de uma campanha de luta social pela firmação dos Direitos Humanos dos portadores de transtornos mentais. Para nós da FDSM, celebrar esse evento através do nosso Simpósio representa uma oportunidade ímpar de examinarmos o papel que o Estado deve ter, em termos de políticas públicas, na ampliação das práticas antimanicomiais no Brasil, além de conhecermos um pouco da história da barbárie praticada nos sanatórios passados. O Grupo de Pesquisas SAPERE AUDE, através desse Simpósio, conclama a comunidade acadêmica a refletir acerca dessa temática, tendo o contato com profissionais experientes nessa área, ratificando nossa bandeira pelos Direitos e Garantias Fundamentais", concluiu.

Os alunos com a pedagoga Lucimar Pereira, coordenadora do Museu da Loucura.

 

Os alunos com o pesquisador Dr. Edson Brandão, um dos responsáveis pela Fundação do Museu da Loucura, colecionador de artes e responsável por exposições e estudos sobre o Hospital Colônia. 

 

A visita ao Museu foi guiada pelos funcionários Daniel Marcos Mendes Silva Guia e Francisca Moreira dos Reis.

 

A visita ao Museu foi guiada pelos funcionários Daniel Marcos Mendes Silva Guia e Francisca Moreira dos Reis.

 

Visita ao Pavilhão Afonso Pena, desativado. 

 

Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude.



Acessar notícia

Abril

Considerado o maior e mais tradicional evento científico da Faculdade de Direito do Sul de Minas, o Congresso Jurídico 2022 acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, reunindo grandes juristas da atualidade para palestras e minicursos sobre o tema Diálogos entre o Direito e a Economia. O objetivo é proporcionar um momento para debates, reflexões e troca de conhecimentos entre alunos, egressos e profissionais do Direito de Pouso Alegre e região.

 

A abertura do Congresso será com a jurista Natália Chaves, abordando o tema “Sistema de Insolvência Brasileiro e Economia”. Já no segundo dia acontecerão três palestras: “Política Econômica Brasileira e o Futuro do Capitalismo”, com Fabiano Dolenc Del Masso, “Aspectos jurídicos das criptomoedas, regulação e sua vinculação com a soberania dos Estados”, com Fábio Bellote Gomes, e “A Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência”, com Artur Marques da Silva Filho. No último dia, as palestras serão sobre os temas “A Economia Digital e os Impostos: que desafios?”, com a jurista portuguesa Cidália Mota Lopes, e “Diálogo entre Processo e Economia: técnicas de otimização do ‘tempo’, do ‘custo’ e da ‘efetividade’ da prestação jurisdicional”, com o jurista Bernardo Ribeiro Câmara. Para fechar o evento em grande estilo, como já é tradição, haverá um coquetel de encerramento aos participantes.

 

Mais do que um evento científico, o Congresso Jurídico constitui-se em um importante espaço para discussão e produção de novos conhecimentos, destacou a gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre. “O tema geral do Congresso é Direito e Economia, exatamente porque nós estamos passando por um momento de muita transformação na economia, e o Direito faz parte dessa realidade. E quando essa realidade muda, é preciso pensar como o Direito irá atuar a partir dessas mudanças. Por isso decidimos trabalhar com essa relação de Direito e economia, que é uma relação mútua de interferência. Será um evento muito enriquecedor para alunos e operadores do Direito”, disse.

 

O 22º Congresso Jurídico da FDSM é aberto à comunidade, e as inscrições deverão ser realizadas pelo site da FDSM (valor especial para alunos e egressos).

 

Clique aqui para ver a programação e se inscrever.

 

21º Congresso Jurídico, realizado em 2019.

O Ministro do STJ, Dr. João Otávio de Noronha, ex-aluno da FDSM e palestrante do 21º Congresso Jurídico. 

 

 

 

Os Desembargadores Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e Dr. Jorge Luiz Souto Maior. 

 

 

O jurista Dr. Fabrício Lima e o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio O. Rezende.  

 

 

O Prof. Dr. Rafael Alem Melo Ferreira e o jurista e egresso Dr. Ricardo Martins Motta. 

 

 

O Prof. Ricardo Lima em minicurso do 21º Congresso Jurídico. 

 

 

A Promotora de Justiça Dra. Sumara Marçal, egressa da FDSM e palestrante. 

 

Coquetel de Encerramento do 21º Congresso Jurídico. 

 



Acessar notícia

Compreender como tem sido a relação entre os juízes e a utilização de tecnologias no judiciário ao redor do mundo. Com este objetivo, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), representada pela Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, juntamente com pesquisadores da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UFG (Universidade Federal de Goiás), integram o projeto de pesquisa internacional Juízes e Tecnologia

 

De acordo com a Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, o projeto nasceu a partir do CRN 43 Innovations in Judging, do Law and Society Association.  “Eu faço parte deste grupo de trabalho dos Estados Unidos, e os professores Tania Sourdin (Newcastle Law School/Australia), Brian Barry (TU Dublin/Irlanda) e Toby Goldbach (University of British/Columbia), propuseram esta pesquisa que engloba pesquisadores de todo o mundo. O braço brasileiro desta pesquisa é conduzido por mim e investigadores da UFG e Unisinos”, explicou.

 

O projeto internacional teve início em janeiro deste ano, e nesta fase somente os pesquisadores coordenadores poderão participar. Posteriormente, existe a perspectiva de abertura à participação dos alunos. O principal ganho para a sociedade é o mapeamento da relação entre os juízes e a tecnologia. “A partir deste diagnóstico, abre-se a perspectiva de atuação teleológico-estratégica. A partir daí, podemos prever um enorme avanço para o Poder Judiciário em nível mundial”, concluiu a professora.

 

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM.



Acessar notícia

A FDSM lamenta profundamente o falecimento do caríssimo Dr. Saulo Jésus Sales, ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 20 de abril. Colaborador mais antigo, Dr. Saulo foi figura fundamental na história de sucesso da faculdade. Formou-se na 1ª turma da graduação, e atuou como professor, tesoureiro e presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da instituição. Seu exemplo de dedicação, profissionalismo e amor pelo Direito foram inspiradores para várias gerações, e permanecerão para sempre em nossos corações.

Nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos.

Velório: Funerária Ferraciolli/Pouso Alegre, 12h às 15h. Sepultamento: 15h.



Acessar notícia

Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos é o tema central do novo projeto de pesquisa que será desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF), grupo de pesquisa da FDSM liderado pela Profª. Pós-Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis e com a participação da Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora de Relações Interinstitucionais e do Núcleo de Extensão da FDSM. O projeto acontecerá em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/UNICAMP), Faculdade de Direito e PPGD PUC-Campinas, e Universidade Católica de Temuco, no Chile.

De acordo com a professora Ana Elisa, o objetivo é ‘estabelecer um arcabouço teórico comum para a discussão da grande temática Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos, e desenhar o projeto de pesquisa interinstitucional’. “A princípio estabeleceremos contato entre estudantes e professores das instituições envolvidas para construção de um arcabouço teórico em comum, a fim de pensar no desenho da pesquisa interinstitucional. Esses contatos serão por meio de eventos e capacitação conjuntas. Posteriormente, organizaremos os trabalhos para o desenvolvimento do projeto”, explicou.

O projeto é exclusivo para estudantes da FDSM, e as inscrições para o processo seletivo serão abertas em breve. Os alunos deverão ter uma dedicação semanal de cerca de 10 horas, além de participações nas reuniões e capacitações, algo que será muito interessante para o currículo, segundo Ana. “O contato com outras instituições sempre amplia nossa rede profissional, seja ela acadêmica ou não. Teremos a possibilidade de estar em contato com instituições e colegas da Argentina e do México que já são parceiros da Universidade Católica de Temuco. Os eventos e as capacitações dão origem a certificados que demonstram a interlocução das instituições envolvidas, e isso é muito bom para os alunos”, disse.

Para quem sonha com uma carreira internacional na pesquisa, vale a pena investir na oportunidade, destacou a professora. “Futuramente pensamos em estabelecer processos de intercâmbio e eventos presenciais, bem como com o projeto de pesquisa, ao ser aprovado por órgão de fomento, termos bolsas para o desenvolvimento das atividades. Trata-se de uma ótima oportunidade para quem tem interesse pela pesquisa e temas a serem estudados, e deseja seguir na carreira acadêmica”, ressaltou.

A gestora de Relações Interinstitucionais e no Núcleo de Extensão da FDSM, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, destacou a importância do projeto e da parceria da faculdade com a Universidade de Temuco. "A FDSM tem buscado ampliar suas parceiras internacionais, e desde o ano passado, temos realizado reuniões a fim de firmar convênio com a Universidade de Temuco. A primeira ação que materializa este desejo mútuo é o projeto Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos, que envolve, hoje, três instituições de ensino. E há a perspectiva de que o escopo seja ampliado. Os alunos participantes refletirão sobre os desafios partilhados e situados com o cuidado do recurso hídrico no Brasil, no Chile e na América do Sul, questão de suma importância para a sociedade", concluiu.

A Profª Pós-Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, coordenadora do Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF) da FDSM.

 

Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre.



Acessar notícia

A FDSM recebeu nesta 5ª feira, dia 12 de abril, os alunos do ensino médio do Colégio Objetivo de Pouso Alegre para a palestra Família, Nova Família e Família Contemporânea. O evento foi ministrado pelo professor Me. Francisco José de Oliveira, acompanhado pelo professor Me. Carlos Alberto Conti Pereira, e reuniu cerca de 80 estudantes do 1º ano do novo ensino médio na área de ciências humanas, e 3º ano do ensino médio.

Os alunos puderam interagir com os professores e esclarecer dúvidas sobre o tema tratado. Ao final, participaram de um sorteio de brindes conduzido pelo Prof. Conti na brincadeira “Roleta Premiada FDSM”, e também receberam bombons em comemoração à Páscoa.

Os estudantes Eduardo Monteiro e Pietra Rocha elogiaram o evento. “Achei muito interessante a palestra, e esclareceu várias dúvidas que tinha em relação ao Direito e aos novos modelos de família. Foi muito educativo para nós, e quero participar de mais eventos assim”, disse Eduardo. "Gostei da palestra, e é muito bom que tenhamos conhecimento sobre essas questões de forma mais aprofundada", completou Pietra.

O Prof. Adriano Barreiro destacou a importância de diálogos com os alunos sobre temas contemporâneos, especialmente que envolvam cidadania. “É importante falar sobre família e sobre os novos modelos de família que hoje temos na sociedade. A família tradicional já tem o seu espaço e devemos respeitá-la, assim como também devemos respeitar esses novos modelos. E o professor Francisco fez uma brilhante palestra, mostrando que para vivermos em uma sociedade democrática temos que respeitar a todos. Agradeço a FDSM pela realização do evento”, disse.

Para o Prof. Francisco, além do caráter informativo e educacional, promover palestras sobre temas que envolvam o Direito e os novos modelos de família é também uma forma de se combater o preconceito.  “É importante que eles tenham conhecimento sobre como o Direito trabalha com essas questões de família. E para além disso, que eles entendam que esses novos modelos de família precisam ser incluídos, e é uma maneira de lutarmos contra qualquer tipo de preconceito”, destacou.

Receber os alunos do ensino médio para palestras sobre temas relacionados ao Direito e Sociedade é uma das ações que compõe o FDSM nas Escolas, projeto que é aberto a estudantes de Pouso Alegre e região, explicou o Prof. Conti. “Hoje recebemos o pessoal do novo ensino médio da área de ciências humanas do Colégio Objetivo, área de estudos da nossa faculdade. Foi um evento muito bacana, e isso para nós é responsabilidade social, está no nosso DNA. Estamos abertos a todas as escolas que quiserem realizar atividades assim”, concluiu.

Contato para agendamento de palestras: WhatsApp 35 3449-8124 / comercial@fdsm.edu.br 



Acessar notícia

Quais as consequências jurídicas para o ator Will Smith ao agredir o colega Chris Rock na cerimônia de entrega do Oscar? A polêmica envolvendo o caso foi discutida pelos alunos do 1º período da FDSM nos dias 6 e 7 de abril, em atividade realizada pelos professores Carlos Alberto Conti Pereira e Rafael Alem Mello Ferreira.

Divididos em grupos no Salão Nobre da faculdade, os alunos analisaram todos os aspectos do caso considerando os argumentos do agressor (Will Smith), a motivação (Jada Pinkett, a esposa de Will) e a vítima (Chris Rock). Ao final, eles apresentaram seus pareceres aos professores e demais colegas.

De acordo com o Prof. Conti, a ideia foi discutir um tema atual para a aplicação prática do Direito. “No 1º período os alunos têm, dentro da disciplina Introdução ao Estudo do Direito, a atividade denominada Direito e Atualidade, em que analisamos um tema atual envolvendo o Direito. Na última atividade discutimos o caso do ator Will Smith na cerimônia de entrega do Oscar. Dentro deste tema, estudamos Direito Penal, Direito de Indenização, Direito Civil, Direito Público e Privado, enfim, é uma atividade inovadora, como é o DNA da FDSM. Por isso somos o melhor Direito”, explicou.

A aluna Júlia Rodrigues elogiou o evento. “Foi uma atividade muito interessante, pois debatemos uma questão polêmica, e que está na mídia, sob o olhar do Direito. A partir dos conhecimentos dos professores Conti e Rafael, pudemos fazer uma reflexão profunda analisando os dois lados, para, assim, formamos a nossa opinião a respeito. Pudemos aprender inclusive, com a ajuda dos professores, novos conceitos jurídicos. Parabéns à FDSM pela iniciativa”, concluiu.   

Atividade para os alunos do Diurno.

Atividade para os alunos do Noturno.



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas agora conta com o podcast Conversa com a FDSM. Conduzido pelo Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira, o novo canal de comunicação irá debater temas da atualidade, questões relacionadas ao Direito, cultura, educação e uma série de variedades de interesse público.

De acordo com o professor, a proposta é oferecer informação útil para diferentes públicos. “Vamos trabalhar unindo o conhecimento do Direito com um toque de jornalismo e entretenimento, sempre buscando as melhores fontes de informação. Além dos nossos professores e alunos, teremos convidados especiais da comunidade em pautas interessantes e de relevância social”, disse.

O primeiro episódio é uma entrevista com o Desembargador Federal do Trabalho, Prof. Pós-Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, sobre questões jurídicas que envolvem a jornada de trabalho em regime de home office. Clique aqui e confira!



Acessar notícia

Planejamento tributário, Tributação Internacional, Tributação e as Novas Tecnologias e Compliance Tributário são alguns dos temas que serão tratados no novo curso de extensão da FDSM: Novas Tendências do Direito Tributário.

Com início previsto para maio, o curso contará com a coordenação do Prof. Diego Diniz Ribeiro . A metodologia dinâmica e o estudo de casos práticos irão compor os 08 encontros, sendo 02 em formato presencial e 06 na modalidade on-line, todos com transmissão ao vivo pela Plataforma Zoom. 

Em entrevista, o Prof. Diego deu mais detalhes sobre a nova proposta da FDSM para o mercado educacional jurídico.

1 – Quais os principais temas que serão abordados no curso?

R: “O curso abordará alguns dos temais mais atuais de Direito Tributário, bem como tendências para um futuro próximo. Daí, por exemplo, termos aulas como planejamento tributário, tributação e tecnologia, compliance tributário e métodos alternativos de resolução de conflitos em matéria tributária”.

2 – Como será a dinâmica das aulas?

R: “O curso compreenderá aulas expositivas, em um sistema híbrido (virtual e presencial). Importante destacar que montamos um time de professores com enorme experiência profissional na área, razão pela qual as aulas não ficarão e um plano meramente teórico, mas irão se aprofundar em discussões práticas e estudos de casos, de modo a resolver problemas reais de quem atua ou pretende atuar na área tributária”.

3 – Para quais públicos este curso é interessante?

R: “O curso é direcionado para profissionais da área jurídica, que já atuem ou pretendam atuar com Direito Tributário. Contadores também serão muito bem-vindos, assim como alunos da graduação que já estejam projetando uma atuação profissional na área tributária”.

4 – E com relação ao corpo docente, o que os nossos alunos podem esperar?

R: “O corpo docente foi escolhido de forma muito criteriosa, buscando sempre conciliar uma profunda experiência docente com uma real atuação prática na área tributária. No mais, os professores do curso são referências nacional nos temas que irão ministrar”.

5 – Quais as vantagens de atualizar-se nesta matéria do Direito no novo curso de extensão da FDSM?

R: “Qualidade do corpo técnico, flexibilidade com um modelo híbrido de aulas (presencial e virtual), foco na solução de problemas práticos e um excelente custo-benefício”.

Para saber mais sobre o curso, corpo docente, conteúdo programático e outras informações, entre em contato conosco: WhatsApp 35 3449-8124 / comercial@fdsm.edu.br 

O coordenador do curso, Prof. Diego Diniz Ribeiro. 



Acessar notícia

Os alunos do ensino médio do Colégio Anglo Pouso Alegre estiveram na FDSM no dia 31 de março, 5ª feira, para uma palestra sobre o polêmico Projeto de Lei 442/91, que trata da legalização dos jogos de azar no Brasil. O evento foi ministrado pelos professores Dr. Rafael Alem Mello Ferreira e Me. Carlos Alberto Conti Pereira, e contou com as presenças do professor Adriano Barreiro e da diretora do Colégio, Denise Morais.

De acordo com o professor Adriano, o objetivo foi informar os alunos e contribuir para que eles desenvolvam o senso crítico e formem suas opiniões sobre a questão. “Este é um dos debates polêmicos de 2022, e é muito importante que os nossos alunos estejam bem informados e discutam assuntos da atualidade. Gostaria de agradecer a FDSM por nos receber com imenso carinho, em especial os professores Conti e Rafael, pelo conhecimento transmitido”, disse.

Os alunos elogiaram o evento. “Achei muito interessante a apresentação dos professores, e acredito que esclareceu sobre vários assuntos relacionados às ciências humanas. Espero que possamos participar de mais eventos assim”, destacou a estudante Bruna Andrade.

A aluna Lavínia da Silva Terra também aprovou a iniciativa. “É um conteúdo que irá nos ajudar muito nas provas do Enem e Vestibular. Foi bastante produtivo, e agora temos mais repertório para este tipo de assunto”, disse.

O Prof. Rafael Alem destacou a importância dos eventos educativos para a formação dos estudantes.  “É sempre essencial estabelecer diálogos e falar sobre o que está acontecendo no Congresso Nacional, debater sobre temas que são importantes para o futuro do Brasil. Ainda mais quando dialogamos com a moçada jovem, que daqui a pouco estará comandando tudo que vai acontecer no nosso país. Então vamos com tudo”, disse.

O Prof. Conti falou sobre o papel social da FDSM junto à comunidade. “O evento foi excelente, e é isso o que a gente faz no Direito: estimular o diálogo, trazer informações para que eles possam formar suas opiniões. Isso é responsabilidade social da FDSM. Estamos abertos à comunidade, e sempre dispostos a colaborar, transmitindo conhecimento e informações úteis, para que os estudantes possam fazer as melhores escolhas”, concluiu.

 



Acessar notícia

Março

A FDSM iniciou no sábado, 26 de março, o Curso de Extensão Gratuito em Oratória Jurídica. O curso está sendo ministrado pela Profª Pós-Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, e tem por objetivo proporcionar aos alunos uma formação que lhes capacite a desenvolverem habilidades e competências argumentativas em diversos ambientes nos quais venham a atuar como juristas.

A primeira aula contou com a participação de cerca de 60 alunos, e tratou sobre os Aspectos Gerais da Comunicação. Nos próximos encontros serão abordadas as seguintes temáticas: Comunicação e linguagem corporal; Composição do discurso: Ethos, Pathos e Logos; e Gêneros retóricos: político, judicial e epidítico. O término do curso está previsto para 30 de abril.

A iniciativa vem ao encontro do principal objetivo da FDSM como instituição de ensino superior: formar profissionais de alta performance, capazes de atuar com excelência no mercado jurídico, destaca a professora coordenadora do curso. “A comunicação é elemento fundamental no aprimoramento pessoal e profissional de todos nós. E para o profissional de Direito, ter uma boa oratória é essencial. A primeira aula foi bem produtiva, e acredito que o curso será uma experiência muito rica para todos nós”, concluiu.



Acessar notícia

A Turma 2022-2024 do Mestrado da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) reuniu-se pela primeira vez na instituição na 6ª feira, dia 25 de março. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, e contou com a presença da grande maioria dos alunos.

A mestranda Marcela Modesto elogiou a recepção e as aulas. "“Este primeiro encontro presencial foi muito bom, aulas excelentes, a recepção foi muito gostosa e realmente eu não poderia ter feito escolha melhor para cursar a minha pós-graduação”, disse.

Para marcar o encontro, o PPGD preparou uma recepção com café especial, música e fotos. Os professores Dr. Rafael Lazarotto Simioni (Coordenador do PPGD), Dr. Rafael Alem e Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira também prestigiaram o evento. Confira as fotos.

 



Acessar notícia

O Núcleo de Prática Jurídica da FDSM realizou na 5ª e 6ª feira, 17 e 18 de março, o treinamento dos novos estagiários para o ano de 2022. As atividades aconteceram no Laboratório de Informática e sala do NPJ, e foram ministradas pelo advogado Matheus de Souza Garcia e pelo gestor do Escritório Modelo, Prof. José Carlos da Silva Oliveira. O Prof. Marco Aurélio de Oliveira Silvestre, colaborador do Escritório Modelo, também acompanhou os trabalhos. 

No treinamento de 5ª feira, o objetivo foi apresentar aos alunos o sistema do Núcleo de Prática Jurídica, destacou Matheus, advogado responsável pelo Escritório Modelo. “Hoje os alunos puderam conhecer o sistema onde eles irão inserir as informações dos clientes, lançar relatórios, solicitar documentação, elaborar as petições iniciais, no caso de questões litigiosas, e minutas, no caso de acordos de mediação e conciliação. O sistema é a base para que eles possam desenvolver as atividades do Escritório Modelo, por isso é tão importante esse treinamento antes do início do estágio”, explicou.

Já na 6ª feira foi realizado um treinamento específico com os alunos que farão estágio no setor de mediação e conciliação. A atividade foi ministrada pelo Prof. José Carlos da Silva Oliveira.  “Nós apresentamos as condições iniciais do conceito de conciliação e mediação, as suas nuances no qual os alunos tiveram contato, no sentido teórico, com a condição das funções que eles irão exercer. Como um conciliador e um mediador deve se posicionar, como treinar muito mais o ‘ouvir’ ao invés de falar, e com esse tipo de ideia também trocamos experiências, cada um dos estagiários contando um pouco de suas vivências. Também organizamos o processo de iniciação do trabalho. A expectativa é boa, os alunos estão bem engajados e todos nós estamos na expectativa de realizar um bom trabalho”, disse.               

O estágio terá início oficial no dia 21 de março, com grande expectativa dos alunos. Para o acadêmico Bruno Rezende Bernardes, será a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de um escritório de advocacia. “Essa questão do atendimento ao público, conhecer os problemas das pessoas e buscar uma solução é algo que me interessa bastante. Principalmente estando no último ano de faculdade, creio que seja uma oportunidade muito boa para me encaminhar à vida profissional”, disse.

A aluna Júlia Klehm Fermino destacou a alta qualidade da estrutura oferecida pelo Escritório Modelo aos alunos. “Os profissionais são muito capacitados, e eu tenho a certeza de que irei aprender muito. Estou com uma ótima expectativa, pois teremos uma experiência prática real, por meio do contato com os clientes, a oportunidade de elaborar as peças processuais, enfim, será um período de muito aprendizado”, concluiu.

A turma de estagiários para 2022 é composta, inicialmente, por nove alunos, que atuarão nas áreas cível, previdenciária e mediação e conciliação. O atendimento ao público, realizado de forma gratuita, será com agendamento da triagem por telefone. Mais informações: 35 3449-8114.

 



Acessar notícia

A FDSM recebeu novamente o Selo de Qualidade OAB Recomenda, que avalia os cursos de Direito no Brasil. A cerimônia oficial de entrega aconteceu nesta 4ª feira, dia 16 de março, na sede do Conselho Federal da OAB em Brasília/DF. A faculdade foi representada pelo Prof. Me. Carlos Alberto Conti Pereira.

O Selo OAB Recomenda consiste no reconhecimento nacional de instituições de ensino superior nas quais o curso de Direito cumpriu os critérios estabelecidos pela Comissão Especial da Ordem, que consideram o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem.

Em sua 7ª edição, a premiação da OAB avaliou 1.255 cursos, e somente 192 obtiveram o Selo. A FDSM está neste seleto grupo, mantendo-se no patamar mais alto do ensino jurídico do Brasil! Confira aqui a lista das 192 instituições agraciada. 

O Melhor Direito é o Nosso!

Fotos: Paulo Sereguetti | Toledo Prudente 



Acessar notícia

Em comemoração ao mês da mulher e como forma de incentivo ao esporte no ambiente acadêmico, a FDSM e a Atlética realizaram neste sábado, dia 19, o 1º Torneio de Vôlei Feminino entre as alunas. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva da faculdade, e reuniu quatro equipes de alunas da graduação.

Além do apoio ao esporte, a ação também teve caráter social, já que, no ato da inscrição, as alunas doaram 01 kg de alimento não perecível. Os donativos serão entregues a entidades carentes de Pouso Alegre.

A equipe vencedora foi composta pelas alunas Iara Cristina Ricardo Murta, Ana Carolina da Cruz Corrêa e Mayara Turchetti. Elas foram presenteadas pela FDSM com um vale pizza no valor de R$ 300,00, da Oficina de Pizza Altaville, em Pouso Alegre/MG.

Parabéns a todas as participantes!

A equipe vencedora, formada pelas alunas Ana Carolina, Iara e Mayara.  

As alunas que disputaram a grande final. 



Acessar notícia
17/03/2022 às 09:37

O Curso de Extensão da FDSM sobre Teoria e Prática do Tribunal do Júri, coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, recebeu na 2ª feira, dia 14, os representantes do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Karina Seiko Hashizume, Promotora de Justiça na 1ª Promotoria da Comarca de Cambuí, e Dr. Elkio Uehara, Promotor de Justiça na 4ª Promotoria da Comarca de Pouso Alegre.

O tema da aula explanada pelos representantes do MP aos alunos foi Violência Doméstica e Crime de Feminicídio. O evento lotou o Salão do Júri, e contou com a presença de autoridades locais do meio jurídico, demonstrando mais uma vez a credibilidade da FDSM junto à comunidade.

O Curso de Extensão de sobre Tribunal do Júri está sendo oferecido gratuitamente aos alunos da FDSM. As inscrições já foram encerradas, mas devido ao sucesso do projeto, novas edições deverão acontecer.

Mais informações: Núcleo de Extensão FDSM – WhatsApp 35 3449-8125extensao@fdm.edu.b

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Gratuito sobre Oratória Jurídica. Voltado exclusivamente para alunos da graduação, o curso acontecerá aos sábados, com início no dia 26 de março – aulas das 8h30 às 9h30.

A coordenadora do curso será a Profª Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, docente da graduação e mestrado. “A comunicação é elemento fundamental no desenvolvimento da sociedade, bem como no aprimoramento pessoal e profissional. No curso de oratória vamos explorar a comunicação verbal e não verbal, com vistas aos cuidados necessários para se fazer entender e para compreender o contexto em que estamos”, destacou.

Com carga horária de 4 horas, o curso será presencial, e acontecerá nos dias 26/03, 02, 09 e 30/04, no Salão do Tribunal do Júri, sala do Núcleo de Prática Jurídica e sala de aula. As vagas são limitadas.

Inscrições: CLIQUE AQUI.

Informações: Núcleo de Extensão extensao@fdsm.edu.br / WhatsApp 35 3449-8125

 



Acessar notícia

Em uma realização conjunta da FDSM, UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), UniCesumar, Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), Idcc (Instituto de Direito Constitucional e Cidadania) e Faculdades Londrina, aconteceu no dia 11 de março, com transmissão pelo YouTube, a Aula Inaugural do Mestrado.

O principal palestrante do evento foi o jurista Luiz Edson Fachin, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A aula foi sobre o “Sistema interamericano e o STF na perspectiva dos diálogos jurisdicionais entre as cortes das Américas”.

O segundo tema da Aula Inaugural, “Fomento Nacional e Internacional à Pesquisa Jurídica”, foi abordado pelo Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto, Coordenador-Adjunto e membro do Conselho Técnico Científico, do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito da CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Assista a Aula Inaugural do Mestrado:  https://youtu.be/jfot86O0POk 

O Ministro Edson Fachin.

O Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto.

Palestrantes, coordenadores e professores durante o evento.

 



Acessar notícia

Com grande sucesso a FDSM iniciou na 5ª feira, 10 de março, o Curso de Extensão Gratuito Direito 4.0, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Alem. A primeira aula foi sobre o tema “Revolução Tecnológica e o Direito”.

O curso acontecerá durante todo o mês de março, e as próximas aulas serão nos dias 11, 17 e 18, sempre no Salão do Tribunal do Júri.

O conteúdo programático conta com os seguintes temas:

  • Revolução tecnológica e o Direito;
  • Advocacia do Futuro: o futuro é hoje;
  • Empresas, inteligência artificial e legislação do futuro;
  • Legal designer e as petições no Direito.

O Curso Direito 4.0 é exclusivo para alunos da FDSM, e trata-se de mais um super diferencial da instituição para a comunidade acadêmica. Além deste, os alunos da graduação também contam com mais dois cursos de extensão gratuitos, sobre Tribunal do Júri (em andamento) e Oratória Jurídica (inscrições abertas).

O Melhor Direito é o Nosso!    



Acessar notícia

Em grande estilo e com importantes reflexões, a FDSM celebrou com suas alunas e colaboradoras o Dia Internacional da Mulher na terça-feira, 8 de março.

Nos períodos da manhã e noite, logo na entrada, elas foram fotografadas em um backdrop comemorativo e receberam uma lembrança da instituição – um cartão com bala personalizada e uma mensagem especial.

Já no período da tarde aconteceram duas atividades acadêmicas presenciais com transmissão ao vivo, realizadas pela instituição em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

O Fórum "Discussão sobre o livro Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adiche", realizado às 14h, foi ministrado pela Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e a mestranda Jéssica Carrozza, com mediação da aluna Janaína Cepelo. E a Mesa Redonda "Mulheres na Ciência e a construção do pensamento científico", às 17h, contou com as participações das Professoras Ma. Fafina Vilela, Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa, Ma. Suzana Silva, Dra. Ana de Medeiros Arnt e Dra. Gina Gouveia Pires de Castro, com mediação da mestranda Jéssica Carrozza.

"Houve bastante participação dos alunos nos eventos em comemoração ao Dia da Mulher, e creio que conseguimos fazer as pessoas perceberem a importância da questão do feminismo, o quanto ela é cotidiana para homens e mulheres", destacou a Profª Ana Carolina F. Silvestre.

“Foi extremamente válida a nossa discussão de hoje sobre o feminismo, o diálogo que a gente estabeleceu com as participantes da mesa e com a nossa plateia... Os alunos receberam bem as informações, valeu muito a pena", disse a mestranda Jéssica Carrozza.

"É sempre uma honra participar das atividades acadêmicas da FDSM, e fiquei feliz quando vi a quantidade de pessoas que acompanharam os eventos. Isso mostra que a faculdade e o D.A. devem continuar investindo neste tema tão importante que é o feminismo", concluiu a acadêmica Janaína Cepelo.

O dia foi encerrado com uma linda apresentação musical no Salão do Júri, com a Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e as alunas Júlia Faria e Lívia Martins, acompanhadas pelos músicos Lucas Gaspar e João Paulo Lopes.

A cobertura completa dos eventos pode ser conferida nas redes sociais da FDSM.

 



Acessar notícia

Começa nesta 2ª feira, dia 7 de março, o novo Curso de Extensão Gratuito da FDSM, com o tema Tribunal do Júri – Teoria e Prática. O curso será presencial, no horário das 16h45 às 18h45, no Salão do Tribunal do Júri (2º piso do prédio sede). Além dos alunos, poderão participar os egressos e membros da comunidade em geral.


De acordo com o coordenador, Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, o objetivo é oferecer o conhecimento necessário para que os alunos possam ter as habilidades e competências mínimas para a atuação prática no Tribunal do Júri. “O aluno terá uma noção completa de todo o procedimento, englobando os diversos atos processuais que fazem parte do rito do júri, bem como terá acesso a diversas peças práticas, noções de oratória aplicável aos debates no Plenário do Júri, técnicas de argumentação e oratória, estratégias aplicáveis à defesa do acusado, além de receber toda a atualização ocorrida nessa área, em matéria de doutrina e jurisprudência, vigente no Brasil”, explicou.


Durante o Curso serão abordados os seguintes temas: O júri em seu aspecto histórico e constitucional; Júri e garantias fundamentais; Crimes da competência do júri; O rito do Tribunal do Júri e suas alterações legislativas; Jurados; Decisões judiciais no júri; Plenário do júri; Quesitação; Sentença no Tribunal do Júri; Questões práticas relacionadas ao Exame de Ordem; O Tribunal do Júri na nova ordem traçada no Novo Código de Processo Penal do Brasil. 


Ainda segundo o Prof. Hamilton, haverá participação especial de diversos profissionais da área. “O curso contará com a participação de vários profissionais que atuam na prática do Tribunal do Júri. A ideia é compartilharmos com os alunos o máximo de experiências e conhecimentos sobre esse tema tão importante, já que o júri é uma das instituições mais antigas do Direito e, atualmente no Brasil, é o responsável por julgar os crimes dolosos contra a vida”, concluiu.


As inscrições podem ser realizadas pelo site – clique aqui.


Informações: Núcleo de Extensão – WhatsApp 35 3449-8125extensao@fdsm.edu.br



Acessar notícia

O período de inscrições para o Processo Seletivo do FIES referente ao 1º semestre de 2022 será entre os dias 8 e 11 de março, e os alunos interessados deverão realizar todo o procedimento pela internet. 

Para participar do Processo Seletivo, é necessário que o aluno tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010. Além disso, o candidato precisa ter obtido nota nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

De acordo com o MEC, não podem participar do FIES os alunos que se encontram em uma das seguintes condições:

  • Matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenham sido beneficiados pelo FIES;• Que sejam responsáveis por inadimplência junto ao programa de crédito educativo (PCE/Creduc);
  • Beneficiários de bolsa integral do programa universidade para todos (ProUni);
  • Beneficiários de bolsa parcial do programa universidade para todos, em curso/habilitação/turno diferente daquele vinculado à bolsa ProUni;
  • Cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado.

Essa última restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do ProUni e aos bolsistas complementares de 25%.

Para mais informações e Edital, clique aqui.

Central de Atendimento: 0800 616161.

Acesse sisfiesportal.mec.gov.br/, fnde.gov.br, fiesselecao.mec.gov.br fies.mec.gov.br 



Acessar notícia

Fevereiro

A FDSM tem por tradição valorizar a dedicação de seus alunos por meio do Programa Bolsa Estímulo. O Programa concede, semestralmente, Bolsas de Estudos de até 30% aos seis acadêmicos de cada turma com as maiores médias. O melhor aluno da instituição, entre todas as turmas, ganha uma Bolsa de 50%. Ao todo, serão beneficiados 84 alunos.

Segundo o Coordenador Financeiro da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o Programa Bolsa Estímulo tem por objetivo reconhecer o esforço dos estudantes, incentivando-os a buscarem continuamente uma performance acadêmica de alto nível. “Temos muita satisfação em proporcionar a Bolsa Estímulo aos nossos alunos. Quando valorizamos a dedicação deles, estamos incentivando-os para que sejam sempre pessoas responsáveis e comprometidas em suas carreiras. Sabemos que o empenho de cada um se refletirá na formação e no futuro promissor que sonhamos para todos”, destaca.

Clique aqui e saiba quem foram os alunos contemplados pela Bolsa Estímulo FDSM.

Parabéns a todos pelo excelente desempenho!



Acessar notícia

Foco para o sucesso: como manter a motivação frente às dificuldades e desafios encontrados no início da faculdade. Com esta temática, os alunos do 1º Período tiveram um momento especial com o Prof. Rafael Alem na 6ª feira, dia 18 de fevereiro, no Salão do Júri. O evento aconteceu nos períodos da manhã e noite, e contou com a presença dos professores Carlos Alberto Conti Pereira e Denise Santos.

Durante as palestras, foram abordadas questões como o dia-a-dia acadêmico, as possibilidades de carreira no Direito e as expectativas dos alunos em relação ao curso. “Conversamos muito sobre expectativas, como projetar e concretizar sonhos, estabelecendo objetivos e mantendo o foco. E é muito legal ver o brilho nos olhos dos alunos. Nada mais gratificante para um professor do que ver o aluno conseguir realizar o sonho de ser juiz, procurador, enfim... Os caminhos são gigantescos, e a nossa realização é ver o sucesso dos nossos alunos”, destacou o palestrante.

Para a aluna Letícia do Couto Silva, a palestra foi construtiva. “Palestras assim nos motivam manter o foco, correr atrás, experimentar coisas novas para ter consciência do futuro profissional que desejamos. E, sobretudo, não desistir dos nossos sonhos”, disse.

O acadêmico Luiz Carlos Júnior também elogiou o evento. “É um incentivo para nós, que estamos começando agora e estamos meio inseguros ainda. É sempre bom escutarmos os professores, conhecermos suas experiências e vermos o amor deles pelo Direito. Isso nos motiva bastante, para nos esforçarmos e seguirmos em frente”, concluiu.

Palestra Turma D

Palestra Turmas A e B



Acessar notícia

A FDSM foi agraciada novamente com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, Edição 2022, confirmando sua posição de destaque no seleto grupo dos melhores cursos de Direito do Brasil. O Selo consiste no reconhecimento nacional de instituições de ensino superior nas quais o curso de Direito cumpriu os critérios estabelecidos pela Comissão Especial da Ordem.

Combinando o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem, o Selo é o reconhecimento público da qualidade das graduações em Direito no Brasil. Atualmente o país conta com cerca de 1,7 mil cursos, e o objetivo é valorizar o ensino jurídico de qualidade. 

De acordo com o diretor, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o Selo OAB Recomenda consagra, entre outras conquistas, a história de sucesso de 62 anos da instituição. “Nosso trabalho sempre se pautou pela excelência em qualidade, e o Selo OAB Recomenda é um dos indicadores que demonstram que estamos no caminho certo. Graças à dedicação de nossos alunos e professores, a FDSM permanece no patamar mais elevado da educação jurídica do Brasil”, disse.

“Ficamos muito satisfeitos pelo reconhecimento da OAB ao trabalho de excelência que realizamos em nossa instituição. Tal conquista reflete o comprometimento da FDSM com a educação jurídica de qualidade, e a intensa dedicação dos nossos alunos e professores, com total amparo institucional”, destacou o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende. 

“No universo das faculdades de Direito no Brasil, são poucas as que possuem o Selo de Qualidade OAB Recomenda, e a FDSM é uma delas. Isso é muito importante, porque representa uma avaliação isenta, objetiva e realizada por uma entidade sem qualquer vínculo com a instituição. É motivo de muito orgulho para todos nós”, concluiu o coordenador da Graduação, Prof. Elias Kallás Filho.

 



Acessar notícia

O Prof. Rafael Alem de Mello Ferreira, responsável pelo curso Direito 4.0.

 

Comprometida em proporcionar um ambiente acadêmico completo e antenado com as principais tendências do mercado jurídico atual, a FDSM oferecerá aos seus alunos, de forma gratuita, o Curso de Extensão Direito 4.0.

O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira, docente da graduação e mestrado da FDSM. Serão quatro encontros presenciais nos dias 10, 11, 17 e 18 de março. O conteúdo programático contará com os seguintes temas:

  • Revolução tecnológica e o Direito;
  • Advocacia do Futuro: o futuro é hoje;
  • Empresas, inteligência artificial e legislação do futuro;
  • Legal designer e as petições no Direito.

“O curso de extensão Direito 4.0 buscará aproximar o aprendizado do Direito a novas tecnologias. Possui por objetivo provocar os alunos para se prepararem para o futuro. Temas como inteligência artificial, legal designer, decisão por robô e a possibilidade de trabalho onde quer que esteja serão prioritários. Se o aluno quer se preparar para o futuro, já tem um encontro marcado na FDSM”, destacou o coordenador do curso.

As inscrições para o Curso Direito 4.0 já estão abertas – clique aqui. As vagas são limitadas.

Informações: Núcleo de Extensão FDSM – WhatsApp 35 3449-8125extensao@fdsm.edu.br .



Acessar notícia

Estão abertas as inscrições para o Programa de Monitoria da FDSM. Poderão participar do Processo Seletivo alunos da graduação a partir do 3º período e também da pós-graduação lato sensu. As inscrições deverão ser realizadas pelo Portal do Aluno (link AVISO) até 22 de fevereiro.   


Além da oportunidade de aprendizado, entre os benefícios do Programa estão uma Bolsa de 15% pelo período de duração da monitoria e a isenção de pagamento de taxas em eventos promovidos pela instituição (excluídos os cursos de extensão), de acordo com os critérios estabelecidos no Edital – clique aqui.


Mais informações na Secretaria da Coordenação do Curso: WhatsApp 35 3449-8120 / coordenacao@fdsm.edu.br .



Acessar notícia

Alunos no Projeto de Extensão Câmara Univesitária e Monitoria do Parlamento Jovem. 

 

A FDSM está com inscrições abertas para o Projeto de Extensão Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem 2022. O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a Faculdade, e visa promover o envolvimento dos acadêmicos com as atividades do Poder Legislativo voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, a Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem são projetos efetivamente incentivadores de temas jurídicos de relevância comunitária, e que oferecem uma rica experiência de aprendizado aos alunos, além de beneficiar a sociedade. "O conhecimento científico deve extravasar as barreiras físicas da FDSM e contribuir com a mudança da comunidade. Este é o intuito dos projetos de extensão e um compromisso da FDSM", finaliza.

Na Câmara Universitária, durante o primeiro semestre serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos de Kant. E no segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público.

Já na Monitoria do Parlamento Jovem, os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será "Saúde Mental dos Jovens".

Os encontros semanais acontecerão na 2ª ou 5ª feira, às 17h30, de março a novembro, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente no Núcleo de Extensão ou através do e-mail extensao@fdsm.edu.br no período entre 17/02 e 06/03/2022.

Mais informações: Núcleo de Extensão - WhatsApp 35 3449-8125 - extensao@fdsm.edu.br 



Acessar notícia

Na noite de ontem, dia 10 de fevereiro de 2022, ocorreu, aqui na FDSM a cerimônia de posse da nova gestão do Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão.

O evento contou com as ilustres presenças dos profissionais da nossa instituição, como o Diretor Prof°. Me. Leonardo de Oliveira Rezende, a Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, Prof° Dr. Hamilton da Cunha Iribure Junior, além do nosso ex aluno, Douglas Morais, diretor da última gestão do Diretório Acadêmico.

Toda nossa equipe da FDSM deseja muito sucesso a nova gestão, que vocês realizem um incrível trabalho nessa nova jornada.



Acessar notícia

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, nossos alunos do 1° período diurno e noturno participaram de uma palestra ministrada pelo desembargador e professor da FDSM, Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e mediada pelo professor Conti. O tema da palestra foi “Caminhada para o sucesso”.

Foi um momento de muito aprendizado e experiência, no qual os alunos tiveram a oportunidade de questionar sobre as vivências da carreira de sucesso do professor Paulo.Aqui na FD, caminhar para o sucesso fica mais fácil!



Acessar notícia

Ficou sabendo da farra que fizemos no dia 01 de fevereiro, com as turmas do diurno e noturno?
Para recepcionar nossos alunos no início de mais um ano letivo aqui na FDSM, preparamos diversas atrações, interações, música boa, brindes e muitas fotos.

O Diretor Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, o Coordernador do curso Prof. Elias Kallás Filho e o Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende juntamente com o Prof. Carlos Alberto Conti, deram as boas-vindas a todos os alunos. Contamos também com a presença da galera do Diretório Acadêmico e Atlética FDSM.

Foi muito incrível!

Ah, os álbuns completos estão na nossa página do Facebook.



Acessar notícia

Em janeiro de 2022, a FDSM realizou, com grande alegria, as solenidades de Colação de Grau das turmas dos formandos de 2021. Além disso, também foi realizada a Colação Simbólica para as turmas de 2020, que não puderam ter uma Colação presencial por conta da forte onda de pandemia.

Em cerimônia conduzida pelo diretor da FDSM, Prof. Leonardo de Oliveira Rezende, honrosos professores e funcionários da instituição foram homenageados.

A FDSM deseja aos novos bacharéis muito sucesso e felicidades!



Acessar notícia

Janeiro

Informamos aos Srs. Alunos que o retorno das aulas no dia 01 de fevereiro se dará de forma presencial.

No entanto, em razão de recente posicionamento do MEC (19/01/2022), acerca da vigência da Portaria MEC nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020, a FDSM informa a todos que, em razão das condições locais e do crescente aumento dos casos de contaminação, as aulas também serão transmitidas "on line", de forma excepcional, apenas no mês de fevereiro de 2022.

Também gostaríamos de ressaltar que as aulas não serão gravadas e, consequentemente, não serão disponibilizadas posteriormente.

Para ingresso na FDSM e computo de presença, será obrigatória a apresentação da carteirinha de estudante na portaria.



Acessar notícia
Por critério de merecimento,  o Pós-Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira ocupará o cargo de Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, localizada na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo. Anteriormente Juiz Titular da Vara do Trabalho de Cajamar, Dr. Paulo toma posse do novo cargo na data de 24/01/2022, segunda-feira.
 
A FDSM parabeniza e reforça o orgulho por tê-lo como parte do corpo docente, atuando também ativamente em diversas atividades executadas na faculdade.


Acessar notícia

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.