FDSM REALIZA XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

04/10/2022 às 10:43

A FDSM realizou no sábado, dia 1º de outubro, o seu XI Seminário de Iniciação Científica. O evento foi coordenado pelo Núcleo de Pesquisa, sob a gestão do Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, e contou com a participação de alunos da instituição e uma aluna do curso de psicologia da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí). O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho e dos mestrandos Frederico Armando Teixeira Braga, Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira, Jéssica Arantes Konno Carroza e Paloma Pique Dourador como avaliadores.

A apresentação de pôsteres contou com os seguintes trabalhos: "O tráfico de pessoas além dos corpos: quando o controle atinge a identidade do traficado", da acadêmica Ana Júlia Matheus A. Franco de Souza; "Fundação constitucional e a ineficiência administrativa da vice-presidência da República no Brasil", do aluno bolsista de iniciação científica FAPEMIG David Arantes Salomé; "Mulheres transgressoras: uma análise social do conglomerado de elementos sociológicos que as cercam e a realidade da sua inserção na sociedade democrática", da aluna bolsista de iniciação científica FAPEMIG Ellen Cristina Faria; "Direito e violência soberana na sagração da primavera de Stravinskiy", da acadêmica Júlia de Paula Faria; e "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial", da aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira.

Também houve avaliação dos seguintes trabalhos de pesquisa dos alunos bolsistas de iniciação científica FAPEMIG: "O resgate da ética clássica ao Direito", do acadêmico Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira; "A lesão a direitos da personalidade no mundo cibernético: metaverso e danos morais", da aluna Elisa de Lima Cheberle; "Decisionismo jurídico, proxêmica e princípios", do aluno Fernando Cardenes Hilbert; "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", do aluno João Pedro de Oliveira Barbosa; e "Labeling Approach: a rotulação social no Brasil e a influência da criminologia midiática", do aluno Marcello Yan de Castro.

Os trabalhos premiados como destaque foram "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", do aluno João Pedro de Oliveira Barbosa, e  "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial", da aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira, da Univás.

O Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz e as mestrandas Paloma Dourador e Jéssica Carrozza.

O aluno David Arantes Salomé apresentou o trabalho "Fundação constitucional e a ineficiência administrativa da vice-presidência da República no Brasil".

A aluna  Ana Júlia Matheus A. Franco de Souza apresentou o trabalho "O tráfico de pessoas além dos corpos: quando o controle atinge a identidade do traficado".

A aluna Ellen Cristina Faria apresentou o trabalho "Mulheres transgressoras: uma análise social do conglomerado de elementos sociológicos que as cercam e a realidade da sua inserção na sociedade democrática".

A aluna Júlia de Paula Faria apresentou o trabalho "Direito e violência soberana na sagração da primavera de Stravinskiy".

A aluna Raíssa Eduarda Alves Moreira, da Univás, foi um dos destaques do XI Seminário com o trabalho "Arte, Direito e Psicologia na trajetória de Nise da Silveira e seus reflexos na luta antimanicomial".

Apresentação do trabalho "O resgate da ética clássica ao Direito", do aluno Carlos Emanuel dos Reis Santos Teixeira.

A aluna Elisa de Lima Cheberle apresentando o trabalho "A lesão a direitos da personalidade no mundo cibernético: metaverso e danos morais".

Apresentação do trabalho "Labeling Approach: a rotulação social no Brasil e a influência da criminologia midiática", do acadêmico Marcello Yan de Castro.

Apresentação do trabalho "Decisionismo jurídico, proxêmica e princípios", do aluno Fernando Cardenes Hilbert.

O aluno João Pedro de Oliveira Barbosa apresentando o trabalho "Neoconstitucionalismo e constitucionalismo contemporâneo", que foi um dos destaques do Seminário.