ALUNOS DA FDSM SE DESTACAM EM PROJETOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE PA

21/12/2022 às 10:00

Os alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas mais uma vez foram destaque no projeto Câmara Universitária, iniciativa da Escola do Legislativo de Pouso Alegre que tem por objetivo promover o envolvimento dos graduandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem. Durante o ano de 2022 participaram os seguintes alunos: Dinara de Souza Viana, Ruann Franco Fernandes, Yago Vinicius Pereira, Luís Carlos Alves Júnior e Marcela Jorge Silva.

A acadêmica Marcela, do 8º Período, atuou em diversas atividades da Monitoria do Parlamento Jovem, um programa de formação política em que os estudantes são preparados para, em torno de um tema de abrangência social, formular, debater, votar e eleger sugestões de ações para o público. Em 2022, foi trabalhado o tema Saúde Mental dos Jovens. “Estive presente na Plenária Regional, realizada em Cambui, e na etapa Estadual, em Belo Horizonte. Apresentei aos coordenadores de 121 municípios mineiros os trabalhos realizados pela Escola do Legislativo em Pouso Alegre. Foi uma experiência muito enriquecedora auxiliar na elaboração de propostas de lei ou no entendimento do processo legislativo, estimulando a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio. Sou muito grata à Escola do Legislativo, pela oportunidade, e à FDSM, por essa colaboração com a Câmara. Tenho a oportunidade de estudar em uma das melhores faculdades do Direito do Brasil, cuja comunidade acadêmica é muito participativa na sociedade”, disse.

Para o aluno Yago, do 2º Período, ‘a Câmara Mirim e Jovem da Escola do Legislativo de Pouso Alegre apresenta uma oportunidade ímpar para a construção do saber cidadão’. “A fim de auxiliar enquanto monitores dessas atividades, elaborávamos apresentações e discussões pertinentes à ética e princípios norteadores das decisões de governos e autoridades de poder. Pessoalmente, participar deste especial projeto me possibilitou aprender com as crianças participantes, em que, com muita presteza, ofertavam exemplos valiosos a despeito das escolas onde estudavam ou da experiência particular que tinham em suas vidas”, disse.

O aluno Ruann, do 2º Período, também destacou a relevância do projeto para a formação de todos os envolvidos. "Minha participação na Escola do Legislativo foi de enorme relevância tanto para os alunos participantes quanto para mim, como monitor. Sendo que os alunos do projeto têm uma ampla variedade de conhecimentos de diversos assuntos e debates que conscientizam os jovens a uma defesa da democracia e dos direitos humanos. Como monitor do projeto, tive o privilégio de estudar e ministrar assuntos com os alunos que aprimoraram meus conhecimentos no ramo da sociologia", destacou.

A diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Emanuela Barreto, elogiou a atuação dos alunos. “Contar com a participação dos estudantes da FDSM nas atividades da Escola do Legislativo foi extremamente enriquecedor para nossas ações. A dedicação, envolvimento e preparo dos estudantes de Direito contribui, e muito, com a formação político-cidadã que nós, Escola do Legislativo, objetivamos oferecer a todos os nossos estudantes” destacou.

A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre, agradeceu a participação dos alunos e destacou a importância da Escola do Legislativo para a comunidade. “A Escola do Legislativo de Pouso Alegre possui projetos de relevância nacional, como a Constituição em Miúdos, Lei Maria da Penha em Miúdos, Parlamento Jovem etc., que visam a construção e solidificação de uma educação cidadã. Este é um dos pilares e fundamento das atividades extensionistas da FDSM, por isso esta parceria, de muitos anos, é tão importante para nós”, concluiu.

A acadêmica Marcela Jorge Silva, do 8º Período.

A acadêmica Dinara de Souza Viana, do 4º Período.

O acadêmico Yago Vinícius Pereira, do 2º Período.

O acadêmico Ruann Franco Fernandes, do 2º Período.