ALUNOS DA FDSM DESENVOLVEM TRABALHO SOBRE STARTUPS JURÍDICAS
23/05/2022 às 14:04Como serão os novos campos de trabalho para a advocacia do futuro? Esse foi o tema de pesquisa proposto pelo Prof. Pós Dr. Rafael Lazzarotto Simioni para os alunos do 3º período da graduação, na disciplina Sociologia Jurídica. As apresentações ocorreram durante o mês de maio, e o grupo formado pelos alunos Arthur Faria dos Santos, Caio Henrique Coimbra e Souza, Guilherme Ralf Pereira Santos, Mateus Vilela Gomes e Vinicius Nunes Rosa escolheu falar sobre startups, seus modelos de negócios, problemas jurídicos comuns, barreiras e escalabilidade do setor.
De acordo com o professor, eles elaboraram e apresentaram um estudo inovador sobre as novas oportunidades abertas para a advocacia no ramo das startups. “Eu propus um desafio para os alunos: pesquisar e apresentar para os colegas da faculdade novos campos de trabalho para a advocacia do futuro, e que vão repercutir também na magistratura, ministério público e demais carreiras jurídicas. Sob minha orientação eles elaboraram a pesquisa, e pudemos mostrar para os estudantes como a advocacia tem grandes oportunidades ainda inexploradas, e que estão se descortinando para o futuro”, disse.
Para os alunos, a realização do trabalho foi extremamente positiva. “Foi uma ótima experiência de aprendizado, porque as startups jurídicas estão cada vez mais em alta na advocacia. E nesse trabalho pudemos aprender muito”, destacou Guilherme. “Foi muito bom, porque com as novas tecnologias, as startups estão em uma crescente absurda. E com isso, surgem startups jurídicas também. E tanto o nosso grupo quanto a turma puderam ter uma boa noção desse novo ramo que está surgindo no nicho jurídico”, completou Caio.
A atividade realizada pela turma, que incluiu outras temáticas como metaverso, e-commerce e empreendedorismo social, integra o modelo inovador de ensino do curso de Direito da FDSM, explicou o Prof. Rafael. “Estamos preparando nossos alunos para o futuro do direito. Há muitas coisas novas surgindo no mundo, e nossa matéria possui um espaço privilegiado para estudar as novas questões jurídicas das startups, indústria 4.0, metaverso, e-commerce, mercado de ações, empreendedorismo social, agronegócio e outras. São campos inovadores do direito, e nossos alunos estão estudando as oportunidades que, com eles, se abrem para o futuro com segurança e consistência”, concluiu.
O que é uma startup jurídica
É uma empresa jovem, com modelo de negócios escalável e inovador, que desenvolve produtos e serviços para o setor jurídico. Suas soluções utilizam da tecnologia para aprimorar e facilitar processos de trabalho de advogados e outros operadores do Direito. Pode ser chamada também de “lawtech” ou “legaltech”.
Os alunos Caio, Vinícius, Guilherme, Arthur e Matheus.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação