ALUNOS DA FDSM VISITAM O TRT DA 3ª REGIÃO, EM BH

01/09/2022 às 09:07

Com o objetivo de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, um grupo de alunos da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas visitou na 2ª feira, dia 29 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A atividade foi organizada e supervisionada pelo Núcleo de Prática Jurídica da faculdade.

Os acadêmicos do 2º, 4º e 10º períodos foram acompanhados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira, e puderam assistir as sessões de julgamento, além de conhecerem um pouco mais sobre a organização e o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Durante a visita, oito alunos do 10º período participaram de uma audiência simulada, conduzida por um magistrado no Tribunal. O grupo também visitou a Exposição Trabalho & Cidadania, no saguão do edifício-sede do Tribunal, onde conheceram a história do trabalho no Brasil.

A aluna Júlia Rodrigues, do 2º período, participou da visita ao TRT e avaliou de forma positiva a experiência proporcionada pela FDSM. “Foi uma experiência de grande importância. Afinal, através dela tive contato com um Tribunal de uma das grandes áreas jurídicas ainda no primeiro ano. Com isso, pude observar um pouco como é o dia a dia desse local. Assisti uma audiência, a qual me deixou mais próxima da realidade jurídica, fazendo com que eu pudesse criar ‘laços’ com o meio fora da sala de aula. Ademais, ainda houve uma visita guiada por dentro do próprio TRT em um local temático, mostrando as raízes do trabalho, fato extremamente interessante por mostrar a evolução daquilo que hoje vimos e vivemos diariamente, destacou.

A aluna Giovanna Bonini Simões, do 4º período, também gostou da atividade extraclasse. “Eu, que nunca tive nenhum contato com o Direito do Trabalho, fiquei encantada com esta área ao visitar o Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região. Assistimos alguns julgamentos da 2º instância, onde foram julgados diversos processos pelos desembargadores, bem como advogados das partes fizeram sustentações orais durante a sessão. Além disso, nos foi apresentado um pouco da história do Direito do Trabalho. Por fim, assistimos uma audiência simulada feita com os alunos do 10° período. Foi uma experiência incrível, tanto para o meu crescimento pessoal e profissional. Muito obrigada FDSM, por essa oportunidade”, disse.

Para o aluno Bruno Rezende, do 10º período, a viagem foi super produtiva. "Além de importante, é muito interessante ver como funciona o dia a dia jurídico, principalmente porque nos permite entender, na prática, toda a teoria que vemos nas salas de aula. No Tribunal, tivemos essa oportunidade tanto nas sustentações orais feitas pelos advogados quanto na audiência simulada que realizamos. Acima de tudo, é também muito empolgante e estimulante para nós, estudantes, estarmos inseridos no meio que futuramente vamos atuar", concluiu.

As visitas guiadas são parte integrante do projeto pedagógico da FDSM, e visam potencializar o conteúdo ministrado em sala de aula, promovendo experiências diferenciadas de aprendizado, integradas com a realidade prática do Direito.  “Nosso intuito é sempre ir além da sala de aula. E isso passa pelas atividades práticas desde o início do curso. As visitas guiadas permitem aos alunos compreenderem melhor a realidade do Direito, e terem uma noção do universo no qual estarão inseridos em suas vidas profissionais”, concluiu o Prof. Me. Francisco José de Oliveira.

A visita guiada ao TRT contou com alunos do 2º, 4º e 10º períodos da graduação, acompanhados pelo Prof. Me. Francisco José de Oliveira.

Alunos do 10º período em audiência simulada durante a visita guiada.

O grupo também visitou a Exposição Trabalho & Cidadania.

Os alunos puderam assistir as sessões de julgamento do TRT da 3ª Região.

A visita guiada a órgãos jurídicos é um dos componentes do projeto pedagógico da FDSM.