PROFESSOR E ALUNAS DA FDSM PARTICIPAM DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITO

03/11/2022 às 08:10

Entre os dias 19 a 21 de outubro aconteceu o IV SIAJUS (Seminário Internacional de Inteligência Artificial e Direito), evento on-line que traz como oportunidade o aprofundamento dos assuntos sobre Inteligência Artificial e Direito com pesquisadores especializados na área, do Brasil e exterior.

A FDSM marcou presença no Seminário, sendo representada pelo Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, gestor do Núcleo de Pesquisa, e as alunas da graduação Maiara Martins (integrante do Programa Voluntário de Iniciação Científica) e Ana Clara Maritan (Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais).

O trabalho apresentado pelo Prof. Dr. Cícero, intitulado “Modelos Preditivos de Machine Learningno Direito: Fato ou Fake?”, teve como objetivo pesquisar o quanto os modelos de máquinas de aprendizagem supervisionadas e não-supervisionadas têm a capacidade de prever decisões do sistema da justiça e também de comportamentos de demais instituições do direito. "A conclusão é que grande parte das legal techs ainda prometem algo que não podem cumprir devido à incapacidade de lidar com os padrões de complexidade da linguagem e de textos jurídicos", relatou o professor.

A FDSM foi uma das organizadoras do evento, ao lado de instituições nacionais com a USP (Universidade de São Paulo), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UnB (Universidade de Brasília), UNIFOR (Universidade de Fortaleza), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), UNAMA (Universidade da Amazônia) e Instituto Ethikai. Entre as internacionais, participaram a University of Malta, UBA (Universidade de Buenos Aires) e Universidade de Salamanca/Espanha.

Em 2023 o Seminário Internacional de Inteligência Artificial e Direito, deverá ser híbrido, com previsão de realização Fortaleza/CE.

O gestor do Núcleo de Pesquisa, Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, e as alunas Maiara Martins e Ana Clara Maritan.