GRUPO DE PESQUISA DIREITO E ARTE INOVA NA REALIZAÇÃO DE PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL

28/06/2022 às 10:46

O Grupo de Pesquisa Direito e Arte, que integra o Núcleo de Pesquisa da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), realizou, no dia 23 de junho, seu primeiro encontro presencial. A atividade aconteceu em um local diferenciado, a Livraria Intelecto/Le Café, em Pouso Alegre, e contou com a presença de alunos da graduação e mestrado. Os professores Dr. Rafael Lazzaroto Simioni e Dr. Cícero Krupp da Luz, pesquisadores líderes do grupo,  também participaram do encontro.

Para iniciar os trabalhos, a acadêmica Julia Faria, que é pianista, presenteou o grupo com uma interpretação de Yann Tiersen. Após a apresentação musical, os membros do grupo e demais convidados escolheram imagens para refletir sobre o direito e a cultura jurídica no mundo contemporâneo.

“Do mesmo modo que a literatura ajuda a compreender o Direito, as artes visuais também são formas criativas de questionar nossas práticas jurídicas. Pinturas, fotografias, desenhos e esculturas são imagens que conectam medos e desejos, imagem e imaginação, criatividade, história e inovação”, destacou o professor Simioni.

Para a mestranda Larissa Souza, o encontro foi uma experiência diferenciada de vivenciar o Direito. “A FDSM sempre nos proporciona oportunidades incríveis, e participar do grupo Arte e Direito é uma delas. Encerramos um lindo semestre de encontros com um evento encantador realizado na Livraria Intelecto.  Apresentação musical e discussões sobre as mais variadas formas de arte, trazidas pelos membros do grupo, nos permitiram, mais uma vez, enxergar como Arte e Direito se conectam”, enfatizou.

O diretor da FDSM, professor Leonardo de Oliveira Rezende, ressaltou a estratégia inovadora de ensino aplicada aos alunos da graduação. “O Grupo de Pesquisa Direito e Arte é mais uma das estratégias inovadoras de ensino jurídico da FDSM, que não se limita ao estudo das leis e dos conteúdos jurídicos trabalhados em sala de aula, mas que ultrapassa os espaços tradicionais do Direito. Os professores Rafael e Cícero estão de parabéns pela iniciativa, ao convocarem a arte e a cultura para auxiliar na formação dos estudantes e futuros profissionais, com criatividade, inovação e pensamento crítico”, concluiu.

O encontro presencial aconteceu na Livraria Intelecto/Le Café, em Pouso Alegre.

A aluna Júlia Faria abriu a reunião com uma apresentação musical.

O Prof. Rafael Lazzarotto Simioni, pesquisador líder do Grupo Direito e Arte.

O Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz, pesquisador líder do Grupo Direito e Arte.

Os alunos escolheram imagens para refletir sobre o direito e a cultura jurídica no mundo contemporâneo.

Professores e participantes do primeiro encontro presencial do Grupo de Pesquisa Direito e Arte.