22º CONGRESSO JURÍDICO DA FDSM ABORDARÁ O TEMA DIREITO E ECONOMIA

28/04/2022 às 10:34

Considerado o maior e mais tradicional evento científico da Faculdade de Direito do Sul de Minas, o Congresso Jurídico 2022 acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, reunindo grandes juristas da atualidade para palestras e minicursos sobre o tema Diálogos entre o Direito e a Economia. O objetivo é proporcionar um momento para debates, reflexões e troca de conhecimentos entre alunos, egressos e profissionais do Direito de Pouso Alegre e região.

A abertura do Congresso será com a jurista Natália Chaves, abordando o tema “Sistema de Insolvência Brasileiro e Economia”. Já no segundo dia acontecerão três palestras: “Política Econômica Brasileira e o Futuro do Capitalismo”, com Fabiano Dolenc Del Masso, “Aspectos jurídicos das criptomoedas, regulação e sua vinculação com a soberania dos Estados”, com Fábio Bellote Gomes, e “A Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência”, com Artur Marques da Silva Filho. No último dia, as palestras serão sobre os temas “A Economia Digital e os Impostos: que desafios?”, com a jurista portuguesa Cidália Mota Lopes, e “Diálogo entre Processo e Economia: técnicas de otimização do ‘tempo’, do ‘custo’ e da ‘efetividade’ da prestação jurisdicional”, com o jurista Bernardo Ribeiro Câmara. Para fechar o evento em grande estilo, como já é tradição, haverá um coquetel de encerramento aos participantes.

Mais do que um evento científico, o Congresso Jurídico constitui-se em um importante espaço para discussão e produção de novos conhecimentos, destacou a gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre. “O tema geral do Congresso é Direito e Economia, exatamente porque nós estamos passando por um momento de muita transformação na economia, e o Direito faz parte dessa realidade. E quando essa realidade muda, é preciso pensar como o Direito irá atuar a partir dessas mudanças. Por isso decidimos trabalhar com essa relação de Direito e economia, que é uma relação mútua de interferência. Será um evento muito enriquecedor para alunos e operadores do Direito”, disse.

O 22º Congresso Jurídico da FDSM é aberto à comunidade, e as inscrições deverão ser realizadas pelo site da FDSM (valor especial para alunos e egressos).

Clique aqui para ver a programação e se inscrever.

21º Congresso Jurídico, realizado em 2019.

O Ministro do STJ, Dr. João Otávio de Noronha, ex-aluno da FDSM e palestrante do 21º Congresso Jurídico.

Os Desembargadores Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e Dr. Jorge Luiz Souto Maior.

O jurista Dr. Fabrício Lima e o coordenador financeiro, Prof. Luiz Otávio O. Rezende.

O Prof. Dr. Rafael Alem Melo Ferreira e o jurista e egresso Dr. Ricardo Martins Motta.

O Prof. Ricardo Lima em minicurso do 21º Congresso Jurídico.

A Promotora de Justiça Dra. Sumara Marçal, egressa da FDSM e palestrante.

Coquetel de Encerramento do 21º Congresso Jurídico.