FDSM REALIZA SEMINÁRIO SOBRE A NOVA PREVIDÊNCIA

02/05/2023 às 17:10

A FDSM realizou na manhã de sábado, dia 29 de maio, o Seminário com o tema “Nova Previdência? O que esperar?". O evento foi uma atividade da disciplina Constituição e Relações Econômicas do Mestrado, lecionada pelo Prof. Dr. Elias Kallás Filho, e contou com a participação de alunos e profissionais do Direito.

A programação foi composta por uma palestra do Prof. Amauri Ludovico dos Santos e a exposição de pôsteres dos mestrandos da turma de 2023-2025, sob a coordenação do Prof. Dr. Elias Kallás Filho. "Foi uma atividade ligada à linha de pesquisa Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais, com o objetivo de discutir as principais controvérsias que hoje existem no Direito Previdenciário. Esse evento proporcionou aos nossos mestrandos apresentarem os resultados de suas pesquisas, cumprindo um papel de integração com os alunos da graduação e a comunidade", detsacou.

"Constantemente nos deparamos com avanços e retrocessos do Direito Previdenciário, e refletir sobre essas questões é de suma importância para os estudantes e futuros operadores do Direito. Neste sentido, contamos com a brilhante participação dos mestrandos da FDSM, grupo ao qual faço parte, para compartilharem seus conhecimentos por meio da apresentação de pôsteres sobre os mais variados assuntos relacionados ao direito previdenciário na atualidade. Foi um evento muito produtivo e enriquecedor para todos”, completou o Prof. Amauri.

A exposição de pôsteres dos mestrandos abordou os seguintes temas: “Pagamentos de contribuições previdenciárias em atraso: validade na contagem de tempo e carência”, com Gustavo Callegari Peraro e Luiz Filipe Requejo do Amaral; “Aposentaria Especial: rol taxativo ou exemplificativo?”, com Luís Gustavo de Castro e Thaís Cardoso Cipriano Castro; “Revisão da vida toda”, com Afonso Marques Padilha Júnior; “Contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade”, com Anne Fonseca Resende Lacerda e Lorena de Souza Azevedo; “Devolução de valores recebidos por tutela antecipada (STJ)”, com Beatriz Porto Lopes e Iago Penha Maciel; “Necessidade do prévio requerimento administrativo (interesse de agir)”, com Elizabeth Rios Quinto de Souza Nascimento e Teresa Cristina da Silva Valias; “Auxílio maternidade na diversidade das famílias”, com Guilherme Gessi Camargo e Gerson Augusto Bizestre Orlato; e “Benefícios previdenciários em casos de transição de gênero”, com Ritieli Aparecida Tavares Lima e Nayara Fernandes Alves Frias.

O Prof. Elias Kallás Filho na abertura do Suminário.

O Prof. Amauri Ludovico dos Santos durante sua palestra.

Evento foi prestigiado por alunos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade.

Evento foi prestigiado por alunos da graduação e mestrado, além de profissionais do Direito e membros da comunidade,

Apresentação do trabalho “Devolução de valores recebidos por tutela antecipada (STJ)”, com Beatriz Porto Lopes e Iago Penha Maciel.

Apresentação do trabalho “Revisão da vida toda”, com Afonso Marques Padilha Júnior.

Apresentação do trabalho “Contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade”, com Anne Fonseca Resende Lacerda e Lorena de Souza Azevedo.

Apresentação do trabalho “Concessão de Licença Maternidade na diversidade das famílias”, com Guilherme Gessi Camargo e Gerson Augusto Bizestre Orlato.

Apresentação do trabalho “Necessidade do prévio requerimento administrativo (interesse de agir)”, com Elizabeth Rios Quinto de Souza Nascimento e Teresa Cristina da Silva Valias.

Apresentação do trabalho “Aposentaria Especial: rol taxativo ou exemplificativo?”, com Luís Gustavo de Castro e Thaís Cardoso Cipriano Castro.

Apresentação do trabalho “Benefícios previdenciários em casos de transição de gênero”, com Ritieli Aparecida Tavares Lima e Nayara Fernandes Alves Frias.

Apresentação do trabalho “Pagamentos de contribuições previdenciárias em atraso: validade na contagem de tempo e carência”, com Gustavo Callegari Peraro e Luiz Filipe Requejo do Amaral.