ALUNOS DA FDSM REALIZAM ATIVIDADE EXTENSIONISTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CASA DE SÃO RAFAEL

13/11/2023 às 17:22

Um grupo de alunos da graduação da FDSM realizou na manhã de sábado, 11 de novembro, uma ação de conscientização junto à população sobre o trabalho realizado pela Casa de São Rafael, instituição beneficente de apoio a pessoas com câncer. A atividade aconteceu nas imediações do centro de Pouso Alegre, e incluiu a entrega de um pequeno informativo sobre a campanha Novembro Azul, de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, além de mais informações sobre o trabalho realizado pela instituição.

O apoio à Casa de São Rafael é parte integrante das atividades extensionistas realizadas pela FDSM, que visam envolver os alunos ativamente em questões sociais da comunidade, por meio da participação em projetos e eventos. Os trabalhos estão sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. “São atividades que estamos desenvolvendo ao longo do ano, cujo objetivo é promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de conhecimentos e experiências entre os alunos e demais envolvidos”, disse.

Os alunos relataram de forma positiva a experiência. “Participar da atividade de sábado foi incrível, gostei muito da experiência e achei enriquecedor. Sem dúvidas foi um momento especial e agradável ao lado dos meus colegas, que me proporcionou muito aprendizado. Além disso, saber que essa ação é para uma causa essencial na vida de muitas pessoas tornou a experiência ainda mais significativa”, disse a aluna Ágatha Reis Silva.

“Caminhamos conversando com as pessoas nas ruas, visitamos alguns pontos de comércio e deixamos o informativo, enfim, a experiência foi muito boa! Desempenhamos uma atividade para ajudar uma instituição séria, de pessoas guerreiras que lutam pela vida. É muito bom poder ajudar de alguma forma, e espero fazer mais”, disse o acadêmico Aislan Mariosa.

“Foi muito gratificante, pois quando nós abordávamos as pessoas, a princípio ela ficavam relutantes imaginando que seria propaganda de algum comércio ou algo do tipo. Mas quando começávamos a explicar que se tratava da Casa de São Rafael, as pessoas davam mais atenção e se interessavam em saber como poderiam ajudar a instituição. Isso me deixou feliz, perceber o interesse da população em ouvir e contribuir de alguma forma”, concluiu o aluno Bruno Vilhena.

A coordenadora da Casa de São Rafael, Fernanda Célia Ribeiro de Oliveira, agradeceu a FDSM pela iniciativa. “Para nós, da Associação São Rafael, é um prazer enorme acolher essa parceria com a FDSM. Quando fomos procurados pelo professor Édson, achamos incrível a ideia de inserir os alunos nesse projeto social tão humanizado, pois aqui eles vão vivenciar momentos marcantes que irão agregar valores únicos para o resto de suas vidas. Muito obrigada a todos”, concluiu.

Alunos da graduação que participaram da ação de apoio à Casa de São Rafael.

A coordenadora da instituição, Fernanda Oliveira, falou sobre o trabalho realizado pela instituição.

O coordenador do projeto, Prof. Edson Vieira, no momento da distribuição dos materiais.