ALUNOS DO 1º PERÍODO ESCOLHEM ENTIDADES QUE SERÃO BENEFICIADAS POR ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

23/06/2023 às 11:50

Com foco na inserção social dos alunos junto à comunidade, e dando continuidade às atividades extensionistas, as turmas do 1º período da graduação definiram, no dia 15 de junho, as três instituições de Pouso Alegre que serão beneficiadas pelos projetos, que serão coordenados pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

Os alunos do 1º Período A escolheram a Casa de São Rafael como tema do trabalho, entidade beneficente de apoio às pessoas com câncer. Já os acadêmicos da Turma B escolheram o Clube do Menor, instituição filantrópica de educação infantil que cuida de crianças do bairro São Geraldo. E a Turma D optou pelo Asilo Betânia da Providência, que presta assistência a idosos do município.

De acordo com o Prof. Edson, o próximo passo será o contato dos alunos com as instituições. “Os alunos farão contato com as instituições, comunicando que elas foram selecionadas para o projeto, e apresentando as nossas intenções. Caso seja de interesse, vamos estabelecer uma parceria onde a FDSM buscará atender, na medida do possível, as demandas apresentadas por elas” explicou.

O que é a Curricularização da Extensão

A curricularização da Extensão, obrigação legal das instituições de ensino superior estabelecida no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, vem se consolidando na FDSM por meio de ações efetivas junto aos alunos ingressantes de 2023. O objetivo é não apenas estender o conhecimento acadêmico à sociedade, mas promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de experiências entre os agentes envolvidos.

O projeto teve início neste ano, e segue sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. Nas fotos abaixo, alguns dos alunos que integram os projetos.