NOVA TURMA DO PROJETO DE EXTENSÃO PARLAMENTO JOVEM INICIA TRABALHOS NA CÂMARA MUNICIPAL
22/03/2023 às 08:21A edição 2023 do projeto Parlamento Jovem em Pouso Alegre foi iniciada nesta 2ª feira, dia 20 de março. O projeto é executado pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, e conta com a parceria da FDSM, por meio da participação dos alunos da graduação. O objetivo é formar jovens mais conscientes e engajados no cenário político, buscando despertar neles o interesse e o senso crítico em relação aos assuntos públicos.
Neste ano o projeto conta com a participação dos seguintes alunos: Eduarda Rogéria Silva Nepomuceno, Geovana Custódio de Souza, Lívia Ribeiro Clemente, Marcela Jorge Silva, Maria Alice Ponce, Maria Fernanda Pereira Rosa, Nathan Fernandes Lopes e Pedro Arthur Matos de Melo. Em reuniões semanais na Câmara, eles compartilharão suas experiências e conhecimentos que contribuirão para a formação dos jovens parlamentares.
No primeiro encontro, alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares refletiram com os estudantes da FDSM sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho.
Os estudantes analisaram as músicas ‘Supertrabalhador’ de Gabriel, O Pensador e ‘E vamos à luta’ de Gonzaguinha. A ideia foi introduzir a discussão sobre questões que envolvem o trabalho e suas relações com o ser humano, apontando problemas e possíveis soluções.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barreto, o Parlamento Jovem é uma continuidade dos esforços da Escola do Legislativo em colocar a educação na vida dos estudantes. “Nosso trabalho é para que eles desenvolvam habilidades para o exercício da cidadania e para a atuação política. A iniciativa conta com o total apoio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que reconhece a importância de incentivar a participação dos jovens na política e na tomada de decisões que afetam a sociedade. E é sempre muito enriquecedora a participação dos alunos da FDSM, agradecemos a instituição pelo apoio e parceria”, destacou.
A gestora do Núcleo de Extensão, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, destaca a importância do projeto para os alunos. “É uma experiência de muito valor para os alunos, pois eles têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos e contribuir com a educação cidadã dos jovens envolvidos no projeto. Com isso, desejamos formar uma geração mais consciente e comprometida com o desenvolvimento do país”, concluiu.
A diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barreto, na abertura do Parlamento Jovem 2023.
Alunos da FDSM e estudantes do ensino médio participantes do projeto.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação