FDSM APRESENTA AOS ALUNOS INGRESSANTES NOVO FORMATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

18/05/2023 às 11:54

A curricularização da extensão, obrigação legal das instituições de ensino superior estabelecida no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, vem se consolidando na FDSM por meio de ações efetivas junto aos alunos. O objetivo é não apenas estender o conhecimento acadêmico à sociedade, mas promover uma construção conjunta do saber visando a transformação social, por meio da troca de experiências entre os agentes envolvidos.

Para que os alunos ingressantes da graduação estejam engajados e conscientes dessa nova realidade, o Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho realizou, no dia 3 de maio, uma apresentação para as turmas do 1º período sobre as estratégias, diretrizes e novos formatos de ações de extensão universitária, que agora devem compor 10% da carga horária total do curso.

Entre as ações planejadas, e que já vêm acontecendo em diversos momentos, estão intervenções na comunidade, junto a instituições beneficentes, promovendo orientação jurídica, conscientização sobre direitos e deveres em diversas matérias jurídicas, entre outras atividades. A ideia é potencializar os trabalhos para, não somente cumprir uma exigência legal, mas também contribuir com ações que visem a transformação social por meio da troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, bem como a participação do aluno como protagonista, e de todos os envolvidos.

Na apresentação aos acadêmicos, o professor ressaltou que ‘é uma demanda contemporânea fazer com que a formação acadêmica transponha as barreiras institucionais, chegando à comunidade’. “Além de uma sólida base teórica, é dever das instituições de ensino superior promover transformações sociais, mostrando que teoria e prática podem e devem andar lado a lado, partindo do princípio de que a teoria sem prática é vazia. E a prática sem a teoria é pouco eficiente. O ‘compreender o que se faz e por que se faz’ é essencial para que se faça bem feito, e é isso o que estamos fazendo. Estou certo de que os resultados serão muito positivos para todos”, disse.

Prof. Edson Vieira da Silva Filho em apresentação a alunos ingressantes da graduação.