ARTIGO PRODUZIDO POR ALUNOS DA FDSM E PARCEIROS É PUBLICADO EM REVISTA INTERNACIONAL

09/08/2023 às 11:47

Os acadêmicos Yago e Andressa.

Os acadêmicos da graduação Andressa Thainá Moraes Resende e Yago Vinícius Pereira Andrade, juntamente com o aluno Gabriel Macedo Rezende, do curso de administração da UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), e o professor pesquisador Isaías Pascoal, doutor em ciências sociais pela UNICAMP, publicaram o artigo intitulado "Democracies in retraction", na International Journal of Human Sciences Research, revista internacional de ciências humanas (ISSN 2764-0558).

O artigo analisa a crise democrática da última década e as propostas populistas, que se apoiam nos pontos cegos do regime democrático e prometem mudanças radicais no sistema, com base no estudo de importantes autores dedicados ao entendimento do fenômeno. É fruto dos trabalhos do Grupo de Estudos "Tendências da Política Internacional Hoje", iniciado em 2021 no IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas) e liderado pelo Prof. Isaías Pascoal, ex-professor da instituição.

“Esta jornada de pesquisa foi marcada por aprendizado intenso, inúmeras horas de dedicação e a busca incansável por um ótimo resultado. Agradeço à Andressa e Gabriel pela parceria e ao professor Isaías pela orientação e confiança - que, além de parceiros de pesquisa e estudo, são grandes amigos que levarei por toda a vida”, destacou Yago.

“Publicar um artigo internacional é um marco tão especial em minha jornada acadêmica e pessoal que me sinto radiante de satisfação por todo o processo. Agradeço à FDSM e ao IFSULDEMINAS Pouso Alegre de forma muito especial. Ao Instituto Federal, onde o professor Isaías acreditou em mim e me deu a oportunidade de trabalharmos juntos. E à FDSM, que sendo excelente instituição, está alicerçando meus conhecimentos. Por fim, minha gratidão aos meus pais e a Deus que me ampara e capacita”, concluiu a Andressa.