Logo FDSM

Eventos da FDSM

Ano do Evento: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2023

Dezembro

07/12/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXVII Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", sendo ministrado pelo Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa, Professor convidado Doutor Ruben Flores Dapkevicius e egresso Paulo Henrique Areias de Freitas.

Ementa: O evento tem por objetivo tratar sobre a importância da declaração de direitos universal de direitos humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1948, é um documento marcante na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de várias regiões do mundo, estabeleceu, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a serem universalmente protegidos. Os seus 30 artigos fornecem os princípios e os alicerces das atuais e futuras convenções, tratados e outros instrumentos jurídicos no que toca à defesa dos direitos humanos.
A DUDH, juntamente com os 2 pactos – o Pacto Internacional para os Direitos Civis e Políticos, e o Pacto Internacional para os Direitos Económicos, Sociais e Culturais – constituem a Carta Internacional dos Direitos.
Este ano, a Declaração celebra 75 anos de existência, evidenciando não só a sua longevidade, mas também a sua importância. Proteger os direitos humanos é uma necessidade atual mais crítica do que muitos imaginam – por isso é que é vital expandir o conhecimento sobre este documento e promover os direitos que estabelece.

A atividade ocorrerá no dia 07/12/2023, quinta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
02/12/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXVI Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Novos Conflitos na Realidade Digital", sendo ministrado pelos Professores Ma. Marina Helena Vieira da Silva e Dr. Ricardo Alves de Lima e pela egressa Fernanda Cristina Pagliarini Tiburzi.

Ementa: Atualmente, um dos grandes conflitos que podem ser visualizados na sociedade diz respeito ao conflito entre os direitos autorais dos criadores de obras intelectuais e a nova realidade digital. Questões como a forma de compartilhamento de criações por intermédio do digital; os contrapontos entre o direito autoral e o acesso à cultura, bem como a carência de retorno econômico a partir da reprodução facilitada e indiscriminada de conteúdo a partir dos mecanismos tecnológicos, são questões extremamente relevantes e que serão abordadas no simpósio.

A atividade ocorrerá no dia 02/12/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais

Novembro

25/11/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "As principais mudanças e desafios da lei de licitações", sendo ministrada pelo egresso e Procurador da Câmara Municipal Me. Tiago Reis da Silva, o agente administrativo municipal Derek William Moreira Rosa e o advogado Paulo Rodrigo Murta Bueno. A mediação será realizada pelo acadêmico Daví de Andrade Leite.

Ementa: A palestra, que acontecerá no dia 25 de novembro, vai expor e debater as mudanças promovidas pela nova lei e os impactos destas mudanças para a gestão pública. Sancionada em 1º de abril de 2021, a Lei 14.133/21 estabelece normas gerais para licitações e contratações por parte da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Ademais, partir de janeiro de 2024, todas as compras e contratações da administração pública deverão ser publicadas com fundamento na nova lei de licitações e contratos, a Lei 14.133/21.

A atividade ocorrerá no dia 25/11/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
24/11/2023     17:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXV Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Violência contra a pessoa idosa: direito e proteção", sendo ministrado pela egressa e Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Ma. Roberta Matos de Menezes e pela assistente social Marcia de Souza Novikoffi.

Ementa: Apresentação do Grupo de Inserção Social de Proteção Cidadã ao Idoso.

Atividades Complementares: doação de 01 litro de leite integral em prol do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

A atividade ocorrerá no dia 24/11/2023, sexta-feira, às 17h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
18/11/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXIV Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Criminologia e Psicanálise – Aproximações freudianas aplicadas à compreensão do ilícito", sendo ministrado pelo Professor Doutor Edson Vieira da Silva Filho, Mestranda Marcela Modesto Fermino e acadêmica Stefany Mariana Nunes da Rosa.

Ementa: Por que punir e como punir? A partir dessas duas questões fundamentais busca-se uma breve aproximação da perspectiva da interdição a partir de Freud e da compreensão da resposta penal no estado de direito

Atividades Complementares: doação de 01 (ou mais) litro(s) de leite integral e/ou 01 (ou mais) quilo(s) de alimentos não perecíveis adicionará 02 horas à carga horária, totalizando 07 horas.

A atividade ocorrerá no dia 18/11/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
13/11/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Mesa Redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "As tutelas provisórias como ferramentas processuais de efetivação da justiça: aspectos práticos da advocacia cível", sendo ministrada pelo Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa e pelos egressos Mestre Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira e mestrando Mateus de Souza Silvério.

Ementa: O presente evento tem por objetivo demonstrar como as Tutelas provisórias, previstas no artigo 300 e seguintes do CPC, são utilizadas como importantes meios processuais de efetivação da justiça. As tutelas se mostram como ferramentas essenciais no dia a dia da advocacia cível.

A atividade ocorrerá no dia 13/11/2023, segunda-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.




Saber mais
11/11/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXIII Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Das dificuldades da Administração Pública municipal e seus efeitos sobre os direitos do cidadão", sendo ministrado pelo Prefeito do Município de Bueno Brandão/MG, Sr. Sílvio Antonio Félix e o acadêmico Lucas Rafael Santos.

A atividade ocorrerá no dia 11/11/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

Duração prevista: 02 horas aproximadamente.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.


Saber mais
10/11/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Mesa Redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "As novas formas globais de trabalho: motoristas de aplicativo", sendo ministrada pelos membros dos Grupos de Pesquisa Novos Rumos do Direito do Trabalho e Direito Internacional Crítico.

A atividade ocorrerá no dia 10/11/2023, sexta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 25/10/2023 às 17:04
04/11/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a exibição e discussão do filme "Soft Skills e a advocacia" sob a coordenação do Professor Doutor Rafael Alem Mello Ferreira.

Ementa: O presente episódio discute sobre a seleção/contratação de um advogado por um grande escritório de advocacia. A decisão foi tomada não levando em conta apenas questões técnicas, mas também outras habilidades que são negligenciadas pelo acadêmico jurídico.

O evento ocorrerá no dia 04/11/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição de ensino.

Vagas limitadas.


Saber mais
Publicado em: 23/10/2023 às 09:39
01/11/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Clube do Livro" na qual a obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector será analisada pelo Professor Dr. Ricardo Alves de Lima e pela acadêmica Sabrina Lopes de Oliveira.

Ementa: "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector, conta a trajetória de Macabéa, uma jovem nordestina no Rio de Janeiro. A obra é a narrativa da construção de uma narrativa. O livro mergulha nas complexidades da identidade, solidão e linguagem, revelando a busca de Macabéa por sua própria voz e identidade em uma sociedade alienante. De tanto procurar, o narrador encontra um topázio de esplendor no núcleo duro da existência de uma mulher que acaba representando toda a humanidade.

A atividade ocorrerá no dia 01/11/2023, quarta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais

Outubro

31/10/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Mesa Redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "O acesso à justiça à luz da Defensoria Pública e dos escritórios de práticas jurídicas das faculdades de Direito", sendo ministrada pelo Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa, o Defensor Público Dr. Alexandre Perin da Paz e pela acadêmica Sabrina Lopes de Oliveira.

A atividade ocorrerá no dia 31/10/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.


Saber mais
25/10/2023     Salão Nobre, Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
O Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão e a Faculdade de Direito do Sul de Minas convidam todos os acadêmicos e a comunidade para o VI Congresso Jurídico "Tendências jurídicas em foco: debates plurais e multidisciplinares em evidência" que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27/10/2023, quarta, quinta e sexta-feira, nesta instituição de ensino.

Programação:

25/10/2023 às 19h:
Palestra I – Abertura – Salão Nobre – Dr. Rogério Greco: Violência urbana e facções criminosas.

26/10/2023:
09h: Minicurso – WebinarJam – Dr. Gabriel Quintanilha: Reforma Tributária em trâmite no Senado (PEC 45/2019) – expectativas e análise crítica.
19h: Palestra III – Salão do Tribunal do Júri – Dr. Murillo Franco Camargo: Desafios da execução trabalhista e o instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
20h30: Palestra IV – Salão do Tribunal do Júri – Dra. Juliana Campos de Faria: Cooperação Judiciária Nacional: construção de um processo eficiente e justo por meio do exercício concertado de competências.

27/10/2023:
09h: Palestra V – Salão do Tribunal do Júri – Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira: Assédio moral no trabalho: caracterização e consequências.
19h: Palestra VI – Encerramento – Salão do Tribunal do Júri – Dr. Luís Carlos Balbino Gambogi e Dr. Newton Teixeira Carvalho: Princípios do Processo Civil & Direito das Famílias inclusivo, democratizado e laicidade do Estado.

Doação: 01 Kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) deverá ser entregue na sala do Diretório Acadêmico, localizada no terceiro piso do prédio sede, durante a palestra de abertura.

Controle de Presença: no minicurso online será necessário presença em pelo menos 50% do tempo da atividade e atender as orientações postadas no chat durante o evento. Já nas atividades presenciais, haverá leitura da carteirinha no final de cada apresentação.

Horas de Atividades Complementares: até 25 horas (5h para cada painel, num limite total de 20h e mais um bônus de 5h para quem assistir tudo).

Observação: nos dias 25, 26 e 27/10/2023 não haverá aula na graduação.

Vagas limitadas.

Inscrições: Clique aqui



Saber mais
24/10/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Mesa Redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Tribunal Penal Internacional e seus desafios em um cenário geopolítico volátil", sendo ministrada pela Professora Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre Jeziorowski e pelas acadêmicas Elisa de Lima Cheberle e Regiane das Graças Soares do Nascimento.

Ementa: O Tribunal Penal Internacional (TPI), criado pelo Estatuto de Roma, é um organismo internacional permanente, com jurisdição para investigar e julgar indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão. O TPI é composto por quatro órgãos: Presidência, Seções Judiciais (Recursos, Julgamento em Primeira Instância e Instrução), Promotoria e Secretariado. O Brasil assinou o Estatuto de Roma em 7 de fevereiro de 2000, tendo-o ratificado em 20 de junho de 2002. Desde então, o referido tratado integra a legislação brasileira. O Tribunal Penal internacional visa complementar, não substituir, as cortes nacionais. Recentemente, o interesse pelo TPI aumentou em um cenário geopolítico de conflitos e ameaças. Afinal, por que Estados como Brasil deveriam (ou não) reconhecer a jurisdição do TPI? Vamos debater sobre este atualíssimo assunto?

A atividade ocorrerá no dia 24/10/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 19/09/2023 às 16:34
20/10/2023     Saiba mais
Estão abertas as inscrições para o o Grupo de Pesquisa Margens do Direito, que tem como Pesquisador Líder o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

Projeto: Topologias da hermenêutica jurídica.

Inscrições até 20/10/2023

Datas dos encontros: quinzenais, em data e horário a serem definidos pela equipe.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/fbQkEu6bRKQN3Szo9

Informações: Núcleo de Pesquisa - 35 3449-8106 / pesquisa@fdsm.edu.br

Saber mais
17/10/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXII Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Acesso à Justiça Extrajudicial: Adjudicação Compulsória e Usucapião", sendo ministrado pelo Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa, Juiz de Direito Dr. Gustavo Henrique Moreira do Valle e pela egressa Thaís Rodrigues Velloso Silva.

Ementa: O simpósio terá por objetivo explorar o tema do acesso à justiça além do Poder Judiciário. Novas perspectivas sobre a adjudicação compulsória e a usucapião serão abordadas.

A atividade ocorrerá no dia 17/10/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
10/10/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXI Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Standards Probatórios no Direito Processual Penal", sendo ministrado pelos egressos Mestranda Marcela Modesto Fermino e advogado Ygor Alexandro Sampaio.

Ementa: No direito processual penal, a fim de aumentar as garantias do indivíduo acusado, utiliza-se das provas e dos meios probatórios para que haja evidências suficientes para a acusação. Nesse sentido, os standards probatórios surgem para avaliar se as provas apresentadas são suficientes para dar andamento ao processo penal. Para tanto, existem critérios técnicos de avaliação, e o advogado criminalista Ygor Alexandro Sampaio, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB de Santa Rita do Sapucaí, é o convidado para expor sobre o assunto, agregando a sua experiência profissional.

A atividade ocorrerá no dia 10/10/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 13/09/2023 às 17:26
07/10/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o Minicurso presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Do Direito Penal Transnacional", sendo ministrado pelo Professor Doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias.

Ementa: Da teoria da lei penal no espaço, compreendendo o conceito de territorialidade, a regra do lugar do crime, as hipóteses de extraterritorialidade da lei brasileira e o cumprimento de pena no estrangeiro.

A atividade ocorrerá no dia 07/10/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

Duração prevista: 02 horas aproximadamente.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 02/10/2023 às 11:22
05/10/2023     18:00     Saiba mais
14 de setembro
Tema: Apresentação de artigos e pôsteres em eventos científicos.
Expositores: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho e Mestranda FDSM Marcela Modesto Fermino (Bolsista CAPES).

05 de outubro
Tema: O que é um estudo de caso e como selecioná-lo.
Expositor: Prof. Dr. Ítalo Beltrão Sposito (UFT)

26 de outubro
Tema: Produtividade, tecnologia e qualidade: como novas formas podem maximizar a produção acadêmica.
Expositor: Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

09 de novembro
Tema: A jurisprudência como fonte primária de pesquisa em artigos e dissertações.
Expositor: Prof. Dr. Paulo Eduardo V. Oliveira

16 de novembro
Tema: O lugar da teoria na pesquisa cientifica.
Expositor: Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz

23 de novembro
Tema: Submissão de artigos em periódicos científicos Qualis.
Expositor: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni


Os eventos acontecerão pela Plataforma Zoom. Acesse e participe: Link do Zoom






Saber mais
Publicado em: 13/09/2023 às 15:12
05/10/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade a atividade presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Oficina de Oratória", sendo ministrada pelo Professor Doutor Rafael Lazzarotto Simioni e pelas acadêmicas Débora Beatriz Magalhães e Mayara Turchetti Oliveira.

A atividade ocorrerá no dia 05/10/2023, quinta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais

Setembro

30/09/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e em especial os do segundo, quarto e sexto período para a Palestra presencial com o tema "Apresentações de novo modelo de TC (Trabalho de Curso) da FDSM 2024: Detalhes, regras e dicas" que será ministrada pelos membros do Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal e pelo Professor Doutor Edson Vieira da Silva Filho.

Ementa: Apresentação detalhada do novo modelo de TC a ser implantado na FDSM a partir de 2024. Em sequência dicas acerca da elaboração de um trabalho científico completarão o evento.

A atividade ocorrerá no dia 30/09/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Público-alvo: alunos da graduação do 2º, 4º e 6º período.

Carga Horária: 10 horas.

Vagas limitadas.



Saber mais
Publicado em: 11/08/2023 às 09:00
30/09/2023     09:00     Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins para o seu XII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

O evento ocorrerá em formato presencial no dia 30 de setembro (sábado), às 9h.

Organização: Núcleo de Pesquisa FDSM, sob a coordenação do Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz.

Inscrições até 23/09/2023 - 23:59

Acesse o edital - Clique aqui

Mais informações: 35 3449-8106

INSCRIÇÕES APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

INSCRIÇÕES OUVINTES

TEMPLATE



Saber mais
Publicado em: 13/09/2023 às 14:56
29/09/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCX Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Das Decisões Judiciais", sendo ministrado pelo Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa, o egresso e mestrando Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira e a acadêmica Sabrina Lopes de Oliveira.

Ementa: Os palestrantes abordarão aspectos essenciais das decisões judiciais. A necessidade de fundamentação será um dos pontos chave do simpósio. O evento contará com dois membros da advocacia e um membro do corpo discente da FDSM.

A atividade ocorrerá no dia 29/09/2023, sexta-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
29/09/2023     08:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
29/09 (6ª feira) - 08h30

Saber mais
28/09/2023     19:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
28/09 (5ª feira) - 19h30

Saber mais
Publicado em: 04/08/2023 às 11:08
28/09/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina presencial com o tema "Clube do Livro" na qual a obra "Bom Dia, Tristeza" de Françoise Sagan será analisada pelo Professor Dr. Ricardo Alves de Lima e pela acadêmica Elisa de Lima Cheberle.

Ementa: Trata-se de um romance de grande sucesso da dramaturga, romancista e roteirista francesa Françoise Sagan publicado em 1954, quando a autora tinha apenas 18 anos.

A atividade ocorrerá no dia 28/09/2023, quinta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais
28/09/2023     08:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
28/09 (5ª feira) - 08h30

Saber mais
Publicado em: 29/08/2023 às 14:43
23/09/2023     08:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina de Prática Trabalhista sob a coordenação do Professor Mestre Edmar de Souza Salgado.

Ementa: Prática de audiência trabalhista oportunizando aos acadêmicos a possibilidade de experimentar aspectos técnicos e práticos, simulando uma situação na qual logo se encontrarão.

O evento ocorrerá no dia 23/09/2023, sábado, às 08h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição de ensino.

Horas de estágio: Valerá 10 horas de estágio para os alunos do oitavo e décimo períodos.

Vagas limitadas.




Saber mais
19/09/2023     08:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
19/09 (3ª feira) - 08h30

Saber mais
16/09/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a exibição e discussão do filme "Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento" sob a coordenação do Grupo de Pesquisa Direito e Democracia cujo Pesquisador líder é o Professor Doutor Rafael Alem Mello Ferreira e com a participação do Professor Mestre Carlos Alberto Conti Pereira.

Ementa: O filme é um drama biográfico de 2000 baseado na história real de Erin Brockovich. Estrelado por Julia Roberts que conquistou o Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e ao BAFTA de melhor atriz por sua atuação. O filme conta a história de uma mãe solteira com três filhos que, após um acidente, começa a trabalhar num escritório de advocacia. Depois de descobrir vários casos arquivados envolvendo contaminação de água, Erin passa a mobilizar pessoas para abrir um processo de 333 milhões de dólares.

O evento ocorrerá no dia 16/09/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição de ensino.

Haverá sorteio de livros para os presentes.

Vagas limitadas.



Saber mais
16/09/2023     08:30     Sala de Aula da Graduação 8ºB    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os acadêmicos a partir do 8º período e os seus egressos para o Curso com o tema "Execução Trabalhista - Aspectos Práticos Relevantes e Casos Complexos Atuais" que será ministrado pelo Professor e Desembargador Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e pelo egresso e Juiz Federal Mestre Murillo Franco Camargo.

O curso ocorrerá de forma gratuita no período entre 16/09 e 28/10/2023, sábado, das 08h30 às 11h30 aproximadamente, na sala de aula do 8ºB desta instituição de ensino, localizada no segundo piso do prédio sede.

Serão 04 aulas ministradas presencialmente nas seguintes datas: 16 e 30 de setembro; 07 e 28 de outubro de 2023. Carga horária: 12 h/a.

Ementa: Execução Trabalhista. Princípios. Investigação patrimonial. Ferramentas eletrônicas disponíveis ao Judiciário. Desconsideração da personalidade jurídica. Medidas executivas atípicas. Simulação. Fraude Contra Credores. Fraude à execução. Meios de defesa do executado. Recursos no processo de execução.

Vagas limitadas.



Saber mais
15/09/2023     09:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
15/09 (6ª feira) - 09h30

Saber mais
13/09/2023     19:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
13/09 (4ª feira) - 19h30

Saber mais
Publicado em: 30/08/2023 às 15:59
04/09/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCIX Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "O Belo no Direito", sendo ministrado pelos Professores Mestres Luiz Tarcísio de Paiva Costa e Marina Helena Vieira da Silva e pela acadêmica Sabrina Lopes de Oliveira.

Ementa: Visual Law e Legal Design. Papel da arte no direito. Iconografia no direito.

A atividade ocorrerá no dia 04/09/2023, segunda-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
02/09/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Carreiras Jurídicas: Advogado Corporativo", que será ministrada pelo egresso, advogado e Mestre em Direito Francisco Bernardes Costa Filho.

Ementa: Você gostaria de conhecer um pouco mais sobre a carreira de Advogado Corporativo, aquele que trabalha dentro das empresas? Venha participar desta palestra para saber mais sobre os requisitos de ingresso na carreira e os desafios da profissão por meio do testemunho de um advogado com mais de 20 anos de experiência na área.

A atividade ocorrerá no dia 02/09/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
01/09/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a palestra presencial intitulada "Carreira Diplomática, Mulheres na Diplomacia e África", que será ministrada pela Embaixadora Irene Vida Gala.

Ementa: Este evento objetiva apresentar a toda comunidade o funcionamento e os caminhos da carreira de um diplomata no Brasil, como pensar no concurso de admissão à carreira diplomática. Discussões que abrangem a diplomacia, as mulheres diplomatas e todo o trabalho da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB) na atualidade pela Embaixadora Irene Vida Gala, de modo que a palestra possa transmitir conhecimento, experiência e sugestões a todas e todos. A Embaixadora é formada em Direito pela USP, em 1983, ingressou no Instituto Rio Branco em 1985 e tomou posse na carreira diplomática em dezembro de 1986. Além disso, temos o destaque para a exposição da carreira da Ministra de Primeira Classe, a qual trabalhou por anos em países da África representando o Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty.

A atividade ocorrerá no dia 01/09/2023, sexta-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais

Agosto

Publicado em: 04/08/2023 às 09:41
31/08/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina presencial com o tema "Clube do Livro" na qual a obra "O Estrangeiro" de Albert Camus será analisada pelo Professor Dr. Ricardo Alves de Lima e pelo acadêmico Matheus Santos Bruno.

Ementa: Trata-se de um romance de 1942 do autor francês Albert Camus. Traduzido quatro vezes para o inglês e para várias outras línguas, a obra é considerada um clássico da literatura do século XX.

A atividade ocorrerá no dia 31/08/2023, quinta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.


Saber mais
26/08/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCVIII Simpósio presencial intitulado "Desafios do Cárcere Contemporâneo - A pena como castigo necessário", que será ministrado pelo Professor Doutor Hamilton da Cunha Iribure Júnior, egresso Mestre Rodrigo Pedroso Barbosa e Ailton Oliveira Silva, representante da APAC Pouso Alegre.

Ementa: Execução penal no Brasil. Desafios do cárcere contemporâneo. A pena como medida necessária. Ressocialização. Alternativas ao cárcere. Direitos Fundamentais do preso.
A atividade ocorrerá no dia 26/08/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais
19/08/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Direitos Humanos a partir do ordenamento jurídico interno e do Direito Internacional", sendo ministrada pela Professora Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre Jeziorowski.

Ementa: O ponto de partida e de chegada da justiça internacional em direitos humanos é um só: proteger a dignidade e aliviar o sofrimento de vítimas reais ou potenciais de violações de direitos. À luz de um sistema multinível marcado pela abertura e permeabilidade de ordens jurídicas nas esferas global, regional e local verifica-se a força transformadora de impactos mútuos e incidências recíprocas a convergir na melhor e mais eficaz proteção à pessoa humana.

A atividade ocorrerá no dia 19/08/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
18/08/2023     15:00     Sala de Aula da Graduação 8ºB    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os acadêmicos a partir do 6º período e os seus egressos para o Curso com o tema "Intensivo de Direito e Processo do Trabalho para a OAB" que será ministrado pelo Professor Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.

O curso ocorrerá no período entre 18/08 e 24/11/2023, sexta-feira, das 15h às 18h aproximadamente, totalizando 3 (três) horas-aulas por semana, na sala de aula do 8ºB desta instituição de ensino, localizada no segundo piso do prédio sede.

Serão 10 aulas ministradas de forma presencial, sendo que a primeira parte será teórica e a segunda prática, com a resolução de provas da OAB com questões sobre os temas tratados na aula. Segue o cronograma sujeito a alterações: 18, 25 de agosto; 15, 29 de setembro; 06, 20, 27 de outubro; 10, 17 e 24 de novembro de 2023.

Ementa: Intensivo de Direito e Processo do Trabalho para OAB. Preparação Exame de Ordem. Resolução de Provas da OAB. Atualizado pela Reforma Trabalhista.

Vagas limitadas.

Inscrições. Clique aqui.



Saber mais
16/08/2023     18:00     Sala de Aula da Graduação 2ºD    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os acadêmicos do 10º período para o Curso de Extensão presencial e gratuito com o tema "Contrato Administrativo na Lei 14.133/2021" que será ministrado pelo Professor Doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias.
O curso ocorrerá na sala de aula do segundo período (localizada no terceiro piso do prédio sede), às quartas-feiras, das 18h às 19h, nas seguintes datas: 16/08, 23/08, 30/08, 06/09, 13/09, 04/10 e 11/10/2023.

Ementa: Teoria do contrato administrativo, apresentando os elementos gerais do instituto, as exigências para sua formalização, a duração do vínculo, as obrigações do contratado, as modalidades de alteração e extinção do contrato, o recebimento do objeto pela Administração Pública e o pagamento.

Justificativa: Considerando que no mês de abril deste ano, será obrigatória a aplicação da Lei 14.133/2021, torna-se oportuno ministrar um Curso de Extensão sobre Contrato Administrativo baseado na nova legislação, preparando os bacharelandos para ter sucesso nos exames da Ordem e concursos públicos.

Público-alvo: Alunos do 10º período da graduação.

Inscrições: Clique aqui.

Vagas limitadas.


Saber mais
15/08/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "O direito da sociedade digital: inovações jurídicas para a democracia e o desenvolvimento", sendo ministrada pelo Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Livre-docente, Pós-doutor e Doutor Lucas Fucci Amato.

Ementa: A sociedade pós-pandêmica está marcada por um intenso processo de digitalização das comunicações nos mais diversos âmbitos, processo este que vem impondo diversos desafios: como sustentar e ampliar a participação democrática em uma era marcada por desinformação massiva e populismos autoritários? Como catalisar o desenvolvimento em uma direção mais inclusiva e sustentável, se o poder econômico se concentra em empresas gigantes globais de tecnologia (as big techs) e mercados altamente financeirizados e voláteis? O que o pensamento jurídico tem a ver com tudo isso? Como a pesquisa jurídica pode abordar e contribuir para as inovações institucionais? Essas são perguntas-chave para nossa discussão.

A atividade ocorrerá no dia 15/08/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 03/08/2023 às 16:29
12/08/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a exibição e discussão do filme "Eu, Daniel Blake" sob a coordenação do Professor Especialista Amauri Ludovico dos Santos.

Ementa: O filme é um drama de 2016, vencedor de vários prêmios, que reflete sobre desafio de não sucumbir em tempos de crise. Eu, Daniel Blake faz uma crítica à precarização dos serviços públicos, à perda de emprego e de direitos sociais na globalização, por meio da história de dois personagens principais. Eles enfrentam graves problemas de sobrevivência, de trabalho e de atendimento em assistência social.

O evento ocorrerá no dia 12/08/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição de ensino.

Vagas limitadas.



Saber mais
10/08/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCVII Simpósio presencial intitulado "A Democracia deixa alguém de fora? Em busca da efetividade do Direito Antidiscriminatório", sendo ministrado pelos Promotores de Justiça do Estado de Minas Gerais Dr. Allender Barreto Lima da Silva (Coordenador da Coordenadoria de Combate ao Racismo e todas as outras formas de Discriminação - CCRAD/MPMG) e Dr. Elkio Uehara.

Ementa: Democracia e Estado de Direito. Direitos Fundamentais. Garantias Constitucionais. Formas de discriminação. Políticas públicas antidiscriminatórias.

Doação: 02 kg de alimentos não perecíveis para a Pastoral de Rua (arroz, feijão, óleo ou macarrão). Valerá até 05 horas de Atividades Complementares.

A atividade ocorrerá no dia 10/08/2023, quinta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais

Junho

23/06/2023     08:00     Saiba mais
Objetivo: Constituir um espaço para a divulgação, debate e apresentação dos resultados das pesquisas dos estudantes do Mestrado da FDSM.

Coordenação: Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz

Organização: Núcleo de Pesquisa

Data: 23 e 24 de junho (sexta e sábado)

Horário: 8h às 12h.

Local: Salão do Júri - evento presencial.

Inscrição para ouvintes: 25 de maio a 21 de junho.

Acesse o edital - CLIQUE AQUI

Mais informações: 35 3449-8106

Inscrições de Trabalho Mestrado

Inscrições Ouvintes

Saber mais
10/06/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Novas perspectivas da Lei nº. 11.340/2006 - Lei Maria da Penha", sendo ministrada pelos Professores Mestres Maria Eunice de Oliveira Costa e Altair Mota Machado.

Ementa: Criada com o intuito de prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, essa lei pune os agressores com mais rigor e ainda, busca a proteção da vítima agredida. A lei cumpre determinações estabelecidas pela Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, da Organização dos Estados Americanos, aprovada em Belém, em 1994, e promulgada pelo Decreto nº 1.973, de 1996. As alterações sofridas ao longo dos anos evidenciam a necessidade em se ampliar tal prevenção e punição, considerando que a prática ainda alcança números significativos, sendo necessário vencer a normalização emprestada a essa modalidade de violência, marcada pela omissão e negligência.

A atividade ocorrerá no dia 10/06/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 20/05/2023 às 09:03
05/06/2023     08:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Atividade de Extensão Curricularizada presencial que será ministrada pelas egressas Mestranda Marcela Modesto Fermino e Mestra Marina Helena Vieira da Silva.

Ementa: Um diálogo entre ensino, pesquisa e extensão: apresentação das experiências do Projeto de Inserção Social do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM.

A atividade ocorrerá no dia 05/06/2023, segunda-feira, às 08h, 19h e às 20h50, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição, localizado no segundo piso do prédio sede.

Vagas limitadas.



Saber mais
03/06/2023     09:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCVI Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Os desafios da implementação da nova Lei de Licitação em Pouso Alegre", sendo ministrado pelo agente administrativo da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, Derek William Moreira Rosa e pela acadêmica Heloísa Ramos da Paixão.

A atividade ocorrerá no dia 03/06/2023, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
01/06/2023     11:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra Internacional presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Os Desafios do Direito da Família em Portugal", sendo ministrada pela Juíza de Direito em Portugal, Doutora Vânia Filipe Magalhães.

Ementa: Portugal é um Estado multinacional e daí decorrem desafios concretos para o Direito. Neste evento, enfrentaremos os desafios para o direito de família, especificamente. Como equalizar as diferenças culturais com o direito de família português? Este será o fio condutor desta atividade acadêmica.

A atividade ocorrerá no dia 01/06/2023, quinta-feira, às 11h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais

Maio

20/05/2023     09:00     Sala de Aula da Graduação e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Desafios do Direito Penal Econômico Contemporâneo", sendo ministrada pelo Professor Doutor Hamilton da Cunha Iribure Júnior e pelos advogados Especialistas Daniel Gerstler e Paulo Henrique Areias de Freitas.

Ementa: Reenvio normativo e sua relação com os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro como critério delimitativo do tipo penal. Simbiose entre Estado, Democracia e Economia. Remissão normativa de forma complexa. A norma administrativa como integrante da realidade econômica.

A atividade ocorrerá no dia 20/05/2023, sábado, às 09h, na Sala de Aula do 7ºB desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
19/05/2023     17:45     Sala de Aula da Graduação    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial com o tema "Direitos Sociais: defesa dos vulneráveis (reativação da Comissão de Ações Sociais)" que será ministrada pelo professor Francisco José de Oliveira e pelos acadêmicos Ana Gabriela Onisto Silveira, Débora Beatriz Magalhães, João Pedro Gouvêia Nogueira e Maria Fernanda Pereira Carvalho.

Atividades Complementares: 05h mediante a doação de 01 dos itens a seguir: leite integral, bolacha simples, pó de café ou marmitex nº 8 com fechamento manual.

A atividade ocorrerá no dia 19/05/2023, sexta-feira, às 17h45, na Sala de Aula do 1ºD desta instituição, localizada no terceiro piso do prédio sede, a esquerda.

Vagas limitadas.



Saber mais
13/05/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCV Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "A Ordem Econômica Constitucional no Estado Democrático de Direito Brasileiro", sendo ministrado pelo Professor Doutor Demétrius Amaral Beltrão, egressos Me. Érick de Freitas Mendes e Ma. Simone Pelúcio e mestranda Marcela Modesto Fermino, todos membros do Grupo de Pesquisa Estado e Administração Pública no Brasil.

Ementa: analisar os fundamentos e princípios que regem a Ordem Econômica na Constituição Federal de 1988, a fim de explicitar o seu horizonte de aplicação no âmbito de um Estado Democrático de Direito.

A atividade ocorrerá no dia 13/05/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 25/04/2023 às 16:58
06/05/2023     08:00     Sala de Aula da Graduação    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o Minicurso presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Da Prescrição no Direito Penal", sendo ministrado pelo Professor Doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias.

Ementa:
1. Da extinção da punibilidade: prescrição da pretensão punitiva;
2. Das hipóteses de imprescritibilidade;
3. Da prescrição da pretensão condenatória;
3.1. Dos prazos
3.2. Dos termos iniciais
3.3. Das causas de interrupção
3.4. Da prescrição antecipada ou virtual
4. Da prescrição da pretensão executória
4.1. Dos prazos
4.2. Dos termos iniciais
4.3. Das causas de interrupção

A atividade ocorrerá no dia 06/05/2023, sábado, às 08h, na Sala de Aula do 7ºB desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 18/04/2023 às 15:29
05/05/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCIV Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "80 Anos da CLT", sendo ministrado pela Mestra Amanda Eiras Testi; Mestranda Julia Klehm Fermino; Egresso Leonardo de Andrade Rosa e Acadêmicas Lívia Maria Ribeiro Gonçalves, Maria Fernanda Pereira Rosa e Mariana Telles Cavalcanti, todos membros do Grupo de Pesquisa Novos Rumos do Direito do Trabalho.

A atividade ocorrerá no dia 05/05/2023, sexta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.




Saber mais

Abril

Publicado em: 19/04/2023 às 10:31
29/04/2023     09:30     Salão Nobre    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o Seminário presencial com a palestra intitulada "Nova Previdência? O que esperar?", sendo ministrada pelo professor Amauri Ludovico dos Santos e com a exposição de posteres dos mestrandos do nosso PPGD sobre temas atuais e controvertidos de Direito Previdenciário.

Ementa: O presente seminário visa explicitar temas relevantes e pontos controvertidos do Direito Previdenciário. Constantemente deparamos com avanços e retrocessos no Direito Previdenciário, neste seminário iremos estudar os seguintes temas:
1. Pagamento de contribuições previdenciárias em atraso: validade na contagem de tempo e carência – Mestrandos: Gustavo Callegari Peraro e Luiz Filipe Requejo do Amaral.
2. Aposentaria Especial: rol taxativo ou exemplificativo? – Mestrandos: Luís Gustavo de Castro e Thaís Cardoso Cipriano Castro.
3. Revisão da vida toda – Mestrando: Afonso Marques Padilha Júnior.
4. Contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade – Mestrandas: Anne Fonseca Resende Lacerda e Lorena de Souza Azevedo.
5. Devolução de valores recebidos por tutela antecipada (STJ) – Mestrandos: Beatriz Porto Lopes e Iago Penha Maciel.
6. Necessidade do prévio requerimento administrativo (interesse de agir) – Mestrandas: Elizabeth Rios Quinto de Souza Nascimento e Teresa Cristina da Silva Valias.
7. Auxílio maternidade na diversidade das famílias – Mestrandos: Guilherme Gessi Camargo e Gerson Augusto Bizestre Orlato.
8. Benefícios previdenciários em casos de transição de gênero – Mestrandos: Ritieli Aparecida Tavares Lima e Nayara Fernandes Alves Frias.

A atividade ocorrerá no dia 29/04/2023, sábado, às 09h30, no Salão Nobre desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais
28/04/2023     19:00     Salão do Tribunal do Júri     Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os alunos, egressos e a comunidade para a palestra "A partilha do poder e o controle recíproco em tempo de crise", que será ministrada pelo Dr. Francisco Rezek, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), nas décadas de 80 e 90, e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, sediada em Haia.

O evento será presencial, e ocorrerá no dia 28 de abril, sexta-feira, às 19h, Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

ATENÇÃO: Não valerá horas de Atividades Complementares para alunos da graduação.

Mais informações: ppgd@fdsm.edu.br / WhatsApp (35) 3449-8106


Saber mais
Publicado em: 10/04/2023 às 18:10
28/04/2023     17:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o Seminário presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Educação e Inteligência Artificial", sendo ministrado pelos Professores convidados Dra. Deíse Camargo Maito, Magna Aguiar de Lacerda, Dra. Marina Feferbaum, Dr. Ivan de Oliveira Silva Durães, Dr. Paulo José Libardoni e Ricardo de Freitas Toledo e mediado pelo nosso Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

Ementa: Educação e plataformas digitais. Letramento digital. Plataformas de interação e IA. ChatGPT. Pedagogia digital. Educação em tempos incertos. Paideia humanizadora diante da artificial inteligência.

A atividade ocorrerá nos dias 28 e 29/04/2023, sexta-feira às 17h e sábado a partir das 08h45, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam. Segue programação completa.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.

Programação:
28/04/2023 das 17h às 19h
- Abertura: Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior;
- Profª. Dra. Marina Feferbaum;
- Profª. Dra. Deíse Camargo Maito;
- Prof. Ricardo de Freitas Toledo.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO EVENTO PRESENCIAL

FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO EVENTO ONLINE

29/04/2023 das 08h45 às 11h30
- Prof. Dr. Ivan de Oliveira Silva Durães;
- Prof. Dr. Paulo José Libardoni;
- Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.


FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO EVENTO PRESENCIAL

FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO EVENTO ONLINE


Vagas limitadas.


Saber mais
Publicado em: 22/03/2023 às 10:27
25/04/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Clube do Livro" na qual a obra "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada" de Carolina Maria de Jesus será analisada pelo Professor Dr. Ricardo Alves de Lima e pela acadêmica Mariana Telles Cavalcanti.

Ementa: Trata-se de um livro autobiográfico de Carolina Maria de Jesus, que foi publicado em 1960. Na obra, a autora relata sua vivência como moradora da favela, mãe e catadora de papel. Com uma tiragem inicial de dez mil exemplares que se esgotou em apenas uma semana, já foi traduzido para mais de treze idiomas desde o seu lançamento.

A atividade ocorrerá no dia 25/04/2023, terça-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
17/04/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a mesa redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Nova reestruturação do Exame da Ordem: Como se preparar com a inclusão das três novas disciplinas?", sendo ministrada pelas advogadas e egressas Isadora Marques Simões e Mariana Lopes Diegues e mediada pela acadêmica Rebeca de Souza Oliveira.

A atividade ocorrerá no dia 17/04/2023, segunda-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
15/04/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a mesa redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Carreira em ESG: entenda o que está por trás da sigla", sendo ministrada pelos Professores Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza, Me. Carlos Alberto Conti Pereira e Dr. Ricardo Alves de Lima.

Ementa: Environmental, social e governance (ESG) é uma sigla em inglês que trata de um conjunto de boas práticas que visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Ou seja, trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. O objetivo do evento é abordar diferentes formas de atuação jurídica nesse novo cenário em que as organizações empresariais têm sido cobradas, de maneira crescente, para que tomem um posicionamento acerca da implementação de medidas que visem os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais.

A atividade ocorrerá no dia 15/04/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
14/04/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para o CCIII Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "A interdisciplinaridade do assédio sexual: um diálogo entre as legislações trabalhista e penal e seus desdobramentos jurídicos", sendo ministrado pelos professores Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa e Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.

Ementa: A configuração do assédio sexual tem consequências imediatas distintas, a depender das circunstâncias. Contudo, é possível traçar intersecções entre seus desdobramentos processuais, resguardadas as particularidades das referidas áreas do conhecimento, haja vista ser uma matéria que encontra previsão tanto na legislação penal quanto na consolidação das leis trabalhistas.

A atividade ocorrerá no dia 14/04/2023, sexta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 09/03/2023 às 10:44
05/04/2023     18:00     Saiba mais
Coordenação: Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz

Período de inscrição: 10 a 21/03

Início: 05 de abril

Reuniões quinzenais: on-line, nas 1ª e 3ª semana de cada mês, das 18h às 19h.

Forma de seleção: Enviar carta de interesse via e-mail ciceroluz@fdsm.edu.br .

Informações: WhatsApp (35)3449-8106 / pesquisa@fdsm.edu.br

Saber mais
01/04/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCII Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Socioafetividade: Adoção à Brasileira? Abordagem sobre os aspectos materiais e processuais", sendo ministrado pela Mestranda Mariana de Cássia Gomes Goulart Vilela e Acadêmica Maria Eduarda Silva David.

Ementa: O presente simpósio visa diferenciar a adoção e a socioafetividade, levando em consideração suas diferenças materiais e formais, além de passar por questões como a reprodução assistida e enunciados pertinentes.

A atividade ocorrerá no dia 01/04/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.




Saber mais

Março

30/03/2023     11:00     Saiba mais
Objetivo: Entender o papel do Estado e os desafios por ele enfrentados na contemporaneidade, viabilizando a reflexão acerca da Constituição Econômica de 1988 e as possibilidades que ela abre para o desenvolvimento e a reestruturação do Estado brasileiro.

Coordenação: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão

Período de inscrição: 08/03 a 23/03

Início: 30 de março.

Reuniões mensais: on-line, nas últimas quintas-feiras do mês, das 11h às 12h.

Forma de seleção: Enviar carta de intenções (01 folha) e link do Currículo Lattes atualizado para o e-mail pesquisa@fdsm.edu.br .

Informações: WhatsApp (35)3449-8106 / pesquisa@fdsm.edu.br


Saber mais
25/03/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCI Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "Proteção à Vulnerabilidade. Políticas públicas existentes", sendo ministrado pela Secretária Municipal de Políticas Sociais Marcela Nascimento, a Gerente de Proteção Social Especial Paula Souza e a Psicóloga Laura Carneiro.

A atividade ocorrerá no dia 25/03/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
24/03/2023     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Introdução à Medicina Legal e sua aplicabilidade em casos de violência doméstica", sendo ministrada pela professora do curso de medicina da Univás e médica patologista Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim e pelo professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.

Ementa: o campo da Medicina Legal representa a interseção entre as áreas médica e legal, podendo, dessa forma, ser uma alternativa de trabalho para médicos e profissionais do Direito. Portanto, o Diretório Acadêmico "Professor Jorge Beltrão" em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina Legal da Univás (LAMEL) realizam este evento com o objetivo de explorar os conceitos médico-legais básicos e direcionar a discussão para sua aplicabilidade nos casos que envolvem violência doméstica. Além disso, os alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) foram convidados a fazerem parte da LAMEL. As inscrições para a prova de admissão poderão ser feitas através do formulário da Liga: CLIQUE AQUI.

A atividade ocorrerá no dia 24/03/2023, sexta-feira, às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
20/03/2023     17:30     Câmara Municipal de Pouso Alegre    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos para se inscreverem no Projeto de Extensão com o tema "Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem 2023" que será coordenado pela Professora Ana Carolina de Faria Silvestre.

Este projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a FDSM, cujo objetivo é promover o envolvimento dos graduandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo local voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem.

Na Monitoria do Parlamento Jovem os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será "Jovem e o Mercado de Trabalho" e os encontros acontecerão no período entre março e setembro, às segundas-feiras, com início no dia 20/03/2023.

Já na Câmara Universitária, no primeiro semestre, serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos de Kant. No segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público. As atividades serão desenvolvidas de março a dezembro, às quintas-feiras, iniciando em 23/03/2023.

Os encontros semanais acontecerão às 17h30 na Câmara Municipal de Pouso Alegre, conforme calendário disponível para consulta no Núcleo de Extensão.

As inscrições serão realizadas pessoalmente no Núcleo de Extensão ou através do e-mail extensao@fdsm.edu.br no período entre 10/03 e 17/03/2023.

No dia 13/03/2023, segunda-feira, às 18h, na Câmara Municipal, haverá o lançamento da Monitoria do Parlamento Jovem.

Vagas limitadas.

Informações: Secretaria do Núcleo de Extensão (extensão@fdsm.edu.br e 3449-8125).



Saber mais
17/03/2023     23:59     Saiba mais
16/03/2023     19:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o I Seminário da Advocacia Criminal Sul Mineira presencial com o tema "Novas Perspectivas da Advocacia Criminal", sendo ministrado pelo Presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, e pelos Professores convidados Dr. Rogério Cury, Dr. Levy Magno, Dr. Marcos Túlio de Souza Bandeira e Dr. Anis Kfouri.

A atividade ocorrerá nos dias 16, 17 e 18/03/2023, quinta e sexta-feira, a partir das 19h30 e sábado às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição. Segue programação completa.

Programação:

16/03/2002 às 19h30
- Palestra 01: Desafios da Advocacia Criminal e Direito de Defesa com o Dr. Sérgio Leonardo.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

17/03/2023 às 19h30
- Palestra 02: Crimes Licitatórios com os Professores Mestre Rogério Cury e Levy Magno.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

18/03/2023 das 09h às 12h
- Palestra 03 às 09h: A Palavra da Vítima como Prova nos Crimes à Clandestinidade com o Professor Mestre Marcos Túlio de Souza Bandeira.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

- Palestra 04 às 10h30: Sucesso na Arte de Advogar com o Professor Doutor Anis Kfouri.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Carga Horária: até 20 horas (05 horas de atividades complementares para cada palestra).

Vagas limitadas.



Saber mais
Publicado em: 23/02/2023 às 11:20
16/03/2023     11:30     Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra virtual com transmissão ao vivo intitulada "Author meets reader com Dylan Evans", que será ministrada em inglês pela Professora Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre, Professor convidado Doutor Dylan Evans e acadêmica Janaína Bernardo Cepelo.

Ementa: O amor foi inventado por poetas europeus na Idade Média ou faz parte da natureza humana? Ganhar na loteria te deixará realmente feliz? É possível construir robôs que tenham sentimentos? Emoção: uma breve introdução explora o pensamento mais recente sobre as emoções com base em uma ampla gama de pesquisas científicas, desde a antropologia e a psicologia até a neurociência e a inteligência artificial. A obra discute a evolução das emoções e suas bases biológicas, a ciência da felicidade e o papel que as emoções desempenham na memória e na tomada de decisões. Esta nova edição foi atualizada para incorporar novos desenvolvimentos na nossa compreensão sobre as emoções, incluindo a base neural da empatia e o impacto emocional dos filmes.

A atividade será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam no dia 16/03/2023, quinta-feira, às 11h30.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
11/03/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial com o tema "Métodos de estudo: como otimizar seu tempo e ter melhores resultados" que será ministrada pelo professor convidado Mestre Peterson Beraldo de Andrade.

Ementa: Identificar os elementos básicos do método de estudo. Entender a adequação das diferentes abordagens metodológicas às diferentes áreas para a organização do estudo no dia a dia. Compreender a organização, planejamento e execução de um plano de estudos.

A atividade ocorrerá no dia 11/03/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.



Saber mais
Publicado em: 16/02/2023 às 16:24
10/03/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a oficina presencial com o tema "Clube do Livro" na qual a obra "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade" de Yuval Harari será analisada pelos Professores Mestre Francisco José de Oliveira e Doutor Ricardo Alves de Lima.

A atividade ocorrerá no dia 10/03/2023, sexta-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Vagas limitadas.




Saber mais
08/03/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a mesa redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Mulheres na Política: o papel fundamental da representatividade feminina no campo político e social", sendo ministrada pela egressa do Mestrado Bibiana de Paiva Francisco Beraldo Borges De Santana Terra, pela mestranda Larissa Faria de Souza e mediada pela acadêmica Ana Júlia Matheus Aquino Franco de Souza.

Doação: 01 pacote de absorvente feminino que será destinado às mulheres em situação de vulnerabilidade. A doação pode ser entregue na sala do D.A. ou no Núcleo de Extensão até o dia 30/03/2023.

A atividade ocorrerá no dia 08/03/2023, quarta-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.




Saber mais
Publicado em: 13/02/2023 às 17:35
04/03/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a palestra presencial com transmissão ao vivo intitulada "O que é fazer a coisa certa?" que será ministrada pela Professora Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre e pela acadêmica Mariana Telles Cavalcanti.

Ementa: O que é fazer a coisa certa? Essa pergunta é muito desafiadora haja vista a pluralidade de respostas disponíveis no horizonte da filosofia ocidental. No entanto, neste evento, nós a enfrentaremos a partir da perspectiva kantiana da moralidade e do utilitarismo. Vamos refletir juntos sobre esse interessante tema com vistas a relacioná-lo com o Direito?

A atividade ocorrerá no dia 04/03/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
02/03/2023     17:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial com transmissão ao vivo intitulada "Pré-author meets reader com Dylan Evans", que será ministrada pela Professora Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre e pelas acadêmicas Janaína Bernardo Cepelo e Mariana Telles Cavalcanti.

Ementa: Neste encontro refletiremos juntos sobre o texto de Dylan Evans intitulado: Emotion: a very short introduction. O amor foi inventado por poetas europeus na Idade Média ou faz parte da natureza humana? Ganhar na loteria te deixará realmente feliz? É possível construir robôs que tenham sentimentos? Emoção: uma breve introdução explora o pensamento mais recente sobre as emoções com base em uma ampla gama de pesquisas científicas, desde a antropologia e a psicologia até a neurociência e a inteligência artificial. A obra discute a evolução das emoções e suas bases biológicas, a ciência da felicidade e o papel que as emoções desempenham na memória e na tomada de decisões. Esta nova edição foi atualizada para incorporar novos desenvolvimentos na nossa compreensão sobre as emoções, incluindo a base neural da empatia e o impacto emocional dos filmes.

A atividade ocorrerá no dia 02/03/2023, quinta-feira, às 17h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
01/03/2023     18:00     Sala de Aula da Graduação    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os acadêmicos do 7º e 9º períodos para o Curso de Extensão presencial e gratuito com o tema "Licitação na Lei 14.133/2021" que será ministrado pelo Professor Doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias.

O curso ocorrerá na sala de aula do 1º D (localizada no terceiro piso do prédio sede, à esquerda), às quartas-feiras, das 18h às 19h, nas seguintes datas: 01/03, 08/03, 15/03, 22/03, 12/04, 19/04, 26/04, 03/05, 10/05, 17/05, 31/05 e 14/06.

Ementa: Teoria da licitação, apresentando os elementos gerais do instituto, as hipóteses de contratação direta, as modalidades do certame e o seu procedimento.

Justificativa: Considerando que no mês de abril deste ano, será obrigatória a aplicação da Lei 14.133/2021, torna-se oportuno ministrar um Curso de Extensão sobre licitação baseado na nova legislação, preparando os bacharelandos para ter sucesso nos exames da Ordem e concursos públicos.

Público-alvo: Alunos do 9º período da graduação.

Vagas limitadas.



Saber mais

Fevereiro

25/02/2023     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial com transmissão ao vivo intitulada "Carreiras Jurídicas: Defensoria Pública", sendo ministrada pelos Defensores Públicos Professor Francisco José de Oliveira e Egresso Gabriel de Almeida Prado.

Ementa: Você gostaria de conhecer um pouco mais sobre a carreira da Defensoria Pública? Venha participar desta palestra para saber mais sobre o ingresso na carreira e os desafios da profissão por meio do testemunho de dois Defensores Públicos estaduais (MG e GO).

A atividade ocorrerá no dia 25/02/2023, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.