Logo FDSM

MESTRANDOS PROMOVEM MANHÃ DE DIA DAS CRIANÇAS NO SAICA, EM PA

14/10/2026 às 08:57

Ação do projeto “Cultura é Direito: Inclusão e Pertencimento no SAICA” reuniu lazer, acolhimento e solidariedade.

No último sábado, 10 de outubro, os mestrandos Gabrielle Leal Pinto, Isabela Fernandes Pereira, Isabela Gonçalves Almeida, Marcello Yan de Castro e Pedro Henrique Rabelo Bezerra, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), promoveram uma manhã de festa para as crianças acolhidas no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), em Pouso Alegre, em comemoração ao Dia das Crianças. Eles contaram com a participação das graduandas Maria Eduarda Leal Pinto e Maria Clara Carvalho Matuck.

A programação incluiu brinquedos recreativos, pintura facial, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e sorvete, além da entrega de jogos educativos arrecadados na campanha solidária “Um brinquedo pode acolher”, que mobilizou a comunidade acadêmica entre 16 de setembro e 8 de outubro.

A iniciativa integra o Projeto de Inserção Social do Mestrado, desenvolvido pelos mestrandos com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e ao lazer de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e aproximar a produção acadêmica das demandas da sociedade. Segundo eles, a experiência também é uma oportunidade de conhecer de perto os desafios sociais e o papel da atuação jurídica na efetivação dos direitos fundamentais.

O projeto terá continuidade no dia 28 de outubro, quarta-feira, às 17h30, no Salão do Júri da FDSM, com a mesa-redonda “Cultura é Direito: Inclusão e Pertencimento no SAICA”, que contará com o Dr. Túlio Márcio Lemos Mota Naves, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Pouso Alegre, e o Dr. Elkio Uehara, Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Pouso Alegre.

Informações e inscrições para o evento, clique aqui.

 

Mestrandos da FDSM e representates do SAICA.

 

Brinquedos arrecadados na ação de inserção social.

 

Crianças foram presenteadas com uma manhã de atividades recreativas.

 

Ação incluiu brinquedos infláveis e diversas atividades.

 

Ação incluiu brinquedos infláveis e diversas atividades.

 

Carrinho de algodão-doce para alegrar a garotada.

 

Pintura no rosto e muita diversão.