Logo FDSM

Infraestrutura do PPGD

O Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM contempla uma área útil exclusiva de aproximadamente 575m2 (quinhentos e setenta e cinco metros quadrados), equivalente ao 5º andar do Edifício Anexo Prof. Carlos Abel Guersoni Rezende. Uma estrutura física completa e moderna, capaz de abrigar, com conforto, praticidade e segurança, todos os setores necessários ao desenvolvimento das atividades específicas do Programa.

A planta ocupada pelo PPGD/FDSM dispõe dos seguintes espaços:

Todos os ambientes supra referidos (à exceção dos sanitários e da área geral de convivência) são climatizados (ar condicionado); e todas as salas de aula, além do sistema de climatização, possuem equipamentos de som, lousa branca com pinceis coloridos e lousa eletrônica interativa (modelo ActivInspirePromethean), com computadores e projetores dedicados, que permitem acesso à internet, recursos de multimídia, áudio e vídeo, e apresentação de slides, entre outros, inclusive com a possibilidade de utilização simultânea destas ferramentas.

Importante destacar também que todos os espaços contemplados pelo PPGD possuem acessibilidade para portadores de necessidades especiais, com pisos táteis, sinalização em braille e todos os recursos necessários para o atendimento aos alunos.

Recursos de informática

Todas as salas de aula do PPGD/FDSM são equipadas com lousas eletrônicas interativas (modelo ActivInspirePromethean), com computadores e projetores dedicados, que permitem acesso à internet, recursos de multimídia, áudio e vídeo, e apresentação de slides, entre outros, inclusive com a possibilidade de utilização simultânea destas ferramentas.

A FDSM possui um amplo laboratório de informática para uso exclusivo de seus alunos, totalmente climatizado (ar condicionado), equipado com 90 computadores, sendo todos adaptados para pessoas com deficiência visual e 02 para pessoas com deficiência física, conectados à internet, todos com softwares devidamente licenciados e duas impressoras laser em rede. Os usuários são, permanentemente, assistidos por funcionários, e o horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h50 e 13h às 22h20; e aos sábados, das 8h às 11h50. Dentro do complexo da biblioteca, a FDSM dispõe também de um mini laboratório de informática, com 4 (quatro) computadores à disposição dos usuários.

Além dos recursos do próprio laboratório de informática, redes wifi para acesso à internet estão disponíveis gratuitamente em todo o campus, com excelente qualidade de conexão, graças aos dois links dedicados de 100 MB cada, providos por fibra ótica.

Todos os professores do PPGD/FDSM possuem, ainda, gabinetes individuais, para estudo e orientação de trabalhos, equipados com um computador desktop de uso exclusivo.

No que tange às atividades da secretaria, deve-se destacar que todo o controle e registro acadêmico é realizado por meio do sistema informatizado (Sistema TOTVS).

No Portal do Aluno, acessível por meio dos terminais existentes no campus da FDSM ou de qualquer equipamento conectado à internet, mediante o uso de login e senha personalizados, os discentes têm acesso a seu controle de frequência, notas, matrículas, extrato financeiro, bem como aos materiais e atividades disponibilizadas pelos professores.

A FDSM também disponibiliza a todos os seus discentes (inclusive do PPGD) um aplicativo para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, compatível com os sistemas Android e IOS, pelo qual é possível consultar o controle de frequência, notas, extrato financeiro e as notícias publicadas no site da Instituição.

No Portal do Professor, os docentes, da mesma forma, têm acesso aos registros acadêmicos relativos às suas disciplinas, bem como a inúmeras outras funcionalidades que permitem, por exemplo, disponibilizar materiais aos alunos (textos, vídeos, slides de aula etc.) e, até mesmo, criar fóruns de debate, com a utilização da plataforma Moodle.

Biblioteca

O acervo da Biblioteca da FDSM concentra-se na área de direito e é composto por:

A Biblioteca está em constante crescimento, ampliando e atualizando o acervo de acordo com o projeto pedagógico. O acervo está sob a responsabilidade de bibliotecária devidamente inscrita no respectivo conselho profissional, a qual é auxiliada por demais colaboradores. A FDSM também disponibiliza aos acadêmicos e aos mestrandos acesso aos portais eletrônicos CAPES, Plataforma Lattes, IBICT, Portal de Domínio Público e Transparência Pública. Mediante projetos de atualização e renovação do acervo bibliográfico do PPGD, aprovados em 2010 e 2012 junto à FAPEMIG (Processos APL-00050-12 e APL-00030-10), somado à política de atualização constante do acervo bibliográfico pela própria IES, o PPGD/FDSM incorporou diversos títulos novos, nacionais e importados, criando um setor específico do Programa, com acesso a toda a comunidade acadêmica.

Merecem destaque, ainda, as bibliotecas virtuais Saraiva e RT online, que possibilitam aos docentes e discentes da FDSM o acesso a mais de 1.500 obras digitalizadas, acessíveis a qualquer hora, de qualquer lugar, inclusive por meio do telefone celular.

Mais informações sobre a Biblioteca - clique aqui

Tour Virtual


Galeria de Imagens

 Hall do PPGD.
Hall do PPGD
 Sala da Pós Graduação.
Sala da Pós Graduação
 Sala da Pós Graduação
Sala da Pós Graduação
 Sala da Pós Graduação
Sala da Pós Graduação
 Sala da Pós Graduação
Sala da Pós Graduação
 Sala da Pós Graduação
Sala da Pós Graduação
 Sala dos Professores
Sala dos Professores
 Secretaria
Secretaria