Logo FDSM

FDSM REALIZA COLETA CAPES 2025 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

10/04/2025 às 11:08

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) concluiu com sucesso a primeira fase da Coleta CAPES 2025, um processo essencial para avaliação da qualidade do seu Mestrado em Direito. A atividade foi coordenada pelo gestor do PPGD, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, com o apoio técnico da equipe administrativa e acadêmica da instituição.

A Coleta de Dados é realizada anualmente por todos os programas de pós-graduação stricto sensu do país e tem como objetivo subsidiar a avaliação quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os dados coletados alimentam a Plataforma Sucupira, ambiente digital mantido pela CAPES, onde são registradas informações que permitem aferir o desempenho e o impacto científico, acadêmico e social dos programas.

Durante o processo de coleta, são inseridas e analisadas informações relativas ao quadriênio em curso, incluindo: produção científica dos docentes permanentes, dissertações defendidas, atividades de orientação, projetos de pesquisa, eventos promovidos pelo programa, internacionalização, atividades de extensão, inserção social e infraestrutura disponível para os discentes. O rigor e a precisão desses dados são fundamentais para a avaliação e manutenção da nota do programa, que influencia diretamente na sua credibilidade acadêmica e na captação de recursos e bolsas.

Segundo o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, ‘a Coleta CAPES é também uma oportunidade estratégica de autoavaliação institucional’. “Esse momento é estratégico porque permite ao Programa reconhecer suas fortalezas e identificar pontos de aprimoramento. E a seriedade com que a equipe do PPGD realiza o trabalho reflete o nosso pleno compromisso com a excelência na formação de mestres em Direito e a produção de conhecimento jurídico de alta relevância para a sociedade”, destacou.

O Mestrado da FDSM é reconhecido com nota 4 pela CAPES, e a instituição reafirma, por meio deste processo, seu alinhamento às diretrizes do órgão oficial de avaliação e sua busca constante por qualidade, inovação e responsabilidade social na pós-graduação.

 

O Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, coordenador do PPGD da FDSM.

 

Turma 2025 do Mestrado.