FDSM CELEBRA NOVOS MESTRES EM DIREITO E FORTALECE A PESQUISA JURÍDICA NO SUL DE MINAS
20/03/2025 às 15:32A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) reafirma sua excelência acadêmica com a titulação de novos Mestres em Constitucionalismo e Democracia, consolidando seu compromisso com a pesquisa e a inovação no ensino jurídico. No mês de março, mais sete pesquisadores defenderam com êxito suas dissertações, abordando temas de grande relevância para o Direito contemporâneo.
Os novos mestres e suas pesquisas são:
Ma. Beatriz Porto Lopes – Arrendamento ambiental: um instrumento para efetivação da função socioambiental da propriedade, sob orientação do Prof. Dr. Elias Kallás Filho.
Ma. Júlia Klhem Fermino – O direito animal no constitucionalismo brasileiro: o estado atual da proteção animal nas legislações estaduais e o caso da tração animal no sul de Minas Gerais, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.
Ma. Maria Fernanda Pereira Rosa – Mercosul como rede de constitucionalidade: uma análise sistêmica do constitucionalismo regional, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.
Ma. Júlia de Paula Faria – Direito, Arte e Cultura no Constitucionalismo Brasileiro: manifestações culturais e a afirmação dos Direitos Humanos na Tropicália, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.
Me. Kaíque Ruan Rezende Santos – Péssima República, Plurimae Leges: a expansão do Direito Penal e a restrição da(s) liberdade(s) do cidadão moderno, sob orientação do Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.
Ma. Lidiane Cintra de Oliveira Dias – Direito à personalidade das mulheres transexuais: um direito fundamental da dignidade humana e a luta pelos direitos civis, sob orientação do Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior.
Ma. Lorena de Souza Azevedo - Liberdade frente a internação involuntária: impactos sobre a dignidade da pessoa humana, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira.
Ma. Ritiéli Aparecida Tavares Lima – O limbo previdenciário e a invisibilidade dos boias-frias: desafios e soluções para a inclusão previdenciária, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira.
Me. Leonardo Afonso Côrtes – “A (livre) concorrência no transporte rodoviário de passageiros: um debate sobre o transporte colaborativo”, sob a orientação do Prof. Dr. Elias Kallás Filho.
Me. Guilherme Gessi Camargo – “O discurso da meritocracia na sociedade e a necessidade de implantação da renda básica universal através de um direito fundamental”, sob a orientação do Prof. Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira.
O Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM (PPGD/FDSM) segue se destacando como um polo de pesquisa e produção científica no Sul de Minas, contribuindo significativamente para o avanço do pensamento jurídico e a formação de profissionais altamente qualificados.
Parabéns aos novos mestres por essa conquista acadêmica!