Logo FDSM

PESQUISADORES DO MESTRADO DA FDSM PUBLICAM ARTIGO NA REVISTA DA UFMG

31/01/2025 às 08:51

A mestranda Mariana Telles Cavalcanti e o Prof. Pós-Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, Desembargador Federal do Trabalho e docente no Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), publicaram um artigo na Revista Trabalho & Educação (UFMG), Qualis A3, v. 33 n. 3 (2024).


Intitulado "Precarização, Avanço do Capital e Formação de Consciência Coletiva na Música dos Racionais MC’s", o estudo analisa a interseccionalidade entre Direito e Música, investigando como essa relação pode ser utilizada para denunciar desigualdades sociais e fortalecer a consciência coletiva da classe trabalhadora. A pesquisa destaca o papel da arte – especialmente da obra do grupo Racionais MC’s – como ferramenta de resistência diante da precarização das relações de trabalho.


O trabalho enfatiza que o avanço do neoliberalismo e políticas voltadas aos interesses do capital têm fragmentado a classe trabalhadora e dificultado sua organização. A partir de uma revisão literária, os autores demonstram como a música pode ir além do entretenimento, tornando-se um instrumento de mobilização e enfrentamento às práticas de exploração do sistema capitalista.


A publicação reforça a relevância dos debates acadêmicos sobre Direito, Trabalho e Cultura, trazendo uma nova perspectiva sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora e as formas de resistência construídas no campo cultural. E também destaca a excelência do Programa de Mestrado da FDSM, que em 2025 completa 15 anos de atuação e contribuição para o fortalecimento do ensino jurídico jurídico do sul de Minas.


Para ler o artigo na íntegra, acesse https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/55287 .


 



A mestranda Mariana Telles Cavalcanti e o Prof. Pós-Dr. Paulo Eduardo V. Oliveira.