Logo FDSM

MESTRANDOS PARTICIPAM COMO AVALIADORES DO XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FDSM

11/11/2024 às 09:33

No último sábado, dia 9 de novembro, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizou o seu XIII Seminário de Iniciação Científica, evento anual que destaca a dedicação da instituição em promover a pesquisa científica e o desenvolvimento acadêmico de seus alunos. Voltado para acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins, o seminário reuniu professores, alunos e pesquisadores, em um ambiente de troca de conhecimento e incentivo à pesquisa jurídica.

 

O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa, sob a coordenação da Professora Dra. Estela Cristina Vieira de Siqueira, e contou com a participação dos mestrandos Lidiane Cintra, Thomas Crispim, Júlia Klhem, Júlia Faria e Beatriz Porto Lopes como avaliadores dos trabalhos. A Profª Dra. Estela reforçou o papel transformador da pesquisa na formação de um profissional do Direito. “Na FDSM, acreditamos que a pesquisa científica é essencial para o desenvolvimento de um pensamento jurídico crítico e aprofundado. Incentivamos nossos alunos a explorarem questões relevantes, a desafiarem perspectivas tradicionais e a buscarem soluções inovadoras para os problemas da sociedade. Ao promover a pesquisa, preparamos nossos alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para exercerem um papel ativo na transformação da sociedade”, afirmou a professora Estela. 

 

Durante o seminário, os trabalhos que se destacaram receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e pela contribuição acadêmica. Entre os artigos que ganharam destaque, estava o de Ana Paula Zacaroni Botrel, intitulado “A pena além da prisão: uma análise crítica da reinserção social do indivíduo pós-cárcere sob a ótica de ‘Os Miseráveis’ de Victor Hugo”, e o de Damarys Petta de Lima Ferreira, com o tema “Direito penal do inimigo contemporâneo: análise crítica e negação em Zaffaroni”. Já entre os pôsteres, foram premiados os trabalhos das alunas Ana Júlia de Freitas Brandão, sobre “Aspectos jurídicos do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: análise e perspectivas”, e de Maria Eduarda Cândida da Silva Oliveira, que apresentou uma análise sobre “Crise de antissemitismo: a insuficiência do Estado brasileiro na preservação do princípio à laicidade e igualdade”.

 

A FDSM reforça seu compromisso em ser um polo de inovação e de incentivo à pesquisa científica, promovendo, anualmente, oportunidades para que seus alunos possam aprimorar suas habilidades acadêmicas e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de um conhecimento jurídico sólido e transformador.

 

 

A Profª Dra. Vieira com os alunos da graduação e mestrandos avaliadores.

 

As mestrandas Júlia Klhem, Beatriz Porto Lopes e Júlia Faria.

 

Momento de encerramento do evento.