MESTRANDAS DA FDSM MARCAM PRESENÇA NO XV SIMPÓSIO NACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL
04/06/2024 às 12:06As mestrandas Elizabeth Rios, Fernanda Gotardelo e Teresa Cristina Valias participaram do XV Simpósio Nacional de Direito Constitucional da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional), realizado nos dias 30 e 31 de maio, e 01º de junho em Curitiba/PR.
Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos da área de Direito Constitucional no Brasil, o Simpósio abordou o tema “200 anos de Constitucionalismo Brasileiro: pelo fortalecimento das instituições”, contando com palestras de grandes nomes do Direito.
"Participar desse evento foi uma experiência única. Um dos focos de debate foi que o Direito não pressupõe o consenso, mas os desafios do dissenso. Destaco as palestras do Ministro Luís Roberto Barroso, que explanou sobre uma análise da democracia atual; do Professor Lenio Luiz Streck, que ressaltou as especificidades do constitucionalismo brasileiro, e a do Professor Flávio Pansieri, que destacou a importância da tolerância em face da pluralidade existente no Brasil. Foram três dias de muito aprendizado”, destacou a mestranda Fernanda Gotardelo.
As mestrandas Teresa Cristina Valias, Elizabeth Rios e Fernanda Gotardelo.