Logo FDSM

COORDENADOR DO MESTRADO DA FDSM PARTICIPA DE FÓRUM DA CAPES

24/03/2023 às 11:38

O Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni participou, no dia 23 de março, do Fórum CAPES (Coordenação de Aperfeitçoamento de Pessoal do Ensino Superior) de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Direito do Brasil. O evento aconteceu na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

O objetivo do Fórum foi discutir os novos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Direito e esclarecer sobre a nova política da CAPES, de valorização da qualidade da produção intelectual e formação dos alunos no Brasil. Entre os presentes no evento estavam a ex-professora da FDSM e ex-presidente da CAPES, Profª Dra. Cláudia Queda Toledo, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Prof. Dr. Celso Campilongo, e a Profª Dra. Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, coordenadora da área de Direito na CAPES. 

Segundo o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, foram definidas as principais políticas acadêmicas e profissionais para a criação de instrumentos mais eficazes de avaliação. “O sistema de avaliação da CAPES é de extrema importância para a qualidade da formação do pessoal de nível superior no Brasil. E nessa reunião discutimos a criação de instrumentos capazes de avaliar a performance dos programas de pós-graduação do Brasil, e identificar também oportunidades de melhoria, de inserção internacional, qualidade da produção intelectual, mas, principalmente, da formação dos alunos. Foi um encontro muito produtivo”, destacou.  

 

Fórum CAPES de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Direito do Brasil.