ALUNAS DO MESTRADO REALIZAM AÇÃO SOCIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO IDOSO

11/10/2022 às 15:22

As mestrandas Camila Mendonça, Flávia Alves, Gabriella Carvalho, Jaqueline Nunes, Jéssica Carrozza e Pryscilla Nascimento, com a participação da graduanda Júlia Faria, realizaram no sábado, 8 de outubro, em Pouso Alegre, uma ação de inserção social em comemoração ao Dia Mundial do Idoso. A atividade foi idealizada e organizada pelo grupo de Inserção Social FDSM Melhor Idade, integrado pelas alunas e coordenado pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

O objetivo da ação social, que aconteceu no calçadão do Mercado Municipal de Pouso Alegre, foi esclarecer dúvidas da população a respeito do Estatuto da Pessoa Idosa, além de proporcionar gratuitamente a aferição de pressão e o teste de glicemia, por meio de parceria com a Univás (Universidade do Vale do Sapucaí). Na ocasião, foram arrecadados itens de higiene pessoal para o Asilo Betânia da Providência, de Pouso Alegre, parceiro e apoiador do projeto.

O Prof. Me. Francisco José de Oliveira, gestor do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM, acompanhou os trabalhos. Também participaram os seguintes alunos da graduação: Ana Júlia Souza, Nathália Faria, Catiana Queiroz, Eduarda Nepomuceno, Giovanna Ribeiro, Lívia Gonçalves e Bruno Brunhara.

As atividades de inserção social integram o curso de Mestrado da FDSM, e são coordenadas pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. "São projetos que têm por objetivo a transformação do conhecimento científico em práticas sociais relevantes para a região de atuação da FDSM. E esta foi mais uma ação importante realizada pelas nossas alunas, esclarecendo dúvidas da população e orientando sobre a importância do respeito ao Estatuto da Pessoa Idosa. É muito gratificante perceber os frutos da academia para além da sala de aula, se refletindo em ações concretas em benefício da comunidade", explicou o professor.

Para a mestranda Jéssica Carrozza, o projeto de inserção social foi um grande desafio. "Foi desafiador, porém muito gratificante. Enxergar que as ações que o grupo Melhor Idade planejou puderam ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre os direitos da pessoa idosa, e sobre o que fazemos no Mestrado e aqui dentro da FDSM, foi maravilhoso! Só posso agradecer à FDSM pela oportunidade, e a todas as pessoas que abraçaram esse projeto junto conosco", relatou.

A mestranda Camila Mendonça destacou a oportunidade de crescimento profissional e pessoal proporcionada pelo projeto. "Foi uma experiência incrível para o meu crescimento pessoal e profissional. Poder usar todo o conhecimento adquirido na faculdade para ajudar as pessoas é muito gratificante. Gostaria de deixar registrado meu agradecimento à FDSM por todo o apoio ao evento, à Univas pela parceria e às minhas colegas do projeto. Foi uma manhã incrível", disse.

"Foi muito especial e gratificante poder contribuir e devolver para a sociedade um pouco daquilo que aprendemos no Mestrado. Não posso deixar de falar da estrutura que a FDSM proporcionou, nos dando todo o suporte necessário para realização do evento. O grupo de Inserção Social se comprometeu, e, em parceria com a Univás, a qual também agradeço, conseguimos entregar um trabalho lindo. Gratidão é a palavra que define", concluiu a mestranda Flávia Alves.

As alunas do grupo de inserção social Melhor Idade e o coordenador do projeto, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

Atividade contou com o apoio da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí).