MESTRA FORMADA PELA FDSM É APROVADA EM CONCURSOS PÚBLICOS EM SP E MG

05/07/2022 às 12:49

A advogada Letícia Maria de Maia Resende, egressa da graduação e do mestrado da FDSM, foi aprovada, no mês de junho, em dois concursos públicos, sendo um para o cargo de técnico legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e outro para o cargo de oficial legislativo na Câmara Municipal de Borda da Mata/MG. Letícia tem 25 anos e concluiu o mestrado em 2021.

No concurso da ALESP, Letícia concorreu com mais de 21 mil candidatos e alcançou a 16ª colocação. Já nas provas para a vaga da Câmara de Borda da Mata, a egressa foi aprovada em 1º lugar. Dois fatos elevam ainda mais o valor destas conquistas: foram os seus primeiros concursos públicos, e a preparação aconteceu somente no momento pós-edital. Em entrevista ela dá mais detalhes e dicas para quem sonha com a aprovação para as carreiras públicas.

1 - Letícia, como foi a sua aprovação nos Concursos?

"A sensação de aprovação é indescritível! O primeiro concurso público de que participei na vida foi para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), para o cargo de técnico legislativo. Foram 21.624 inscritos para 44 vagas disponíveis. Esse concurso foi composto por duas fases: a primeira foi uma prova fechada com 60 questões e a segunda foi uma redação. Apesar de as duas provas terem acontecido no mesmo dia, apenas os 400 candidatos com melhores notas na prova fechada teriam a redação corrigida. Nessa primeira fase, acabei ficando em 46º. Com a correção da redação, subi de posição e acabei aprovada em 16º lugar. E minha segunda aprovação foi para o cargo de oficial legislativo na Câmara Municipal de Borda da Mata que, coincidentemente, é onde nasci, mas nunca morei. Esse concurso teve 142 candidatos inscritos para somente uma vaga, e felizmente fui aprovada".

2 - Como a formação na FDSM lhe auxiliou nestas conquistas?

"A FDSM foi essencial para a minha formação acadêmica e profissional. Inclusive, foi ao longo do curso de mestrado em Constitucionalismo e Democracia, quando escrevi a dissertação acerca da participação político-partidária das mulheres no Brasil contemporâneo, que descobri a área para a qual gostaria de prestar concursos: área legislativa".

3 - Quais dicas você daria para quem sonha com a aprovação em concursos públicos?

"A grande dica é que não existe fórmula mágica. É necessário sentar e estudar de verdade, com bastante dedicação e força de vontade. E paciência, porque as coisas não acontecem tão rapidamente, mas a hora certa sempre chega! Antes de tudo, acho importante escolher uma área específica, ter foco. Essencial também é estudar todos os dias e, caso não tenha o costume, criar o hábito de estudar um pouquinho que seja, além de fazer muitas questões da banca responsável pela prova a fim de conhecer o estilo de cobrança. O estudo na fase pós-edital deve ser intensificado, já que o tempo vira seu inimigo: normalmente o intervalo entre a publicação do edital e a realização da prova é de 3 meses. Também é muito importante equilibrar os estudos com hábitos saudáveis, como manter o sono em dia e praticar atividade física, por exemplo. Por fim, acho que o concurseiro deve acreditar! Acreditar que é possível e que ele é capaz, sem dar tanta importância para o número reduzido de vagas ou para o número monstruoso de candidatos. Dê o primeiro passo, foque no seu caminho e encare cada concurso como uma oportunidade ou uma experiência. Fazer as provas com a cabeça leve, sem tanta ansiedade, faz tudo fluir muito melhor. E digo isso por experiência própria, pois encarei esses dois concursos apenas como testes, experiências, e acabei sendo aprovada nos dois, inclusive no primeiro da minha vida".

A advogada Letícia Maria de Maia Resende.