Logo FDSM

MESTRA FORMADA PELA FDSM PUBLICA ARTIGO NA REVISTA KATÁLYSIS/SCIELO

11/05/2022 às 10:35

A jurista Fabiane Barbosa Ferraz, advogada e egressa do Mestrado da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) publicou na conceituada Revista Katálysis/Plataforma Scielo, em coautoria com o Prof. Pós-Doutor Rafael Lazzarotto Simioni, coordenador do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), o artigo Tradução das teorias raciais no contexto brasileiro. A Revista Katálysis é uma das mais importantes na área dos estudos antidiscriminatórios no Brasil e na América Latina, classificada como A1 pelo Qualis/Capes.

O artigo foi produzido sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo, e o objetivo foi ‘reorganizar um possível caminho percorrido pela formação do racismo no Brasil’. “Para isso, partimos do prisma pseudocientífico das explicações das diferenças entre as raças e como se inseriram no pensamento social da época”, explicou Fabiane.

Para a autora, a reflexão sobre a formação do racismo no Brasil é de grande relevância tanto para sociedade, quanto para o direito. “Refletir sobre a formação das relações raciais em nosso contexto é primeiramente desmascarar o ‘mito da democracia racial’ e, consequentemente, quebrar muitos paradigmas a respeito do racismo estrutural. Por meio dessa reflexão é possível conhecer um pouco da nossa história enquanto sociedade. E, considerando que “da vida em sociedade brota o direito”, a reflexão se faz necessária para enxergar o direito com outros olhos, reconhecer que ele também já foi utilizado como um dos mecanismos para perpetuar o racismo”, concluiu Fabiane.

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/rk/a/LNSnHsRn6gz7KTp4mLCRpvK/?lang=pt .

A advogada e mestra em Direito Fabiane Barbosa Ferraz.