PROGRAMAS DE INSERÇÃO SOCIAL DO MESTRADO SÃO APRESENTADOS AOS ALUNOS

03/05/2022 às 15:35

Os mestrandos da FDSM participaram, no dia 29 de abril, de uma aula presencial especial sobre os Programas de Inserção Social desenvolvidos pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). O Prof. Pós-Doutor Edson Vieira, responsável pelo trabalho, apresentou algumas das ações já realizadas em diversas cidades do sul de Minas, as propostas para este ano e como a FDSM tem se inserido na comunidade por meio de ações do Programa de Mestrado.

O objetivo é trazer uma experiência prática e inovadora de aprendizado aos alunos, e, consequentemente, contribuir com a sociedade, destaca o professor. “A inserção social é um projeto que o Mestrado está desenvolvendo desde o seu início, e hoje temos um trabalho muito sólido. Atuamos em várias cidades, e também com grupos de alunos que entram em contato com algumas instituições, e assim, vêm as demandas sociais ligadas à essas instituições. Buscamos um público-alvo que possui alguma carência social e procuramos minimizar as agruras de se viver em um país que passa por tantas dificuldades como o nosso. A ideia é que a academia, além de produzir um conteúdo científico, vá para além dos seus muros e chegue na comunidade”, explicou.

A egressa Letícia Maria de Maia Rezende participou de uma ação de inserção social do PPGD, e contou sua experiência. “Eu e meus colegas decidimos realizar uma ação junto aos idosos de Pouso Alegre, com foco no Asilo Betânia da Providência. E como estávamos num período bastante rígido da pandemia, admitimos como objeto central da nossa atividade a saúde mental dos idosos, que já compõem um grupo vulnerável na sociedade. Assim, realizamos uma abordagem em rádio, uma palestra no ambiente virtual da FDSM e uma campanha de arrecadação de produtos de higiene a serem destinados ao Asilo. No geral, a atividade foi muito significativa e marcante para mim e para todos os colegas do grupo”, disse.

Uma novidade para este ano são os convênios firmados, para que os projetos tenham continuidade, mesmo após a conclusão do curso pelos alunos, destacou o professor. “Com o desenvolver do projeto, começamos a buscar parcerias, e um exemplo muito legal é o do CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região), que é uma organização extremamente séria de Pouso Alegre, voltada para a mulher. Também temos convênio com a Apae, Prefeitura de Pouso Alegre e Asilo Betânia da Providência. E deixamos aberta a ideia para que outros convênios possam ser firmados. Se por um lado queremos criar ações que se repitam, não queremos engessar isso, ou seja, estamos sempre abertos às ideias dos alunos. Sempre vamos tentar fazer isso com um grau de formalização mais elevado, para que os projetos sejam duradouros, e não apenas projetos bienais, que é o período do curso”, concluiu.

Conheça os projetos de Inserção Social do Mestrado da FDSM - clique aqui.

O Prof. Dr. Edson Vieira com os alunos do mestrado, na aula sobre os projetos de inserção social do PPGD.