Logo FDSM

MESTRA FORMADA PELA FDSM LANÇA LIVRO SOBRE DISCRIMINAÇÃO DOS TRABALHADORES TRANSEXUAIS E TRANSGÊNEROS

28/03/2022 às 15:15

A jurista Júlia da Silva Mendes, mestra formada pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), lançou recentemente, pela Editora Dialética, a obra “A discriminação dos transexuais e transgêneros”. O livro é fruto de sua dissertação de mestrado, e aborda os mais diferentes aspectos de discriminação dos trabalhadores transexuais e transgêneros no âmbito do Direito do Trabalho.

De acordo com Júlia, o principal objetivo é analisar os reflexos do direito à identidade de gênero dentro do ambiente de trabalho. “Desde a formação do contrato de trabalho até a dispensa discriminatória, inclusive, fazendo algumas considerações a partir de tema controvertido e complexo, que é relativo ao uso de vestiários por transexuais”, explicou.

Para a elaboração da obra, a jurista contou com a orientação do Prof. Pós-Doutor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM e Desembargador Federal do Trabalho. “A construção da obra durante o curso de mestrado foi um desafio muito gratificante, e que somente foi possível concluir devido a excelente orientação do Prof. Paulo. No decorrer do curso eu consegui encontrar na orientação todo o respaldo e incentivos necessários para conclusão da minha tese de mestrado”, disse.

Sobre os reflexos do trabalho para sua carreira e a sociedade, a autora destacou a escassez de estudos acerca do tema, e a necessidade de se colocar o assunto em pauta na sociedade. “É necessário que a sociedade, o Direito do Trabalho e o Estado voltem seus olhos também para este grupo estigmatizado. Meu maior ganho com a publicação desta obra é saber que estou contribuindo de alguma forma para que essas pessoas sejam cada vez mais notadas, que seus problemas sejam ouvidos e que soluções sejam encontradas, seja por meio de conscientização política, social, e, principalmente, aperfeiçoamento da empatia, solidariedade e respeito”, concluiu Júlia.