GRUPO DE PESQUISA LANÇA LIVRO SOBRE DIREITO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

07/03/2022 às 10:16

O Grupo de Pesquisa Direito e Democracia lançou no início deste ano, pela Editora Dialética, seu terceiro livro, intitulado A Liberdade de Expressão no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Organizada pelo Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira, docente da graduação e mestrado da FDSM, e a jurista Bianca Tito, mestra formada pela instituição, a obra conta com artigos de alunos e egressos da graduação e mestrado.

De acordo com Rafael, que também coordena o Grupo de Pesquisa Direito e Democracia, o objetivo é a construção de um diálogo entre diversos pesquisadores sobre o direito à liberdade de expressão. “Esse tema se consagrou como indispensável para a legitimidade dos Estados Democráticos de Direito, e é ainda incipiente no cenário brasileiro e permeado por muitas controvérsias. Isso faz com que a pesquisa científica a seu respeito se torne ainda mais importante, sendo necessária para a compreensão do assunto e contribuindo para o desenvolvimento de argumentos que avancem em seu estudo”, destacou o professor.

Para Bianca Tito, egressa do mestrado da FDSM, a integração entre pesquisadores iniciantes e experientes enriqueceu o projeto, e traz ganhos para todos, em se tratando de uma ampla discussão sobre tema tão atual e relevante. “É uma grande felicidade ser uma das organizadoras da obra Direito e Democracia, principalmente por tratar de um tema tão importante e atual como a liberdade de expressão. O livro conta com a colaboração de diversos autores, desde graduandos até doutores, e isso é o que acho mais especial: a oportunidade dos alunos ainda iniciantes na pesquisa se sentirem motivados a seguirem nesse caminho e aprenderem com aqueles que já têm mais experiência”, disse.

A experiência de publicar artigos tem sido uma constante na vida acadêmica da aluna Lívia Gonçalves. Este é o terceiro livro publicado pelo Grupo e que contou com a participação dela.  “Estou no grupo Direito e Democracia desde 2019 e desde então tive o prazer de participar dos três livros. É um prazer fazer parte da pesquisa, e a FDSM nos proporciona isso desde o início. Sou grata ao professor Rafael pela oportunidade, e pela Bianca por todo cuidado com as obras. Já estou esperando o edital do livro de 2022”, concluiu.

Conheça o Núcleo de Pesquisa FDSM