ESTUDANTES PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO NA FDSM SOBRE O "JULGAMENTO DE CAPITU"
01/12/2025 às 15:02A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) recebeu, no dia 27 de novembro, alunos do ensino médio da Escola Estadual Dom Francisco Silva, de Espírito Santo do Dourado/MG, para a realização de um júri simulado inspirado na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A atividade, intitulada “Julgamento da Capitu”, mobilizou os estudantes em uma experiência prática de argumentação, oratória e vivência jurídica.
Sob orientação da mestranda Mariana Telles Cavalcanti, do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, os alunos receberam dicas sobre a dinâmica do júri, postura em tribunal, argumentação e organização das teses de acusação e defesa. Mariana também coordenou a dinâmica do júri, esclarecendo procedimentos e garantindo a ambientação realística da sessão.
A proposta buscou aproximar os jovens do universo jurídico por meio de uma das narrativas mais emblemáticas da literatura brasileira. Publicado em 1899, “Dom Casmurro” é um dos romances mais discutidos de Machado de Assis, especialmente pela ambiguidade que envolve a personagem Capitu, cuja suposta traição ao narrador Bentinho permanece como um dos maiores enigmas da literatura nacional. No júri simulado, os alunos foram desafiados a assumir posições críticas e embasadas para responder à pergunta que atravessa gerações: Capitu traiu ou não traiu?
Após sustentações orais intensas e cheias de criatividade, o veredito final dos estudantes foi a condenação de Capitu, resultado do convencimento da maioria dos jurados adolescentes.
Para a mestranda Mariana Telles Cavalcanti, a atividade representa uma ponte entre educação básica, literatura e vivência jurídica: “Trazer a obra de Machado para dentro do júri simulado permite que os estudantes exercitem análise crítica, argumentação e imaginação. Eles se envolvem, questionam, pesquisam e, ao mesmo tempo, conhecem mais de perto o funcionamento do Direito. É sempre uma experiência transformadora.”
O diretor da FDSM, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende, destacou a importância da aproximação da instituição com as escolas da região: “A FDSM está de portas abertas para a comunidade. Receber jovens estudantes e apresentar a eles o universo jurídico é parte da nossa missão social e educacional. Iniciativas como essa fortalecem a formação cidadã e despertam novos interesses acadêmicos.”
A FDSM agradece a presença da Escola Estadual Dom Francisco Silva e reforça seu compromisso com atividades que aproximam o Direito da sociedade, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo juvenil.
A mestranda Mariana Telles Cavalcanti orientou os alunos no Júri Simulado.
Estudantes da Escola Estadual Dom Francisco Silva.
A mestranda orientando os alunos.
Estudante que interpretou Bentinho na atividade.
Aluno durante a atividade.
Aluna durante a atividade.
Momento de participação da estudante que interpretou Capitu na atividade.
A mestranda Mariana Telles orientando os alunos.
Alunos que interpretaram os jurados do julgamento.
Aluna que participou como advogada de acusação.
Aluna que participou como advogada de defesa de Capitu.
Aluna durante o Júri Simulado.
Aluna durante o Júri Simulado.
Alunas que compuseram a mesa diretora do Júri.
Registro final do evento.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação














