SIMPÓSIO DESTACA INVISIBILIDADE DO ENVELHECIMENTO E OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
13/11/2025 às 12:20Na noite desta quarta-feira, 12 de novembro, a Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu o CCLVI Simpósio, que abordou o tema “O Envelhecimento Invisível: o papel do Direito e das políticas públicas na proteção da dignidade da pessoa idosa”. O evento reuniu acadêmicos e membros da comunidade interessados no debate sobre envelhecimento, direitos fundamentais e políticas públicas.
A atividade integrou as ações do projeto extensionista desenvolvido pela FDSM em parceria com o Asilo Betânia da Providência, conduzido pelos alunos do 8º período, sob coordenação da Prof.ª Ma. Marina Helena Vieira da Silva. O simpósio marcou mais uma etapa formativa do projeto, que articula teoria jurídica, vivência extensionista e compromisso social.
Os acadêmicos Raissa Alvarenga Morais Del’Agnolo e Lucas Giovane Soldera conduziram as exposições da noite, analisando os principais desafios relacionados à invisibilidade social da pessoa idosa, os impactos das transformações demográficas contemporâneas e os mecanismos legais voltados à proteção integral do idoso. As falas destacaram o papel do Estatuto do Idoso, da Constituição Federal e das políticas públicas como instrumentos essenciais para garantir dignidade, cuidado, convivência social e participação ativa na comunidade.
Em continuidade à ementa proposta, os expositores reforçaram que muitos idosos seguem marginalizados por práticas sociais que negligenciam seus direitos, evidenciando a necessidade de uma responsabilidade conjunta entre família, sociedade e Estado para assegurar proteção efetiva e permanente.
O simpósio reafirmou o compromisso da FDSM com a formação cidadã e humanística de seus estudantes, fortalecendo o diálogo entre universidade e comunidade e contribuindo para a promoção de ações de conscientização e valorização da pessoa idosa.
A Profª Ma. Marina Vieira e os alunos Lucas Soldera e Raissa Del’Agnolo.
O aluno Lucas Soldera em sua apresentação.
A aluna Raissa Del’Agnolono em sua exposição.
Público presente no evento.
Registro final da palestra.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação




