Logo FDSM

DIRETÓRIO ACADÊMICO PROF. JORGE BELTRÃO REALIZA I SEMINÁRIO DE DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO

22/10/2025 às 08:11

Na noite desta terça-feira, 21 de outubro, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), em parceria com o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, deu início ao I Seminário de Direito Antidiscriminatório, evento que marca um importante espaço de reflexão e diálogo sobre a promoção da igualdade e o enfrentamento das diversas formas de discriminação no campo jurídico e social.

 

O evento aconteceu no Salão do Tribunal do Júri, com a presença expressiva de alunos e membros da comunidade, reafirmando o compromisso da FDSM com a formação humanista e o fortalecimento dos direitos fundamentais. A mesa de trabalhos foi composta pela Profª Ma. Jéssica Carrozza e pelos acadêmicos João Maciel Santiago Netto e Pedro Silva, este último representando o Diretório Acadêmico.

 

O primeiro dia de atividades contou com a palestra “Direito e Diversidade: O Ativismo Judicial e a Omissão Legislativa na Garantia dos Direitos LGBTI+”, ministrada pelo Dr. Alessandro da Silva Pereira, advogado e Presidente da Comissão de Diversidade da OAB Pouso Alegre. Em sua exposição, o palestrante destacou os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ na efetivação de seus direitos e o papel do Poder Judiciário na concretização de políticas de igualdade, especialmente diante das lacunas legislativas ainda existentes no país.

 

O seminário terá continuidade nesta quarta-feira, 22 de outubro, também às 18h, com a palestra “Justiça Racial: Racismo Estrutural, Institucional e o Perfilamento na Segurança Pública”, que será ministrada pela Dra. Luciene Augusta de Melo, advogada e membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/MG.

 

O evento integra as ações conjuntas da FDSM e do Diretório Acadêmico voltadas à promoção do debate acadêmico sobre direitos humanos, diversidade e justiça social, reforçando o papel da instituição na formação de juristas comprometidos com a ética, a cidadania e a transformação social.

 

 

Alunos e integrantes do Diretório Acadêmico com o palestrante e a Profª Ma. Jéssica Carrozza.

 

A Profª Ma. Jéssica Carrozza, o aluno João Maciel, o palestrante Dr. Alessandro Pereira e o aluno Pedro Silva.

 

O aluno Pedro Silva, representante do Diretório Acadêmico.

 

Dr. Alessandro em sua explanação ao público.

 

O acadêmico João Maciel em sua participação no evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação