Logo FDSM

I FÓRUM DE DIREITO DO TRABALHO DO D.A. DEBATE O PAPEL DO MPT NA DEFESA DOS DIREITOS COLETIVOS TRABALHISTAS

08/10/2025 às 11:29

Na noite de terça-feira, 07 de outubro, teve início o I Fórum de Direito do Trabalho do Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, realizado pelo Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). A abertura contou com a presença do diretor da instituição, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, que destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da formação acadêmica e crítica dos estudantes de Direito.

 

Realizado de forma presencial, o Fórum tem como proposta promover debates sobre temas contemporâneos e desafiadores do Direito do Trabalho, aproximando os estudantes das práticas e reflexões jurídicas que envolvem o cenário trabalhista atual.

 

A primeira palestra, ministrada pelo Dr. Carlos Alberto Costa Peixoto, Procurador do Ministério Público do Trabalho, inaugurou o evento com o tema “Mecanismos de Atuação do Ministério Público do Trabalho na Defesa dos Direitos Difusos e Coletivos Trabalhistas”. O convidado abordou de maneira didática e instigante o papel do MPT na tutela dos direitos sociais, ressaltando a importância da atuação institucional na garantia da dignidade do trabalhador.

 

O evento segue com programação até quinta-feira, 09 de outubro, no Salão do Tribunal do Júri da FDSM, sempre a partir das 18h. Nesta quarta-feira (08), a palestrante Dimiana de Araújo Souza, egressa da instituição e assessora da Vice-Presidência Judicial do TRT da 15ª Região, discute “A valoração do dano extrapatrimonial trabalhista: desafios e controvérsias após a Reforma de 2017”.

 

Encerrando o Fórum, na quinta-feira (09), o Juiz do Trabalho Dr. Marcelo Marques, titular da 1ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre, abordará “O controle da jornada de trabalho na era digital e no trabalho à distância”.

 

Com carga horária de até 15 horas e certificação de atividades complementares, o evento também conta com sorteios diários de exemplares atualizados da CLT, incentivando a participação dos estudantes.

 

Informações e inscrições - clique aqui

 

 

O Prof. Luiz Otávio O. Rezende, diretor da FDSM, abriu os trabalhos da noite.

 

Dr. Carlos Alberto Costa Peixoto em sua apresentação.

 

 

 

 

Diretoria do D.A. com o palestrante, Dr. Carlos Alberto, e o diretor da FDSM, Prof. Luiz Otávio.

 

Prof. Luiz Otávio, Dr. Carlos Alberto e a aluna Maria Clara S. Souza, integrante do D.A.   

 

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação