Logo FDSM

FDSM PROMOVE PALESTRA SOBRE ETARISMO NO CONTRATO DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

29/04/2024 às 13:00

A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu na 5ª feira, dia 25 de abril, o Simpósio com o tema A Prática do Etarismo no Contrato de Trabalho e suas Consequências. O evento presencial foi conduzido pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e a mestranda Mariana Telles Cavalcanti.

 

O etarismo é a discriminação das pessoas com base na idade, caracterizando-se pelo tratamento de forma injusta ou desigual, seja por serem consideradas muito jovens ou velhas para certas responsabilidades. No mercado de trabalho, trata-se de um dos maiores desafios a serem enfrentados por pessoas acima dos 40 anos. Trata-se de uma forma de preconceito desconectada da realidade, já que, segundo o IBGE, em 2030 o Brasil terá mais idosos do que pessoas com idade entre 0 e 14 anos.

 

 

“O etarismo sustenta-se pela ideia de que a idade está diretamente ligada à capacidade do ser humano de tomar decisões, trabalhar e realizar tarefas do cotidiano. Trata-se, portanto, de uma discriminação com base no fator idade, seja ela qual for”, destacou o Prof. Dr. Paulo Eduardo.

 

“No mercado de trabalho, essa forma de discriminação pode atingir trabalhadores das mais variadas faixas etárias, ou seja, pode afetar jovens adultos, os quais podem ter dificuldades em encontrar emprego e que, por isso, recebem salários mais baixos, sob a justificativa de que são novos e inexperientes. Ao mesmo tempo, também pode afetar adultos mais velhos, os quais geralmente encontram problemas para conseguir um emprego, manter seu emprego, serem promovidos ou mudar de carreira”, completou a mestranda Mariana Telles.

Ouça no Spotify o podcast sobre o tema e saiba mais - clique aqui. 

 

 

O Prof. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira abriu o evento.

 

A  mestranda Mariana Telles Cavalcanti em sua apresentação.

 

 

 

 

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.