FDSM REALIZA EVENTO COM A CASA DE SÃO RAFAEL E ASILO BETÂNIA DA PROVIDÊNCIA

22/04/2024 às 09:39

A FDSM promoveu no sábado, dia 20 de abril, um evento acadêmico em apoio à Casa de São Rafael e Asilo Betânia da Providência. As duas instituições de Pouso Alegre são parceiras nos projetos de extensão da faculdade, e os trabalhos são desenvolvidos por alunos da graduação e mestrado, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

A Casa de São Rafael realiza assistência social aos pacientes portadores de câncer em todas as idades. A instituição se mantém com recursos provindos de doações voluntárias, eventos, parcerias e projetos na área de captação. O objetivo é acolher o paciente oncológico carente em tratamento e disponibilizar todo o apoio necessário.

Já o Asilo Betânia da Providência presta assistência a pessoas idosas nas áreas médica, psicológica e social. A instituição existe há 85 anos, e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida principalmente a ajuda da comunidade. Atualmente são atendidos 72 idosos.

O evento acadêmico “De mãos dadas vamos mais longe” foi ministrado pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, e contou com a participação das convidadas Mariene de Morais, representante do Asilo Betânia da Providência, e Monica Maria Mendes, da Casa de São Rafael, e das mestrandas Lidiane Cintra de Oliveira Dias e Júlia Faria.

Também foi realizada uma homenagem à aluna Jéssica Lemos Lopes, que em 2023 conseguiu a arrecadação de mais de 1.000 litros de leite para o Asilo Betânia da Providência, com o apoio da comunidade evangélica da Igreja Assembleia de Deus Sul de Minas. A FDSM concedeu a ela um Certificado de Honra ao Mérito, assim como também para o Pr. Osvaldo Lino de Almeida e à Igreja.

O Projeto de Extensão com as duas instituições terá continuidade, e a FDSM conta com a participação dos alunos e da comunidade, destacou o Prof. Edson. “Concluímos com êxito a primeira etapa do projeto. E vamos continuar trabalhando intensamente junto à comunidade, proceder com novas arrecadações e dar mais ênfase às relações interinstitucionais”, concluiu.

O Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, coordenador do Projeto de Extensão da FDSM.

Evento reuniu alunos e representantes das instituições.

A mestranda Lidiane Cintra, a respresentante do Asilo Betãnia da Providência, Mariene de Morais, a mestranda Júlia Faria e a representante da Casa de São Rafael, Mõnica Mendes.

A aluna homenageada, Jéssica Lopes.

Alunos durante o evento.

A aluna Jéssica Lopes recebeu um certificado de Honra ao Mérito por sua relevante participação no projeto, junto com a comunidade da Igreja Assembleia de Deus Sul de Minas.