ALUNOS DA FDSM INICIAM PROJETO DE EXTENSÃO CÂMARA UNIVERSITÁRIA E MONITORIA DO PARLAMENTO JOVEM

01/04/2024 às 11:26

Os alunos da FDSM iniciaram no dia 21 de março a edição 2024 do Projeto de Extensão Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem, que neste ano será coordenado pela Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.

O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a FDSM, e tem como objetivo promover o envolvimento dos graduandos e mestrandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo local voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem.

Na Câmara Universitária, no primeiro semestre, serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos utilitário, libertário e da deontologia de Kant. No segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público.

Já na Monitoria do Parlamento Jovem os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será Melhorias no Ensino Escolar.

"O intuito desse Projeto de Extensão é aproximar os nossos alunos das atividades do Poder Legislativo de Pouso Alegre, para que eles possam ter vivência e experiência no direito público, direito administrativo, teoria do Estado e políticas públicas. Lá eles terão a oportunidade de monitorar a formação política dos jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, bem participar na construção de projetos de lei que podem beneficiar a nossa cidade e região", destacou a Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza. coordenadora do projeto.

Para a mestranda Maria Fernanda Pereira Rosa, atual coordenadora municipal do Parlamento Jovem, os projetos da Escola do Legislativo, apresentam através de uma abordagem única, grandes transformações na vida dos participantes. "Debater em um espaço de comunicação não-violenta é essencial para o crescimento e amadurecimento dos jovens do PJ, Câmara Mirim e Jovem. Os temas discutidos são extremamente relevantes e o contato com as diferenças amplia o debate capacidade de diálogo entre os integrantes. É uma grande alegria poder colaborar com a Assembleia Legislativa em conjunto com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre", destacou.

Confira as fotos da primeira semana de atividades, realizadas nos dias 21 e 25 de março.