ALUNOS DO 1º PERÍODO PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO SOBRE O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

21/03/2024 às 16:05

Os alunos do 1º Período da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) participaram, nesta 4ª feira, dia 20 de março, de um júri simulado. A atividade extraclasse, referente à disciplina Introdução ao Estudo do Direito, foi coordenada pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e aconteceu no Salão do Júri da Instituição.

De acordo com o Prof. Rafael, o júri fundamentou-se na clássica obra “ O caso dos Exploradores de Caverna (The Case of the Speluncean Explorers) publicada em 1949 pelo jurista britânico e professor de Harvard, Lon L. Fuller. A narrativa conta a história de cinco amigos que exploravam uma caverna quando aconteceu um desmoronamento. Eles ficaram presos, e o difícil resgate culminou na morte acidental de diversos socorristas. Há vários dias presos na caverna e, a ponto de morrerem de inanição, os exploradores resolveram assassinar um membro do grupo para servir de alimento e garantir a sobrevivência dos demais. Homicídio ou estado de necessidade? Um crime brutal ou uma situação de exceção? Este foi o caso a ser analisado e julgado pelos alunos.

A atividade contou com grande participação e envolvimento das três turmas, nos períodos da manhã e noite. A capacidade de argumentação dos acadêmicos ingressantes foi elogiada pelo professor. “A desenvoltura dos alunos foi ótima, e essa atividade permite a eles o exercício da oratória e do raciocínio jurídico, que são essenciais ao profissional de Direito. E na FDSM, isso é trabalhado desde o início do curso. Parabéns para todas as equipes de acusação e defesa, e parabéns também para os jurados que foram muito perspicazes na análise do caso”, concluiu o professor.

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO D.

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO A.

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO B.