ALUNOS DA FDSM DESENVOLVEM PROJETO DE PESQUISA SOBRE O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE BARBACENA

14/05/2022 às 09:38

Nos dias 21 a 24 de abril, a acadêmica do 7º período Eduarda Nepomuceno, e o mestrando Douglas de Morais Silva, estiveram na cidade de Barbacena, em visita técnica para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa com a temática "Direito, Loucura, Cárcere e Tortura".

O Hospital Colônia de Barbacena ficou nacionalmente conhecido após a publicação do livro "Os porões da Loucura", de Hiram Firmino, do documentário "Em nome da Razão" e da obra jornalística "Holocausto Brasileiro", de Daniela Arbex. Os alunos pesquisadores visitaram o Museu da Loucura, os pavilhões desativados do Hospital Colônia e outros locais interessantes para a construção do trabalho.

A aluna Eduarda Nepomuceno ressaltou a perspectiva científica despertada pela FDSM sobre o assunto e a contribuição que o trabalho pretende trazer para a sociedade. "A intenção da pesquisa é contribuir através da reflexão e contextualização de como nós, enquanto sociedade, podemos evoluir as políticas psiquiátricas, evitando os abusos que ocorreram no passado e facilitando um tratamento eficaz a quem necessita", disse.

O mestrando Douglas de Morais Silva falou sobre a experiência e o incentivo da FDSM à pesquisa científica. "A FDSM me encanta por conta do espaço que é dado para a pesquisa científica. Desde 2017, quando ingressei na graduação, estou ligado a Grupos de Pesquisa e às atividades científicas da Instituição. A primeira vez que trabalhei com o tema foi em 2019, com o Prof. Dr. Hamilton Jr. Desde então a pesquisa vem avançando e a equipe vem evoluindo. A visita in loco de Barbacena transformou os rumos da nossa pesquisa e permite anunciarmos, ainda em breve, novidades científicas para nossa instituição", concluiu.

Um relato sobre a visita será apresentado no Simpósio "A Era das Trevas dos Direitos Fundamentais", que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, na FDSM. O evento será coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Sapere Aude. "A Semana da Luta Antimanicomial faz parte de uma campanha de luta social pela firmação dos Direitos Humanos dos portadores de transtornos mentais. Para nós da FDSM, celebrar esse evento através do nosso Simpósio representa uma oportunidade ímpar de examinarmos o papel que o Estado deve ter, em termos de políticas públicas, na ampliação das práticas antimanicomiais no Brasil, além de conhecermos um pouco da história da barbárie praticada nos sanatórios passados. O Grupo de Pesquisas SAPERE AUDE, através desse Simpósio, conclama a comunidade acadêmica a refletir acerca dessa temática, tendo o contato com profissionais experientes nessa área, ratificando nossa bandeira pelos Direitos e Garantias Fundamentais", concluiu.

Os alunos com a pedagoga Lucimar Pereira, coordenadora do Museu da Loucura.

Alunos com o pesquisador Dr. Edson Brandão, um dos fundadores do Museu da Loucura.

A visita ao Museu foi guiada pelos funcionários Daniel Silva Guia e Francisca dos Reis.

Visita ao Pavilhão Afonso Pena, desativado.

Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, pesquisador líder do Grupo Sapere Aude.