GRUPO SAPERE AUDE INTENSIFICA ATIVIDADES DE PESQUISA CIENTÍFICA EM 2022

17/05/2022 às 07:35

O incentivo à pesquisa científica é um dos pilares do ensino de excelência oferecido pela FDSM, e a produção de conhecimento segue em ritmo acelerado na instituição. O Grupo de Pesquisa de Sapere Aude, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, programou uma intensa agenda de trabalhos para este ano. Com o retorno 100% presencial das atividades, novos projetos já estão programados, inclusive a participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

O Grupo de Pesquisa Sapere Aude existe desde 2015, e tem por objetivo realizar investigações científicas na grande área dos Direitos Fundamentais e das Garantias Constitucionais. É composto por alunos da graduação, mestrado, egressos e docentes, totalizando 18 membros ativos. Desde o início de suas atividades, já publicou dois livros e artigos científicos em diversos periódicos nacionais. Em 2018, ganhou projeção nacional quando um artigo de um integrante ficou entre os 20 melhores trabalhos de pesquisa do Brasil, sendo o único trabalho de Direito selecionado no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado anualmente em São Paulo.

De acordo com o Prof. Dr. Hamilton, o atual projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Multiculturalismo na Sociedade Globalizada”, visa identificar e analisar as diversas diretrizes que norteiam o constitucionalismo contemporâneo. “Essa análise se dará a partir das distintas concepções culturais que levam em conta a inclusão social, a igualdade e as diversas formas de expressão das liberdades individuais, tendo em vista os anseios individuais e coletivos que são observados na sociedade contemporânea, extremamente tecnológica e que exige uma interação célere entre seus indivíduos”, explicou.

Ainda segundo o professor, para 2022 estão previstas as seguintes ações: apresentação de artigos científicos em eventos de pesquisa nacional no Brasil; elaboração de uma nova edição do livro com os resultados de pesquisa do ano vigente; realização da IV Semana de Direitos e Garantias Fundamentais do SAPERE AUDE; apresentação de uma exposição no Seminário da Luta Antimanicomial no Brasil; participação no I Simpósio Internacional da Rede de Pesquisa “Estado Democrático e Políticas Públicas, Trabalho e Tecnologia” (rede da qual o SAPERE AUDE integra desde o segundo semestre de 2021); realização de minicursos sobre constitucionalismo brasileiro, dentre outras importantes ações.

O Grupo Sapere Aude é aberto alunos, egressos e comunidade. As reuniões são presenciais, com transmissão ao vivo e online, e geralmente com a participação de convidados docentes externos. As notícias sobre o grupo podem ser acompanhadas pelos canais de comunicação da FDSM e do grupo (site www.gruposapereaude.com / Instagram @gruposapereaude). Para integrar o Sapere Aude, o interessado deve fazer um cadastro pelo site www.gruposapereaude.com e aguardar contato.

Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior e integrantes do Grupo de Pesquisa Sapere Aude.