FDSM, UNISINOS E UFG SE UNEM EM PROJETO DE PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE JUÍZES E TECNOLOGIA.

26/04/2022 às 16:31

Compreender como tem sido a relação entre os juízes e a utilização de tecnologias no judiciário ao redor do mundo. Com este objetivo, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), representada pela Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, juntamente com pesquisadores da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UFG (Universidade Federal de Goiás), integram o projeto de pesquisa internacional Juízes e Tecnologia.

De acordo com a Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, o projeto nasceu a partir do CRN 43 Innovations in Judging, do Law and Society Association.  “Eu faço parte deste grupo de trabalho dos Estados Unidos, e os professores Tania Sourdin (Newcastle Law School/Australia), Brian Barry (TU Dublin/Irlanda) e Toby Goldbach (University of British/Columbia), propuseram esta pesquisa que engloba pesquisadores de todo o mundo. O braço brasileiro desta pesquisa é conduzido por mim e investigadores da UFG e Unisinos”, explicou.

O projeto internacional teve início em janeiro deste ano, e nesta fase somente os pesquisadores coordenadores poderão participar. Posteriormente, existe a perspectiva de abertura à participação dos alunos. O principal ganho para a sociedade é o mapeamento da relação entre os juízes e a tecnologia. “A partir deste diagnóstico, abre-se a perspectiva de atuação teleológico-estratégica. A partir daí, podemos prever um enorme avanço para o Poder Judiciário em nível mundial”, concluiu a professora.

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais da FDSM.