FDSM TERÁ PROJETO EM PARCERIA COM A UNICAMP, PUC-CAMPINAS E UNIVERSIDADE DE TEMUCO/CHILE.

25/04/2022 às 09:02

Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos é o tema central do novo projeto de pesquisa que será desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF), grupo de pesquisa da FDSM liderado pela Profª. Pós-Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis e com a participação da Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora de Relações Interinstitucionais e do Núcleo de Extensão da FDSM. O projeto acontecerá em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/UNICAMP), Faculdade de Direito e PPGD PUC-Campinas, e Universidade Católica de Temuco, no Chile.

De acordo com a professora Ana Elisa, o objetivo é ‘estabelecer um arcabouço teórico comum para a discussão da grande temática Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos, e desenhar o projeto de pesquisa interinstitucional’. “A princípio estabeleceremos contato entre estudantes e professores das instituições envolvidas para construção de um arcabouço teórico em comum, a fim de pensar no desenho da pesquisa interinstitucional. Esses contatos serão por meio de eventos e capacitação conjuntas. Posteriormente, organizaremos os trabalhos para o desenvolvimento do projeto”, explicou.

O projeto é exclusivo para estudantes da FDSM, e as inscrições para o processo seletivo serão abertas em breve. Os alunos deverão ter uma dedicação semanal de cerca de 10 horas, além de participações nas reuniões e capacitações, algo que será muito interessante para o currículo, segundo Ana. “O contato com outras instituições sempre amplia nossa rede profissional, seja ela acadêmica ou não. Teremos a possibilidade de estar em contato com instituições e colegas da Argentina e do México que já são parceiros da Universidade Católica de Temuco. Os eventos e as capacitações dão origem a certificados que demonstram a interlocução das instituições envolvidas, e isso é muito bom para os alunos”, disse.

Para quem sonha com uma carreira internacional na pesquisa, vale a pena investir na oportunidade, destacou a professora. “Futuramente pensamos em estabelecer processos de intercâmbio e eventos presenciais, bem como com o projeto de pesquisa, ao ser aprovado por órgão de fomento, termos bolsas para o desenvolvimento das atividades. Trata-se de uma ótima oportunidade para quem tem interesse pela pesquisa e temas a serem estudados, e deseja seguir na carreira acadêmica”, ressaltou.

A gestora de Relações Interinstitucionais e no Núcleo de Extensão da FDSM, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, destacou a importância do projeto e da parceria da faculdade com a Universidade de Temuco. "A FDSM tem buscado ampliar suas parceiras internacionais, e desde o ano passado, temos realizado reuniões a fim de firmar convênio com a Universidade de Temuco. A primeira ação que materializa este desejo mútuo é o projeto Direito Ambiental, Educação Ambiental e Direitos Humanos, que envolve, hoje, três instituições de ensino. E há a perspectiva de que o escopo seja ampliado. Os alunos participantes refletirão sobre os desafios partilhados e situados com o cuidado do recurso hídrico no Brasil, no Chile e na América do Sul, questão de suma importância para a sociedade", concluiu.

Profª Pós Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

A Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre, gestora de Relações Interinstitucionais e do Núcleo de Extensão da FDSM.