FDSM PROMOVE PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
26/10/2026 às 10:32No último sábado, 24 de outubro, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizou, no Salão do Tribunal do Júri, a palestra “O empreendedorismo: Essencial ao desenvolvimento econômico”, promovendo reflexões sobre a importância da atividade empreendedora para o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
A atividade foi conduzida pelo Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares, com a participação dos acadêmicos Maria Gabriela Garcia, da FDSM, Lucas Gabriel Silvério e Vitoria Lopes Ribeiro, ambos da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Durante o encontro, foram abordados aspectos econômicos, sociais e jurídicos do empreendedorismo, especialmente sua relação com a livre iniciativa, a valorização do trabalho e os princípios da ordem econômica previstos na Constituição Federal. A discussão também destacou o potencial da atividade empreendedora para estimular a inovação, gerar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Um dos destaques da palestra foi a participação dos acadêmicos, que tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e contribuir para o debate, fortalecendo a integração entre as instituições de ensino e valorizando o protagonismo estudantil.
Para o Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares, a participação dos estudantes representa um importante avanço na formação acadêmica. “A participação dos acadêmicos foi excelente. Eles demonstraram comprometimento, conhecimento e capacidade de reflexão sobre um tema tão relevante para a sociedade. É gratificante acompanhar o protagonismo dos estudantes e perceber como a troca de experiências entre diferentes instituições enriquece o aprendizado. Iniciativas como essa mostram que nossos alunos estão preparados para ir além da sala de aula e contribuir ativamente para as discussões sobre o desenvolvimento econômico e social”, destacou.
A palestra também evidenciou a importância de aproximar o conhecimento acadêmico das questões práticas da sociedade, incentivando os estudantes a desenvolver uma visão crítica e interdisciplinar sobre os desafios e as oportunidades do empreendedorismo.
Com a realização da atividade, a FDSM reafirma seu compromisso com uma formação acadêmica dinâmica e participativa, que valoriza o conhecimento, estimula o protagonismo dos estudantes e promove discussões sobre temas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.
O Prof. Julio Tavares e os alunos Maria Gabriela Garcia (dir.), da FDSM, Lucas Silvério e Vitoria Ribeiro (esq.), da UNIVÁS.
A aluna Maria Gabriela Garcia em sua apresentação no evento.
O aluno Lucas Silvério em suas considerações na palestra.
A aluna Vitória Ribeiro em sua participação no evento.
Palestra reuniu alunos da FDSM, UNIVÁS e membros da comunidade.
Registro final, com todos os participantes e palestrantes.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação





