DE OLHO NO ENEM: ESTUDANTES PARTICIPAM DE OFICINA DE REDAÇÃO NA FDSM
01/10/2026 às 10:36Preparação para o ENEM, troca de conhecimentos e aproximação com o ambiente universitário marcaram a manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). A instituição recebeu estudantes do ensino médio de Pouso Alegre, da Escola Estadual Monsenhor José Paulino e do SESI/SENAI para uma Oficina de Redação.
A atividade foi conduzida pela Professora Cláudia Rosa e teve como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para a redação do ENEM, apresentando orientações práticas para a construção de um texto bem estruturado e argumentativo.
A abertura do encontro foi realizada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, que deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância de iniciativas que aproximam os jovens do conhecimento e do ambiente acadêmico.
Durante a oficina, a Professora Cláudia abordou aspectos fundamentais da produção textual, como interpretação da proposta, organização das ideias, estrutura da redação, desenvolvimento da argumentação e construção de uma conclusão coerente. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas e conhecer estratégias para aprimorar o desempenho na prova.
Além da preparação para o ENEM, a atividade proporcionou aos estudantes um momento de contato com a FDSM e com o universo do ensino superior, contribuindo para ampliar perspectivas sobre a continuidade da formação acadêmica.
Ao final do encontro, foram realizados sorteios de brindes, seguidos de um lanche de confraternização, encerrando a manhã de forma descontraída e promovendo a integração entre os participantes.
Com a realização da Oficina de Redação, a FDSM reforça sua aproximação com as escolas da região e contribui para a preparação dos estudantes em uma etapa importante de sua trajetória educacional.
O Prof. Carlos Conti deu as boas-vindas aos alunos.
Oficina de Redação foi ministrada pela Profª Cláudia Rosa.
Participaram alunos da Escola Estadual Monsenhor José Paulino e SESI/SENAI, de Pouso Alegre.
Evento lotou o Salão do Júri.
Oficina de Redação para escolas do sul de Minas já é tradição na FDSM.
Ao final, aconteceram sorteios de vale-açaí.
Registro final com os participantes.
A Profª Cláudia Rosa com alunos do SESI/SENAI.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação







