FDSM RECEBE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM
15/09/2026 às 12:29Preparação, conhecimento e uma experiência no ambiente universitário marcaram a manhã desta terça-feira, 15 de setembro, na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Estudantes do ensino médio de diferentes cidades da região participaram de uma Oficina de Redação para o ENEM, realizada como parte da programação da Semana de Responsabilidade Social FDSM 2026.
Ministrada pela Professora Claudia Rosa, a atividade reuniu alunos de instituições de ensino de Pouso Alegre, Tocos do Moji, Estiva e Itajubá, proporcionando um momento especialmente dedicado à preparação para um dos principais desafios do Exame Nacional do Ensino Médio: a redação.
Participaram da oficina cerca de 160 estudantes do Colégio Europa e da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre; da Escola Estadual José Thomás Cantuário Júnior, de Tocos do Moji; da Escola Estadual Cônego Francisco Stela, de Estiva; e da Escola Estadual Barão do Rio Branco, de Itajubá.
Durante o encontro, a professora compartilhou orientações e estratégias para a construção de uma boa redação, contribuindo para que os estudantes possam se preparar com mais segurança para o ENEM. A oficina também criou um espaço de aprendizado e troca, aproximando os jovens de conhecimentos que podem fazer diferença não apenas no exame, mas também em sua trajetória acadêmica.
A experiência na FDSM foi além da oficina. Ao final da atividade, os estudantes participaram de sorteios de brindes e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Faculdade, vivenciando de perto o ambiente universitário e alguns dos espaços que fazem parte da rotina acadêmica da Instituição.
A atividade integra a Semana de Responsabilidade Social FDSM 2026, realizada de 14 a 18 de setembro e voltada especialmente aos estudantes do ensino médio. Ao longo da semana, a FDSM promove palestras, oficinas e outras ações sobre temas atuais, criando oportunidades de aprendizado, formação e aproximação entre a Faculdade, as escolas e a comunidade.
Com a iniciativa, a FDSM reforça seu compromisso com a educação e com a responsabilidade social, abrindo suas portas para que jovens da região ampliem conhecimentos, conheçam novas possibilidades e tenham contato com o universo do ensino superior.
A Profª Cláudia Rosa ministrando a Oficina de Redação na FDSM.
Evento lotou o Salão do Júri com estudantes de Pouso Alegre e região.
A Oficina de Redação para o Enem já é uma tradição na instituição desde 2013.
Participaram cerca de 160 estudantes.
Estiveram presentes alunos de Pouso Alegre, Itajubá, Tocos do Moji e Estiva.
Ao final, os estudantes participaram de sorteio de camisetas da FDSM.
Registro final do evento.
Programas
de Bolsas e Financiamentos
A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.
Saiba maisFIES
Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação
CREDIES
Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação






